Carmelita destaca importância e a força da agricultura familiar em Ilhéus

Por considerar que o pequeno produtor rural deve ter uma atenção especial do poder público e que os governos devem criar cada vez mais políticas de incentivos ao homem do campo, a pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Professora Carmelita, elogiou a Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho, um espaço montado na avenida Soares Lopes destinado à diversão, gastronomia e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar do município. O evento, realizado no período de 13 a 17 de junho, foi promovido pela Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba).

Professora Carmelita fez questão de visitar todos os estandes, onde teve a oportunidade de ouvir os pequenos agricultores e discutir com ele pontos importantes que serão colocados no plano de governo de sua candidatura a prefeita de Ilhéus. Ela também conheceu os produtos feitos pelos agricultores de Ilhéus e região, adquiriu vários alimentos e destacou a qualidade de cada um dos produtos. Na avaliação da Professora Carmelita, são iniciativas como essas, de incentivo e valorização da agricultura familiar, que vão garantir maior renda, qualidade de vida e emprego para os pequenos agricultores. A pré-candidata a prefeita também participou da solenidade de assinatura de convênios que visam garantir ainda mais incentivos para os pequenos agricultores de Ilhéus e da região.

 

A Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho já fazem parte do calendário junino da cidade e, além dos estandes para exposição de geleias, canjicas, milho, cacau, chocolate fino, licores e muitos outros itens, o espaço também ofereceu aos moradores e visitantes apresentação de quadrilhas, violeiros, repentistas e bandas regionais. O objetivo desse evento, segundo informou o presidente da Coofasulba, Dero Farias foi mostrar a força e a produção da agricultura familiar na região levando mais informações aos pequenos agricultores, no sentido de melhorar, cada vez mais, a produção local.

A Coofasulba possui cera de 1,5 mil associados e é um dos mais bem sucedidos projetos da agricultura familiar da Bahia. O grupo já fabrica uma série de produtos industrializados como achocolatados, curau de milho e de chocolate, que abastecem escolas da rede estadual. As iniciativas movimentam cerca de R$ 5 milhões por ano, que vão desde a realização de cursos de Assistência Técnica Rural para os seus próprios associados, em parceria com o governo do Estado, até contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com a Conab, além de recursos liberados para uso de Capital de Giro, a Coofasulba comercializa produtos in natura como banana, mamão, melancia, abacaxi e quiabo, além de polpas de frutas. Agora, com um novo contrato de parceria firmado com o Governo da Bahia, a meta é ampliar a produção para abastecer as escolas dos municípios atendidos pelas Direc´s de Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *