PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura de Ilhéus inicia obras e serviços no Distrito Industrial

Desenvolvimento Urbano promove “faxinaço” no centro e nos bairros

Antônio Olímpio lança livro nesta sexta no Teatro Municipal de Ilhéus

Fundação Fé e Alegria comemora 13 anos de existência em Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus inicia obras e serviços no Distrito Industrial

Um grande mutirão para a execução de obras e serviços públicos está sendo realizado no Distrito Industrial de Ilhéus. Os serviços envolvem as secretarias municipais do Desenvolvimento Urbano e da Infraestrutura e devem ser concluídos até os meados da próxima semana pelos cerca de 70 servidores das diversas equipes, que desempenham atividades como roçagem, capinagem, limpeza e raspagem de meio-fio, poda de árvores, limpeza de passeios e operação tapa-buracos.

A realização dos serviços foi uma solicitação do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares (Sinec), durante reunião realizada nesta terça-feira (10), com a participação da Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e o Governo Municipal. Na oportunidade, os empresários e os representantes do Estado fizeram um relato da atual situação do Distrito Industrial e do potencial de crescimento, sobretudo do Polo de Informática.

Compromisso – Durante o encontro com os empresários, o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, também responsável pela Secretária de Governo e Ações Estratégicas, garantiu que a consolidação do Distrito Industrial tem sido uma prioridade do governo Newton Lima. “Temos compromisso com os setores produtivos, responsável pela geração de empregos e renda em Ilhéus e que contribui significativamente para a arrecadação de tributos, cujos repasses são utilizados em obras e serviços para a população”, asseverou.

Jorge Bahia, disse, ainda, que o desenvolvimento de Ilhéus passa pela atração de novas empresas e, para facilitar a implantação e ampliação das atuais, o prefeito Newton Lima elaborou uma lei que garante benefícios para as empresas que promovam projetos de pesquisa em inovação científica e tecnológica, as empresas de prestação de serviços nos setores de transporte de carga, logística, hotelaria, telemarketing e call center, desde que o beneficiário atenda aos requisitos e obrigações impostas pela lei.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, o projeto de lei faz parte de um trabalho conjunto realizado entre a Prefeitura, Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicado das Indústrias do Polo de Informática (Sinec), com o objetivo de criar incentivos para atrair novas empresas para o município. Ele explicou que ao realizar esse estudo conjunto, onde todos os segmentos puderam propor, opinar e colaborar, o município de Ilhéus sai na frente na criação desses atrativos que certamente garantirão ainda mais o desenvolvimento para a cidade, gerando muito mais emprego, renda e melhorando a arrecadação municipal.

 

Desenvolvimento Urbano promove “faxinaço” no centro e nos bairros

Equipes de trabalhadores da Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus iniciaram nesta quarta-feira (11) uma operação de limpeza geral contemplando diversos locais do centro e dos bairros. Segundo explica o secretário Benilson Veloso, o “faxinaço” foi programado para executar os serviços de roçagem, limpeza de praças e jardins, além de retirar a terra carreada pelas chuvas para que não provoquem o entupimento da rede de escoamento de águas pluviais.

Uma das equipes foi destacada para trabalhar na Cidade Nova realizado os serviços de limpeza na avenida Oswaldo Cruz e adjacências, realizando uma “operação pente-fino” nas principais ruas do bairro. Assim que a limpeza daquela área seja concluída, os trabalhadores se deslocarão para a avenida Soares Lopes, onde realizarão a roçagem, poda de árvores, recomposição do calçamento de pedras portuguesas, limpeza da rede pluvial, dentre outras atividades afins.

Ainda na quarta-feira outra equipe foi deslocada para a o acesso do centro ao bairro da Conquista, executando o trabalho de roçagem da vegetação e realizando pequenas obras de contenção para evitar a erosão das encostas. Na opinião do secretário do Desenvolvimento Urbano, Benilson Veloso, as áreas mais íngremes serão objeto de intensa verificação, no sentido de evitar transtornos à população que reside nesses locais, assim como os usuários dessas vias de acesso.

Enquanto algumas equipes trabalham na manutenção rotineira desses serviços, técnicos da secretária realizam um amplo diagnóstico da situação dos equipamentos urbanos implantados nos diversos bairros. A rede de iluminação pública passa por uma ampla verificação, notadamente quanto às lâmpadas queimadas e possíveis defeitos nos componentes que integram o sistema de iluminação. Após o diagnóstico, será realizada a recomposição dos equipamentos defeituosos.

O secretário do Desenvolvimento Urbano ressalta o avanço significativo promovido pelo Governo Municipal na área da iluminação pública, com melhorias em diversos pontos do município, em parceria com o Governo do Estado, trabalho que vem sendo executado pela Coelba. O projeto “Banho de Luz” beneficia o bairro do Malhado, a avenida Soares Lopes e as imediações da Praia do Cristo. “Agora, o prefeito Newton Lima está empenhado em implantar um projeto de iluminação cênica na Baia do Pontal, o que vai imprimir um novo visual na paisagem de Ilhéus”, acentua Benilson.

“Recebemos a incumbência do prefeito de facilitar a vida da população, oferecendo os serviços públicos com eficiência e agilidade e é o que já estamos fazendo, no sentido de proporcionar melhores condições de vida aos ilheenses. Temos consciência das dificuldades existentes, tendo em vista a exiguidade de recursos e a grande demanda de serviços, mas com um bom planejamento conseguiremos atender aos reclames da população”, admite o secretário.

 

Antônio Olímpio lança livro nesta sexta no Teatro Municipal de Ilhéus

O ex-prefeito de Ilhéus e atual presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Antônio Olímpio Rhem da Silva, lança nesta sexta-feira (13), às 19 horas, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, o livro “Os Peixes e os Frutos do Mar à Mesa”. O volume acaba de sair pela editora Mondrongo Livros, de Ilhéus, em edição de muito bom gosto, e com textos introdutórios de Edvaldo Brito, professor emérito das Universidades Federal da Bahia e Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), Roberto Veras, diretor-executivo da Revista Ecoaventura, e do próprio autor, que salienta não ser chefe de cozinha, mas que banca o cozinheiro desde os 18 anos de idade, quando residia no Rio de Janeiro, e sentia inevitável saudade da comida caseira. Assim, suas primeiras experiências culinárias se deram com receitas passadas por sua mãe.

Amante da pesca esportiva, Antônio Olímpio conhece de perto as peculiaridades de cada peixe e dos frutos mar inseridos nas receitas que compartilha no livro, revelando os macetes que aprendeu ao longo de mais de 60 anos. Algumas receitas, conforme revela o autor, são originais e outras – a esmagadora maioria – são constantes de livros e revistas de autores variados, copiadas de chefes de cozinha e muitas vezes adaptadas ao nosso paladar, substituindo alguns ingredientes, que não são encontrados na hora da preparação do prato, ou por entender que esse ou aquele tempero se adaptava melhor à receita.

Antônio Olímpio explica que as receitas são iguarias da cozinha nacional, e internacional, que sofreram modificações – radicais ou ligeiras – para que se casassem melhor com o gosto regional. “Quem cozinha sabe muito bem que é necessário espírito inventivo e coragem para fazer experiências novas, combinando ingredientes inusitados e aparentemente incompatíveis”, orienta o autor. O livro “Os Peixes e os Frutos do Mar à Mesa”, um volume de 308 páginas, traz todas as receitas testadas por Antônio Olímpio e aprovadas por amigos e familiares. O lançamento do livro será também uma oportunidade para o público para testar algumas das receitas.

.

Fundação Fé e Alegria comemora 13 anos de existência em Ilhéus

Comemorando os seus 13 anos de existência em Ilhéus, a Fundação Fé e Alegria, situada no bairro Nossa Senhora da vitória, preparou para a comunidade e convidados, uma recepção onde os alunos puderam mostrar todas as atividades que vem sendo desenvolvidas ao longo desses anos. Dança, música e teatro fizeram parte da elaborada apresentação desenvolvida pelas crianças que freqüentam o espaço. A instituição atende cerca de 600 crianças da comunidade, oferecendo a estas, cursos de músicas, capoeira, dança, teatro e educação. A comunidade também esteve presente, participando e assistindo as diversas apresentações feitas pelos professores e funcionários da instituição.

Também fizeram parte da festa a secretária da Educação da Prefeitura de Ilhéus, Lidiney Campos, de um dos fundadores da Fé e Alegria em Ilhéus, Carlos Paim e de diversas autoridades, lideranças comunitárias e parceiros que fizeram questão de comemorar os 13 anos de atuação da Fé e Alegria na cidade. De acordo com o diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Padre Carlos Fritzen, a “Fundação Fé e Alegria busca ajudar, sobretudo os que mais precisam e para que a unidade se instale em uma cidade basta, primeiramente, que a comunidade manifeste o desejo de ter a escola”. A coordenadora da Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, Josefa Soares, relatou o papel da entidade na formação de cidadãos e na transformação de vidas.

História – Em 1997 a Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, junto com os moradores do Nossa Senhora da Vitória, resolveu construir uma escola pública de qualidade no bairro, pois a que antes existia era dividida em quatro vãos de compensado, com horários de rodízio, telhado baixo de eternit e apenas um banheiro para todos os alunos e professores. A mudança era inevitável e o desejo da população era por melhoras. Foi assim que ao procurar a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a comunidade conseguiu a doação de um terreno no Loteamento Praia Dourada. O próximo passo foi buscar por outras parcerias para a construção do novo prédio escolar.

Já na fase de construção da escola os moradores receberam cursos de formação pedreiro, servente e oficinas de qualificação profissional para atuar na edificação do prédio. Foi assim que, com o esforço da comunidade local, surgiu, em 1999, o prédio batizado como Centro Educativo Fé e Alegria. Desde a fundação até hoje muita coisa mudou, com a ampliação do espaço e o surgimento de novos cursos. Atualmente a escola desenvolve seu trabalho nos níveis de Ensino Fundamental I (anos iniciais e EJA), Programa Mais Educação (oficinas de Letramento em Português e Matemática, fotografia, hip hop, futebol e capoeira) e educação não formal (oficinas de capoeira, dança, canto, teatro corte e costura), atendendo a mais de 500 e adolescentes carentes da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *