De 14 a 17 de junho de 2012, acontecerá a VIII Olimpíada das APAES do Estado da Bahia, sediada no município de Ilhéus pela Federação Estadual das APAES da Bahia. O evento conta com o apoio e braços dados de representações da sociedade ilheense mobilizadas para esse acontecimento de grande relevância social. O evento vai receber cerca de 300 apaeanos e será a seletiva do Estado para a Olimpíada Nacional das APAES.
A Olimpíada se iniciará com o desfile, às 18 horas, da Praça Castro Alves ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde acontecerá a abertura oficial do evento, apresentação do Hino Nacional com Chica de Cidra e Dante Valadares, além de apresentações de dança dos alunos da APAE, com a professora Vitória Penalva e os cantores ilheenses Keketa e Anne de Cidra.
Entre as modalidades de participação, incluem-se o atletismo, capoeira, futebol, judô, handebol, natação, futsal, arremesso de disco e pelota.
De promoção à cidadania e inclusão, a Olimpíada tem por objetivo a participação, integração e desenvolvimento esportivo dos alunos. 13 delegações das APAES de municípios baianos estarão presentes, como as delegações de Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, São Francisco do Conde, Valente e Vitória da Conquista.
Os organizadores do evento, Presidente da Federação Estadual das APAES da Bahia, Derval Freire, a Presidente da APAE de Ilhéus, Socorro Pastor, o Coordenador de Esportes da Federação das APAES da Bahia, Silvio Roberto Santos, o Coordenador da área de Saúde da APAE de Feira de Santana, Deraldo Azevedo e a parceira e Consultora das APAES Maraísa Pereira, estiveram reunidos nas semanas passadas, para definir os últimos detalhes para esta realização.
Para a Presidente da APAE de Ilhéus e também organizadora da Olimpíada, Socorro Pastor, “Ilhéus mostra que a inclusão pode sair do papel e se tornar uma realidade, porque temos no esporte a grande força para a inclusão. É preciso que nos unamos para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Sem dúvidas, o fato de Ilhéus sediar a VIII olimpíada das APAES do Estado da Bahia, é de suma importância, porque a sociedade ilheense é quem está como parceira nessa promoção de cidadania e respeito à diversidade, juntamente com os apaeanos”.