As obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe, no bairro da Conquista, já foram reiniciadas. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, garantiu que até o final desse ano, quando conclui seu mandato, a nova, ampla e moderna escola será entregue para a população. Os serviços sofreram uma interrupção por motivos técnicos, mas já foram retomados e atualmente dezenas de operários trabalham na obra para garantir a construção de da escola, que deverá ser uma das maiores e mais bem equipadas da cidade.
“Vamos atender a essa antiga solicitação da população, ampliando a oferta de vagas e melhorando a qualidade da educação em nosso município”, garantiu o prefeito, assegurando que já determinou ao secretário da Infraestrutura, Angelito Dias, que fossem envidados todos os esforços para garantir a celeridade nas obras de reforma da Escola Pequeno Príncipe. Para o vereador Paulo Carqueija (PT), autor de duas indicações na Câmara de Vereadores solicitando a reforma e ampliação da escola, a entrega da unidade será um dos principais presentes da atual administração pública para a população ilheense.
A nova Escola Pequeno Príncipe vai contar com 17 salas de aula – seis a mais do que o projeto preliminar –, brinquedoteca, espaço digital de aprendizagem, sala de reuniões, sala para professores, cantina, banheiros, secretaria e uma área de recreação, rampas de acesso, tudo isso distribuído em dois pavimentos em 750 metros quadrados de área construída. Com a entrega do novo espaço, o objetivo da Secretaria da Educação é fazer com que cerca de 500 alunos da educação infantil e ciclo II (até seis anos) sejam contemplados. Atualmente, a Pequeno Príncipe funciona na sua antiga sede e em dois espaços alugados.
A reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe é executada pela Secretaria de Infraestrutura, através de recursos próprios e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além da construção da nova sede da Escola Pequeno Príncipe, diversas unidades da rede municipal de ensino passaram por uma reforma com o objetivo de preparar a estrutura física educacional do município para receber os estudantes e professores.