PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Newton prestigia audiência em Uruçuca e elogia participação

Equipes avaliam positivamente mutirão realizado no Nossa Senhora da Vitória

Cartão do SUS pode ser feito nas unidades de saúde

Ilhéus realiza mais uma etapa do programa Pacto pela Educação

Newton prestigia audiência em Uruçuca e elogia participação

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na noite desta segunda-feira (28), da audiência pública realizada no município de Uruçuca, onde foi apresentado e debatido o Relatório de Impacto Ambiental do Porto Sul e o projeto completo da obra, que beneficiará a região com uma ferrovia, um porto off-shore e ainda um aeroporto. Para Newton, que se fez acompanhar pelo chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub e do Secretário de Transporte, Clóvis Cunha, a audiência atendeu todos os requisitos básicos, contando com um público superior a mais de mil pessoas “Essa é uma demonstração do interesse de todas as comunidades da nossa região, em viabilizar o Porto Sul”, afirmou.

Para o prefeito ilheense, o projeto Porto Sul representa a grande oportunidade dos municípios regionais se programarem para um futuro mais promissor “Somente com o anúncio destes investimentos, já fomos procurados e visitados por comitivas de empresários nacionais e estrangeiros, a exemplo da Votorantim, em instalar indústrias em nosso município, o que representa de imediato, mais geração de emprego e renda”. E isso, a seu ver se diversificará nos demais municípios circunvizinhos, fazendo com que Ilhéus entre, definitivamente, em uma nova era de desenvolvimento.

Lembra, Newton Lima, que a primeira audiência pública desse licenciamento foi realizada no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, considerada pelo próprio Ibama como a maior já realizada na Bahia e uma das maiores do Brasil. “Nós, como beneficiados mais diretos por esse projeto, sempre estivemos abertos para o diálogo, e estaremos presentes em todos instantes e instâncias que forem necessárias, porque temos ai nos a certeza que o Porto Sul será o divisor de águas, e vai nos ajudar a escrever uma nova história”, finalizou.

 

Equipes avaliam positivamente mutirão realizado no Nossa Senhora da Vitória

Durante reunião de avaliação realizada na tarde desta última segunda-feira (28), no Palácio Paranaguá, equipes de trabalho da Prefeitura de Ilhéus fizeram uma avaliação positiva do grande mutirão de serviços executado no bairro Nossa Senhora da Vitória, na Zona Sul de Ilhéus, nos dias 24, 25 e 26 deste mês. A intervenção, que esta semana ocorrerá no Iguape na quinta, sexta e sábado (31, 1 e 2), conta com a participação das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Assistência Social e Segurança, Transporte e Trânsito.

Entre diversos outros, o Nossa Senhora da Vitória, um dos bairros mais populosos de Ilhéus, foi beneficiado com serviços de limpeza, roçagem, capinagem, poda de árvores e retirada de entulhos. Ao todo, a ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano contou com a participação de cerca de 60 trabalhadores, além de quatro caçambas, um trator e oito roçadeiras.

Na seara de assistência social, os moradores locais foram favorecidos com a emissão de carteiras para idosos (acima de 60 anos), visando à gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, bolsa família, cartão SUS e diversas outras orientações de cidadania. Já na área de saúde, o mutirão promoveu testes de glicemia, realização de preventivos (câncer do colo uterino), aplicação da vacina contra a gripe (pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses a dois anos, indígenas e profissionais de saúde) e aferições de pressão.

Melhorar – A proposta do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, é que o referido conjunto de intervenções, que visa melhorar as condições gerais dos bairros mais carentes da cidade, seja transformado em um serviço de rotina, favorecendo toda semana uma determinada localidade. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas que, infelizmente, ainda marcam o dia-a-dia do município, continuamos trabalhando de forma intensa para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, enfatiza o chefe do Executivo ilheense.

