Ilhéus recebe o título de Cidade Baiana da Cultura
Ilhéus inicia construção de quadra e finaliza melhoria em rua no Pontal
Programa de Combate à Tuberculose em Ilhéus ganha certificado do Ministério
Juerana realiza mais uma edição de Campeonato Amador de Futebol
Ilhéus recebe o título de Cidade Baiana da Cultura
Em solenidade realizada na noite da última quarta-feira (13), na Casa de Cultura de Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano, Ilhéus foi eleita por um júri emérito, a Cidade Baiana da Cultura 2012, título que fomentará a cultura e o turismo local. O objetivo do concurso, criado em 2010 pela Expo Eventos de Salvador, é valorizar, promover e preservar as riquezas culturais e históricas, bem como a diversidade e a identidade cultural dos baianos.
Na opinião do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a escolha do Município é reconhecimento às ações empreendidas na área da cultura, que contemplam todos os segmentos sociais e econômicos. “Apesar dos parcos recursos existentes, temos buscado parcerias para incentivar e empreender atividades culturais das mais diversas. Um grande exemplo disso são as solenidades do Centenário de Jorge Amado, que está sendo realizadas com a participação de da iniciativa pública e privada”, disse Newton.
Nas edições anteriores, as cidades de Rio de Contas e Maragogipe foram as contempladas e receberam todo o suporte para realização e divulgação das festas tradicionais locais. Em 2012, dos 417 municípios baianos, as cidades finalistas foram: Alagoinhas, Cachoeira, Caculé, Conceição do Coité, Ilhéus, Irará, Jacobina e Santo Amaro, representando os sete Territórios de Identidade da Bahia. Além de Ilhéus, as cidades de Irará e Cachoeira também foram homenageadas com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já a cidade de Jacobina recebeu Menção Honrosa por participar de todas as edições do concurso.
Na solenidade oficial, em Maragogipe, todas as cidades participantes se fizeram presentes e Ilhéus foi representada pela equipe da Fundação Cultural de Ilhéus que levou um grupo de artistas e personagens da obra de Jorge Amado. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, este título vem fortalecer ainda mais a proposta de desenvolvimento cultural do município, abrindo novas oportunidades para os artistas locais divulgarem os seus trabalhos e recolocando Ilhéus na sua trajetória histórica de vanguarda política e cultural do estado e do país.
Em seu discurso de agradecimento, a diretora de Projetos Anabel Mascarenhas, comparou a alegria de ver Ilhéus receber este título com a alegria expressada por Jorge Amado ao receber o título de Cidadão Ilheense em 1995. Ela ressaltou que“Ilhéus não é só Jorge Amado, temos outros grandes escritores. E não é só literatura: Ilhéus é música popular de Saul Barbosa e clássica de Erick Magalhães, que foi regente da Orquestra Sinfônica da Bahia; Ilhéus é teatro efervescente, ganhando Prêmio Brasken 2010 e indicado ao Prêmio Shell 2011. Agora nossos atores seguem para o Festival Latino-Americano de Teatro em outubro; Ilhéus é pintura e escultura de GocaMoreno; Ilhéus é Afro, é Capoeira; Ilhéus é praia e sol e muito mais. E Ilhéus espera todos vocês para conhecer tudo isso de perto!”, complementou.
Ilhéus inicia construção de quadra e finaliza melhoria em rua no Pontal
As obras de ampliação e melhoria da rua Castro Alves, no bairro Pontal, zona sul de Ilhéus, foram concluídas na última semana. As intervenções atendem a uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade e compreendem limpeza e substituição de manilhas, bem como a instalação de novas caixas coletoras, caixas de passagens e grelhas de cimento armado, além da recomposição do pavimento.
Assim como o Pontal, outros bairros da cidade estão sendo contemplados com obras, como o Teotônio Vilela, onde já foi iniciada a limpeza do terreno onde será construída a quadra esportiva. A quadra será construída no complexo escolar Themístocles Andrade e Paulo Freire, e integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). Criado pelo Governo Federal, o ProInfância tem o objetivo de prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR).
Nesta segunda-feira (11), prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na presença do secretário de Infraestrutura, Angelito Dias, assinou ordem de serviço para o início das obras da creche do bairro Nossa Senhora da Vitória. Junto com o Salobrinho, o Nossa Senhora da Vitória foi um dos primeiros a ser beneficiado pelo programa ProInfância e com isso passa a ter seu serviço de atendimento à educação infantil ampliado.
A creche atenderá entre 120 a 240 crianças com idade entre zero a seis anos incompletos. “Com a ampliação da oferta de serviço para a educação infantil, Ilhéus vai diminuir o déficit de crianças nessa faixa etária e que se encontram fora do ambiente escolar”, comemorou a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos. Também pelo programa ProInfância, o município de Ilhéus foi contemplado com mais quatro creches-escolas, que serão implantadas nos bairros Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Malhado e na Avenida Esperança.
Programa de Combate à Tuberculose em Ilhéus ganha certificado do Ministério
A coordenação do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria da Saúde de Ilhéus participou recentemente do V Encontro Nacional de Tuberculose e do II Fórum da Parceria Brasileira Contra Tuberculose na cidade de Brasília no Distrito Federal. Na oportunidade, o município recebeu um certificado do Ministério da Saúde por alcançar um valor superior a 95% no Indicador Proporção de casos novos de Tuberculose com encerramento informado em 2010.
Segundo a coordenadora do programa em Ilhéus, Jane Moraes, isso significa que o município conseguiu informar ao Ministério a resolução e os dados de 95% dos casos, o que mostra o controle do programa desenvolvido aqui na cidade. Ilhéus faz parte dos 315 municípios brasileiros considerados prioritários pelo Ministério da Saúde pela alta incidência da tuberculose. Segundo os dados da coordenação, em 2011 Ilhéus obteve uma média de 43,9 casos da doença por 100mil habitantes, valor considerado alto se comparado a média nacional que é de 36 casos por 100 mil habitantes.
No entanto, o índice de cura dos casos foi satisfatório. A cidade apresentou 82,6% de cura nos casos de tuberculose, quando o recomendado pelo Ministério é de 85%. A coordenadora Jane Moraes explica que o alto número de incidências nem sempre é considerado um fator negativo. “Isso significa, também, que o município está conseguindo identificar os pacientes infectados e inseri-los no programa para tratamento. Tanto é que o nosso índice de cura é alto e estamos trabalhando para já alcançar o índice considerado satisfatório no número casos sanado”, explica.
Dificuldades no tratamento – Jane informou, ainda, que há um índice considerável de abandono de tratamento, causados principalmente pelo envolvimento dos pacientes com álcool e drogas. Ela informou que há uma parceria nestes casos com o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps-AD) do município, e algumas respostas a este tratamento já estão sendo positivas. O do Programa de Tuberculose e Hanseníase contempla o acompanhamento do paciente tuberculose mensalmente através de consultas com uma equipe especializada, além da realização de exames específicos. Além disso, há também o fornecimento gratuito de remédios para tratamento e de cestas básicas para pacientes de baixa renda.
A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou até anos. Os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas. Além deste pode apresenta também cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão.
Juerana realiza mais uma edição de Campeonato Amador de Futebol
A Comissão Organizadora do Campeonato Amador de Futebol de Juerana realiza no próximo sábado (16) reunião, a partir das 15 horas, na Cabana de Anita, rodovia Ilhéus/ Itacaré, km 10 (em frente ao condomínio mar e sol), em Juerana. O objetivo do encontro é discutir termos como organização, tabela, regulamento e arbitragem da competição, cujo início está marcado para o dia 1º de julho, em Juerana, zona rural de Ilhéus. No dia 8, será iniciado o campeonato geral, que deve contar com a participação de mais 350 atletas.
O campeonato, de acordo com o coordenador da competição, Valdevan Nascimento, é realizado há mais de 10 anos e reúne atletas com idade a partir das 17 horas. Foram convidadas as equipes Cruzeiro da avenida Princesa Isabel, Fênix, São Domingos, Juerana, Força Jovem, Lagoa Encantada, Ponta da tulha, Mamoan, Retiro, Tibina, Ponta do Ramo, Sargi, Serra Grande (Flamengo, Palmeira e Ponte Preta), Itacarezinho e Camboinha.