Investir em saneamento básico, melhoria dos acessos, programas de qualificação de jovens e adultos e garantir educação e saúde de boa qualidade. Esses foram alguns dos compromissos assumidos pela candidata a prefeita da coligação Ilhéus mais Forte, Professora Carmelita (PT) com os moradores do Alto São João, no bairro Teotônio Vilela, durante a visita realizada nesta quinta-feira (23), acompanhada do candidato a vice-prefeito Mário Alexandre (PSD), lideranças comunitárias e diversos candidatos a vereador.
No encontro com a comunidade, a candidata a prefeita falou dos seus projetos, da ligação direta com os governos estadual e federal para garantir a realização de obras e serviços na cidade e da sua sensibilidade de mulher para cuidar melhor de Ilhéus.
A comunidade do Alto São João foi para abriu as portas de suas casas para abraçar e garantir o apoio para Carmelita, afirmando que chegou a vez de uma mulher administrar a cidade. Gente como a pensionista Maria D’ajuda de Jesus, mãe de sete filhos e avó de sete netos, que fez questão de dizer que vai votar em Professora Carmelita.
“Criei meus filhos e agora crio meus netos. Sempre fui mãe, pai, avô e avó e sei o quanto uma mulher é capaz. Por isso é que aqui em casa a gente já decidiu. Vamos votar na mulher. É 13”, disse a pensionista.
O pescador Jurandir Oliveira da Hora, de 65 anos, também disse que está decidido. “Vou votar nessa mulher. Dilma está governando bem o Brasil e Ilhéus não pode ficar para trás. Temos que eleger uma mulher também”, disse o pescador.
E é lá no Alto São João que mora a aposentada Dona Maria Enedina, de 102 anos, que ficou conhecida a nível nacional por ter sido alfabetizada pelo programa Todos Pela Educação, do Governo do Estado.
Dona Enedina disse que pela idade poderia não votar, mas vai fazer questão de ajudar a eleger a mulher. Lá também mora o aposentado Hélio dos Santos Conceição, de 76 anos, um dos mais antigos moradores do bairro Teotônio Vilela.
Seu Hélio Conceição mora a 44 anos no bairro Teotônio Vilela, antes mesmo da invasão da Gomeira, e diz que não quer nem saber do atraso. “Vou votar no 13. Votei em Lula e em Dilma e vou votar em Carmelita para prefeita de Ilhéus”, reafirmou Seu Hélio Conceição.
Emocionada com os gestos espontâneos de apoio, Professora Carmelita afirmou que vai administrar a cidade sobretudo para os mais carentes. “Tenho andado por cada lugar da nossa cidade e tenho visto as carências e as necessidades do nosso povo. E vou governar para os mais necessitados, olhando para aqueles que mais precisam. Em nossa cidade existem cerca de 9% dos ilheenses que vivem em condições de miserabilidade. Precisamos reverter esses índices, fazer a inclusão dessas pessoas e garantir mais dignidade para o nosso povo. E é para isso que sou candidata a prefeita de Ilhéus. E se for da vontade de Deus, vamos administrar a nossa cidade com o olhar de mãe que zela, que cuida, que se preocupa com cada um dos seus filhos”, garantiu.