Seminário de Desenvolvimento da Região de Ilhéus/Itabuna acontecerá no próximo dia 27
II Simulado de Incêndio em Escola Pública acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23
Rede pluvial de Ilhéus passa por reestruturação
Projeto Jorge (Muito) Amado é bastante prestigiado e pode se tornar itinerante
Atletas ilheenses são destaque em competição baiana de Tae Kwon Do
Seminário de Desenvolvimento da Região de Ilhéus/Itabuna acontecerá no próximo dia 27
Ampliar o debate em torno do processo de gestão, urbanização e planejamento dos municípios polarizados por Ilhéus e Itabuna sob a influência do Complexo Porto Sul é a principal proposta do Seminário de Desenvolvimento da Região de Ilhéus e Itabuna, programado para acontecer no próximo dia 27, das 13h30min às 18h30min, no auditório da Justiça Federal. O evento, que será aberto às 14 horas pelo prefeito Newton Lima e por demais autoridades, é uma promoção da Prefeitura de Ilhéus, da Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Bahia e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
As 14h30min, o diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Edgar Porto, estará fazendo a primeira palestra do evento: “Papel do bi polo Ilhéus/Itabuna no desenvolvimento regional e perspectiva de uma gestão integrada”. De acordo com a programação, a segunda palestra será proferida a partir das 15h30min pela superintendente de Planejamento e Gestão Territorial (SGT/Sedur), Graça Torreão, e cuidará da “Região Metropolitana e Aglomeração Urbana”. Finalmente, às 16h30min, “A aglomeração urbana de Ilhéus e Itabuna” será tratada pelo professor Gilmar Trindade. O seminário será marcado ainda por um grande debate às 17h30min e pelo encerramento às 18h30min.
Os coordenadores informam que estão sendo convidados, para o seminário, representantes dos diversos municípios da região que se encontram sob a influência de Ilhéus e Itabuna e, também, do futuro complexo intermodal Porto Sul. A ideia é que eles possam participar de um amplo debate sobre a proposta de criação de um aglomerado urbano ou, até mesmo, de uma região metropolitana no Sul do Estado. O evento, segundo os coordenadores, será aberto ao público em geral.
Núcleo – Uma região metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou mais) grande cidade central (uma metrópole) e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, grandes áreas integradas pela cidade núcleo (ou cidades núcleos) e por cidades adjacentes. Essa associação suscita uma conurbação, fenômeno que faz com que os municípios ‘percam’ seus limites físicos entre si, gerando uma imensa metrópole, na qual o centro está localizado em uma cidade (duas ou mais), normalmente aquela (ou aquelas) que dá nome à região.
O fundamental é que as cidades que formam uma região metropolitana possuam um alto grau de integração entre si, tanto na economia, política ou cultura. Uma região formada por diversas regiões metropolitanas, localizadas próximas entre si, são por vezes chamadas de megalópole, ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles.
Atualmente, as regiões mais populosas do mundo, que possuem até 30 milhões de habitantes, incluem Tóquio, Cidade do México, Seul, Nova Iorque e São Paulo.
Cooperação – No Brasil, a Constituição Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituição de Regiões Metropolitanas que seriam “constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”. Assim, é facultada a criação de regiões metropolitanas, através de leis complementares, para gerir os recursos econômicos e sociais do estado. De modo geral, as regiões metropolitanas constituem um aglomerado de municípios que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os mesmos, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.
II Simulado de Incêndio em Escola Pública acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23
Na próxima quinta-feira (23), a partir das 15 horas, será realizado na Escola Municipal Themístocles Andrade, situada no bairro Teotônio Vilela, na zona oeste da cidade, o II Simulado de Incêndio em Escola Pública do Município. Para definir os últimos detalhes do evento, a 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus promoverá na segunda-feira (20), às 15 horas, na escola Themístocles Andrade, uma segunda grande reunião com a presença dos representantes dos órgãos envolvidos.
De acordo com a promotora Karina Cherubini, o encontro servirá para a checagem do cumprimento das tarefas que deverão ser executadas por cada um dos participantes durante o II Simulado de Incêndio em Escola Pública do Município. Além disso, continua a representante do MP, os órgãos tomarão conhecimento mais uma vez dos últimos detalhes definidos para a promoção do plano de atuação conjunta do Simulado, programado para o dia 23 de agosto.
“Observa-se que a estrutura física da Escola Themístocles Andrade, diversa do IME, unidade que sediou o I Simulado de Incêndio, provocará alterações significativas no plano de atuação mútua, razão pela qual é importante o comparecimento de todos os convidados”, afirma a promotora Karina Cherubini. Segundo ela, é fundamental uma maciça representação do conjunto da sociedade com o intuito de fortalecer a continuidade dos trabalhos, “haja vista a proximidade do evento, que deverá envolver mais de trezentos alunos”, alerta.
Para o evento, foram convidados representantes de vários segmentos da sociedade ilheense. Entre eles, 5º Grupamento de Bombeiros Militares (5º GBM), 70ª CIPM (70ª Companhia Independente da Polícia Militar), 7ª Coorpin, 18ª CSM, Guarda Municipal, Infraero, Samu, Defesa Civil, Unimed, Coelba, Embasa, Direc-6 e Departamento de Polícia Técnica. E mais: Escola Municipal Paulo Freire, Escola Municipal Themístocles Andrade e Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde, Turismo, Educação, D. Urbano e Segurança, Transporte e Trânsito, além da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, entre outros órgãos.
Rede pluvial de Ilhéus passa por reestruturação
A rede pluvial de Ilhéus está recebendo uma série de melhorias em diversos pontos da cidade, com o objetivo de evitar os constantes alagamentos ou vazamentos. Construída há anos com uma bitola pequena, porém adequada para servir o contingente populacional de décadas passadas, hoje a rede não consegue atender às necessidades de alguns bairros, a exemplo do Cidade Nova, nas proximidades da avenida Soares Lopes, devido ao grande aumento no número de prédios residenciais e comerciais.
Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Angelito Dias Filho, outro grave problema enfrentado pelos técnicos da prefeitura é o grande número de ligações clandestinas da rede de esgotamento sanitário na rede pluvial. Com isso, revela Angelito, a tubulação não consegue resistir à demanda, principalmente em função do fluxo de detritos despejados irregularmente.
Esta semana, a equipe de manutenção da rede pluvial, de responsabilidade da Prefeitura, ao consertar um vazamento na rua José das Neves (travessa da rua do Café), descobriu uma ligação clandestina oriunda de um prédio residencial. Nesses casos, os fiscais do Município são acionados para fazer a notificação dos infratores, além de denunciar o fato à Central de Operações da Empresa Bahiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Ilhéus, para regularizar as ligações de esgoto.
Esses constantes problemas, no entender do secretário da Infraestrutura, também são responsáveis pelos buracos nas ruas, causados pelos vazamentos. Para corrigir essas deficiências na pavimentação, quatro equipes foram destacadas pelo secretário Angelito Dias para executar esses serviços em toda a cidade. “Essas equipes ficarão permanentemente nessa rotina, com a finalidade de reduzir os problemas causados pela rede de saneamento à população”, informou.
No bairro do Pontal, uma equipe de manutenção está realizando reparos na rede pluvial das ruas Dom Pedro II, David Maia e travessa Dr. Pires da Veiga. Segundo Angelito Dias, toda a rede está sendo inspecionada e os reparos que se fizerem necessários serão executados. “Todas as ligações clandestinas feitas na rede de águas pluviais serão desativadas, no sentido de não causar danos ao patrimônio e à saúde dos demais moradores”, concluiu o secretário.
Projeto Jorge (Muito) Amado é bastante prestigiado e pode se tornar itinerante
Mais de 70 estudantes e dezenas de adultos participaram na última semana do projeto Jorge (Muito) Amado, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Ilhéus e executado pela Biblioteca Municipal. O evento foi realizado no largo cultural e teve como principal objetivo contribuir na divulgação das obras do escritor Jorge Amado, assim como de todo acervo da biblioteca, que conta atualmente com cerca de 18 mil títulos.
Várias atividades foram realizadas, entre elas contação de estórias por professores do programa Proler da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e apresentação da cordelista Janete Lainha. A diretora da biblioteca municipal, Regina Figuerôa, fez uma avaliação positiva do evento e garantiu que o projeto pode ter continuidade. “Junto com a secretaria de Educação, vamos estudar a possibilidade de iniciar um projeto de biblioteca itinerante e promover essas e outras atividades nos bairros de Ilhéus, atendendo a pedidos das pessoas que participaram do evento”.
Durante o evento, os visitantes receberam também panfletos informativos a respeito da biblioteca e os interessados puderam fazer a carteirinha de associado da biblioteca, para ter acesso ao acervo. Desde julho do ano passado, a biblioteca Pública Municipal está funcionando provisoriamente na Rua Rotary, nº 281, bairro Cidade Nova, próxima a sede da 18ª CSM. A Biblioteca Pública Municipal funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 12 horas às 17h30min e seu telefone para contato é o (73) 3231 – 3363.
Atletas ilheenses são destaque em competição baiana de Tae Kwon Do
Quarenta e uma atletas que integram a equipe do projeto social desenvolvido pela Associação Leandro Ferreira de Tae Kwon Do participaram no início deste mês (dias 4 e 5) no clube Campomar, em Salvador, do Campeonato Baiano de Tae Kwon Do, principal evento do ano.
Os atletas ilheenses repetiram a 3ª colocação geral do evento como no ano anterior, se consolidando como uma das principais equipes da Bahia. A equipe foi representada nas categorias infantil, juvenil e adulto, obtendo 39 medalhas sendo 26 de ouro, 10 de prata e 3 de bronze. “Um ótimo aproveitamento”, na opinião do presidente da Associação, Leandro Ferreira.