PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Remake da novela ‘Gabriela’ é lançado em Salvador com a presença de atores, diretores e autoridades

Educação e Fundação Nestlé promovem capacitação com profissionais do município

Vila do Cerrado, na Zona Rural de Ilhéus, é beneficiada com diversas melhorias

Vacinação contra gripe continua em Ilhéus

Remake da novela ‘Gabriela’ é lançado em Salvador com a presença de atores, diretores e autoridades

Com a presença de vários atores, diretores e autoridades foi lançado na noite desta última segunda-feira (21), em Salvador, no Restaurante Amado, o remake da novela “Gabriela”, produção global que estreia no próximo dia 19 de junho, no horário das 23 horas. A solenidade, que também acontecerá em Ilhéus no próximo dia 14, a partir das 19 horas, no Bar e Restaurante Vesúvio, foi prestigiada pelo governador Jaques Wagner, pelo prefeito Newton Lima, pela primeira-dama Dona Inês Tavares, e pelo presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso. O lançamento em Ilhéus integra o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado e, também, a programação de aniversário do município que está completando 478 anos de fundação.

Com direito a tapete vermelho, a uma belíssima decoração e a uma grande entrevista coletiva concedida a profissionais de imprensa de todo o país, o evento contou com a participação de grande parte do elenco. Estiveram presentes os atores Humberto Martins, Juliana Paes, Antonio Fagundes, Marcelo Serrado, Vanessa Giácomo, Mauro Mendonça, Maitê Proença, Emanuelle Araújo e Mateus Solano, além da cantora Ivete Sangalo, que também integra o elenco do novo folhetim. A festa foi prestigiada ainda pelo autor Walcyr Carrasco e pelo diretor geral da nova atração, Mauro Mendonça Filho.

O prefeito Newton Lima lembra que o remake de ‘Gabriela’ seria apresentado a partir de julho. “Com a antecipação para junho, mês do aniversário da nossa cidade, toda a população acabou ganhando um belíssimo presente”, comemora o chefe do Executivo ilheense. “Sem dúvida alguma, trata-se de uma oportunidade única para a nossa Terra, que, mais uma vez, será divulgada nos quatro cantos do país por meio da obra imortal de Jorge Amado”, completa. Por sua vez, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, chama atenção para a qualidade do trabalho. “Durante o lançamento, tivemos a oportunidade de assistir aos melhores momentos do primeiro capítulo e a um resumo de tudo que já foi gravado até agora. Trata-se de uma fotografia primorosa. Com uma qualidade poucas vezes vista na história da teledramaturgia brasileira. O público vai se emocionar mais uma vez com ‘Gabriela’”, arremata Maurício Corso.

Globo Repórter – No dia seguinte ao lançamento da novela “Gabriela” (15), reforça Maurício Corso, a Rede Globo de Televisão exibirá um “Globo Repórter Especial” que terá a missão de retratar a vida e a obra de Jorge Amado, com ênfase para a cidade de Ilhéus, um dos principais palcos da obra do escritor. “Também como parte das comemorações alusivas ao centenário de Jorge, o Centro de Convenções, na avenida Soares Lopes, estará recebendo, no período de 15 a 17 de junho, a peça teatral ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, protagonizada pelos atores Marcelo Faria, Fernanda Vasconcelos e Duda Ribeiro”, informa mais uma vez o presidente da Fundação Cultural.

Maurício Corso adianta ainda que no dia da estreia nacional do remake “Gabriela”, programada para as 23 horas do dia 19 de junho, serão instalados dois grandes telões na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. “Na estreia nacional da novela, queremos que a população venha assistir ao primeiro capítulo conosco. Sem dúvida alguma, será mais um momento de grande emoção ver a estreia de um produto televisivo que engrandece a obra de Jorge Amado e, por via de consequência, a nossa querida cidade de Ilhéus”, conclui o presidente da Fundação Cultural do Município.

 

Educação e Fundação Nestlé promovem capacitação com profissionais do município

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Nestlé, promove nesta quinta (24) e sexta-feira (25) curso de formação Integrada com profissionais da educação. O evento será realizado no auditório da Fundação Cultural e faz parte dos programas “Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber”. O objetivo da capacitação é potencializar os temas trabalhados em todos os setores da escola: sala de aula, cozinha, limpeza, gestão e coordenação, e vai contemplar profissionais de 30 unidades escolares da rede municipal, entre merendeiras, professores e gestores. 

Os programas sociais da Fundação Nestlé Brasil remontam o caminho dos alimentos para ressaltar informações importantes sobre saúde, sustentabilidade ambiental, importância da água como recurso natural e para a hidratação, agricultura e história do Brasil, mostrando a ligação do alimento que consumimos à origem da matéria-prima. Tendo como base a nutrição, os programas estimulam hábitos alimentares saudáveis através de conceitos de nutrição, saúde, higiene e aproveitamento máximo dos alimentos.

Outro conceito trabalhado pela iniciativa é centrado na água e promove a sustentabilidade socioambiental trabalhando a conscientização da preservação do meio ambiente, com foco na conservação da água, e estimulando a reciclagem como forma de prevenir a poluição dos rios. Para a titular da pasta da Educação no município, Lidiney Campos, o curso vai trabalhar de forma multidisciplinar, possibilitando maior envolvimento dos profissionais com as práticas de alimentação saudável.

Os programas Nutrir, Cuidar e Saber foram concebidos segundo uma mesma filosofia que considera a valorização da cultura local (alimentar, musical, histórias e brinquedos); o respeito ao meio ambiente (cuidados com a água, uso consciente de recursos, destinação correta de resíduos); a identificação de parceiros regionais para fortalecimento da continuidade das ações provocadas pelos programas; a valorização dos movimentos da infância. A formação integrada terá carga horária de 24 horas.

O curso será distribuído em duas turmas. No turno matutino (das 8 às 12 horas) dos dias 24 e 25, a capacitação será voltada para representantes das escolas Nucleada do Couto, do Japu, de Areia Branca, Banco Central, Banco do Pedro, Olivença, Aritaguá I e Aritaguá II, Sambaituba, Centro Educativo Fé e Alegria, Escola Dom Tepe, Nelson Oliveira, Gisélia Soares, Escola Herval Soledade e Salobrinho. Já turno vespertino (das 13 às 17 horas) o curso será dedicado aos profissionais das escolas Nova Jerusalém, Barra de Itaípe, Emei do T. Vilela, Iguape, Marianne Eckes, Heitor Dias, Caic Darcy Ribeiro, Dom Eduardo, Odete Salma, Pequeno Davi, Pequeno Príncipe, Pinóquio, Paulo Freire, Vovô Isaac e Vila Nazaré.

As práticas e as reflexões dos encontros serão desenvolvidas tendo como temas “Bem cuidar da criança”, visando a sensibilização para a natureza do ser humano e a relação estabelecida na infância com a natureza de seu lugar; a “Alimentação saudável – Nutrir”, que objetiva sensibilizar sobre a importância de uma alimentação saudável; “Bem Cuidar da Natureza do Lugar”, que aborda cuidados com a água, com o ambiente e com as pessoas e “Agricultura, Matéria prima  e cultura – Saber”, focado na  discussão sobre a relação maior entre o ser humano e a produção rural da região.

 

Vila do Cerrado, na Zona Rural de Ilhéus, é beneficiada com diversas melhorias

Apesar de todas as dificuldades que ainda marcam o dia-a-dia da cidade, o governo municipal continua empreendendo esforços com o objetivo de continuar levando uma série de melhorias para as vilas, povoados e distritos de Ilhéus. Desenvolvidas nas diversas áreas governamentais, como saúde, educação e infraestrutura, as intervenções visam garantir uma melhor qualidade de vida para as comunidades interioranas.

Uma das localidades beneficiadas por essas intervenções é Vila do Cerrado, localizada a cerca de 42 quilômetros da sede. Aproveitando a construção de um poço artesiano, viabilizada quatro anos atrás, a secretaria municipal de Ações Regionais conseguiu beneficiar as 78 residências locais com água encanada. “Vale ressaltar, que um estudo feito pelo Governo do Estado constatou a qualidade dessa água”, diz o administrador do distrito do Cerrado, Esley Avilez, popularmente conhecido como Dizo do Cerrado.

Outra melhoria assinalada pelo administrador de Cerrado diz respeito à regularização do transporte coletivo. “Depois de 14 anos, conseguimos, finalmente, oferecer à nossa comunidade um atendimento regular. Agora, os moradores daqui dispõem de transporte coletivo quatro vezes por semana e em dois horários do dia”, comemora. Outro avanço, ainda de acordo com Dizo, foi a regularização do sistema de coleta de lixo. “Diariamente, a população deposita o lixo domiciliar nas caixas coletoras e, a cada 15 dias, um veículo da Secretaria de Ações Regionais promove a coleta”, explica o administrador.   

As intervenções em Cerrado incluem ainda a reforma completa do telhado da Escola Jorge Amado, a execução de melhorias no sistema de iluminação pública e a normalização da prestação de serviços do posto local de saúde. “Em virtude de todas essas conquistas, fundamentais para o dia-a-dia da nossa população, agradeço ao prefeito Newton Lima e a toda a sua equipe de trabalho”, finaliza Dizo do Cerrado.

Poço Artesiano – Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é denominado dessa forma quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Na maioria das vezes, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional. Além disso, em geral, suas águas possuem mais sais minerais e uma pureza microbiológica maior. Segundo os especialistas, em sua utilização voltada para o uso residencial, as águas são captadas através de um sistema de canos.

 

Vacinação contra gripe continua em Ilhéus

A campanha de vacinação contra gripe continua em Ilhéus e segue até o próximo dia 25 de maio. Pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas são o público-alvo desta campanha do Ministério da Saúde em todo o território nacional. Até o final da campanha os grupos descritos acima devem procurar os postos e unidades de saúde do município para se imunizarem.

A aposentada Ghislene Ferreira, de 72 anos, já esta devidamente vacinada. Segundo ela “a vacinação tem que ser levada a sério, principalmente com a chegada do inverno. Muitas pessoas acham que ter gripe é besteira, mas nesta idade, quanto mais protegida estiver melhor”. Os profissionais de saúde lembram que é importante que os pacientes não se esqueçam de levar o seu cartão de vacinação.

Outra ressalva é quanto à vacinação das crianças. Aquelas que receberão a vacina pela primeira vez serão imunizadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. Com o tema “Proteger é cuidar”, a campanha teve início no sábado, 5 de maio, data em que também foi realizado o dia D contra gripe. Em Ilhéus, a meta da campanha deste ano é imunizar 33.639 pessoas, segundo dados da Vigilância a Saúde do município.

A vacina para a gripe 2012 foi feita com através dos três tipos de vírus que mais circularam no país no ano passado. Além de atuar contra a gripe comum, a vacina também irá imunizar contra a influenza A, também chamada de H1N1. A imunização ainda é a melhor estratégia disponível para a prevenção da gripe e suas consequências, podendo evitar também o aparecimento de infecções secundárias e a transmissão do vírus.

Proteção pode ser conseguida com medidas simples de prevenção diária. É preciso lavar as mãos frequentemente, ter uma boa alimentação, sempre se hidratar e evitar locais de pouca ventilação e com aglomerações, principalmente com a chegada do inverno. As campanhas contra gripe foram iniciadas em 1999 e, desde então, segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *