Com o tema “Amado Chocolate na Terra de Jorge”, o quarto Festival Internacional do Chocolate da Bahia, reunirá entre os dias 28 deste mês a 2 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus (BA), produtores e apreciadores do cacau e do chocolate de diversas partes do país e do mundo.
O evento, que este ano homenageia o centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, conta com uma vasta programação que inclui desde expositores, estandes de indústrias, pequenas marcas, fábricas de chocolates finos e artesanais, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, além de shows com artistas nacionais e regionais.
De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o evento que vem se consolidando a cada ano, potencializa o Salon du Chocolat da Bahia que acontece de 6 a 8 de julho em Salvador, e reforça as rotas do chocolate I e II. “O evento casa com o esforço da Bahiatursa em demonstrar todo potencial turístico local, a exemplo do turismo rural e do ecoturismo. Sem falar que o Festival acontece num momento de muita força na região, com o remake de Gabriela e os cem anos de Jorge Amado”, declara Weslen.
A abertura oficial do Festival acontece no dia 28, a partir das 19 horas, com a exposição de produtos, de artes, bolos e roupas temáticas. No dia 29, terá inicio a Jornada do Chocolate – o Cacau para sempre, com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado. Já no dia 30, o tema será Cacautec, uma abordagem de técnica e inovações tecnológicas que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto. A noite conta com o show da cantora Vanessa da Mata, a partir das 22 horas, na Arena Showcolate.
Dia 1 de julho o Preserva Cacau abordará temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade com apresentação do Teatro Mágico e da banda Mametto, a partir das 19 horas. Já o último dia do Festival será dedicado ao chocolate com a presença de renomados palestrantes internacionais e especialistas em chocolate, no Chocoday.
O evento ainda irá promover os concursos: Arte em Chocolate, que premiará o mais bonito e saboroso bolo, confeitado e produzido com o delicioso ingrediente. A Sobremesa Original – que incentivará os restaurantes selecionados da cidade a incrementarem seu cardápio com uma receita original. E o Concurso Melhor Vitrine do Comércio, outra iniciativa inovadora que incentivará os pontos comerciais a incrementarem sua vitrine com uma decoração original, com o tema “Amado chocolate na Terra de Jorge”.
A ação é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau (APC), com realização da empresa M21/MVU Eventos, em parceria com o Governo da Bahia, através da Bahiatursa, Setur, Seagri, Sedir, CAR, Ceplac, Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará, além de produtores, fábricas e empresários.