São João de Ilhéus começa neste sábado no Parque de Exposições
Operação Tapa-Buracos beneficia diversas localidades em Ilhéus
Saúde promove mutirões para acompanhamento do Bolsa Família
Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus realizará campanha contra raiva em julho
São João de Ilhéus começa neste sábado no Parque de Exposições
O São João de Ilhéus, um dos eventos mais importantes do calendário de festas populares do município, começa neste sábado (23), a partir das 22 horas, no Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Bahiatursa, a festa acontecerá de 23 a 27 deste mês e integrará a programação alusiva aos 478 anos de fundação e 131 de elevação à categoria de cidade, data comemorada no próximo dia 28 de junho.
Entre as principais atrações, o público regional terá a oportunidade de conferir as apresentações de Zelito Miranda, Lordão e Estakazero. Também estarão animando a festa junina deste ano diversas atrações regionais, como Zabumbahia, Mel de Forró, Balaio de Gatos, Forró Quatro Estações, Banda Realce, Luiz Bob e Os Gonzaga, Xote Apimentado e Circuito do Forró.
Para garantir o sucesso do São João de Ilhéus 2012, reproduzindo o que aconteceu no ano passado, quando o Parque de Exposições recebeu milhares de pessoas todas as noites, o evento contará com uma bela infraestrutura. Além de um grande palco para as apresentações dos artistas e das bandas, o Parque de Exposições contará com a instalação de duas mil lâmpadas, diversos serviços, como limpeza, roçagem e montagem de toldos e estandes, banheiros químicos e barracas para a comercialização de comidas e bebidas típicas, além de espaços para bares e trailers. Um forte esquema de segurança também será montado para garantir a tranquilidade do público. O trabalho contará com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus.
O secretário de Turismo, Paulo Moreira, informa que a expectativa é reunir, no Parque de Exposições, milhares de ilheenses e turistas com o objetivo de repetir o sucesso do ano passado, quando o município foi elogiado por realizar uma das maiores festas juninas da região. Moreira destaca o apoio da Bahiatursa para a realização do evento. “Ilhéus é considerada um dos grandes polos de atração de turistas não só no verão, mas, também, durante a baixa estação. E o São João tem papel relevante nisso”. Além da divulgação da festa em todo o estado e nos principais polos emissores de turistas, a Bahiatursa está cedendo um palco de grande porte, som, estrutura de camarins e as bandas e atrações nacionais.
Operação Tapa-Buracos beneficia diversas localidades em Ilhéus
O governo municipal, através da Secretaria da Infraestrutura, segue envidando esforços com o objetivo de organizar ainda mais a cidade de Ilhéus e, assim, melhorar a qualidade de vida da população. Um dos principais esforços é a ação integrada que visa promover a recomposição asfáltica e a paralelepípedos de diversas ruas e avenidas, conjugada com intervenções que possibilitam a recuperação de drenagem pluvial.
O secretário de Infraestrutura, Angelito Dias, informa que várias localidades estão sendo beneficiadas com a ação, entre elas as avenidas Petrobras, Canavieiras e Dois de Julho, as ruas das Flores e Espiridião Durval e uma área localizada nas proximidades do final da ponte Lomanto Júnior (sentido zona sul/centro da cidade). “Em função de vários fatores, este é um trabalho que precisa ser realizado rotineiramente para que nós tenhamos uma malha viária capaz de atender a uma cidade do porte de Ilhéus”, lembra.
A recuperação da drenagem pluvial, trabalho que antecede a recomposição do pavimento, inclui diversas melhorias, como troca de manilhas, recomposição de bocas-de-lobos e reconstrução das caixas de passagem. “É um trabalho que, apesar de não ter visibilidade popular, possui uma importância gigantesca, uma vez que desempenha papel fundamental na própria conservação das ruas e avenidas”, afirma Angelito Dias.
Para recompor os equipamentos urbanos nos altos e morros de Ilhéus a Secretaria da Infraestrutura está montando equipes com pessoal especializado neste tipo de serviço, no sentido de desobstruir os acessos a esses locais. Segundo o secretário Angelito Dias, o que acontece com maior frequência nessas áreas é o rompimento de um esgoto ou da rede pluvial e como as vias de acesso são estreitas, acaba impedido o tráfego de veículos. “Em vista disso, iremos manter essas equipes atendendo as ocorrências para facilitar a vida do cidadão”, explica.
Saúde promove mutirões para acompanhamento do Bolsa Família
Com o objetivo de aumentar o percentual de atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família foi realizado neste mês de junho mutirões em diversos bairros promovidos pela Secretaria da Saúde de Ilhéus através da coordenação de alimentação e nutrição. As ações ocorrem com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Segundo a coordenadora de alimentação e nutrição, Andrea Spier, a cobertura desses mutirões não correspondeu às expectativas de atingir a população assistida. Dessa forma, a coordenação resolveu adotar outras estratégias para que as famílias possam ser atendidas e mantenham o beneficio. Em vista disso, as nutricionistas responsáveis pelo programa irão – in loco – em cada unidade de saúde, com a finalidade de se reunir com os agentes comunitários. Através deste trabalho conjunto, esses profissionais tentarão levar as famílias para realização do acompanhamento na própria unidade
Os beneficiários que não realizam acompanhamento da saúde podem sofrer penalidades como bloqueio e corte de benefício de renda e, segundo a coordenadora Andrea, muitas famílias de Ilhéus já foram bloqueadas por este motivo. A coordenadora Andrea reforça ainda que todos os beneficiários devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa até o dia 30 de junho para realizar o seu acompanhamento.
Os beneficiários também devem atualizar o seu endereço junto ao setor do Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social, e manter a frequência das crianças na escola. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa a transferência direta de renda beneficiando milhares de famílias em situação de pobreza. Além dos programas complementares e da transferência, o Bolsa Família apresenta algumas condições para que o usuário receba o benefício. Essas condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus realizará campanha contra raiva em julho
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus já se planeja para o início da campanha antirrábica animal, que terá início no dia 9 de julho, e convoca toda população a vacinarem seus animais domésticos. A meta este ano é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.751 animais, entre zona urbana e rural. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais entre três a seis meses de vida devem voltar para uma segunda dose após 30 dias.
No período da campanha, que seguirá até dia 9 de agosto, a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira no CAE III, no antigo Sesp, localizado na avenida Canavieiras. Segundo informou o coordenador da Zoonose em Ilhéus, Aloísio Correia, a exemplo do que acontece em todo Estado Ilhéus também vai realizar o ponto alto da campanha no dia 28 de julho, quando postos de vacinação fixos e mais diversos postos volantes estarão implantados em várias áreas da cidade.
Durante a campanha antirrábica também serão feitos atendimentos em domicílios. Esse atendimento é destinado apenas aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Assim como nos últimos anos, será realizada uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que cederá os alunos na campanha de vacinação.
Evite transmissão – É de extrema importância que cães e gatos sejam vacinados contra raiva, diminuindo a exposição deles a este vírus, que também pode ser transmitido a esses animais por mordida de morcego. Em 2011, em Ilhéus, foram registrados dois casos de raiva na zona rural da cidade, atingindo animais bovinos. Isto significa que o vírus ainda é circulante, e que pode vir a atingir também os seres humanos.
Quando a raiva é transmitida ao homem, quase sempre letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas, ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve imediatamente procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães, gatos, dentre outros animais.