PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Realizada em Ilhéus a aula inaugural do ProJovem Urbano

Campanha de vacinação contra Poliomielite continua em Ilhéus

Pronatec oferece cursos profissionais

Realizada em Ilhéus a aula inaugural do ProJovem Urbano

A secretaria municipal de Educação promoveu na noite desta última segunda-feira (18), no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, na avenida Canavieiras, em Ilhéus, a aula inaugural do ProJovem Urbano, iniciativa desenvolvida pelo governo federal, em parceria com as prefeituras. O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental (antigo 1º Grau). A proposta é buscar a reinserção dos participantes na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades concretas de desenvolvimento humano e de exercício da cidadania.

De acordo com a assistente de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, professora Sueli Piovesan, o curso terá uma duração de 18 meses e acontecerá no IME-Centro, sempre no período da noite. Segundo ela, além do conteúdo relativo ao ensino fundamental, os 200 participantes também serão beneficiados com quatro cursos de qualificação profissional, inseridos na própria grade curricular e desenvolvidos na área de turismo e hospitalidade: comim, recepcionista, guia turístico e promotor de eventos.

“Também é importante ressaltar que o governo federal está oferecendo a cada um dos participantes um auxílio financeiro no valor de 100 reais”, informa Sueli Piovesan, após acrescentar que ainda restam 32 vagas. “Além de atenderem aos requisitos, como possuir entre 18 e 29 anos e ainda não ter concluído o ensino fundamental, os interessados devem comparecer ao IME, no período da noite, ou à Seduc, na avenida Soares Lopes”, afirma a assistente de coordenação pedagógica, salientando que           os alunos serão beneficiados ainda com aulas de informática uma vez por semana.

Durante a aula inaugural da última segunda-feira (18), o público pôde assistir a uma apresentação teatral do ator José Delmo que, na oportunidade, contou estórias e declamou poesias sobre Ilhéus, com ênfase para a cacauicultura e para o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de alunos de outros estados que enfatizaram a importância do ProJovem Urbano em suas vidas. O evento contou ainda com uma palestra da professora Sandra Milanesi e com as palavras de boas vindas da secretária de Educação, Lidiney Ferreira.

Segunda Aula – Nesta quarta-feira (20), a partir das 19 horas, a secretaria municipal de Educação estará promovendo, no auditório do IME-Centro, uma segunda aula inaugural, desta vez voltada para gestores, professores, supervisores, pais de alunos, profissionais de imprensa e diversos outros convidados, oriundos de vários setores da sociedade.

 

Campanha de vacinação contra Poliomielite continua em Ilhéus

Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade, que acomete principalmente as crianças pequenas, pode ser prevenida através da vacinação. Por isso, no último dia 16 de junho foi lançada pelo Ministério da Saúde a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite.

Deverão ser vacinadas todas as crianças menores de cinco anos. No sábado (16) também foi considerado o dia D contra pólio. Em Ilhéus nesta data, foram instalados diversos pontos extras de vacinação em diferentes lugares da cidade. Somente neste dia foram vacinadas no município cerca de cinco mil crianças, o equivalente a 36,5%. A meta é alcançar uma cobertura de 95% de crianças na característica do público-alvo da campanha.

A vacinação também será realizada diariamente até o dia 6 de julho em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Família. A partir de terça-feira (19) as localidades da zona rural também receberão equipes volantes para realizarem a imunização das crianças. A vacinação na zona rural acontecerá da seguinte forma: Sambaituba, dia 19; Aritaguá, dia 20; e Banco Central, dia 21. Haverá vacinação também em Banco do Pedro (22), Castelo Novo (25), Inema (26), Pimenteira (27), Couto (3), Santo Antônio (4) e Rio do Engenho (5).

Os pais devem lembrar ainda de levar o cartão de vacinação da criança. Muitos são os esforços para a erradicação global da pólio. Seguindo-se a uso disseminado da vacina contra a doença, a incidência de poliomielite declinou radicalmente nos países industrializados. Um esforço global para erradicação da pólio, liderado pela Organização Mundial da Saúde, Unicef e Fundação Rotary, começou em 1988, baseado na vacina oral contra pólio de Albert Sabin. Caso consiga-se erradicar a poliomielite do mundo, vacinas posteriores contra pólio serão desnecessárias.

 

Pronatec oferece cursos profissionais

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus oferece aos moradores de Ilhéus a oportunidade para entrar no mercado de trabalho através da realização de cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 8 às 14 horas nos Cras da Barra, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença e Banco da Vitória, nos Creas e na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, 1724.

São oferecidas 40 vagas para cada um dos cursos de Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Carpinteiro de Obras e Encanador Instalador Predial.  Os cursos são gratuitos e serão realizados na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Rodovia Ilhéus-Uruçuca KM 03. Cada curso tem duração de aproximadamente dois meses, e ao final o aluno receberá o certificado de conclusão. Os cursos de Carpinteiro de Obras e Encanador Instalador Predial terão início no dia 9 de julho próximo. Já Pedreiro de Alvenaria e Pintor de obras terão suas atividades iniciadas no dia 6 de agosto.

Esses cursos são destinados às pessoas entre 18 e 59 anos que sejam beneficiários titulares ou dependentes de programas do Governo Federal de transferência de renda como o Bolsa Família e tenham ensino fundamental incompleto. É importante salientar que as pessoas que se participarem dos cursos não irão perder o benefício. Para se inscrever é preciso levar RG, CPF, e comprovante de escolaridade. O transporte, uniforme e material didático serão disponibilizados gratuitamente pelo Pronatec

O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Segundo o secretario da Assistência Social e Emprego de Ilhéus, Ari Santos, muitas pessoas não conseguem emprego por não terem a qualificação correta e essa parceria entre o Governo Federal, Municipal e o Pronatec vai auxiliar os munícipes que precisam dessa qualificação para aumentar a renda familiar. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *