PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Secretário ressalta a importância dos Conselhos para o Município

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de serviços no Rio do Engenho

Ponto alto da campanha contra a raiva em Ilhéus será neste sábado

Secretário ressalta a importância dos Conselhos para o Município

O Secretário interino de Governo e Ações Estratégicas da Prefeitura de Ilhéus, Jorge Bahia, se reuniu terça-feira (24), no salão nobre do Palácio Paranaguá, com os membros dos Conselhos Municipais que representam o Poder Executivo. Durante o encontro, o tema abordado foi importância dos conselhos municipais na formatação e execução de políticas públicas que beneficiam a população.

Em sua explanação, Jorge Bahia ressaltou que são os conselhos responsáveis pelo bom andamento da saúde, assistência social, direitos da criança e do adolescente, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, educação e meio ambiente, transportes, dentre outros. Entretanto, ressalvou o secretário, que é determinante a participação dos conselheiros nas discussões e votações dos projetos.

O secretário assegurou que a grande parte dos recursos investidos nos programas sociais é proveniente do Governo Federal, embora tenha a contrapartida do Município, que também gerencia esses programas. “Daí que é necessária a realização de conferências, seminários, fóruns e audiências públicas com a participação da sociedade no debate sobre os problemas da cidade”, avalia.

Jorge Bahia, disse, ainda, que o controle social no Brasil foi estabelecido pela Constituição Federal de 1988, no sentido de incentivar os princípios da descentralização e da participação popular. “Para isso que os constituintes criaram esses instrumentos com a finalidade de fazer com que a sociedade possa exercer o seu papel de controle das ações do Estado na busca do bem comum e do interesse público”, frisou.

Na opinião do secretário, os conselhos municipais são considerados os “freios” utilizados pelos cidadãos, no sentido de coibir prática não recomendáveis na gestão pública. Para ele, muitos dos problemas que prejudicam as administrações municipais foram causados pelos gestores passados que, de forma imprevidente ou irresponsável, endividaram as prefeituras a ponto de inviabilizar os investimentos nas áreas sociais e de infraestrutura.

Jorge Bahia citou como exemplo os precatórios apensos no orçamento do Município de Ilhéus, cujos pagamentos remontam a exercícios anteriores, quando os prefeitos contratavam obras, serviços e proporcionavam aumentos sem qualquer respaldo legal. “Hoje, na administração Newton Lima, estão sendo pagos, por exemplo, o asfaltamento dos bairros Hernani Sá, Ceplus e Nossa Senhora da Vitória, bem como a passarela do São Miguel, cujas dívidas não foram quitadas à época e que resultaram em diversas ações judiciais”, ressaltou.

Segundo o secretário, caso estivesse em vigor àquela época a Lei de Responsabilidade Fiscal, Ilhéus não estaria hoje com o volume de dívidas contraídas de forma aleatória, os recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) poderiam ser investidos nas diversas obras planejadas para a cidade. “Como consequência dessas mazelas, o prefeito é obrigado a percorrer os gabinetes de Brasília e Salvador em busca de recursos cada vez mais escassos, dificultando a satisfação das necessidades dos nossos munícipes”, conclui Jorge Bahia.

 

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de serviços no Rio do Engenho

A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Ações Regionais, Assistência Social e Saúde, estará realizando nesta quinta-feira (26) um grande mutirão de serviços no distrito do Rio do Engenho. O objetivo, segundo explicou o prefeito Newton Lima, é levar para essa comunidade serviços importantes e acesso a vários programas sociais, oferecendo mais dignidade para o povo da zona rural. Esses mutirões de serviços estão sendo estendidos para as mais diversas localidades do município, sempre levando equipes de várias áreas para atender e orientar as pessoas.

Como parte do trabalho da equipe da Secretaria de Ações Regionais, será realizada uma limpeza completa do local, retirando todo o lixo, fazendo a roçagem, colocando lâmpadas e melhorando as condições de acesso ao distrito do Rio do Engenho. Esse trabalho, segundo adiantou o secretário Manuelito Puentes, já foi realizado na semana passada no distrito do Couto, com a limpeza e retirada do lixo que estava sendo acumulado nesta localidade. Agora será a vez do Rio do Engenho, um dos pontos turísticos do município, receber o atendimento. E dessa vez não será apenas a limpeza, mas sim um conjunto de serviços.

Na área da saúde, por exemplo, serão realizados no Rio do Engenho atendimentos médicos e odontológicos, aferição de pressão, teste de glicemia, controle de diabetes e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as equipes da Secretaria de Assistência Social vão realizar serviços de atendimento na área do Bolsa Família e orientar sobre os demais programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com o Governo Federal.

Durante as comemorações da Festa de Nossa Senhora de Santana no Rio do Engenho neste final de semana, nos dias 28 e 29 de julho, também haverá serviços de saúde para os moradores da vila e áreas circunvizinhas. A estrutura de apoio é dotada de ambulância, médico, enfermeiros e auxiliares de plantão, garantindo assim maior segurança aos participantes da festividade.

A proposta desses mutirões é levar os serviços para as comunidades da zona rural, ampliando o número de pessoas atendidas e garantindo aos moradores do interior um atendimento melhor e o acesso a esses programas. Na próxima semana, segundo adiantou o secretário de Ações Regionais, Manuelito Puentes, será beneficiada a comunidade do distrito do Cerrado, que também vai receber os serviços de limpeza, melhorias e atendimento nas áreas de Saúde e Assistência Social. O secretário explica que o município de Ilhéus é grande e muitas pessoas da zona rural ficam sem atendimento e sem ter acesso a esses programas sociais, daí a iniciativa de realizar os mutirões, onde a Prefeitura, através de suas equipes de atendimento, vão até os moradores do interior.

 

Ponto alto da campanha contra a raiva em Ilhéus será neste sábado

O próximo sábado, dia 28 de julho, foi a data escolhida como ponto alto da campanha de vacinação antirrábica. O “Dia D” contra a raiva em Ilhéus contará com mais de 20 pontos de vacinação extras espalhados pela cidade, com o objetivo de realizar a imunização de cães e gatos. Alto de São Sebastião, central de abastecimento do Malhado, Cae III (antigo Sesp), Posto de Saúde Almiro Vinhais, no bairro Princesa Isabel, praça Santa Rita e Policlínica na Conquista, são algumas das opções para vacinação dos animais.

Além desses locais, estarão disponíveis pontos nos seguintes bairros: PSF I e II do Basílio, PSF I, II, III e IV e Posto de Saúde Euller, no bairro Teotônio Vilela; Posto de Saúde do Salobrinho, Unidade Básica e posto de abastecimento de combustíveis do bairro Banco da Vitória. Na zona sul haverá equipes de vacinação no PSF I e II e na praça da Mangueira, no bairro Nelson Costa; PSF do bairro Nossa Senhora da Vitória, Postos de Saúde do Ilhéus II, Urbis e Olivença, além do posto Herval Soledade, no Pontal; e na Associação de Moradores da Urbis. 

A zona norte da cidade também estará coberta com pontos de vacinação no Batalhão da Polícia Militar, na Barra; no PSF do Iguape, Posto de Saúde Sarah Kubitschek, no Parque Infantil, Posto de Saúde do Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade de Saúde do São Miguel. Todos os pontos extras de vacinação funcionarão das 8 às 17 horas. A finalidade é disponibilizar diversos locais para facilitar o acesso da população à vacina, para que eles não deixem de imunizar seus animais.

A campanha antirrábica teve início no dia 9 de julho e segue até o dia 9 de agosto. Durante este período a vacinação acontecerá diariamente no CAE III (antigo Sesp). A meta segundo a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais.

No período da campanha acontecerá também o atendimento em domicílio. Este atendimento é destinado apenas aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de vida e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez, independente da idade, devem voltar para uma segunda dose após 30 dias.

A raiva ou hidrofobia não tem cura e mata assim que aparecem os sintomas. A única maneira de prevenir é através da vacina. A doença é passada aos seres humanos através da saliva de cães ou gatos contaminados, de mordidas, lambidas ou arranhões. Por isso, em caso de algum tipo de agressão é preciso lavar o ferimento com água e sabão. Também é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível e comunicar o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone (73) 3634-4434.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *