Obras no Aterro seguem e remoção dos catadores será realizada dia 9
Caetano Veloso é uma das atrações do Festival “Amar Amado”
Educadores e merendeiros de Ilhéus participam de curso de capacitação
Seleções de Ilhéus são destaques nos Jogos Abertos do Interior
Vacinação contra a raiva continua em Ilhéus
Obras no Aterro seguem e remoção dos catadores será realizada dia 9
Até próxima semana, técnicos da Prefeitura de Ilhéus, que atuam diretamente no projeto de requalificação do Aterro Sanitário, estarão coordenando o processo de logística para efetivar a remoção dos catadores que ainda residem no local. A saída deve ocorrer no dia 9, data definida após reunião entre o prefeito de Ilhéus, Newton Lima e representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), ONG Nossa Ilhéus e da Itatiaia Engenharia.
Na última sexta-feira (27), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima enviou ofício à diretora do Conder, Lívia Gabrielli de Azevedo, com uma série de ações que serão desenvolvidas já nesta semana, visando viabilizar a finalização das obras de requalificação do Aterro Sanitário do Itariri. Além da remoção, a Prefeitura de Ilhéus também vai disponibilizar 80 cestas básicas mensais e uma bolsa auxilio, como forma de complementação de renda no valor de R$ 320,00, até o fim do ano; entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida e um auxílio moradia no valor de R$ 187, 00 (cento e oitenta e sete reais) para os trinta e quatro catadores inscritos no programa. Também ficou a cargo do governo municipal discutir a possibilidade de transferência dos filhos dos catadores que estudam no Itariri para o Couto, mediante entrega da listagem dos estudantes.
Disponibilizar, junto às empresas de transporte Urbano local a viabilização do cartão especial com redução diária de quatro para duas passagens visando o deslocamento dos catadores para o Aterro do Itariri para trabalhar no Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos também faz parte da programação das atividades previstas para serem executadas dentro do cronograma estipulado pelo governo municipal. De acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, “as obras de requalificação do aterro, não se restringem penas a parte física e funcional, mas, sobretudo a inserção socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, conforme as preconizações da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
O prefeito de Ilhéus destacou ainda que as ações assumidas pela Prefeitura emergiram de uma discussão ampliada com a participação e pactuação da Coolimpa, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Sociedade Civil de Ilhéus (Nossa Ilhéus), Ibam e Prefeitura Municipal (Secretarias de Planejamento, Assistência Social e Trabalho, Desenvolvimento Urbano, Administração e Controladoria) “numa perspectiva democrática, transparente e altamente participativa e digna para todos os envolvidos”.
As obras de implantação da parte física do aterro sanitário, realizada pela empresa Itatiaia, vencedora da licitação pública, devem ser concluídas em breve. Mas a empresa – conforme o contrato – ficará na administração do aterro até o mês de dezembro, na fase de pré-operação. E o resultado de todo esse trabalho já avançou bastante, já que atualmente nenhum lixo fica exposto no aterro sanitário do Itariri. Todos os resíduos são colocados nas células específicas, onde são separados e logo após aterrados.
Caetano Veloso é uma das atrações do Festival “Amar Amado”
Quatro grandes shows musicais estarão agitando a programação do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, que acontecerá no período de 4 a 12 de agosto. Além da presença de grandes nomes da MPB, o festival também será marcado por palestras, filmes, cursos, saraus, peças teatrais e ciclos literários. Segundo a Fundação Cultural (Fundaci), os eventos serão gratuitos e acontecerão em diversos pontos, como o Quarteirão Jorge Amado, o centro de convenções Luís Eduardo Magalhães, os prédios históricos e as ruas e avenidas da cidade.
De acordo com a programação divulgada, neste sábado (4), a partir das 22 horas, no palco principal instalado na praça Dom Eduardo (praça da Catedral), o público regional terá a oportunidade de conferir toda a versatilidade do cantor e compositor Moraes Moreira. No mesmo local e horário, também estarão se apresentando a cantora Margareth Menezes (dia 9) e a família Caymmi (dia 11). No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos, as homenagens ao escritor contarão com um grande show de Caetano Veloso.
O Festival “Amar Amado” será aberto às 16 horas deste sábado (4) com dois eventos: um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura. Meia hora depois, na galeria do Teatro Municipal, o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”. Na sequência, por volta das 17 horas, o auditório da Fundação Cultural estará abrigando um Workshop de Arranjos para Orquestra com o maestro Ubiratan Marques. Seguindo, às 19 horas, no Teatro Municipal, acontecerá a abertura oficial do evento com o pronunciamento de autoridades e uma homenagem à família Amado e à ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ainda no TMI, às 19h30min, “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto” e, às 20 horas, a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica. Concluindo a programação do dia 4, no palco principal da praça da Catedral (Praça D. Eduardo), mais dois eventos: apresentação cultural com artistas da terra, às 21 horas, e show com o cantor e compositor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.
Biografia – Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância em Ilhéus. Já em Salvador, fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária local, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.
Publicou seu primeiro romance, O País do Carnaval, em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Neste mesmo ano, publicou seu segundo romance, Cacau. Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista, Jorge foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina. Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Rosa.
Em 1945, foi eleito membro da Assembléia Nacional Constituinte, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo. Jorge Amado foi o autor da lei (que continua em vigor até hoje) que assegura o direito à liberdade de culto religioso. Nesse mesmo ano, casou-se com Zélia Gattai. Em 1947, ano do nascimento de João Jorge, seu primeiro filho com Zélia, o PCB foi declarado ilegal e seus membros perseguidos e presos. Jorge teve que se exilar com a família na França, onde ficou até 1950. Em 1949, morreu no Rio de Janeiro sua filha Lila. Entre 1950 e 1952, viveu em Praga, onde nasceu sua filha Paloma. Retornando ao Brasil em 1955, o escritor se afastou da militância política, embora tenha continuado nos quadros do Partido Comunista.
Imortal– Após o afastamento da militância política, Jorge Amado passou a dedicar-se integralmente à literatura. Em 6 de abril de 1961, foi convidado para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar e, por primeiro ocupante, Machado de Assis. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.
Educadores e merendeiros de Ilhéus participam de curso de capacitação
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria da Educação, em parceria com a Fundação Nestlé Brasil, promoveu nos dias 30 e 31 de julho, no auditório do Centro de Estadual de Educação Profissional (CEEP), a II Etapa de Formação do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber, com a proposta de capacitar professores, coordenadores, gestores pedagógicos e merendeiros para que adotem práticas e métodos visando o respeito ao meio ambiente, a valorização dos movimentos da infância e o incentivo à cultura local, através da alimentação, música, histórias e brinquedos. E nesta segunda etapa do programa o foco principal foi a sensibilização para a importância da alimentação saudável, com discussões sobre a formação de hábitos alimentares, mudanças culturais na alimentação, origem da merenda e os cuidados na preparação e formação dos hábitos.
Participaram da II Etapa de Formação do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber as escolas municipais Nova Jerusalém, Barra de Itaípe, EMEI do Teotônio Vilela, Iguape, Marianne Eckes, Heitor Dias, CAIC Darcy Ribeiro, Dom Bosco, Odete Salma, Pequeno Davi, Pequeno Príncipe, Pinóquio, Paulo Freire, Vovô Isaac e Escola de Vila Nazaré. Cada unidade de ensino enviou três representantes, sendo um merendeiro, um professor e um coordenador pedagógico ou gestor, que tiveram a oportunidade de refletir sobre ações, programas sociais e experiências que interfiram de forma positiva na mudança de hábitos da comunidade escolar por meio de processos educativos.
A secretária municipal da Educação Lidiney Campos, informou que cursos, formações e reflexões como esta contribuem decisivamente com a capacitação da comunidade escolar, trabalhando temas e assuntos do dia-a-dia, como nutrição, saúde, sustentabilidade ambiental e a importância da água, possibilitando as mudanças de hábitos e ampliando ainda mais o saber. A primeira etapa do curso foi realizada em maio desse ano com reflexões sobre o bem cuidar da criança, abordando temas como a relação entre a infância e a natureza e a criança e a escola. A terceira e última etapa acontecerá em setembro, quando será abordado o saber, refletindo sobre a sensibilização para a relação maior entre o ser humano e a produção rural da região.
A II Etapa de Formação do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber foi ministrada pelos instrutores Roque Junior e Gabriela Raggio, que adotaram técnicas simples através de brincadeiras como um elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Eles explicaram que o brinquedo é um bem precioso para se alcançar o objetivo maior da educação e facilitar a aproximação com as crianças. Para eles, não há forma mais eficaz do que se aprender brincando, tornando o saber muito mais prazeroso e mais fácil de assimilação.
Seleções de Ilhéus são destaques nos Jogos Abertos do Interior
A delegação de Ilhéus foi o grande destaque do Zonal dos Jogos Abertos do Interior 2012, realizado no último final de semana na cidade de Camaçari. Das seis modalidades disputadas, Ilhéus foi campeã em quatro categorias e vice-campeão em duas. No total, a delegação de Ilhéus contou com a participação de 83 atletas, a maior quantidade de desportistas desde a história dos Jogos Abertos do Interior, que disputaram as modalidades de vôlei masculino e feminino, handebol masculino e feminino, futsal feminino e basquete masculino. A participação de Ilhéus nos Jogos Abertos do Interior só foi possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Esportes.
De acordo com o superintendente de Esportes, Carlos Augusto Faria, o resultado de Ilhéus nos Jogos Abertos do Interior foi o melhor dos últimos 10 anos. Os times ilheenses foram campeões nas categorias vôlei feminino, que tem como técnico Nildo Ribeiro e Antônio Cláudio; futsal feminino, treinado por Ricardo Santos “Bissa”; handebol feminino, que tem como técnico Professor Neto, e vôlei masculino, treinado pelo professor Pedrão. Ilhéus também foi vice-campeã nas categorias handebol e basquete masculino, treinados pelos professores Marcos Vinícius e Daniel, respectivamente.
O resultado da participação de Ilhéus na competição foi tão positivo que garantiu à cidade a vaga na grande final dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerá no período de 27 a 30 de setembro, em Feira de Santana, onde somente as seleções campeãs de cada zonal estarão disputando os títulos. E Ilhéus já tem presença marcada nas modalidades de vôlei, futsal e handebol feminino e também no futsal masculino. A participação de Ilhéus na final dos Jogos Abertos do Interior também vai contar com o apoio da Prefeitura.
O superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Augusto Faria, explicou que além do resultado, o evento foi uma excelente oportunidade de despertar novos talentos e incentivar à prática do esporte entre as crianças, jovens e adolescentes da cidade, e ainda garantir a integração com desportistas de outros municípios baianos. O prefeito Newton Lima comemorou os resultados da delegação ilheense no zonal dos Jogos Abertos e também considerou importante a participação dos desportistas da cidade na competição, um evento que, segundo ele, se destaca pela rivalidade saudável entre os atletas, pela integração dos desportistas baianos e principalmente pelos grandes nomes que foram revelados através do esporte. “Por isso é que a Prefeitura de Ilhéus fez questão de garantir a participação da delegação dos atletas nos Jogos Abertos”, acrescentou o prefeito.
Os Jogos Abertos do Interior é um evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio das prefeituras que sediam os zonais. Uma das novidades é que além do esporte, os jogos também incentivam a cultura. Este ano, os zonais dos Jogos Abertos abrem espaço para uma feira cultural, em que as cidades que disputam a competição têm a oportunidade de mostrar o que há de melhor em seu município. E à noite um momento de lazer, onde os atletas ainda curtem show de voz e violão com artistas locais.
Vacinação contra a raiva continua em Ilhéus
A campanha antirrábica animal continua em Ilhéus vacinando cães e gatos do município. A vacinação seguirá até o dia 9 de agosto e imunizará os animais com mais de três meses de vida. O atendimento para a vacina antirrábica está sendo realizado diariamente das 8 às 17 horas no CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. A vacinação continua sendo realizada de forma continua também nas zonas rurais e distritos do município. No último sábado (28) a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) realizou o dia D, considerado ponto alto da campanha.
Neste dia de mobilização em todo o Estado, diversos postos de vacinação fixos e volantes foram espalhados pela cidade. Somente no “Dia D” foram vacinados 8.593 animais sendo 7.511 cães e 1.082 gatos. Desde o início da campanha antirrábica, no dia 9 de julho, já foram imunizados 18.125 animais, entre cães e gatos da zona rural e urbana. Segundo os dados fornecidos pelo CZZ, a meta da campanha para este ano é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais.
Segundo o coordenador do CZZ, Aloísio Correia, os donos de animais devem estar conscientes que a importância da vacinação antirrábica não é só para a saúde dos cães e gatos, mas também para saúde do próprio homem. “Precisamos de uma maior mobilização social em torno desta causa para que nós possamos atingir a meta e manter o município livre desta doença”, recomenda o coordenador.
Até o final da campanha também estará sendo oferecido o serviço de vacinação domiciliar. Esse atendimento é destinado exclusivamente aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Para dúvidas ou maiores informações sobre este serviço ou sobre a campanha de vacinação, a população poderá entrar em contato com o CZZ através do telefone 3634-4434.
Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.