Durante a reunião de segunda-feira (28), ficou definido pelo prefeito Newton Lima a ampliação dos serviços prestados à comunidade, através da realização dos mutirões realizados pelo Programa Bairro Cidadão. Na avaliação do prefeito, é preciso empreender esforços no sentido de comtemplar um número de pessoas com os serviços públicos prestados durante os mutirões, no sentido de reduzir as desigualdades sociais ainda existentes.

 

Cartão do SUS pode ser feito nas unidades de saúde

As pessoas que ainda não possuem o cartão do SUS já podem realizar o seu cadastro na unidade de saúde mais próxima do seu bairro. Com o aumento da procura para a realização de carteiras do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal da Saúde descentralizou esse serviço para melhor atender a população. Além da Central de Regulação do SUS, que funciona no bairro do Malhado, algumas unidades de saúde do município estarão realizando o cadastro em horários específicos.

A Unidade de Saúde do bairro Iguape realiza o cadastramento de segunda a sexta-feira pela manhã, e a Unidade Sarah Kubistchek, no Parque Infantil, atende a elaboração do cadastro de cartão SUS nas quartas e quintas-feiras, no período vespertino. Esses atendimentos também podem ser feitos na Unidade de Saúde da Urbis (segunda a sexta, à noite), Posto de Saúde do bairro Nelson Costa e Posto Herval Soledade, no bairro do Pontal, ambos de segunda a sexta pela manhã.

O cadastro para o cartão do SUS também está sendo elaborado na Unidade de Saúde de Olivença, de segunda a sexta-feira, no período da tarde, e na segunda, quinta e sexta-feira, pela manhã. No CSU, o serviço é realizado sempre nas terças e quintas-feiras pela manhã, e na segunda, quarta e sexta pela tarde. Além desses locais. o cadastro poderá ser feito também no bairro Princesa Isabel, na unidade de saúde Almiro Vinhais (terça e quarta-feira pela manhã, e segunda, quarta e quinta-feira pela tarde), Banco da Vitória (segunda e terça-feira pela manhã e tarde) e no centro da cidade, na avenida Canavieiras, no posto CAE III (antigo Sesp), de segunda a sexta-feira, nos dois turnos.

Com a finalidade de proporcionar maior agilidade ao processo a equipe da Secretaria Municipal da Saúde elaborou um formulário específico, que poderá ser obtido nas unidades de saúde. Os interessados em realizar o cadastro devem entregar o formulário devidamente preenchido juntamente com uma cópia do RG ou da certidão de nascimento e uma cópia do comprovante de residência nas unidades realizadoras desse serviço ou na Central de Regulação. A previsão de entrega do cartão é de até três dias e o usuário deverá retirá-lo na mesma unidade em que entregou o formulário. Em breve, a idéia do formulário será aplicada também na zona rural e distritos do município. 

 

Ilhéus realiza mais uma etapa do programa Pacto pela Educação

Dando continuidade ao Programa Pacto pela Educação, em Ilhéus, educadores da rede da educação que atuam nas séries iniciais participaram da segunda etapa do curso de formação na última segunda-feira (28) no Colégio Estadual Eduardo Catalão. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado executada em parceria com os municípios, e visa melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais, em toda a Bahia, promovendo a alfabetização de todas as crianças de até oito anos de idade.

A multiplicadora Regional do Pacto, Ana Valkíria Macêdo, explicou que a meta do Governo do Estado é que até 2014 todas as crianças com idade de até 8 anos sejam alfabetizadas. “Esse compromisso requer o esforço conjunto de todos os educadores e a formação tem um papel fundamental de estreitar esse pacto, que será decisivo para que os educadores possam cumprir, efetivamente, seu papel”. Dos 415 municípios, 329 já aderiram ao Pacto pela Educação. Em Ilhéus, o programa contemplará inicialmente 35, das 52 unidades escolares do município e 1125, dos 3.780 alunos que cursam a 1ª série.

Mais sobre o Pacto pela Educação – De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o programa objetiva a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.

O programa foi implantado em Ilhéus no ano passado, quando foi realizada a capacitação continuada com técnicos, diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal. “Esse ano o programa alcança um novo patamar, já chegando às salas de aula”, explicou Lidiney Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *