PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Licitação da Praça dos Esportes e da Cultura de Ilhéus será dia 18

“São João nos Bairros” de Olivença terá Zabumbahia e Luiz Bob & os Gonzaga

Atividades celebram o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Licitação da Praça dos Esportes e da Cultura de Ilhéus será dia 18

A Prefeitura de Ilhéus realiza no próximo dia 18 de junho, no Anexo de Secretarias, a licitação para a escolha da empresa responsável pela execução dos serviços de construção de uma unidade da Praça dos Esportes e da Cultura, um projeto do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, que tem como objetivo levar esportes, cultura e cidadania para a comunidade. A unidade será implantada no bairro Nossa Senhora da Vitória, em frente a Fundação Fé e Alegria, e os trabalhos para a implantação da primeira Praça dos Esportes e da Cultura de Ilhéus estão bastante avançados.

De acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a Praça dos Esportes e da Cultura vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa. Os serviços incluem recursos na ordem de mais de R$ 2 milhões. Além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória será contemplado ainda com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que serão realizados pela Prefeitura de Ilhéus.

Newton Lima explica que, além desse trabalho de incentivo ao esporte, ao lazer e a cultura, o empreendimento vai também valorizar e beneficiar os imóveis do bairro Nossa Senhora da Vitória. “A Praça de Esportes e da Cultura será um importante instrumento de inclusão social e de transformação, além de valorizar o bairro com as obras e melhorias que serão feitas no entorno da praça”, complementou. Outra ação importante no trabalho de mobilização comunitária é o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, onde os moradores se sentem parte importante e integrante do projeto de implantação, gestão e funcionamento dos equipamentos da praça.

Todo o trabalho de acompanhamento das obras será feito pela Unidade de Gestora Local, que terá ainda o papel de fiscalizar a utilização dos recursos e o andamento dos serviços. Além das obras físicas, os trabalhos incluem também o serviço de mobilização social com a apresentação dos trabalhos para a comunidade, a realização de oficinas, discussões entre grupos e qualificação profissional. A gestão da Praça dos Esportes e da Cultura será de forma tripartite, incluindo o Governo Municipal, a sociedade civil organizada e a comunidade do entorno, uma forma muito mais transparente, democrática e participativa, onde todos os segmentos poderão administrar, acompanhar e zelar pelo equipamento.

 

“São João nos Bairros” de Olivença terá Zabumbahia e Luiz Bob & os Gonzaga

As bandas Zabumbahia e Luiz Bob & os Gonzaga são as atrações musicais do “São João nos Bairros” que acontecerá no próximo domingo (17 de junho), na Estância Hidromineral de Olivença, localizada a 16 quilômetros do centro da cidade. Considerado um grande sucesso de público e de resgate às festas e tradições populares, o projeto é desenvolvido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, sempre das 16 às 21 horas. Ao todo, o “São João nos Bairros” atraiu nos três primeiros eventos, realizados no Teotônio Vilela, Malhado e Hernani Sá (Urbis), cerca de 10 mil pessoas.

O “São João nos Bairros” 2012, que também acontece em Itabuna, tem como tema central “Aqui Jorge Amado conta e Luiz Gonzaga canta”, numa homenagem aos centenários de nascimento do escritor grapiúna e do Rei do Baião. “Apesar disso, o foco reside no resgate dos valores culturais e das tradições dos festejos juninos”, enfatiza o diretor-executivo da Santa Cruz, Estácio Gonzaga, acrescentando que também foi instituído o prêmio Troféu São João dos Bairros, com o tema “100 anos de Cantos e Contos”.

A exemplo do Teotônio Vilela, Malhado e Hernani Sá, o “São João nos Bairros” da Estância Hidromineral de Olivença também deverá contar com palco, banheiros químicos e sistema de iluminação, além do trabalho da Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito da Prefeitura de Ilhéus.

Além de bandas regionais, que trazem o irresistível forró pé de serra, o “São João nos Bairros” conta com várias outras atrações. Entre elas, a apresentação de academias de dança, a montagem de peças teatrais, o desfile de quadrilhas juninas, o tradicional casamento na roça, o Concurso da Rainha do Milho, o funcionamento de espaços de jogos e diversas outras brincadeiras típicas. O projeto, que deverá ser reeditado no próximo ano, surgiu em 2011 no município circunvizinho de Itabuna com a proposta central de resgatar a força e a magia das festas populares, preservando, com isso, a cultura nordestina.

 

 Atividades celebram o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Há mais de 10 anos implantado em Ilhéus, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, realizou na última quarta-feira (13) uma mobilização que uniu panfletagem, caminhada e palestras para alertar a população sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho infantil, comemorado no dia 12 de junho.

A campanha tem como finalidade enfrentar o trabalho infantil e a exploração que milhares de crianças enfrentam em vários pontos do país. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em respostas as atividades laborais feitas por crianças em vários países e que podem ser denunciadas através do Disque 100. O trabalho infantil é proibido por lei e as atividades realizadas pelo Peti, visam a retirada de crianças e adolescentes do trabalho degradante, humilhante e nocivo à infância. Alunos do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne participaram e deram apoio ao evento.

O Peti é um programa do Governo Federal que atende crianças e adolescentes entre seis e 15 anos que estão em situação de trabalho, risco e vulnerabilidade social. Após a identificação da situação de trabalho infantil realizados por órgãos como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ministério Público, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) a equipe do Peti entra em contato com a família para que essas crianças possam frequentar o espaço de convivência do programa no turno oposto ao escolar. Uma das condicionalidades exigidas para participar do programa é que a criança esteja matriculada e freqüentando a escola, com o mínimo de 85% de freqüência escolar.

Em Ilhéus, o Peti trabalha com mais de mil crianças, divididas em espaços socioeducativos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social e também em distritos da cidade, como Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Banco do Pedro, Inema, Nelson Costa, Ponta da Tulha, Banco Central entre outros. Aprender brincando com atividades esportivas e de maneira lúdica, com valores culturais e de cidadania, é também um dos focos deste programa. O stand montado pela equipe nas proximidades do Teatro Municipal de Ilhéus apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, fotografias, teatro de bonecos e orientação sobre o programa.

A coordenadora do programa em Ilhéus Rosana Muniz informa que o objetivo maior da mobilização é conscientizar a população de que o trabalho infantil é crime e como tal faz com que as crianças e adolescentes corram riscos, gerando consequências que serão carregados pelo resto da vida desses jovens. Para o secretário de Assistência Social do município, Ari Santos, as atividades do Peti representam uma forma de lembrar ao público que criança deve ser tratada como tal e não deve ser forçada a trabalhar pois com isso a infância dela poder ser perdida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *