PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Teatro Municipal receberá neste sábado a abertura oficial do Festival “Amar Amado”

Exposição abrirá a programação do Festival Amar Amado em Ilhéus

Quinze projetos selecionados para o Festival Amar Amado

Projovem homenageia Jorge Amado

Obras do cais da Dois de Julho já estão em fase de conclusão

Teatro Municipal receberá neste sábado a abertura oficial do Festival “Amar Amado”

A abertura oficial do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, acontecerá neste sábado (4), a partir 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Entre várias outras autoridades, estarão presentes o prefeito Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e o secretário estadual da Cultura, professor Albino Rubim. O festival, que vai até o dia 12 de agosto e promoverá shows, filmes, cursos, saraus, peçase ciclos literários,vai acontecer no Quarteirão Jorge Amado, no centro de convenções, nos prédios históricos e nas ruas da cidade.

Após o pronunciamento das autoridades e de uma homenagem à família do escritor baiano, a programação traráuma “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto”, às 19h30min, e a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, às 20 horas. Concluindo a programação do dia 4, no palco principal da praça Dom Eduardo, mais dois eventos: apresentação cultural com artistas da terra, às 21 horas, e um grande show com o cantor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.

Antes dos eventos programados para a noite, o dia 4 de agosto também trará, por volta das 16 horas, um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura Jorge Amado. Meia hora depois, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”.

A programação do Festival “Amar Amado” contemplará diversos outros eventos. Entre eles, uma grande feira literária, o lançamento nacional do filme “A Última Estação”, a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado e a realização de shows com Margareth Menezes e com a família Caymmi. No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos de nascimento, a programação incluirá, entre outros, a assinatura da reforma da Casa de Jorge Amado, uma homenagem da Câmara de Vereadores, o espetáculo teatral “O grande amor da minha vida” e um grande show com o cantor Caetano Veloso.

Jorge Amado – Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.

 

Exposição abrirá a programação do Festival Amar Amado em Ilhéus

A Fundação Cultural de Ilhéus apresenta, no período de 4 a 12 de agosto, na Galeria do Teatro, a exposição “Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas”, em comemoração ao centenário de nascimento de Jorge Amado e em memória ao artista plástico internacional Heinz Rolf Steiner, falecido há um ano e que realizou na década de 90 duas exposições de grande repercussão em Ilhéus, homenageando o amigo escritor grapiúna. Além da homenagem e celebração, a mostra também tem como objetivos resgatar e compartilhar com o grande público os encontros realizados em Ilhéus entre os artistas e suas linguagens, proporcionando um mergulho na história e dando oportunidade para um novo encontro com o público atual.

A exposição abrirá oficialmente a programação do Festival Amar Amado.  A visitação das “Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas” ocorrerá a partir das 17 horas deste sábado (4) e pode ser visitada diariamente das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Em 1997 Jorge Amado, ao visitar a exposição, registrou no livro da Galeria do Teatro: “A beleza da exposição veio fazer a festa mais completa, veio enriquecer nossa festa tão linda!”. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a ideia é justamente essa, de celebrar a arte do encontro e da amizade, valorizando a história e memória de dois grandes mestres.

Artista – Heinz Rolf Steiner nasceu em 20 de junho de 1932 e faleceu em 31 de agosto de 2011. Artista plástico internacional nascido na Suíça, ele viveu no Brasil desde 1962, dedicando-se a partir da década de 80 exclusivamente à criação das suas obras. Realizou mais de 150 exposições no país e no exterior, como Alemanha, França, Bélgica, Portugal, Suíça, Holanda, Marrocos, Taiwan e Estados Unidos. Steiner recebeu mais de 50 premiações nacionais e internacionais, como medalhas de ouro em São Paulo, Rio de Janeiro (BRA), Lisboa (PRT), Paris (FRA) e Tampa (EUA). Destacou-se também pela extensa publicação de sua obra em livros como “Who’s Who in International Art” e “Artes Plásticas Brasil, seu mercado, seus leilões, dicionário-catálogo”.

No seu trabalho, Heinz Rolf Steiner expressa à reflexão simbólica, adaptando os meios artísticos de composição, cores, formas e linhas à essência, à mensagem da obra. “Procuro mostrar a evolução espiritual, a vitória do positivo. A arte deve enriquecer a vida do espectador, elevando o seu estado de espírito. A obra de arte no seu impacto total deve transmitir harmonia, energias, fluxos positivos e, principalmente, o Amor Universal”, disse o artista em uma de suas entrevistas. O respeitado crítico de arte de São Paulo, Mário Schenberg, escreveu que a arte de Heinz Rolf Steiner é uma ponte entre o paisagismo ocidental e oriental, um mundo mágico que não é uma fantasia, mas a captação de um nível mais sutil da realidade.

 

Quinze projetos selecionados para o Festival Amar Amado

A Fundação Cultural de Ilhéus divulgou na tarde da última quarta-feira (2) a lista dos Projetos Culturais selecionados através do Edital 01/2012 para apresentação durante o Festival Amar Amado, que será realizado entre os dias 4 e 12 deste mês. Ao todo, foram 24 projetos inscritos, sendo 16 na categoria música, quatro para dança e quatro projetos de espetáculos teatrais. Desses, 15 foram selecionados.

Um Júri Técnico formado pelo poeta, escritor, gestor cultural, docente da Uesc e Mestre em Cultura & Turismo, Samuel Leandro Oliveira de Mattos, presidente do Júri; da mestranda em Dança pela Ufba, Verusya Correia; e do ator, diretor e produtor Cultural Anderson Cardoso Guimarães “Andinho”, avaliou o valor artístico-cultural dos projetos. A adequação dos projetos ao histórico de atuação do candidato, a relevância do evento e/ou da entidade parceira para o Centenário do Escritor Jorge Amado e a contribuição dos projetos para a difusão e valorização da produção cultural de Ilhéus também foram outros itens levados em consideração na escolha dos projetos que farão parte da programação que homenageia o centenário.

A maior parte dos projetos selecionados atende à categoria “música”. São eles: Mulheres em domínio público: Em cantos da Terra de Jorge; OQuadro; Improviso Nordestino; Robson Carvalho canta Jorge Amado e mais três sem título prévio. Já “Histórias de Cabaré no Centenário de Jorge Amado”, “Um ator em busca de um texto”, “No Tempo do Coronel” e um sem título de prévio são os espetáculos teatrais que serão apresentados durante o evento. Os espetáculos de dança “Jorge Amado: Santo de Casa”, “Noite de Emoção na casa de Maria Machadão em homenagem ao centenário de Jorge Amado”, “Salve Jorge” e um sem título prévio” completam a lista dos projetos culturais selecionados pelo edital.

Maiores informações através do e-mail  assessoria@culturailheus.com.br ou pelo telefone (73) 3634.8986.

 

Projovem homenageia Jorge Amado

Na última quarta-feira (1º) a equipe do Projovem Adolescente de Ilhéus realizou, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, no Teatro Municipal, a primeira edição do “Jovens Amados por Jorge”, evento que homenageou o escritor Jorge Amado e suas obras.

Os coletivos das zonas Norte e Sul abrilhantaram o evento com apresentações de dança, figurino, música e leitura de cordel inspirados nos livros do escritor. O evento contou com a presença dos familiares dos adolescentes. Segundo a coordenadora do serviço, Aleide Amorim, as atividades do programa são voltadas para a cultura, cidadania e esportes, proporcionando a esses jovens oportunidades que eles poderiam não ter, caso estivessem fora do programa. Ainda segundo ela a participação da família é muito importante para a auto estima desses jovens.

O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.

O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.

Durante o evento também foram entregues cerca de 900 novas fardas para os adolescentes do programa. As fardas foram recebidas pelos pais. Para permanecer no espaço de convivência é preciso que o adolescente respeite as regras estabelecidas pelo orientador social e utilizar a farda é uma delas. Outras regras como respeitar o espaço, os colegas e o orientador também fazem parte das orientações a serem seguidas.

O secretário da pasta, Ari Silva, salientou que a presença da família neste evento confirma que o Projovem que está presente nas comunidades serve como referência para que estas famílias acreditem no trabalho e competência do serviço oferecido.

 

Obras do cais da Dois de Julho já estão em fase de conclusão

As obra de reconstrução de parte do cais da avenida Dois de Julho, que desmoronou no último dia 30 de junho, seguem em ritmo acelerado e já estão praticamente prontas. Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios. Dentro de poucos dias as obras serão entregues à comunidade, com o cais totalmente recuperado, para que os ilheenses e turistas possam contemplar a beleza de um dos mais belos pontos turísticos da cidade.

O serviço no local onde ocorreu o desmoronamento já está sendo feito pela Prefeitura, mas há uma necessidade de uma intervenção em toda a avenida. A contenção de encostas da avenida Dois de Julho foi construída há vários anos e, por isso, já se encontra bastante desgastada, necessitando, em decorrência dessa realidade, de uma grande intervenção. O local fica na enseada do Pontal, próximo ao antigo Porto do Rio Cachoeira. Para o prefeito Newton Lima, é importante que não se resolva apenas o problema da área afetada pelo desmoronamento, ocorrido no último dia 30 de junho, “mas que se busque realizar um serviço mais completo em toda a avenida, evitando a ampliação dos danos ou a ocorrência de novos desabamentos nos próximos anos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *