Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, sexto semestre, deram total apoio à VIII Olimpíada das Apaes da Bahia, realizada em Ilhéus, nos últimos dias 14 e 15 de junho, prestando atendimento de primeiros socorros durante os jogos realizados no parque esportivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Instituto Nossa Senhora da Piedade e no Clube Social de Ilhéus. A maioria desses estudantes é de técnicos da área e instrumentistas com curso de Suporte Básico em Emergência.
Segundo a aluna Maribel Martins, foram realizados diversos procedimentos nos locais de competição, a exemplo de massagem muscular, tomada de temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial em diversos participantes. “Chegamos a fazer uma imobilização no ombro de um atleta que caiu na quadra jogando handebol e que, devido à emergência ortopédica, foi conduzido pelo Samu, por Daniel e a enfermeira Renata, tendo como acompanhante uma professora da delegação de Valente. A imobilização foi elogiada pela enfermeira e pelo médico que o atendeu”.
Durante o evento, foi registrado outro caso emergencial, de uma senhora que acompanhava a delegação de Juazeiro e teve uma hipoglicemia, tendo sido transportada pela mesma equipe do SAMU para resolver o caso clínico no Hospital São José. Na opinião de Maribel, “para os atletas portadores de deficiência, na hora da competição não há limites, como imaginamos que possa ocorrer.”
A VIII Olimpíada das Apaes da Bahia trouxe para Ilhéus cerca de 300 atletas, de 14 cidades, que disputaram as modalidades de futebol de salão, handebol, natação, capoeira, atletismo e judô. Todos receberam uma medalha de participação e cada delegação ainda levou para sua cidade um troféu. As delegações ficaram hospedadas no CAIC (Centro de Atenção Integraç à Criança) e na sede da Apae-Ilhéus, anfitriã dos jogos, dirigida pela advogada Socorro Pastor Diamantaras.
Na opinião da coordenadora de Educação Física da Apae de Ilhéus, Vitória Penalva de Oliveira, “a VIII Olímpiada, marcada para Ilhéus sediar em 2011, só aconteceu agora pela garra de Socorro Pastor em realizar as coisas, por sua “ousadia”, tendo em vista a falta de recursos, mesmo com o apoio da Federação.” Vale ressaltar, a Olimpíada estadual é classificatória para a Olimpíada Nacional, que acontecerá em Maringá, no Paraná, em novembro de 2012.
Premiação – A cerimônia de premiação contou com a presença do Presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia, professor Derval Freire Evangelista, da Coordenadora de Educação Esportiva da Sudesb – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Giselle Marta de Matos Henriques, do coordenador desportivo da Federação Estadual, Silvio Santos, da diretora do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Irmã Georgina de Carvalho Costa, da diretora da escola Flor do Cacau da Apae de Ilhéus, Celeste Pinto, e de Deraldo Gomes Azevedo, grande colaborador da VIII Olimpíada, da Apae de Feira de Santana.
Para realização do evento, a Apae Ilhéus contou com a colaboração da Cicon Construtora, que doou o uniforme dos atletas, da Livetech, entre outras empresas locais, da UESC, através do Projeto IPIB, do SESI, através do Projeto AMA, de outras instituições e da sociedade de modo geral. Esta foi a primeira vez que a cidade de Ilhéus sediou um evento desse porte. A delegação local foi vencedora
em algumas provas do atletismo e da natação. A delegação de Camaçari conquistou o primeiro lugar no Handebol e Futsal. A presidente da APAE Ilhéus, Socorro Pastor, declarou, ao final: “eu não penso a Apae de Ilhéus, penso a rede apaeana.”