Escolas de Ilhéus já contam com oito unidades de atendimento multidisciplinar
Escola do Salobrinho realizou sua III Caminhada Ecológica
Ilhéus forma turmas do curso de formação em segurança pública
“São João nos Bairros” será encerrado em Ilhéus no próximo domingo em Olivença
Escolas de Ilhéus já contam com oito unidades de atendimento multidisciplinar
Considerado como um importante instrumento de inclusão de estudantes, as unidades de atendimento multidisciplinar já são realidade nas escolas da rede municipal de Ilhéus. Somente nesse mês de junho passam a funcionar nas escolas da sede e do interior do município oito salas voltadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais, incluindo autismo, dislexia, problemas de locomoção e deficiência visual e intelectual. No total serão 18 unidades que funcionarão como um espaço onde alunos e pais poderão receber atendimentos necessários à resolução de problemas existentes no âmbito escolar, seja de ordem pedagógica ou psicossocial.
A primeira unidade foi inaugurada semana passada, na Escola Municipal Heitor Dias. A nova sala, conforme explicou a diretora Jamile Maron, conta não somente com equipamentos que vão possibilitar uma integração maior dos estudantes, mas também com profissionais capacitados e qualificados para o trabalho de acompanhamento e orientações desses alunos portadores de necessidades especiais. No total, existe atualmente na Escola Heitor Dias 43 estudantes com necessidades especiais, que agora vão contar com um espaço próprio. Um dos alunos é Yuri Almeida, de sete anos, que possui problemas de locomoção e por isso não estudava. Com o novo espaço ele já está matriculado e vai receber uma atenção especial da equipe da nova sala multidisciplinar. Jamile Maron explicou que a sala está implantada dentro da Escola Heitor Dias, mas que é aberta para a comunidade.
A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, explicou que as salas multidisciplinares são espaços onde se faz de fato a inclusão e é considerada como uma vitória para a aprendizagem e para o ensino público. “A inclusão escolar já é uma realidade em Ilhéus”, comemorou. Lidiney Campos também falou do importante papel que tem a equipe que trabalha diretamente com nas salas multidisciplinares. “Quem trabalha com crianças especiais são pessoas dotadas de muito amor e são também pessoas muito especiais”, complementou a secretária da Educação. De acordo com Lidiney Campos, além da Escola Heitor Dias, nesse mês de junho também passam a funcionar as salas multidisciplinares nos colégios municipais do Banco do Pedro, Sambaituba, Salobrinho, Olivença, Teotônio Vilela (Temístocles Andrade e Paulo Freire) e no Centro (Perpétua Marques).
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Professora Carmelita falou da importância da inclusão nas escolas e dos avanços que a rede municipal terá a partir da implantação das salas multidisciplinares. Para ela, através de iniciativas como essa ganha a escola, com achegada de novos alunos, os professores, que terão a oportunidade de transmitir conhecimentos, mas também de aprender com esses alunos, os pais, que terão a certeza da inclusão dos seus filhos, e o ensino público, que receberá no futuro novos profissionais.
Atualmente em Ilhéus esses alunos portadores de necessidades especiais são atendidos pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), implantado há 11 anos, que realiza um atendimento especializado, dando suporte aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência. O Crie de Ilhéus atende hoje a 350 alunos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais, que realizam serviço especializado de aprendizagem com alunos no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências, como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. A rede municipal de ensino conta ainda com nove intérpretes de libras para atender aos alunos com necessidades especiais das unidades escolares, atuando juntamente com os professores nas salas de aula, realizando a tradução simultânea na língua de sinais.
CADEIRA DE RODAS – Durante a inauguração da sala multidisciplinar da escola Heitor Dias também foi feita a entrega de uma cadeira de rodas especial para o estudante Yuri Almeida, para facilitar o trabalho de locomoção do aluno. A mãe de Yuri, a dona de casa Gilsilene Santos Almeida, tem um filho que estuda na escola Perpétua Marques e outro na Escola Heitor Dias. Emocionada, ela contou que ele não estudava porque não tinha com quem deixar. Agora, com a cadeira de rodas e a sala multidisciplinar, Gilsilene Almeida disse ter a certeza que seu filho vai estudar, ficando sob os cuidados de profissionais capacitados e preparados para educar seu filho.
Escola do Salobrinho realizou sua III Caminhada Ecológica
A Escola Municipal do Salobrinho e o Centro Social Cri’Art realizaram a III Caminhada Ecológica, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse ano o evento teve como tema central o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, por sua contribuição com a preservação da natureza e pela divulgação da tradição e da cultura nordestina em suas composições. A diretora da Escola Municipal do Salobrinho, Edilma Lopes, explicou que o “Rei do Baião” foi eleito pelo colégio como o representante do meio ambiente e da ecologia. “Suas canções retratam o estilo de vida dos nordestinos, apresentando as relações sociais de maneira interligada às temáticas ambientais”, explicou a diretora.
A III Caminhada Ecológica contou com a presença de centenas de alunos de 1ª a 8ª séries dos anos iniciais e finais. Divididos em alas, os alunos e professores abordaram temas como a necessidade da preservação da fauna e da flora, importância da água, limpeza das ruas, preservação dos rios, poluição zero, a indústria, o meio ambiente a sustentabilidade, a preocupação com o ambiente em que vivem e a ação de reflorestamento como medida reparadora dos danos ambientais. A concentração foi em frente à igreja católica do Salobrinho. Em seguida os alunos percorreram as ruas do bairro levando a mensagem da preservação do meio ambiente, encerrando as atividades em frente à escola.
A diretora Edilma Lopes explicou que todos os trabalhos apresentados durante a caminhada foram frutos de discussões em sala de aula, onde os alunos tiveram a oportunidade de debater sobre as questões ambientais, propor ações reparadoras e atuar como agentes de preservação. Além disso, a caminhada teve o papel de conscientização da comunidade sobre a importância de cada um na preservação da natureza, como forma de garantir a conservação do ambiente em que vivem. Com a comunidade foram discutidos temas como a necessidade de preservação do Rio Cachoeira e a destinação do lixo domiciliar. Ainda como parte do evento foram plantadas mudas de árvores na praça Santo Antônio, como forma de incentivar os alunos e a comunidade sobre a importância da preservação.
A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, parabenizou a comunidade escolar pelo evento e avaliou que iniciativas como essa estimulam não somente a preservação do meio ambiente, mas o exercício da cidadania, colocando todos como responsáveis pela sobrevivência do planeta. Satisfeitos com os resultados, os professores fizeram questão de colocar que as atividades serviram para transformar os alunos em pessoas muito mais conscientes do seu papel enquanto defensores da natureza. Realizado pela Escola Municipal do Salobrinho e Centro Social Cri’Art, a Caminhada Ecológica contou ainda com o apoio dos alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), TV Uesc, Guarda Civil Municipal e APPI-APLB/Sindicato.
Ilhéus forma turmas do curso de formação em segurança pública
A Prefeitura Municipal de Ilhéus realiza no próximo dia 28 de junho de 2012, dia do aniversário da cidade, a solenidade de formatura dos 160 guardas civis municipais que participaram no ano de 2011 do curso de Formação em Segurança Pública realizado pelo Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem). A confirmação da solenidade de formatura foi acordada pelo Prefeito de Ilhéus, Newton Lima, em reunião com o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha e com o comandante da GCMI, Daniel Sena.
Serão formados cerca de 160 Guardas Civis Municipais que passaram com uma carga horária de total 476 horas, seguindo a Matriz Curricular estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Na oportunidade, o Comandante da GCMI, Daniel Sena, entregou ao Prefeito Newton Lima um balanço das Ações e Atividades do último semestre, como também o Plano de Metas e Ações do ano de 2012, elaborado pelo Comando da Guarda Municipal.
Entre as principais ações do Plano de Metas e Ações, cuja parte das atividades já está sendo implantada, destacam-se a campanha do Agasalho, que segue até o fim deste mês, além da criação da Guarda Mirim, Campanha de Doação de Sangue, Operação Guarda nas Praças, Operação Finados, Projeto de Inclusão Digital, Qualificação Profissional, Reforma da Base I na Central de Abastecimento do Malhado dentre outras ações.
As ações realizadas pela GCMI estão pautadas em políticas que, de acordo com o comandante da GCMI, Daniel Sena, aproximam a Guarda Municipal da comunidade ilheense, tornando-se uma instituição cada vez mais comunitária, onde seus membros são agentes da cidadania. “É nosso dever e preocupação prestar todo tipo de auxílio à população, desde o atendimento social até apoio policial”, concluiu.
“São João nos Bairros” será encerrado em Ilhéus no próximo domingo em Olivença
O “São João nos Bairros”, projeto que vem sendo realizado em Ilhéus com grande sucesso, será encerrado no próximo domingo (17), na Estância Hidromineral de Olivença, localizada a cerca de 16 quilômetros do centro da cidade. Desenvolvido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura, o projeto já aconteceu no Teotônio Vilela, no Malhado e no Hernani Sá. A proposta da iniciativa, que também beneficia o município de Itabuna, é resgatar a força das festas populares, preservando a cultura nordestina.
O “São João nos Bairros”, que este ano homenageia o escritor Jorge Amado e o cantor Luiz Gonzaga, surgiu no ano passado com o objetivo de enriquecer ainda mais o calendário de eventos populares da região. No último evento ocorrido na cidade (3 de junho), a praça Nourival Cardoso, no Hernani Sá, recebeu um público de cerca de 6 mil pessoas. A exemplo dessa localidade, o “São João nos Bairros” de Olivença também deverá contar com palco, banheiros químicos e sistema de iluminação, além do trabalho da Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito da Prefeitura de Ilhéus.
Além de bandas regionais, que trazem o irresistível forró pé de serra, o “São João nos Bairros” conta com várias outras atrações. Entre elas, a apresentação de academias de dança, a montagem de peças teatrais, o desfile de quadrilhas juninas, o tradicional casamento na roça, o Concurso da Rainha do Milho, o funcionamento de espaços de jogos e diversas outras brincadeiras típicas.
Tradições – O “São João nos Bairros” é divulgado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, por meio de chamadas de público, que informam a programação do evento, as principais atrações e alguns aspectos da estrutura. “Com esta iniciativa, e em parceria com as prefeituras de Ilhéus e Itabuna, a ideia é resgatar as tradições folclóricas da nossa Terra, enriquecendo o nosso calendário festivo”, afirma o diretor-executivo da Santa Cruz, Estácio Gonzaga.