O Festival Amar Amado, realizado na cidade de Ilhéus no período de 04 a 12 de agosto, em comemoração ao Centenário do escritor Jorge Amado, será realizado em 2013. O Presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, relata que a idéia é dar prosseguimento às atividades gratuitas para que todos tenham acesso à cultura e possam conhecer mais a respeito da vida e obra dos grandes nomes da cultura brasileira.
“O objetivo é continuar rendendo uma justa homenagem a um filho ilustre, realizando um festival múltiplo e diversificado, dando visibilidade aos artistas locais e impulsionando o turismo cultural, além de deixar um legado para a educação e cultura da nossa cidade”, afirma o presidente.
De acordo com André Guimarães, Diretor da Maná Produções, a Prefeitura Municipal de Ilhéus forneceu uma carta de cessão de espaço para os próximos cinco anos para a empresa, o que permite a realização do festival até 2017, “um evento desse porte, realizado anualmente na cidade de Ilhéus, vai consolidar a imagem da cidade, como Capital Baiana da Cultura, aumentando a visibilidade da mesma em todo o país e no mundo.”
O diretor da Maná Produções ainda afirma que será mantido o formato multi-cultural do evento, inspirado na obra do escritor, com seus desmembramentos na literatura, música, teatro, educação, cinema e gastronomia.
“A cada ano o Festival Amar Amado, receberá um importante centenário. Em 2013 Amar Amado irá se tornar “Eu sei que vou te amar” e receberá o centenário de Vinícius de Moraes. Em 2014, o de Dorival Caymmi, e assim ocorrerá nos demais anos, sempre na semana do aniversário do escritor”, afirma Guimarães.
Festival Amar Amado
O Festival Amar Amado foi realizado com grande sucesso, recebeu milhares de pessoas, em nove dias de festa, e promoveu uma ampla programação cultural para ilheenses e turistas, como shows com artistas nacionais e locais, feira literária, palestras, filmes, peças teatrais, concurso cultural, gastronomia, espetáculos de dança e saraus.
Toda a programação foi realizada no Quarteirão Jorge Amado, no Centro Histórico, Centro de Convenções, prédios históricos e ruas da cidade, sendo o acesso totalmente gratuito para a grande maioria dos eventos. A Casa Jorge Amado, onde o escritor viveu sua infância e escreveu seu primeiro livro, teve acesso livre diariamente, e recebeu mais de 2.500 visitações, entre estudantes e turistas.
O Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, reconheceu a importância e qualidade da programação do Festival e esteve representado no evento por seu chefe de gabinete Rômulo Cravo, “O Amar Amado, foi um momento de homenagem ao grande escritor e cidadão Jorge Amado. Em especial, em uma comemoração realizada na região do cacau, cenário de seu nascimento e de alguns de seus mais expressivos livros, que versam sobre os dramas da civilização do cacau e a tornam nacionalmente e internacionalmente conhecida”, declara o secretário. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, foi patrocinador dos cachês dos grandes shows do Festival.
Durante o período do evento a cidade foi destaque nacional. Todos os dias o público aproveitou e relembrou um pouco das obras literárias do escritor. Um dos grandes destaques foram os shows ocorridos na praça principal da cidade, onde se apresentaram a Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, Moraes Moreira, Margareth Menezes, Caetano Veloso, Família Caymmi e diversos artistas locais. O que também chamou a atenção é que, apesar da grande quantidade de pessoas na praça, não houve nenhuma ocorrência policial e o Festival transcorreu em clima de absoluta harmonia.
No Teatro Municipal de Ilhéus, a programação foi vasta, com a abertura oficial do Festival Amar Amado; estreia nacional da peça“Capitães da Areia – Por Eles Mesmos”, com o Grupo de Teatro “Novos Capitães”;lançamento nacional do filme “A Última Estação”, contando com a presença do Diretor Márcio Curi e grande elenco; exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre Artistas”, do artista plástico internacional, Heinz Rolf Steiner e Jorge Amado; Exposição Fotográfica: “O Amado e Eu”; espetáculo “Ilhéus, Suba Neste Palco!”, promovido pela TVE em parceria com o Teatro Municipal de Ilhéus; espetáculos de dança, das Escolas Dulce Drummond e Sôanne Marry, ambas contempladas no primeiro edital cultural da FUNDACI e os espetáculos “Capitães do Morro”, com Direção de Pawlo Cidade e “O Grande Amor da Minha Vida”, com os atores globais Giovana Ewbank e Guilherme Boury.
Outro ponto alto do festival foi a Feira literária“Ler Amado”, realizada no Centro de Convenções de Ilhéus, destacando as obras de Jorge Amando, com mais de 4.000 visitantes. O público presente pôde ler e conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do autor, assistir ao espetáculo teatral “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e atividades realizadas nos espaços temáticos, “Cabaré Literário”, “Terreiro de Poesia” e “Amadas leiturinhas”, com Contação d e Histórias e muito incentivo à leitura; debates e a presença de autores nacionais e internacionais, como a escritora Elena Beliakova, maior tradutora da obra de Jorge Amado na Rússia, que veio de Moscou especialmente para a Feira; além de exposições de Artes Plásticas e Visuais dos artistas locais e lançamentos de diversos livros de autores regionais e ilustres convidados.
Além disso, uma das programações de grande sucesso e repercussão foi a “Caminhada Cultural”, com Curadoria Geral da Fundação Cultural de Ilhéus, realizada no dia 10 de Agosto, dia em que Jorge Amado completaria 100 anos. A Caminhada reuniu mais de 700 pessoas, 20 escolas e artistas locais, atores, bailarinos, cantores, músicos, baianas, bandas de percussão e estudantes, onde estes se expressaram das mais diversas formas culturais, todas elas ligadas aos personagens que estiveram presentes na obra de Jorge Amado. A Direção Artística foi de Romualdo Lisboa e o Artista Plástico Makalé realizou os estandartes do belo desfile.
O Concurso Cultural“Reinvente Jorge Amado”, único nesta categoria em todo o Estado, foi um dos picos do festival, o concurso teve como objetivo despertar o interesse pela obra do escritor, propondo a reconstrução ou releitura de seus livros através do conto, da crônica, da imagem e do audiovisual. “O Concurso conseguiu promover a aprendizagem significativa sobre a vida e obra do meu avô e principalmente estimulou com criatividade dos alunos”, afirmou João Jorge Amado Filho. O concurso foi dividido em três categorias: audiovisual, imagem e texto. Obteve diversos trabalhos inscritos, de estudantes da 8ª e 9ª série do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas e privadas, classificando 15 finalistas e 03 ganhadores em cada categoria. O júri emérito e histórico foi composto pela família Amado: João Jorge Amado, Maria João Amado e João Jorge Amado Filho; por Cláudia Benvenuti, Gerente da Sky; Elena Beliakova, Tradutora da Rússia da obra de Jorge Amado e Márcia Tude, Curadora da Feira Literária “Ler Amado”.
O Coreto Amado também esteve dentro da programação do Festival e foi muito prestigiado por crianças, turistas e a população em geral. A Sky produziu um espaço temático, bonito e muito charmoso, localizado próximo ao palco principal do evento e Casa de Cultura Jorge Amado. Entre as atrações, teve “Jorge e Eu”, onde desenhistas realizaram caricatura dos visitantes; o “Postal Amado”, que permitiu aos visitantes enviar cartões postais comemorativos dos 100 anos do autor, com uma mensagem para algum amigo ou parente. O espaço ainda recebeu diversos artistas locais, que se apresentação no “Cantar Amado” e o “Sarau Amado”, um evento cultural e musical onde as pessoas puderam se expressar artisticamente.
Nos nove dias de alegria do Festival, a cultura foi servida como prato principal. As melhores receitas das “Mulheres de Jorge”também marcaram presença no Festival Gastronômico Amar Amado. Doze pontos históricos, bares, restaurantes e cabanas de praia ofereceram iguarias baianas e as deliciosas receitas da obra de Jorge Amado. O grande público provou e aprovou o inesquecível roteiro gastronômico.
A TV Educativa da Bahia (TVE) realizou toda a cobertura do Festival Amar Amado, com transmissões ao vivo, flashes dos melhores momentos, diversas matérias especiais e gravações do espetáculo “Ilhéus, Suba Neste Palco!”. A cobertura resultará em um DVD, quatro programas dominicais, vinte materiais especiais e cinco interprogramas. Mauricio Corso relata que a cidade e a programação do Festival Amar Amado foram destaque nos principais veículos de comunicação do país e do exterior, o que recolocou Ilhéus no cenário nacional e internacional da cultura.
O Festival Amar Amado é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, Fundação Cultural de Ilhéus, Prefeitura Municipal de Ilhéus e Maná Produções, Comunicação e Eventos. O Festival tem o patrocínio da SKY, Embasa, Banco do Nordeste, Desembahia, Governo da Bahia, através da SECULT, SETUR, SEDUR e BAHIATURSA, contando com o apoio da AMBEV, BAMIN, Costa do Cacau Convention Bureau, Hotel La Dolce Vita, Village Back Door, Pousada Praia Bela, Rota Transportes, UESC e incentivo da Lei Rounet.
Srs(a)
Me foi enviado um e-mail com um convite para o evento amar amado, referente a minha participação no evento. Não consigo achar esse e-mail. no qual haveria a participação do meu pai, Vinicius de Moraes…
Aguardo contato
Pedro de Moraes
Prezados senhores,
Solicito caso possível o contato com familiares de Heinz Rolf Steiner.
Atenciosamente,
Karina Lustig