Estudante de Nutrição ilheense se destaca no Projeto Rondon

A estudante de nutrição Mércia Baía Lemos, da Faculdade de Ilhéus, tem atraído a atenção de muitas donas de casa durante a Operação Capim Dourado, do Projeto Rondon, que está sendo realizada no município de Colinas do Tocantins, no estado do Tocantins, com um programa de reaproveitamento e reeducação alimentar. O site oficial do Projeto Rondon destacou o interesse das mulheres pelas orientações nutricionais e receitas apresentadas durante as oficinas.

O projeto feito para as pessoas de baixa renda da cidade é especialmente voltado para donas de casa e mulheres que trabalham na área de alimentação. As oficinas são realizadas no colégio João XXIII e também em alguns assentamentos próximos à região.

 

Ensinar a reutilizar restos de alimentos, como cascas, talos de frutas e verduras, sobras de comida, carne, entre outros, em receitas de bolos, sucos, salgados, pães e alimentos de diversos tipos é a proposta do trabalho. Esses alimentos aproveitam todos os nutrientes encontrados na alimentação. Além de ser uma refeição saudável, essa culinária inovadora ainda pode trazer uma renda extra para as donas de casa.

 

A recepção da oficina ministrada por Mércia Lemos tem sido das melhores. As pessoas têm procurado a estudante de Nutrição para conhecer mais sobre o programa, tirar dúvidas e procurar informações acerca dessas receitas. Também têm sido criados cardápios diferenciados e balanceados para uma alimentação saudável.

 

Segundo Mércia, as cozinheiras que estão responsáveis pela alimentação dos rondonistas também já aderiram à ideia. Elas já estão trabalhando com um cardápio diferenciado na copa do alojamento e também receberão um curso de culinária sustentável. Os ingredientes para a produção desses alimentos são de fácil aquisição no município e por isso o projeto tem alcançado bons resultados.

 

A equipe da Faculdade de Ilhéus embarcou para o Tocantins no último dia 12 de julho, formada pelos estudantes Isadora Ferreira (Enfermagem), Jeselly Clement e Maristella Freitas, de Administração, Mércia Lemos (Nutrição), Mesaque Soares e Vilomar Sobrinho, do curso de Direito, e Neura Cíntia Carvalho e Tássio Carillo, de Ciências Contábeis. A coordenação está a cargo das professoras Cristiane Nunes, de Administração, e Yonara Ribeiro, de Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *