PREFEITURA MUNCIPAL DE ILHÉUS

Prefeito de Ilhéus considera importante participação de municípios na obra da Fiol

Bairro Nossa Senhora da Vitória é beneficiado com grande mutirão de serviços

Cras entrega enxovais às gestantes

Saúde formaliza acordo com hospitais conveniados ao SUS

AMEI promove ação beneficente no Nelson Costa

Prefeito de Ilhéus considera importante participação de municípios na obra da Fiol

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, considerou oportuno o chamamento feito aos municípios para que eles possam participar do processo de desapropriação das áreas do traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Segundo o prefeito, a ação empreendida em conjunto pelos governos Federal e Estadual irá contribuir para a aceleração do processo de construção do maior empreendimento construído na Bahia, que o Complexo Intermodal do Porto Sul.

A participação dos municípios foi assegurada no processo de construção da obra nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Ilhéus, através da assinatura de um termo de cooperação técnica para desapropriações. O encontro contou com a presença do secretário da Casa Civil, Rui Costa, do presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco, além do prefeito de Ilhéus, das deputadas estaduais Ivana Braga e Ângela Sousa, bem como de outros municípios por onde a ferrovia será implantada.

Segundo o secretário Rui Costa, com a participação dos três entes federados vai dar mais celeridade às desapropriações da faixa de domínio da Fiol, permitindo que os trabalhos de implantação da ferrovia ocorram em menor tempo. A participação dos municípios será feita através de um trabalho de conscientização junto aos proprietários dessas áreas a serem desapropriadas, fazendo com que as desapropriações ocorram de forma amigável, no sentido de evitar o processo judicial.

As desapropriações dos trechos ocorrem desde 2010, resultando em 60% de áreas dos lotes 1, 2, 3 e 4 liberadas para a construção da ferrovia. O objetivo da estatal é completar a liberação desses quatro primeiros lotes até o final de junho. No total, a obra da Fiol conta com sete lotes.

O presidente da Valec calcula que somente os primeiros quatro lotes, compostos por 18 municípios, tenham 1.800 propriedades, sendo que mais da metade estão livres para a Fiol. Nos setes lotes, são mais de três mil locais a serem desapropriados. Para Newton Lima, esse compromisso assumido pelas prefeituras é mais uma afirmação do compromisso dos prefeitos com o desenvolvimento regional e das vantagens econômicas e sociais que serão proporcionadas pele empreendimento.

A Fiol cruzará todo o território baiano, passando por 33 municípios e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO). Além da Fiol, haverá a construção do Porto Sul e do Aeroporto Internacional de Ilhéus. Conforme explicou o presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco, todas as condições estão favoráveis, inclusive a sinalização positiva da aprovação dos projetos ambientais pelo Ibama.

 

Bairro Nossa Senhora da Vitória é beneficiado com grande mutirão de serviços

O bairro Nossa Senhora da Vitória, localizado na zona norte da cidade, está sendo beneficiado por um grande mutirão de serviços, que reúne esforços das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Assistência Social e Segurança, Transporte e Trânsito. A proposta do prefeito Newton Lima é que o referido conjunto de intervenções, que visa melhorar as condições gerais dos bairros mais carentes de Ilhéus, seja transformado em um serviço de rotina, favorecendo toda semana uma determinada localidade.

Na área do Desenvolvimento Urbano, o mutirão, que se estenderá até a manhã do próximo sábado (26), está promovendo serviços de limpeza, roçagem, capinagem, poda de árvores e retirada de entulhos. Ao todo, a ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano conta com a participação de cerca de 60 trabalhadores, além de quatro caçambas, um trator e oito roçadeiras.

Na área da assistência social, os moradores locais estão sendo favorecidos com a emissão de carteiras para idosos (acima de 60 anos), visando a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, bolsa família, cartão SUS e orientações diversas. A saúde disponibilizou testes de glicemia, realização de preventivos (câncer do colo uterino), aplicação da vacina contra a gripe (pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais de saúde) e aferição de pressão.

Por fim, técnicos da Secretaria de Infraestrutura, em conjunto com servidores da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, já estão vistoriando o bairro para iniciar nesta sexta-feira (25) uma grande Operação Tapa-Buracos. “Além de uma grande recomposição asfáltica, também estaremos executando serviços de drenagem pluvial”, informa o engenheiro civil Hermano Fahning.

Além do presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), e da vereadora Carmelita Ângela, parlamentares que reivindicaram a realização do mutirão ao prefeito Newton Lima, o início das atividades no bairro Nossa Senhora da Vitória também foi prestigiado pelos secretários de Governo, Edney Mendonça, de Desenvolvimento Urbano, Gérson Marques, de Assistência Social, Ari Silva, e de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha, além de diversos assessores e técnicos governamentais, entre outros. “Queremos, mais uma vez, em nome de toda a comunidade do Nossa Senhora da Vitória, agradecer ao prefeito Newton Lima por esta importante intervenção”, enfatiza Edvaldo Nascimento (Dinho Gás).

 

Cras entrega enxovais às gestantes

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast) de Ilhéus promoveu, nesta quarta-feira (23), a entrega de 100 enxovais às gestantes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal e contou com a presença do secretário Ari Silva Santos e da equipe de profissionais que atuam nos diversos programas.

Os kits são compostos por 27 itens, a exemplo de banheira, sabonete, fraldas de pano e descartáveis, chupeta, mamadeiras, talco, colônia, algodão, manta, entre outros utensílios. A vereadora Carmelita Ângela que participou do evento, parabenizou a iniciativa do Cras e afirmou que as mães são as peças fundamentais no desenvolvimento da sociedade. O secretário Ari Silva informou que uma das premissas é cuidar das pessoas que mais precisam e que essa atividade será continuada, no sentido de atender uma parcela mais vulnerável da sociedade.

A dona de casa Hanna Patrícia de Souza, moradora do bairro Ilhéus II, grávida do terceiro filho e que frequenta assiduamente o Cras do bairro Nossa Senhora da Vitória, afirmou que o tratamento e a atenção que recebe do programa são de ótima qualidade. Segundo ela, que participa pela primeira vez do grupo de gestantes, as palestras e as ações promovidas forma de grande importância no cuidado com a gestação e com o bebê. Para ela, o kit veio em boa hora, já que as condições financeiras não permitiam adquirir o enxoval. Durante o evento as participantes também assistiram palestra e tiraram dúvidas sobre a importância do aleitamento materno.

O Cras é um serviço do Governo Federal – gerenciado pelos municípios – que atrela ações de proteção e enfrentamento a situações de risco em áreas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos tanto entre famílias como também na comunidade, criando grupos de convivência com idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado. O Cras atua também como porta de entrada para os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e também para outros serviços de outras entidades que atendem ao público mais carente.

Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras instaladas nos bairros de maior índice de vulnerabilidade social. No município, as sedes se encontram nos bairros do Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Barra, Teotônio Vilela e Olivença. A coordenadora do Cras do Nossa Senhora da Vitória, Leli Guimarães, explicou que durante as palestras do grupo de gestantes, as mulheres participaram de discussões sobre particularidades da gestação, cuidados com a higiene e saúde da mãe e do bebê além da importância dos laços afetivos entre mãe, bebê e família.

 

 Saúde formaliza acordo com hospitais conveniados ao SUS

As emergências dos hospitais particulares credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Ilhéus voltaram a funcionar normalmente nesta última terça feira (22) para atendimento a população. A ação foi resultado de um acordo firmado pela Secretaria da Saúde de Ilhéus com hospitais privados da cidade que prestavam este tipo de serviço, tais como o Hospital da Coci, Casa de Saúde São Jorge (Hospital de Ilhéus) e o Hospital Vidamedi, em reunião realizada na última sexta-feira (18).

O acordo, já autorizado pelo prefeito Newton Lima, prevê uma contrapartida por parte da Secretaria da Saúde na realização de alguns procedimentos pelo SUS, oferecendo um valor diferenciado do que o praticado pela tabela do Sistema Único de Saúde. Essa ação deverá influenciar na manutenção do contínuo funcionamento desses estabelecimentos de saúde, a fim de ampliar a oferta de atendimento para casos de emergência na cidade, concentrada frequentemente no Hospital Geral Luís Viana Filho.

Com esse acordo, Ilhéus passa a contar com o atendimento de emergência pelo SUS nos hospitais Coci (referência nos casos de ortopedia), Hospital de Ilhéus (referência para pediatria) e o hospital Vidamedi, além do Hospital São José, que já vinha realizando seus atendimentos normalmente, e do Hospital Geral. Apesar do fornecimento desses subsídios a gestão administrativa e financeira das emergências desses hospitais continua sendo de responsabilidade dos próprios, e não da Secretaria da Saúde.

O secretario da Saúde do Município, Ronaldo Lavigne, avaliou positivamente a ação e disse que a abertura das emergências dos hospitais privados para atendimento ao SUS só tem a contribuir para a saúde da cidade, melhorando a qualidade do serviço oferecido a população. O secretario disse, ainda, que a equipe da secretaria continua empenhada em realizar um bom trabalho, o que deverá se converter em melhorias para o atendimento da saúde em Ilhéus.

 

AMEI promove ação beneficente no Nelson Costa

A Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI) promove neste sábado (26), a partir das 8 da manhã, uma grande ação social em Ilhéus. As atividades serão realizadas na Rua Senhor dos Passos (próximo ao Supermercado de Neném), no bairro Nelson Costa, zona sul de Ilhéus.

Realizada em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, no evento serão oferecidos diversos serviços à população como emissão do cartão SUS, cadastramento e regularização do programa Bolsa Família, informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), distribuição de agasalhos, sorteio de cestas básicas e atividades para as crianças.

Segundo o coordenador do evento, Ronaldo Silva (Ronaldo Fé), o objetivo é levar ações de cunho social a uma maior parcela da população, que geralmente não tem condições de usufruir desses serviços durante os dias úteis, por motivo de trabalho e, até mesmo, por falta de condições de pagar as passagens no transporte coletivo.

Um comentário em “PREFEITURA MUNCIPAL DE ILHÉUS”

  1. Até q enfim, alguém lembrou do bairro Nelson Costa…Há tempos não acontece nada ,nesse sentido.Parece q tínhamos saído do mapa de Ilheus.
    Parabéns a seu Ronaldo Fé, pela iniciativa.Os moradores do bairro agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *