Na próxima sexta-feira (17) o 5º Grupamento de Bombeiros Militar, de Ilhéus, completa 15 anos de criação. Para comemorar a data, realiza uma solenidade pela passagem do aniversário com início às 9 horas, em sua sede, na rua Vereador Amilton de Castro (antiga Rua da Linha) Barra do Itaípe.
Em 1996 foi iniciado o processo de expansão do Corpo de Bombeiros no Estado da Bahia, que até então só existia na Capital e na cidade de Feira de Santana (2º Grupamento de Bombeiro). Em Ilhéus, o Subgrupamento de Bombeiros, comandado pelo então 2º Ten PM Admilson Cerqueira Reis, com um efetivo de 60 (sessenta) praças e uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), instalou-se provisoriamente nas dependências da Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Ilhéus.
Em 26 de agosto de 1997, foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o Decreto nº 6.674, com data retroativa a 19 de agosto de 1997, criando o 5º Grupamento de Bombeiro Militar com autonomia administrativa. O primeiro comandante foi o Tenente-coronel PM Péricles de Oliveira, de 20 de agosto de 1997 a 12 de maio de 1999, e o segundo, o Tenente-coronel BM Valmir S. Santos, no período de 12 de maio de 1999 a 20 de abril de 2010.
Atualmente, o 5º Grupamento é composto por 123 bombeiros, comandados pelo tenente-coronel CEL BM Marivaldo Elias de Sá. A área territorial de responsabilidade do 5º GBM compreende Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Maraú, Camamu, Ituberá, Aurelino Leal, Ubaitaba, Igrapiúna, Uruçuca e tem como missão a execução de atividades Educativas e Operacionais de Defesa Civil, de Prevenção e o Combate a Incêndios, situações de Acidentes e Pânico, assim como ações de Busca e Salvamento de Pessoas e Bens.