Newton Lima reforça cumprimento de promessa feita por governador
Remake de “Gabriela” é apresentado para a imprensa e mercado publicitário
Sábado é o dia D na campanha contra Pólio
Teotônio Vilela recebe mutirão de serviços; São Miguel será o próximo
‘Ronda Escolar’ realiza palestra em Inema
Newton Lima reforça cumprimento de promessa feita por governador
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, agenda encontro nesta semana com o governador da Bahia, Jaques Wagner, em Salvador. Durante a audiência, serão tratados temas relevantes para a cidade, inclusive o prefeito irá reforçar a execução de diversas obras prometidas para Ilhéus, dentre elas a reforma completa do prédio da Biblioteca Pública Adonias Filho e do Arquivo Público Municipal, onde funcionou por muitos anos e o Grupo Escolar General Osório.
Segundo o prefeito Newton Lima, o prédio, inaugurado em 31 de dezembro de 1915, foi a primeira escola pública municipal, se constituindo, portanto, num prédio de relevância para o patrimônio histórico do município. Sua construção retrata a arquitetura e estilo da Belle Époque francesa. “A recuperação do prédio depende de uma grande soma de recursos, além do trabalho de técnicos especializados nesse tipo de restauração”, diz o prefeito.
A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho possui cadastrados cerca de 35 mil títulos, incluindo neste acervo uma quantidade significativa de obras raras da literatura brasileira. Só em Braile, o acervo é composto de pelo menos seis mil exemplares. Cerca de 600 estudantes passavam mensalmente pelo espaço, que atende para pesquisa, além de estudantes secundaristas, muitos universitários da região que estudam no eixo Ilhéus-Itabuna.
A promessa da restauração do prédio da Biblioteca Pública foi feita pelo governador Jaques Wagner ao prefeito Newton Lima, durante a realização da III Conferência Estadual de Cultura da Bahia, realizado em novembro de 2009, em Ilhéus. No ato, o governador Wagner se dispôs a enviar técnicos do instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para avaliar o prédio e iniciar a obra.
Entretanto, devido à demora da restauração, em março de 2011, um laudo técnico assinado pelo engenheiro civil Hermano Fahning determinou a imediata suspensão das atividades na Biblioteca Pública de Ilhéus, que apresenta sérios problemas em sua estrutura e corria o risco de desabar. O histórico prédio vinha há anos sofrendo com problemas de infiltração e rachaduras nas paredes.
Em maio deste ano, a Secretaria Municipal da Infraestrutura iniciou a primeira etapa da reforma do prédio, que consistiu na limpeza geral do local, com retirada de lixo e entulhos e na detecção das áreas que terão sua estrutura física reparada. Em seguida, será recuperado o telhado, além da pintura interna e externa, reforço das colunas de sustentação, reparos no sistema elétrico-hidráulico, recuperação de portas e janelas, troca de portões, entre outros serviços.
A obra, que vem sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Ilhéus, necessita do apoio do Governo do Estado, tanto na parte de pessoal especializado para a restauração, como de recursos financeiros. “Estamos tocando a obra com dificuldades, pois, além de termos carência de pessoal qualificado, sofremos com a escassez de recursos orçamentários e financeiros para realizar uma reforma adequada para este importante prédio”, ressalta o prefeito Newton Lima.
Remake de “Gabriela” é apresentado para a imprensa e mercado publicitário
O município de Ilhéus viveu um momento inesquecível na noite da última quinta-feira (14) com a apresentação do remake da novela “Gabriela” para a imprensa e para o mercado publicitário da região. Promovido pela TV Globo e TV Santa Cruz, o evento aconteceu no Bar Vesúvio, um dos principais ‘cenários vivos’ do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. A noite de celebração contou com a presença do prefeito Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, e da atriz e cantora Emanuelle Araújo, que representou o elenco do remake, previsto para estreiar na próxima segunda-feira (18), a partir das 22h30min. A festa também foi prestigiada por outras autoridades, publicitários, artistas, empresários, profissionais de imprensa, familiares do escritor baiano e representantes de outros segmentos da sociedade local.
Além de degustar um maravilhoso coquetel, os convidados tiveram a oportunidade de assistir a um resumo do primeiro capítulo de “Gabriela”, folhetim escrito por Walcyr Carrasco e dirigido por Mauro Mendonça Filho. Inspirada na obra de Jorge Amado, a novela será exibida no horário das 23 horas e contará com grande elenco. Entre eles, Juliana Paes (Gabriela), Humberto Martins (Nacib), Antônio Fagundes (Ramiro Bastos), Mateus Solano (Mundinho Falcão), Marcelo Serrado (Tonico Bastos), Vanessa Giácomo (Malvina Tavares), José Wilker (Jesuíno Mendonça), Maitê Proença (Sinhazinha Mendonça), Ary Fontoura (Coronel Coriolano) e Ivete Sangalo (Maria Machadão). No final do evento, os convidados ainda tiveram a oportunidade de conferir um belo show com o cantor Fábio Souza, que interpretou algumas músicas da trilha sonora.
Para o prefeito Newton Lima, “o remake de ‘Gabriela’ será uma oportunidade única para a cidade, que, mais uma vez, será divulgada nos quatro cantos do país por meio da obra imortal de Jorge Amado”. Já na opinião do presidente da Fundaci, Maurício Corso, “a apresentação da novela global em Ilhéus transformou-se em um dos grandes destaques das comemorações que celebram o centenário de nascimento do escritor baiano”. Por sua vez, o diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, afirmou que “Gabriela” é mais do que um produto televisivo. “Na verdade, trata-se de um marco para Ilhéus, que tem a sua riqueza natural e cultural tão bem contada por Jorge”. Representando a família do escritor, Jorge Amado Neto afirmou que é sempre muito bom voltar ao município e testemunhar tantas homenagens. “Meu avô sempre disse que era devedor desta Terra, uma vez que ela lhe deu a inspiração necessária para a criação de histórias e personagens que acabaram encantando o Brasil e o mundo”.
Depois de “O Astro”, “Gabriela” é o segundo remake escolhido e realizado pela TV Globo para a faixa das 23 horas. Tendo como pano de fundo o universo dos coroneis do cacau, a vida boêmia e o florescimento cultural, a novela retrata a vida de Gabriela, moça simples do sertão baiano que migra para Ilhéus com o objetivo de fugir da seca nordestina. Sofrida, mas muito alegre e sensual, Gabriela encanta os homens da cidade, como o dono do Bar Vesúvio, o estrangeiro Nacib. “Gabriela, Cravo e Canela”, que serviu de inspiração para a novela de 1975 e para o remake de 2012, foi publicado originariamente em 1958 e é um dos grandes sucessos editoriais de Jorge Amado.
Espaço – A exibição do resumo do primeiro capítulo de “Gabriela” ocorreu no primeiro andar do Bar Vesúvio, espaço que se encontrava ocioso há cerca de 20 anos. Totalmente reformado pelos empresários José Magalhães e Ana Merello, o espaço abrigará a realização de diversos eventos culturais, como exposições, noite de autógrafos, círculos de leitura e pequenas montagens teatrais. A reforma do novo espaço, que contou com projeto do arquiteto português Rui Cores, vai possibilitar a formalização de uma parceria com a Fundaci visando à promoção de alguns eventos.
Nascido no dia 10 de agosto de 1912 e falecido em 6 de agosto de 2001, Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Amado é o autor mais ‘adaptado’ para a televisão brasileira, incluindo grandes sucessos, como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste” e “Teresa Batista Cansada de Guerra”, além de “Tenda dos Milagres” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.
Seu trabalho, também largamente adaptado para o teatro e para o cinema, foi traduzido em 55 países e em 49 idiomas e dialetos. A exemplo dos escritores Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, Jorge Amado é representante do chamado modernismo regionalista (segunda geração do modernismo). Durante sua consagrada carreira, o escritor baiano recebeu inúmeros prêmios importantes no exterior, a exemplo do Lênin da Paz (Moscou, 1951), Latinidade (Paris, 1971), Instituto Ítalo-Latino-Americano (Roma, 1976), Risit d’Aur (Udine, Itália, 1984), Dimitrof de Literatura (Bulgária, 1986) e Pablo Neruda (Moscou, 1989). No Brasil, destacam-se o Graça Aranha (1959), Paula Brito (1959), Jabuti (1959 e 1995), Troféu Intelectual do Ano (1970), Prêmio Fernando Chinaglia (1982), Nestlé de Literatura, São Paulo (1982), Brasília de Literatura — Conjunto de obras (1982), Moinho Santista de Literatura (1984) e BNB de Literatura (1985).
Sábado é o dia D na campanha contra Pólio
O dia D da vacinação contra a Poliomielite será neste sábado (16) em Ilhéus e em todo Brasil. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas. Por ser considerado ponto alto da campanha, das 8 às 17 horas, diversos pontos de vacinação em diferentes locais da cidade estarão à disposição da população com a finalidade de vacinar o maior número possível de crianças. A meta é de que 95% das crianças do município recebam a gotinha.
Os postos extras de vacinação estarão distribuídos da seguinte forma: na zona norte haverá postos na Central de Abastecimento do Malhado e na creche da Cecam, no bairro Iguape. Já na zona Sul, os moradores encontrarão postos extras no Alto do Mambape, na praça da Mangueira e na sede da Associação de Moradores da Urbis. Também haverá pontos de vacinação no Hospital Regional, na praça do Canhão, no Alto São Sebastião; e no antigo Sesp na avenida Canavieiras. Além disso, será montando locais para vacinação no centro da cidade, em frente à Casa dos Artistas, no posto de combustíveis do Banco da Vitória.
Uma das recomendações é de que os pais não deixem de levar o cartão de vacinação da criança para apresentar na hora da vacina. O Secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, informou, ainda, que a vacinação acontecerá diariamente até o dia 6 de julho nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Família. “Esperamos que a população contribua levando as crianças para se vacinarem e ajudem assim a manter o nosso estado e o nosso país livre da pólio”, afirmou.
A Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge principalmente crianças pequenas, mas as campanhas de vacinação podem proteger a população da doença.
Teotônio Vilela recebe mutirão de serviços; São Miguel será o próximo
Até este sábado (16), o bairro do Teotônio Vilela recebe uma série de intervenções promovidas pelo governo municipal e executadas pelas secretarias de saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Segurança, Transporte e Trânsito. Os serviços estão sendo disponibilizados desde a última quinta-feira (14) e parte da força tarefa está montada na Rua Belo Horizonte. Promover a melhoria das condições gerais do bairro e descentralizar serviços básicos à comunidade são os principais da iniciativa.
Assim como nos bairros Iguape e Nossa Senhora da Vitória, o mutirão vem realizando limpeza, roçagem, capinagem, poda de árvores, retirada de entulhos, entre outros serviços. Ao todo, a ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, conta com a participação de cerca de 50 trabalhadores, além de caçambas, um trator e roçadeiras. Já a secretaria de Saúde está disponibilizando testes de glicemia, aferição de pressão, emissão cartão SUS, e serviço odontológico disponibilizado pela equipe da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), com uma média de 40 atendimentos por dia.
Moradora do bairro há quatro anos, dona Maria Vicente de Jesus aproveitou o mutirão para fazer pela primeira vez o teste rápido de glicemia. Ela, que também já havia sido atendida pela equipe do Odontomóvel, aferiu a pressão com outro grupo de profissionais da secretaria de saúde. “Com mutirão, pude realizar serviços de maneira rápida e segura, sem comprometer meus afazeres de casa”. Para o secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, essa força tarefa aproxima o governo municipal das comunidades e é um excelente instrumento para conhecer e buscar soluções para as necessidades de cada uma delas.
Os moradores do bairro estão sendo favorecidos, ainda, com a emissão de carteiras para idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência, visando a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, regularização do programa Bolsa Família e orientações diversas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas). Um gabinete itinerante também foi instalado na rua, aonde o secretário de Assistência Social e Trabalho, Ari Santos, vem atendendo à população local durante os dias do evento.
O Teotônio Vilela também está sendo contemplado com ação de tapa buracos e segundo explicou o titular da pasta de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha, as ruas do bairro receberão ainda pintura de sinalização horizontal. Na próxima semana (dias 21,22 e 23), o próximo mutirão será realizado no bairro São Miguel, no litoral norte da cidade.
‘Ronda Escolar’ realiza palestra em Inema
Na última quarta-feira (13) a equipe de Palestras do Projeto “Ronda Escolar”, da Guarda Civil Municipal de Ilhéus, realizou mais uma palestra sobre o tema bullying, desta vez na Escola Nucleada de Inema. Distante 98 quilômetros da cidade de Ilhéus, o distrito de Inema tem aproximadamente três mil habitantes. Cerca de 180 alunos dos Ciclos I, II e III, puderam entender e aprender sobre as diversas formas de violência existentes nas escolas e as maneiras de combatê-las através da prevenção. “A palestra foi muito importante, pois já passei por isso e não sabia o que fazer, agora sei que devo conversar com meus pais ou com a direção”, relatou K.A, de 13 anos, estudante da 6ª série.
A palestra contou com a participação de professores, coordenadores, orientadores e representantes do colegiado. O vice-diretor da unidade escolar, Waldir Barreto, falou sobre a importância de esse projeto chegar ao distrito de Inema. “É de grande importância que alunos e toda a comunidade tenha acesso ao projeto, que aborda diversos temas, ajudando os alunos a tirar dúvidas, além de aumentar a sensação de segurança na escola”.
Este é o 3º Ciclo de Palestra do Projeto Ronda Escolar iniciado pela Guarda Civil Municipal de Ilhéus em abril. Ainda neste ano a GCMI irá ministrar palestras envolvendo diversos temas como Pedofilia, Orientação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Prevenção às drogas.