PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Animação do público vira marca do “São João nos bairros” em Ilhéus

Começa a montagem da estrutura para festa de São João em Ilhéus 

Com 25 anos de apresentações, “A Bofetada” volta ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus

Cadhii realiza comemoração junina para pacientes

Animação do público vira marca do “São João nos bairros” em Ilhéus

O projeto São João nos Bairros chegou ao fim na noite do último domingo (17) deixando um gostinho de “quero mais” para a edição do próximo ano. O arrasta-pé promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, reuniu centenas de pessoas na praça Cláudio Magalhães, em  Olivença, último bairro a receber o projeto iniciado em 2011 em Itabuna. Este ano o projeto foi estendido a quatro bairros de Ilhéus, onde o público ajudou a consolidar o sucesso do evento.

A animação da última noite ficou por conta das apresentações das quadrilhas Dinoussauros e da Vira Folha, com direito a encenação de casamento na roça, além do grupo de dança “Sensos” e das bandas Luíz Bob e os Gonzaga e Zambumbaía. Um dos pontos altos da noite ficou por conta das escolhas da Rainha do Milho de Olivença e do bairro mais animado do Projeto São joão nos Bairros.  

Considerado um grande sucesso de público e de resgate às festas e tradições populares, o projeto desenvolvido pela TV Santa Cruz conta com a parceria das prefeituras de Ilhéus e Itabuna, da Fundação Cultural de Ilhéus e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, entre outros parceiros. O “São João nos Bairros” 2012 tem como tema central “Aqui Jorge Amado conta e Luiz Gonzaga canta”, numa homenagem aos centenários de nascimento do escritor grapiúna e do Rei do Baião. “Apesar disso, o foco reside no resgate dos valores culturais e das tradições dos festejos juninos”, enfatizou o diretor-executivo da Santa Cruz, Estácio Gonzaga.

Em Ilhéus, a exemplo do Teotônio Vilela, Malhado e Hernani Sá, o “São João nos Bairros” da Estância Hidromineral de Olivença também contou com infraestrutura formada por grande palco, banheiros químicos, barracas para a exposição de produtos e com brincadeiras para a distribuição de brindes, barracas ornamentadas para a comercialização de comidas e bebidas típicas e sistema de iluminação, além da atuação da Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus.

Na opinião do secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, Ilhéus recebeu o projeto de braços abertos e mostrou que também é referência quando o assunto é festejos juninos. A animação e a alegria dos ilheenses ajudaram a completar o brilho dessa grande festa. Os moradores de Olivença também fizeram um balanço positivo do evento, a exemplo de dona Creuza Mendes, que aproveitou a oportunidade para comercializar comidas típicas na barraca Asa Branca. O movimento foi intenso, mostrando que o público já está no clima das festas juninas.

Estavam presentes representantes das empresas patrocinadoras do evento, a exemplo da Conlar, Shopping 10 Atacadão, Supermercados Meira, Nova Schin e Axé da Sorte, que aproveitaram a oportunidade para distribuir diversos brindes para o público. Também prestigiaram o evento os secretários municipais Ednei Mendonça (Governo e Ações Estratégicas) e Paulo Moreira (Turismo); o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso e a vereadora Carmelita Ângela.

 

Começa a montagem da estrutura para festa de São João em Ilhéus 

A Prefeitura de Ilhéus já iniciou a montagem de toda a infraestrutura para garantir o sucesso do São João, uma das festas mais populares da cidade, e que esse ano será realizado nos dias 23, 24 e 27 de junho no Parque de Exposições, situado no quilômetro 05 da rodovia Ilhéus-Olivença. O evento, promovido pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com a Bahiatursa, integra a programação alusiva aos 478 anos de fundação e aos 131 anos de elevação à categoria de cidade, comemorado no dia 28 de junho.

A novidade na organização desse ano é que além de um grande palco para as apresentações dos artistas e bandas regionais e nacionais, a infraestrutura do Parque de Exposições contará com a instalação de duas mil lâmpadas, serviços de limpeza, roçagem e montagem de toldos, stands e barracas para a comercialização de comidas e bebidas típicas, e serviços diversos, além de espaços para trailers e bares. Tudo isso sem contar com dezenas de banheiros químicos que serão colocados em vários pontos da festa. Um forte esquema de segurança será montado para garantir a tranquilidade do público. O trabalho contará com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, além da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus.

Atrações – O secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, adiantou que já estão confirmadas para animar o São João de Ilhéus grandes atrações, como a banda Estakazero, Zelito Miranda e Lordão. Dentre as atrações regionais, estão confirmados os shows das bandas Circuito do Forró, Mel de Forró, Zabumbaía e Xote Apimentado. A expectativa é reunir no Parque de Exposições milhares de ilheenses e turistas e repetir o sucesso do ano passado, quando Ilhéus foi elogiada por realizar uma das maiores festas juninas da região.

Paulo Moreira destacou o apoio da Bahiatursa para a realização do evento. “Ilhéus é considerado um dos grandes polos de atração de turistas durante o período da baixa estação também e o São João local já é tradição entre os que procuram a cidade”. Além da divulgação da festa em todo o estado e nos principais pólos emissores de turistas, a Bahiatursa está cedendo um palco de grande porte, estrutura de camarins, som de médio de porte e as bandas e atrações nacionais. A festa está prevista para começar sempre a partir das 22 horas, animando os foliões até as madrugadas.

 

Com 25 anos de apresentações, “A Bofetada” volta ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus

Comemorando 25 anos de apresentações e cerca de um milhão de espectadores, a comédia “A Bofetada” volta ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) nos dias 29 e 30 deste mês, às 21 horas, e no dia 1º de julho, a partir das 8h30min. Mais uma vez, o mega sucesso da Cia. Baiana de Patifaria divertirá o público regional com personagens antológicos, como Dirce, Vânia, Eleonora, Fanta Maria e Pandora Luzia. Ao todo, a montagem apresenta três esquetes: “O Calcanhar de Aquiles” (de Mauro Rasi), “O Ponto e a Atriz” e “Fanta e Pandora” (ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida).

Centrada no tempo de comédia do ator, “A Bofetada” estimula uma comunicação direta com o público por meio de referências retiradas do cotidiano e das características únicas da chamada ‘baianidade’. Em cena, os atores Jarbas Oliver, Nilson Rocha, Alexandre Moreira e Lelo Filho, que também assina a direção de montagem.

“A Bofetada” estreou no dia 24 de novembro de 1988, na sala do coro do Teatro Castro Alves, espaço que possuía apenas 120 lugares. No verão de 1989, a peça já era tida como um marco da recente história do teatro baiano, com lotações esgotadas com antecedência e sessões extras para atender à demanda de público. A primeira versão de “A Bofetada” gerou excelentes críticas na imprensa nacional, ficando em cartaz por quase seis anos. Além disso, o trabalho conseguiu promover uma mudança radical no comportamento do público de Salvador e do interior do Estado da Bahia, sendo prestigiada por pessoas que, antes dele, preferiam frequentar espetáculos visitantes.

Programação – Antes da comédia “A Bofetada”, a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de junho trará no próximo dia 19, a partir das 18h30min, o espetáculo “Forró Balé”, da Academia Núcleo da Dança.

 

 Cadhii realiza comemoração junina para pacientes

O Centro de Atenção ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (Cadhii) da Secretaria da Saúde promoveu na última quinta-feira (15) uma grande festividade junina para os pacientes assistidos. O evento contou com a participação de vários idosos do grupo De Bem com a Vida e também do grupo Hiperdia. A festividade foi realizada no espaço da Cruzada do Bem pelo Bem, na avenida Canavieiras.

Cerca de 100 pacientes caracterizados com vestes juninas dançaram quadrilha ao som de uma banda de forró, ao vivo, e degustaram de diversos pratos típicos. A animação teve início às 14 horas seguindo por toda tarde. A festa dos pacientes do Cadhii contou com a presença do secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, do diretor-administrativo Eduardo Melquiades, e da diretora do Departamento de Alta e Média Complexidade, Ingrid Nascimento. Toda a equipe profissional do Cadhii também esteve presente no evento. Segundo a diretora do Cadhii, Simone Moreira, esse foi um importante momento de confraternização e socialização para o grupo de idosos que realizam um trabalho maravilhoso no centro.

Os idosos participantes do grupo De Bem com a Vida e do grupo Hiperdia e Diabetes do Cadhii realizam diversas atividade periódicas como caminhadas, atividade de alongamento, visita a abrigos, apresentação artísticas, festas em datas comemorativas como o desfile no Carnaval e dia do Idoso, além de passeios programados. Simone salientou, ainda, que o Cadhii, através do seu quadro multidisciplinar e de um diversificado calendário de eventos, visa proporcionar aos seus pacientes, não só os idosos como hipertensos e diabéticos, uma qualidade de vida, integração e maior participação na sociedade.

O Cadhii, fundado em 2008, conta com um quadro diversificado de profissionais como geriatra, enfermeiros, cardiologistas, endocrinologistas, angiologista, ortopedista, endocrinologista, clínicos gerais, psicólogo, assistente social, educador físico e nutricionista. Por ser um centro de referência, os pacientes que participam de todas as atividades são encaminhados para o Cadhii através dos Postos de Saúde da Família (PSF) ou pelas unidades básicas de saúde do município. O Cadhii está localizado na avenida Soares Lopes e funciona de segunda à sexta, das 7 às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *