PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Autoridades e convidados prestigiam  abertura do Festival Amar Amado

Ilhéus sediou lançamento nacional da “A Última Estação”

Em Ilhéus, Festival “Amar Amado” se estenderá até o próximo domingo

Prefeitura convoca inscritos no Minha Casa Minha Vida

Odontomóvel atenderá os distritos e zona rural de Ilhéus

Autoridades e convidados prestigiam  abertura do Festival Amar Amado

Autoridades e convidados participaram no último sábado da solenidade que marcou a abertura oficial do Festival Amar Amado realizada no Teatro Municipal de Ilhéus. No ano em que, caso estivesse vivo, o escritor Jorge Amado estaria completando cem anos, Ilhéus está concentrando a programação em homenagem ao seu centenário. A programação inicial contou com apresentação de sarau na praça Pedro Matos, visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura Jorge Amado e abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”, no Teatro Municipal.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou da solenidade juntamente com o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso; o diretor da Maná Produções, André Guimarães; a gerente de Comunicação e Produtos Básicos da SYY, Cláudia Benvenuti;presidente do Convention Bureau, Luigi Massa; e o neto do escritor, Jorge Amado Neto.Em seu discurso, o prefeito Newton Lima fez questão de ressaltar que “andar pelas ruas de ilhéusé reviver as páginas dos livros de Jorge, com seus personagens e casarios. E ainda hoje, temos como grandes referencias, o Bataclan, o Bar Vesúvio, a casa de arte e cultura que leva seu nome, e aonde residiu e iniciou sua carreira literária”.

Comemorar a data, ainda na opinião de Newton Lima “não é um dever e nem tampouco uma obrigação. Trata-se, por todos os ingredientes inseridos neste contexto, de uma grande e incomensurável honra, um privilégio, pois não é toda cidade que tem a sorte de ilhéus de poder reverenciar a figura de um filho, que por seus próprios méritos, se tornou o filho mais ilustre”.O diretor da Maná Produções, André Guimarães,disse se sentir privilegiado em participar das comemorações pelo centenário “do escritor que ajudou a revelar os encantos da Bahia para o mundo”. Além de ser um privilégio, Jorge Amado Neto considerou que o Festival é uma oportunidade para integrar todas as linguagens do universo em que seu avô sempre esteve presente. “Sua obra e seu legado foram e sempre serão imortais”.

Outra grande atração do Festival foi a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral. Sob a regência do maestro Ubiratan Marques, a orquestra executou um concerto de linguagem atraente e bastante acessível ao público. Logo em seguida, foi a vez das bandas OQuadro e Improviso Nordestino subirem ao palco do centenário.

A grande atração da noite, o cantor Moraes Moreira, fechou o primeiro dia da programação do festival com chave de ouro. No palco da praça da Catedral, ele, acompanhado pelo público, embalou o público com  grandes sucessos de sua carreira, a exemplo de “Preta Pretinha”, “Meninas do Brasil”, “Sintonia” e também músicas do seu último CD, lançado em 2009, “A história dos novos baianos e outros versos”, grupo musical que ajudou a fundar junto com Tom Zé, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.

O festival, que vai até o dia 12 deste mês e promoverá shows, filmes, cursos, saraus, peçase ciclos literários,vai acontecer no Quarteirão Jorge Amado, no centro de convenções, nos prédios históricos e nas ruas da cidade.

 

Ilhéus sediou lançamento nacional da “A Última Estação”

O filme “A última Estação” fez sua estréia nacional neste domingo (5), no Teatro Municipal de Ilhéus, abrindo o Festival de Cinema da Bahia (Feciba) Itinerante Amar Amado. Estavam presentes o diretor Marcio Curi, equipe e parte do elenco. Com roteiro de Di Moretti, o filme é uma coprodução entre a Asacine Produções e a Cinevideo Produções e narra de forma bem-humorada e poética a trajetória de vida de Tarik (MounirMaAsri), um libanês que, ainda menino, é obrigado a deixar sua terra natal – envolvida em uma guerra que eclodiu no Oriente Médio – e migrar com a família para o Brasil, onde chega em um navio italiano de imigrantes. Meio século depois desse choque cultural, ele resolve reassumir sua condição de muçulmano, motivado pela morte da mulher e pelos preconceitos gerados pelo ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center.

Ao lado de sua filha temporã, Tarik inicia uma nova jornada, cruzando o país de São Paulo a Belém do Pará, disposto a resgatar histórias, tradições e encontrar seus velhos companheiros de viagem. “O público pode esperar uma estória emocionante, cheia de sentimentos, recheada de amor e paixão, mas acima de tudo um relato bem próximo de como foi a adaptação de muitos dos imigrantes que vieram para o Brasil”, adianta Curi.

No elenco, além de atores ilheenses e do libanês MounirMaAsri, estão a consagrada atriz e poetisa Elisa Lucinda e a jovem revelação brasiliense Clara Lobato, que fará sua estreia no cinema. Também participam da produção os atores Chico Sant’Anna (prêmio de melhor ator no XII Cine-PE); João Antônio, ator radicado em Brasília, que integra o elenco da maioria dos filmes produzidos na região centro-oeste; Sérgio Fidalgo, ator de talento reconhecido e também conhecido como o apresentador oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e Narciza Leão, que atuou em diversos filmes, como os premiados “Simples Mortais” e “Araguaya, a Conspiração do Silêncio”.

A programação do Feciba Itinerante Amar Amado segue com as exibições dos filmes “Esses Moços”, do Ilheense José Araripe nesta terça-feira (07), “Jardim das Folhas Sagradas”, de Pola Ribeiro, no dia quinta-feira (9) e “Capitães da Areia”, de Cecília Amado, no dia 11, ambas às 18h30min, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus.

 

Em Ilhéus, Festival “Amar Amado” se estenderá até o próximo domingo

A programação do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor mais popular do Brasil, segue até o próximo domingo, dia 12 de agosto. Esta semana, o público regional terá a oportunidade de conferir diversos eventos gratuitos, como shows, palestras, cursos, saraus, peças teatrais e ciclos literários. Aberto oficialmente no último sábado (4), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o festival está sendo realizado no Quarteirão Jorge Amado, no centro de convenções, nos prédios históricos e nas ruas da cidade.

 

No domingo (5), às 17 horas,foi realizada a abertura para visitação pública da Feira Literária Ler Amado, no      Espaço do Hall       do Centro de Convenções de Ilhéus, com o lançamento do Livro “Jorge 100 anos Amado – Tributo a um eterno Menino Grapiúna” doautor Daniel Thame, no estande da Editora Via Litterarum. Ainda no centro de Convenções, às 19 horas, a poetisa Daniela Galdino e a banda Manzuáse apresentaram no    Espaço Terreiro de Poesia; e às 20 horas, foi realizada a Mesa Redonda “Dioniso & Cia na moqueca de dendê: as delicias de ler Jorge Amado”, com Jorge de Souza Araújo e Ronaldo Correia de Brito,com mediação de José Inácio Vieira de Melo, no Espaço Cabaré Literário.

Nesta segunda-feira (6), a partir das 9 horas Feira Literária Ler Amado seguiu com a programação com Escolas Neila Brasil Bruno, lançamento do livro “Maricota e as Formigas” e atividades com “A Bola e o Goleiro” de Jorge Amado. À noite, a Feira Literária Ler Amado contou com a apresentação de George Pellegrini com banda Mendigos Blues; e Mesa Redonda “Os coronéis na obra de Jorge Amado e a Poesia Reunida de Florisvaldo Mattos”, com Maria Luiza Heine, Florisvaldo Matto. Sendo mediadora Adélia Pinheiro.

 

Segundo a programação divulgada pela Fundaci, o Festival “Amar Amado” dará continuidade nesta terça-feira (7), a partir das 10 horas, no centro de convenções, à Feira Literária “Ler Amado”. No período da tarde, mais três eventos: programação infantil para visitação escolar: Proler – Uesc “A Bola e o Goleiro”, às 14 horas, também no centro de convenções; “Capitães do Morro”, às 15 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI); e um sarau, às 16 horas, na praça Pedro Matos (praça do Teatro). A noite amadiana desta terça-feira (7) terá início às 18 horas, no centro de convenções, durante a Feira Literária, com Rubem Garcia e a Banda InfectedMinds. Na sequência, às 18h30min, no auditório da Fundação Cultural, Circuito de Cinema “Amar Amado”, com o filme “Esses Moços”. Por volta das 20 horas, debate mediado por André Rosa com a participação de Ruy Póvoas e Roberval Pereyr, no centro de convenções, e “Capitães do Morro”, no Teatro Municipal. O quarto dia do Festival “Amar Amado” será encerrado na praça D. Eduardo com mais dois eventos: “Leitura Amadiana e/ou performances”, às 20h30min, e apresentação cultural com artistas locais, por volta das 21 horas.

 

Diversos outros eventos acontecerão até domingo, dia 12 de agosto, incluindo shows com Margareth Menezes (9), Caetano Veloso (10) e Família Caymmi (11), todos marcados para às 22 horas, no palco principal instalado nas proximidades da praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Também estão confirmadas a solenidade de assinatura da reforma da casa de Jorge Amado, no dia 10, às 8h30min; uma homenagem da Câmara de Vereadores, também no dia 10, a partir das 14 horas; e a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado, no dia 11, no centro de convençõesLuis Eduardo Magalhães.

Centro – “Poucos brasileiros conseguiram desenvolver uma trajetória nacional e internacional tão marcante para a cultura do País como Jorge Amado. Sua obra ocupou e continua ocupando espaços fundamentais em vários segmentos, como o teatro, a televisão, a literatura, a música, a gastronomia e as artes plásticas”, comenta Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural. Segundo ele, homenagear Jorge Amado é exaltar o talento e a criatividade do brasileiro, consolidando uma imagem nacional e internacional de País e de povo comprometido com a cultura popular. “A realização deste evento está permitindo, em um só espaço e em um só tempo, o desenvolvimento de diversos ciclos de cultura. O Centenário de Jorge está sendo lembrado em vários países e, por desejo do mesmo em vida, Ilhéus éo centro das comemorações”, reforça.

O escritor Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.

 

Prefeitura convoca inscritos no Minha Casa Minha Vida

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus está convocando todos as pessoas que se inscreveram no programa Minha Casa Minha Vida, pela Internet, em 2009.  As listas com os nomes dos convocados podem ser encontradas na sede da secretaria, na avenida Socares Lopes, 1724, nas sedes do Cras, localizados nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio vilela e Banco da Vitória, e no prédio anexo de secretarias, na rua Santos Dumont, no centro da cidade.

 

As pessoas convocadas devem se dirigir no período de 7 a 10 de agosto ao Telencetro Luzinete Aragon, localizado no Ginásio de Esportes Herval Soledade, das 8 às 16 horas, com originais e cópias dos documentos. É importante ressaltar que não se trata de uma listagem nova e sim de uma convocação para pessoas que já haviam feito se cadastro através do Estado em 2009.

 

 Os beneficiários solteiros deverão levar original e cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, comprovante de residência. Caso tenha filhos que morem na mesma casa, é necessário levar certidão de nascimento, atestado de frequência escolar e CPF dos filhos maiores de 16 anos. A pessoa solteira que vive com companheiro(a) sem estar oficialmente cadastrada, deve comparecer também com os documentos do companheiro(a) e mediante o estado civil do mesmo, levar também, certidão de Nascimento para solteiro, Certidão de Casamento com averbação de divórcio, se for divorciado e Certidão de Casamento com certidão ou atestado de óbito se o companheiro for viúvo. Já para as pessoas que são solteiras, mas possuem declaração de união estável, é preciso constar na lista de documentos de ambos, a Cédula de União Estável lavrada em cartório

 

Os beneficiários que são casados devem comparecer portando original e cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho, comprovante de residência de ambos. Será necessária, também, a documentação certidão de nascimento, atestado de frequência escolar e CPF dos filhos maiores de 16 anos caso haja filhos. Para as pessoas que são divorciadas é preciso, além de todos os documentos, a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. Para as pessoas que são viúvas, é preciso a Certidão de Casamento com certidão ou atestado de óbito do cônjuge. Se o beneficiário for divorciado ou viúvo e more com companheiro, também é necessária a documentação do mesmo.

 

Em caso de analfabetismo do beneficiário é exigido, além de todos os documentos, uma procuração lavrada em cartório, garantindo ao seu procurador responder legalmente pelos procedimentos do cadastro e assinatura de contrato junto ao Programa Minha Casa Minha Vida.

 

De acordo com o secretário da pasta, Ari Santos, o comparecimento dessas pessoas é imprescindível, pois serão confeccionados dossiês com todas as informações dos beneficiários para o posterior entrega dos imóveis. Aa pessoas cadastradas e selecionadas irão residir nos condomínios residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488 e o Moradas do Porto, com 292 unidades.

 

O Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já os residenciais Morada das Águas e do Porto serão empreendimentos mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra). Os condomínios contarão com uma grande infraestrutura composta de ruas pavimentadas, áreas verdes e de lazer, ponto de parada de ônibus, quadra esportiva, creche e posto de saúde.

 

Odontomóvel atenderá os distritos e zona rural de Ilhéus

A Secretaria Municipal da Saúde divulga a programação de agosto da unidade móvel odontológica – denominada Odontomóvel – que estará levando aos distritos, zonas rurais e locais mais afastados do centro de Ilhéus, atendimento de qualidade para os mais diversos serviços na área de saúde bucal. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e profissionais especializados.

Ainda neste mês, durante todas as sextas e sábados, o Odontomóvel participará de mutirões do município que acontecerão em diversos bairros da cidade, nos quais serão oferecidos outros importantes serviços de saúde além de serviços em parcerias com outras secretarias do município. Os primeiros atendimentos do mês já foram iniciados nos bairros Banco da Vitória (1º), Nossa Senhora da Vitória (2) e nos mutirões de Banco do Pedro (3) e Castelo Novo (4).

Esta semana iniciou com atendimentos na comunidade de Vila São João (6) e na terça (7) será a vez da comunidade da Lagoa Encantada. Na quarta-feira (8) o Ondontomóvel atenderá no centro da cidade, na praça J. J. Seabra, com o mutirão da Atenção Básica  para saúde do homem. Na quinta-feira (9) o ônibus segue para o Cururupe e na sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de agosto, o mutirão será realizado na localidade de Acuípe do Meio.

Os próximos atendimentos serão realizados no Novo Ilhéus (13), Santa Maria (14), Mamoan (16), Vila Nazaré (17), Vila Santaninha (20), Maria Jape (21 e 22), Cascalheira (23), Nossa Senhora da Vitória na escola Fé e Alegria (24). Finalizando os atendimentos de agosto, o odontomóvel atenderá a comunidade de Itariri nos dias 27 e 28, a população do São Miguel, no dia 29. Na quinta-feira (30) o atendimento odontológico será realizado na avenida Esperança, na sexta (31) o ônibus participa do mutirão em Pimenteira e no sábado (1º) do mutirão em Inema.

Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.

Um comentário em “PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *