Estakazero, Zelito Miranda e Lordão vão animar o São João em Ilhéus
Cras e Projovem promovem festejos juninos
Guarda Municipal entrega cerca de mil agasalhos para o Abrigo
Estado assina contrato para Eclaelaborar projeto da nova ponte
Estakazero, Zelito Miranda e Lordão vão animar o São João em Ilhéus
Zelito Miranda, Lordão e Estakazero são as principais atrações do São João de Ilhéus, que será realizado no período de 23 a 27 de junho, no Parque de Exposições, situado no quilômetro 5 da rodovia Ilhéus-Olivença. A festa conta, ainda, com diversas atrações regionais, a exemplo de Zabumbahia, Mel de Forró, Balaio de Gatos, Forró Quatro Estações, Banda Realce, Luiz Bob e os Gonzagas, Xote Apimentado, Circuito do Forró e várias outras bandas de destaque no Sul da Bahia.
A infraestrutura montada pela Prefeitura de Ilhéus já está praticamente pronta para garantir o sucesso do São João, uma das festas mais populares da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com a Bahiatursa, integra a programação alusiva aos 478 anos de fundação e aos 131 anos de elevação à categoria de cidade, comemorado no dia 28 de junho. Por solicitação dos vendedores ambulantes, barraqueiros, ilheenses e turistas, a festa, que aconteceria apenas nos dias 23, 24 e 27, foi entendida também para os dias 24 e 25, com várias atrações.
Além de um grande palco para as apresentações dos artistas e bandas regionais e nacionais, a infraestrutura do Parque de Exposições contará com a instalação de duas mil lâmpadas, serviços de limpeza, roçagem e montagem de toldos, stands e barracas para a comercialização de comidas e bebidas típicas, e serviços diversos, além de espaços para trailers e bares. Tudo isso sem contar com dezenas de banheiros químicos que serão colocados em vários pontos da festa. Um forte esquema de segurança será montado para garantir a tranquilidade do público. O trabalho contará com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, além da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus.
O secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, informou que a expectativa é reunir no Parque de Exposições milhares de ilheenses e turistas e repetir o sucesso do ano passado, quando Ilhéus foi elogiada por realizar uma das maiores festas juninas da região. Paulo Moreira destacou o apoio da Bahiatursa para a realização do evento. “Ilhéus é considerado um dos grandes polos de atração de turistas durante o período da baixa estação também e o São João local já é tradição entre os que procuram a cidade”. Além da divulgação da festa em todo o estado e nos principais polos emissores de turistas, a Bahiatursa está cedendo um palco de grande porte, estrutura de camarins, som de médio de porte e as bandas e atrações nacionais. A festa está prevista para começar sempre a partir das 22 horas, animando os foliões até as madrugadas.
Cras e Projovem promovem festejos juninos
A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, realizou nesta quarta-feira (20) uma comemoração dos festejos juninos para todos os beneficiários que frequentam os programas.
Cerca de 140 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, participaram da tarde de comemoração com danças, apresentações dos adolescentes, competição do melhor casal de forró, comidas típicas e brincadeiras tradicionais. O evento aconteceu na sede do Cras da Barra, que realiza mensalmente cerca de 400 atendimentos às pessoas da comunidade e de bairros vizinhos. Cras e Projovem são serviços do Governo Federal que devem caminhar lado a lado dando suporte as pessoas em situação de vulnerabilidade social, ajudando no fortalecimento de vínculos entre a família e com a comunidade, obedecendo as regras impostas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. É um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 espaços socioeducativos, tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
Já o Cras funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior vulnerabilidade e risco social. Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras, nos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Barra, Olivença e Nossa Senhora da Vitória. Essas unidades atendem pessoas do próprio bairro e também da sua área de abrangência. O Cras também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
De acordo com Ari Silva, secretário da pasta, essas ações tem a capacidade de mostrar a força do trabalho que é desenvolvido por estes serviços. Para ele esse público que comparece aos grupos do Cras e os adolescentes que frequentam o Projovem tem a possibilidade de melhorar a qualidade de vida a partir das palestras, grupos de convivência e atividades voltadas para saúde e bem-estar da família.
Guarda Municipal entrega cerca de mil agasalhos para o Abrigo
A Guarda Civil Municipal de Ilhéus entregou na tarde desta quarta-feira (20) ao Abrigo de Idosos São Vicente de Paula, no bairro da Conquista, centenas de calçados, camisas, cobertores, meiões e outras roupas, resultantes da Campanha do Agasalho 2012, realizada pela corporação desde o dia 22 de maio. Participaram da entrega a diretora-presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, Marileide Santos de Oliveira, o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Victor Oliveira, além de funcionários do abrigo e vários guardas municipais.
De acordo com o subcomandante Victor Oliveira, a ação realizada entre os guardas municipais teve como objetivo principal estreitar a relação entre a comunidade e a guarda. “Nosso objetivo é vincular uma imagem positiva da Guarda Municipal junto à comunidade”, disse ele. A diretora-presidente Marileide Oliveira aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário de Segurança, Transporte e Trânsito da Prefeitura de Ilhéus, Clóvis Cunha, pelo empenho. “Eu e todos os funcionários do Abrigo São Vicente viemos aqui para auxiliar na entrega e em nome de todos agradecemos o secretário e toda guarda municipal pela solidariedade prestada”, acrescentou a diretora-presidente.
Como parte da Campanha do Agasalho, foram entregues cerca de mil peças de roupas, separados por sacos contendo calças e blusas femininas, masculinas, infantis, cobertores, sapatos e meiões. A expectativa da Guarda Civil Municipal é de que as peças arrecadas sejam suficientes para atender a demanda do Abrigo São Vicente, que conta atualmente com aproximadamente 100 idosos. Além dos membros da Guarda Civil Municipal de Ilhéus a campanha também contou com o apoio do Bloco Bocão Folia, Associação Mais ou Menos 15 e Livraria Gabriela.
A campanha de arrecadação de agasalhos faz parte de uma série de atividades sociais desenvolvidas paralelamente à programação do Plano de Metas e Ações 2012, a exemplo do Projeto Ronda Escolar. Ainda este ano está prevista a realização de outra ação social, que terá como foco a doação de sangue, atividade prevista para acontecer em outubro e que integrará uma série de atividades alusivas ao Dia do Guarda Municipal. “Estão previstas, ainda, a execução dos projetos ‘Guarda na Praça’ e de ‘Inclusão digital’”. Também como parte do Plano de Metas e Ações de 2012, a Guarda Municipal realiza ainda o patrulhamento de rotina visando resguardar o patrimônio público.
Estado assina contrato para Eclaelaborar projeto da nova ponte
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou a notícia dada pelo governador do Estado, Jaques Wagner, sobre a assinatura do contrato entre o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) com a empresa vencedora da concorrência 065/11, Ecla Engenheiros Consultores Ltda, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, edição de 21-06-2012. O objeto do contrato é a elaboração dos projetos finais de engenharia para a segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao Pontal (Zona Sul da cidade) e sistema viário de acesso.
Segundo o contrato, o projeto tem o valor de R$1.902.336,14 e o prazo para a conclusão dos trabalhos é de 150 dias. A concorrência foi homologada em 12 de junho próximo passado pelo Diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Filinto Pontes de Souza. A construção da nova ponte foi uma promessa feita pelo governador Jaques Wagner ao prefeito Newton Lima, em setembro de 2010 e reafirmada durante a realização do Festival do Chocolate, em julho do ano passado.
Nesta próxima semana os engenheiros da empresa Ecla Engenheiros Consultores Ltda. virão a Ilhéus para conhecerem e debaterem com os técnicos da Prefeitura todas as possibilidades de locação das vias de acesso à nova ponte, cujas extremidades se situarão no Morro de Pernambuco (Zona Sul) à Praia do Cristo e avenida Soares Lopes (centro da cidade). “Essa segunda ponte é um dos equipamentos urbanos mais importantes para o desenvolvimento de Ilhéus e agora, mais do que nunca, se torna realidade” ressaltou o prefeito Newton Lima.
Vetor de desenvolvimento – Explica o prefeito Newton Lima, que o grande fluxo de tráfego entre o centro de Ilhéus e a zona sul tem criado uma situação caótica para as pessoas que se deslocam constantemente entre esses locais, problema agravado pelo fato de que a atual ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, não consegue dar atendimento à atual demanda. “é desnecessário dizer que ela serve não só de comunicação entre os diversos bairros da Ilhéus, mas, também, de outras cidades do Sul da Bahia servidas pela BR-001, a exemplo de Una, Santa Luzia, Canavieiras, dentre outras”, observou o prefeito.
Na opinião de Newton Lima, a ausência de tão importante equipamento urbano vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia não só dos ilheenses, mas também em turistas e usuários das rodovias próximas. Para o prefeito, a falta de uma segunda ponte vem inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. “Além do mais, no bairro do Pontal está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus”, concluiu o prefeito.