“Festival Amar Amado foi um sucesso”, afirma presidente da Fundação Cultural
Prefeitura programa mutirão de serviços públicos para o São Miguel
Animais ainda podem ser vacinados contra raiva
Desfile de 7 de setembro volta a ser discutido em reunião
“Festival Amar Amado foi um sucesso”, afirma presidente da Fundação Cultural
“Ao concluirmos essa programação com o ensaio da peça ‘Capitães de Areia’, nos preparamos para abrir novas janelas em 2013 e 2014, quando teremos a oportunidade de comemorar, dentro deste festival, os centenários de Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi”. A declaração foi dada no último domingo (12) pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, durante o ensaio aberto do espetáculo teatral “Capitães de Areia – Por Eles Mesmos”, evento que marcou o encerramento do Festival “Amar Amado”. Na oportunidade, Corso agradeceu o apoio incondicional do prefeito Newton Lima e a participação de todos os parceiros comerciais. A iniciativa, que promoveu shows, cursos, filmes, palestras, peças teatrais e ciclos literários, foi o ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.
Após reafirmar o sucesso absoluto do Festival “Amar Amado”, Maurício Corso chama atenção para alguns destaques da promoção, como o incremento provocado nos bares, restaurantes, cabanas de praia e comércio em geral da cidade. “Além disso, também não podemos esquecer que os nove dias do festival proporcionaram excelentes níveis de ocupação em toda a rede hoteleira do município”, festeja o presidente da Fundaci. Outro ponto alto do evento foi a Feira Literária “Ler Amado”, realizada no centro de convenções Luis Eduardo Magalhães, com a participação da Editora Companhia das Letras, diversos artistas regionais, inúmeras escolas públicas e particulares, grandes autoridades sobre a obra amadiana, como Jorge Araújo e Florisvaldo Matos, e a maior tradutora da obra de Jorge Amado na Rússia e na Europa, Elena Benakova.
O terceiro destaque feito por Maurício Corso é a programação de eventos artísticos, realizada em um grande palco montado ao lado da praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes. Lá, com a atração de milhares de ilheenses e turistas, desfilaram astros da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Margareth Menezes e Família Caymmi, integrada pelos irmãos Dori, Nana e Danilo Caymmi. O espaço, que contou ainda com um show inesquecível da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, também foi enriquecido pela apresentação de diversos artistas da terra, incluindo atores, cantores e dançarinos. “Nessa seara, vale ressaltar, conseguimos fortalecer as políticas públicas da cidade voltadas para a cultura, através da seleção dos artistas locais, por meio de uma grande chamada pública”, diz, acrescentando que, mesmo os candidatos que não foram selecionados, tiveram a chance de participar do festival durante o espetáculo “Ilhéus, suba neste palco”, realizado no Teatro Municipal, no último dia 8.
Maurício Corso também destaca o sucesso do festival gastronômico, quando bares, restaurantes e cabanas de praia da cidade tiveram a oportunidade de preparar pratos, baseados na culinária presente na obra amadiana. Um quinto destaque feito pelo presidente da Fundaci diz respeito ao Feciba (Festival de Cinema Baiano) Itinerante “Amar Amado”, que promoveu no dia 5 de agosto, na Casa de Cultura, o lançamento nacional do filme “A Última Estação”. Durante a promoção, também foram exibidos os filmes “Esses Moços”, “Jardim das Folhas Sagradas” e “Capitães de Areia”.
Reafirmação – “Mais do que qualquer coisa, é fundamental enfatizar que o Festival ‘Amar Amado’ simbolizou a reafirmação do município nos cenários nacional e internacional da cultura. Nas últimas semanas, como resultado da força do festival e da importância de Ilhéus, a cidade foi notícia nos principais programas de informação do Brasil, como Jornal Hoje, Jornal Nacional e Globo Repórter, além do UOL, maior provedor de acesso à Internet do país, e das revistas Veja, Época e Isto É. “A cidade de Ilhéus foi o palco principal das comemorações”, disse João Jorge Amado, filho do escritor baiano, que, ao lado de seus filhos João Jorge e Maria João, também participou das homenagens. “A beleza deste festival vai ficar gravada nos corações e nas mentes de todos que aqui estiveram”, comentou o cantor Caetano Veloso, que se apresentou no dia 10 de agosto.
Para o comerciante Joacy Barroso, que reside no bairro de Brotas, em Salvador, “o Festival ‘Amar Amado’ foi uma das melhores coisas que vi nos últimos anos na área da cultura da Bahia”. Já o carioca Renato Silveira, bancário que visita parentes em Ilhéus regularmente, se mostrou surpreso com a qualidade e a organização do festival. “Além de ver todos os shows realizados na praça, visitei algumas exposições e a maioria dos eventos promovidos pela Feira Literária. Só espero que tudo isso tenha continuidade”.
O Festival “Amar Amado”, que foi do dia 4 ao dia 12 de agosto, contou com a produção executiva da Maná Produções, curadoria da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), apoio da Prefeitura Municipal e Bahia Mineração (Bamin), patrocínio do Desenbahia, Banco do Nordeste, Sky e Embasa, e realização do Governo do Estado, através das secretarias da Cultura, do Turismo e de Desenvolvimento Urbano, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura).
Jorge Amado – O escritor Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na rua Alagoinhas, no Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.
