Secretaria de Ações Regionais realiza mutirões e melhorias em estradas
Ações marcam Dia Mundial da Hepatite em Ilhéus
Alunos da zona rural participam de nova etapa do projeto Eco Teens
Inscrições para Workshop de Arranjo para Orquestras ficam abertas até o dia 3 de agosto
Ilhéus disputa títulos em várias modalidades dos Jogos Abertos
Ciclistas de Ilhéus pedalam até Bom Jesus da Lapa
Secretaria de Ações Regionais realiza mutirões e melhorias em estradas
Está sendo finalizado nesta semana o trabalho de recuperação da estrada que dá acesso às localidades de Maria Jape até o Rio do Engenho, na zona rural. Ao todo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Ações Regionais, está recuperando cerca de 30 quilômetros da estrada vicinal. O trabalho incluiu drenagem, encascalhamento e patrolamento. A melhoria beneficiou inicialmente o trecho entre o bairro do banco da Vitória até Maria Jape e depois do rio do Engenho, com previsão de ser finalizado no distrito de Santo Antônio.
A secretaria de Ações Regionais vem executando ainda uma série de outros serviços no Couto, onde realizou mutirão de limpeza e retirada de lixo, em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos. Por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, explicou o titular da pasta, o secretário Manoelito Puentes, também foi disponibilizado um caminhão compactador para a retirada de lixo, que esta semana começou pelo Couto e percorreu as localidades de Santo Antônio, Banco do Pedro e Carobeira. Urucutcuta, Campinhos e Ribeira das Pedras, também na zona rural, fazem parte do próximo roteiro do caminhão compactador.
O distrito do Rio do Engenho também foi beneficiado esta semana com mutirão de cidadania, saúde e limpeza, que contou ainda com revisão geral do sistema de iluminação do local, incluindo manutenção de lâmpadas. A ação foi conjunta com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Serviços Urbanos. Já na próxima semana, as intervenções nas estradas rurais chegam até o acesso do Japú, incluindo ramais.
Festa para Senhora Sant’Ana – Neste fim de semana (dia 28 e 29), a comunidade local comemora festa em louvor a Senhora Sant’Ana, padroeira desta localidade. O novenário, iniciado no último dia 20, acontece até a noite de sábado (28), com celebrações todas as noites, sempre às 19 horas, no Santuário de Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil. Esse ano o tema central da festa é “Formamos a igreja missionária vivendo em comunidade”.
No domingo (29), dia consagrado à santa, os festejos começam à zero hora, com a alvorada festiva. Às 9h30min acontece a caminhada de fé pelas principais ruas do Rio do Engenho. Logo depois será celebrada a missa solene, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento. As comemorações também terão espaço para a festa profana, com a apresentação de bandas regionais em um palco armado na praça do distrito, animando os ilheenses e turistas.
Ações marcam Dia Mundial da Hepatite em Ilhéus
Diversas ações marcaram as celebrações pelo Dia Mundial da Hepatite nesta sexta-feira (27) em Ilhéus. Um estande montado em frente ao Palácio de Paranaguá, na praça J. J. Seabra, ofereceu durante todo o dia diversos serviços ligados a prevenção e combate a Hepatites. O secretário municipal de saúde, Ronaldo Lavigne, esteve presente nas atividades.
Segundo o secretário, o objetivo ação é chamar a atenção da população para essa causa e alertá-los quanto à forma de prevenção e tratamento da hepatite. Entre os serviços prestados à comunidade, a vacinação gratuita para hepatite B, administrada somente em crianças a partir de um ano e em jovens com até 24 anos de idade.
Além disso, foi realizado também coleta de sangue para teste de detecção de hepatites B e C para público em geral, aconselhamento, encaminhamento de pacientes, distribuição de materiais informativos e preservativos. Segundo a coordenadora de Hepatites do Município, Katiussa Vesper, o resultado dos exames será entregue em até 10 dias no Centro de Testagem e Amostragem (CTA) – no antigo Sesp. Os pacientes com exame positivo para hepatites receberão todo o suporte médico e encaminhamentos necessários.
A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A doença pode ser causada por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de portadores crônicos de hepatite B.
Alguns dos principais sintomas apresentados são o cansaço ou fadiga, febre, dor abdominal, dores de cabeça ou no corpo e icterícia (coloração amarelada nos olhos e na pele). As hepatites A e E geralmente são transmitidas através de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B, C e D são transmitidas através de sangue contaminado, ato sexual ou ao nascimento (contato do sangue contaminado da mãe com o feto).
Alunos da zona rural participam de nova etapa do projeto Eco Teens
Estudantes da 8ª série da Escola municipal Nucleada de Aritaguá II participaram nesta quinta-feira (26) de mais uma etapa do projeto Eco Teens, um jornal ambiental custeado por infratores ambientais, cuja elaboração fica por conta dos próprios alunos. Nesta fase, cerca de 20 adolescentes participaram de uma oficina de jornalismo ministrada pela jornalista que integra a equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público da Bahia, em Salvador, Maiama Cardoso.
O curso foi realizado na sede da Secretaria de Educação, no Núcleo de Tecnologia Municipal, onde os alunos conheceram um pouco mais sobre a produção de um jornal, incluindo escolha e preparação das matérias, destaques e legendas, as etapas para sua confecção, termos jornalísticos e a estrutura organizacional de uma redação. Na semana passada, os alunos de Aritaguá II tiveram aulas de fotografia dadas pela fotógrafa Karina Passos, que atua como voluntária no projeto.
Para a diretora da escola, a professora Maria da Glória Alves Santos, a iniciativa vem despertando interesse dos alunos por outras àreas de conhecimento, o que ajuda a melhorar o rendimento em sala de aula. Na opinião da aluna, Samile Costa dos Santos, de 13 anos, “o projeto é uma ótima iniciativa é será bastante proveitoso no futuro”. Já na visão de Luciana de Oliveira Santos, de 17 anos, que também participa do Eco Teens, “as oficinas estimulam os estudantes a pensar e contribuir para transformar a realidade em volta, além de promover o entrosamento entre os adolescentes e a internet”.
O jornal Eco Teens será lançado no dia 29 de setembro de 2012 e será baseado no tema “O planeta ensina, a gente aprende”. Na edição, será possível apreciar os trabalhos dos alunos de Aritaguá II e seu olhar adolescente como “jornalistas” e “fotógrafos”, tratando de temas ambientais. O projeto foi acompanhado pelas professoras Lania Roberta (Matemática), Lucimara e Débora (Linguagens), que estimularam os alunos em diferentes atividades, incluindo coleta seletiva na praia e visita ao aterro do Itariri, em Ilhéus.
O projeto Eco Kids é desenvolvido, através da 8ª e 11ª Promotorias de Justiça, em conjunto com Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Acompanhamento do Fundeb.
Inscrições para Workshop de Arranjo para Orquestras ficam abertas até o dia 3 de agosto
Além de abrir oficialmente o Festival “Amar Amado” no próximo dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), em homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano, a Orquestra Afro Sinfônica estará promovendo um Workshop de Arranjo para Orquestras, com o Maestro Ubiratan Marques. De acordo com a coordenação, serão oferecidas 20 vagas para estudantes e profissionais da área de música, que deverão ter, no mínimo, 16 anos completos e conhecimentos de leitura básica de partitura. As inscrições para o workshop, que será realizado no dia 4 de agosto, no auditório da Fundação Cultural (Fundaci), são gratuitas e poderão ser feitas até o próximo dia 3 deagosto, no TMI, centro da cidade, ou por meio do site www.culturailheus.com.br.
Criada há quatro anos pelo maestro Ubiratan Marques, a Orquestra Afro Sinfônica mantém em seu conjunto a mesma estrutura de uma orquestra tradicional, incluindo todososnipes de cordas, madeiras, metais e percussão. A orquestra também incorpora alguns instrumentos regionais, como xequerês e tambores, atribuindo, com isso, nuances sinfônicas à personalidade particular dos arranjos africanos. Tudo isso, segundo o maestro Ubiratan Marques, possibilita uma bela fusão entre o jazz e os conceitos sinfônicos europeus e americanos, “o que favorece o surgimento de novas tendências e repertórios”, enfatiza.
O maestro Ubiratan Marques é pianista, compositor, arranjador, produtor musical e regente. Natural de Salvador, começou seus estudos autodidáticos em 1983. Em 1086, ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estudou composição com Ernest Widmer, Lindenberg Cardoso e Agnaldo Ribeiro. Em 1994,foi para a Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde estudou com Roberto Faria, Cyro Pereira e H. J. Kollreutter. Quatro anos depois, iniciou seus estudos de filosofia, onde desenvolveu diversos projetos integrados a música.
Ubiratan Marques também trabalhou com Jorge Mautner, José Celso Martinez, Maria Alcina, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Netinho, Toni Garrido, Johnny Alf, Chico César, Ione Papas, Ed Motta, Luciana Mello e Wilson Simoninha, entre outros.Além disso, fez os arranjos dos discos Kabiesselê e Maria Dapaz, indicados ao Grammy Latino. Em 2004, foi convidado pelo maestro João Maurício Galindo para participar do projeto “Compositores Brasileiros” ao lado de Ernani Aguiar.
TêRRêro de Jesus – Outra contribuição importante para a música foi a fundação, junto ao Projeto Guri, da Orquestra Zumbi dos Palmares, trabalho sinfônico voltado para a cultura negra. Lá, ele foi regente, dirigindo, por dois anos, crianças e adolescentes, entre oito e 18 anos. Ubiratan Marques também foi professor, por dez anos, do Centro Musical de EstudosTom Jobim. Atualmente,o maestro é produtor musical do Doctv Ibero América e trabalha como arranjador da Jazz Sinfônica, Orquestra Tom Jobim e, junto com Sizão Machado, Nenê, Beto Angerosa e Bruno Oliveira, forma o grupo instrumental “TêRRêRo de Jesus“.
Ilhéus disputa títulos em várias modalidades dos Jogos Abertos
Atletas ilheenses das modalidades de vôlei, handebol e basquete masculino e feminino disputam neste final de semana, em Camaçari, a zonal dos Jogos Abertos do Interior, uma competição realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que tem como objetivo garantir a integração dos desportistas e incentivar o esporte no interior baiano. A delegação de Ilhéus seguiu para Camaçari na noite desta quinta-feira (26) disposta a conquistar muitos títulos. Graças ao apoio da Prefeitura, através da Superintendência de Esportes, cerca de 80 atletas de Ilhéus participam da competição.
O superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Augusto Faria, explica que o evento é uma excelente oportunidade de despertar novos talentos e incentivar à prática do esporte entre as crianças, jovens e adolescentes da cidade, além de possibilitar a integração com desportistas de outros municípios baianos. O prefeito Newton Lima também considera importante a participação dos desportistas da cidade nos Jogos Abertos, um evento que, segundo ele, se destacava pela rivalidade saudável entre os atletas, pela integração dos desportistas baianos e principalmente pelos grandes nomes que foram revelados através do esporte.
A Prefeitura de Ilhéus fez questão de garantir a participação da delegação dos atletas nos Jogos Abertos. Técnicos das seleções de cada modalidade se reuniram na tarde da última sexta-feira (20) com o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Augusto Faria, no Anexo de Secretarias, onde receberam a confirmação sobre o apoio do município. O encontro contou ainda com a participação do empresário Gilmar Sodré, que também estará apoiando a delegação ilheense. Durante o encontro com os representantes dos times, o superintende Carlos Augusto Faria falou do compromisso do governo municipal com os atletas ilheenses das mais diversas modalidades esportivas.
Os Jogos Abertos do Interior é um evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio das prefeituras que sediam os zonais. Uma das novidades é que além do esporte, os jogos também incentivam a cultura. Este ano, os zonais dos Jogos Abertos abrem espaço para uma feira cultural, em que as cidades que disputam a competição têm a oportunidade de mostrar o que há de melhor em seu município. E à noite um momento de lazer, onde os atletas ainda curtem show de voz e violão com artistas locais.
Ciclistas de Ilhéus pedalam até Bom Jesus da Lap
Mantendo uma tradição que se iniciou em 1989, um grupo de ciclistas de Ilhéus partirá neste domingo (29), em direção à cidade de Bom Jesus da Lapa. O objetivo, além de viajar pelo interior da Bahia, é participar da tradicional romaria que leva milhares de pessoas de todo o Brasil até a Lapa.
Os ciclistas iniciarão a viagem às 6 horas de domingo, saindo da catedral, situada no centro de Ilhéus, logo após uma oração ecumênica, já que há ciclistas de diversos credos religiosos. Ao fim do primeiro dia de viagem dormirão em Ipiaú, a 143 km de distância. No segundo dia o percurso será de mais 120 km, distância que separa as cidades de Ipiaú e Pé de Serra. Já no terceiro dia de viagem, em pleno sertão, a previsão é ir de Pé de Serra a Brumado, avançando mais 165 km. No quarto dia de viagem deverão ser percorridos mais 142 km, de Brumado até Igaporã. Finalmente, no quinto dia de viagem os ciclistas percorrerão os últimos 100 km que separam esta cidade do destino final, Bom Jesus da Lapa, onde o grupo deverá chegar na quinta-feira, dia 2 de agosto. Ao final terão sido percorridos 670 quilômetros entre estradas de chão e, principalmente, de asfalto.
O grupo contará, neste ano, com cerca de 23 ciclistas, sendo um de Itapetinga, um de Iguaí, três de Itajuípe e os demais de Ilhéus. Também seguirão viagem dois carros de apoio, sendo um dotado de reboque com carreta para bagagens e, em caso de urgência, transporte de alguma bicicleta que apresente problemas. Nos carros estarão mais cinco pessoas da equipe de apoio, já incluídos os dois motoristas.
O grupo, que é bastante heterogêneo, reúne desde empresários até pessoas bastante humildes, incluindo funcionários públicos, professores, vendedores, industriários, comerciários e aposentados. A idade também varia muito, pois há pessoas de pouco mais de vinte anos até alguns ciclistas com mais de sessenta, que também completam o percurso pedalando.Na verdade, é a paixão pelo ciclismo que reúne todo o grupo, que de alguns anos para cá cresce continuamente e pedala cada vez mais, sobretudo nos fins de semana.
O começo de tudo – Desde 1989, quando, liderados pelo ilheense Barriga Azul, já falecido, alguns “loucos” decidiram partir para a primeira viagem em bicicletas, em bikes sem marcha, sem carro de apoio e levando a própria bagagem no bagageiro, a viagem se repete. Ao longo dos anos o grupo cresceu continuamente em estrutura, organização e número de participantes, passando a incluir mulheres.
Atualmente o grupo congrega desde veteranos como Jorge Conceição, Agnaldo “Bombinha”, Val do Malhado e outros, até pessoas mais recentes como Oliveira, Marcelo, Júlio, Alemão, Miguel, Vlade, Bica, Carlão e outros. De Itapetinga virá Mazinho, de Iguaí participará Reinaldo e de Itajuípe virão Milton e mais dois ciclistas, visto que todos sairão de Ilhéus.
Embora a viagem tenha significados diferentes para cada um dos ciclistas, todos esperam chegar bem e levar o nome de suas cidades neste evento que mistura fé, esporte e aventura, trazendo saúde e felicidade para todos que participam.