Prefeitura programa mutirão de serviços públicos para o São Miguel
O bairro São Miguel, localizado na zona norte de Ilhéus, vai receber na próxima segunda-feira (20) um grande mutirão de serviços públicos. A realização dos serviços foi assegurada pelos secretários do Desenvolvimento Urbano, Benilson Veloso, e da Infraestrutura, Angelito Dias Filho, durante reunião mantida nesta terça-feira (14), com diversas lideranças do bairro São Miguel.
Segundo os moradores, os serviços de iluminação, roçagem, poda de árvores e pavimentação são considerados prioritários. De acordo com o radialista Marinho Santos, um dos coordenadores do encontro com os secretários, a reivindicação da comunidade é mais que justa e deverá ser atendida pela Prefeitura, no sentido de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida daquela população.
Para os moradores, a realização dos serviços públicos carece de urgência, haja vista que os carros que fazem o transporte escolar e táxis estão colocando obstáculos para prestar os serviços aos moradores. Outra reivindicação feita pelos moradores é a melhoria na iluminação pública, que vem causando problemas de insegurança, em determinados trechos do bairro, o que pode ser constatado pelo aumento de furtos e assaltos.
Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Angelito Dias, as melhorias no bairro São Miguel já estavam previstas, porém ainda não foram executadas em função das recentes chuvas, que impedem, por exemplo, a operação tapa-buracos. “Já temos o asfalto suficiente para a realização dos serviços, mas estamos aguardando as condições ideais para a sua aplicação nas ruas”, informou.
Já as ruas que ainda não estão pavimentadas, serão requalificadas com a colocação de cascalho, evitando, assim, pontos de atoleiros. Esses serviços também só podem ser executados após dois ou três dias de estiagem. “O bairro São Miguel já estava listado como uma das prioridades do prefeito Newton Lima e agora será totalmente beneficiado com as obras e serviços”, pontuou o secretário Benilson Veloso.
O secretário do Desenvolvimento Urbano disse, ainda, que na próxima segunda-feira (20) pela manhã as equipes de manutenção de sua secretaria iniciarão os serviços de melhoria da iluminação pública, roçagem, poda de árvores, dentre outras. Para isso, até o fim desta semana será realizado um diagnóstico das necessidades desses serviços em todas as ruas daquele bairro.
Animais ainda podem ser vacinados contra raiva
Os proprietários de cães e gatos em Ilhéus que ainda não vacinaram seus animais contra a raiva ainda terão mais alguns dias prazo. Apesar de a campanha estadual antirrábica ter encerrado suas atividades na última sexta-feira (10), o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Ilhéus continuará realizando vacinação. O animais poderão ser levados de segunda a sexta-feira, pela manhã, ao CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras.
A população de cães e gatos existentes em Ilhéus atualmente é estimada em 34.751 animais, entre zona urbana e rural. Bichos de estimação que possuem mais de três meses de vida devem ser imunizados. Já os animais de03 a06 meses de vida devem voltar para uma segunda dose após trinta dias. É importante ressaltar que a vacina antirrabica deve ser tomada uma vez por ano
Segundo o coordenador do CZZ, Aloísio Correia, é preciso manter a vacinação para que as metas do município possam ser concluídas vacinando o maior número possível de animais. Aloísio, salienta, que os proprietários de animais deve se conscientizar da importância desta vacinação. “A raiva é uma doença grave e vacinar mantêm não só o animal protegido, mas também o próprio homem”, afirma o coordenador.
A campanha antirrábica teve início no dia 9 de julho e seguiu até o dia 9 de agosto. Durante esse período, a vacinação foi realizada diariamente no CAE III (antigo Sesp). O “Dia D de Combate à Raiva”, considerado o ponto alto da campanha, aconteceu no dia 28 de julho, com mobilização das equipes em todo o estado. Nesse dia, postos de vacinação fixos e diversos postos volantes foram espalhados em todas as zonas da cidade. A campanha contou ainda com atendimento a domicílio para animais de grande porte e cobertura vacinal da zona rural.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada e comunicar o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone (73) 3634-4434. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.
Desfile de 7 de setembro volta a ser discutido em reunião
A Secretária da Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, em parceria com equipe técnica da entidade promoveu mais uma reunião com participação de representantes das escolas públicas (Municipal e Estadual), da rede particular de ensino, além de clubes de serviços e entidades da sociedade civil organizada com intuito de projetar o desfile cívico do dia 7 de Setembro deste ano.
A reunião foi realizada no espaço da Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus – Marinha do Brasil na semana passada com o objetivo de apresentar o regulamento, entrega da ficha de inscrição, que deverá ser devolvida à secretaria até esta quinta-feira (16), divulgação do Tema “Brasil Amado, Seu Povo, Sua História!” e definição de metas para o desfile cívico. De acordo com a titular da pasta, a secretária Lidiney Campos os itens apresentados na reunião foram previamente aprovados pelo Comitê Organizador (militares, secretários municipais, dentre outros representantes). “Logo, a finalidade é garantir um Desfile Cívico com perspectiva organizacional para atender expectativas do público em geral”.
Conforme cronograma de reuniões, esta semana está agendado um novo encontro com a comissão organizadora na Fundação Cultural, com pauta enxuta apresentando as atribuições para cada integrante. Ainda na última reunião, a Secretaria da Educação informou que para os alunos da Rede Municipal de Educação de ensino, com faixa etária abaixo de 10 anos, será realizado desfile cívico, hastear de bandeiras e entoação do Hino Nacional, nos 5 e 6 do mês de setembro. “Porém, ficará a cargo de cada unidade escolar definir sua programação”.