Newton Lima diz a jornal que Complexo Intermodal é vetor de desenvolvimento
Ilhéus participa do Salão Internacional do Turismo
Em Ilhéus, “São João nos Bairros” será realizado no próximo domingo no Malhado
Ilhéus comemora Dia da Luta Antimanicomial
Newton Lima diz a jornal que Complexo Intermodal é vetor de desenvolvimento
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, avaliou como positiva a matéria de autoria do jornalista Daniel Rittner, na edição deste 14 de maio, do jornal Valor Econômico. Para o prefeito, a reportagem expõe ideias e demonstra os pontos de vista das pessoas que defendem e são contrários à implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, considerado o maior investimento de infraestrutura da Bahia.
Na entrevista concedida ao jornalista, Newton Lima ressaltou que o megaprojeto representa a redenção do desenvolvimento de Ilhéus, tendo em vista a geração dos cerca de 2.600 empregos que deverão ser gerados durante a implantação. “Após a construção o complexo irá manter 1.700 empregos, sendo grande parte desse contingente de pessoal com um nível salarial considerável”, disse.
Para o prefeito, finalmente chegou a hora de Ilhéus recuperar a economia regional, que sofreu por todos esses anos com o aparecimento da vassoura-de-bruxa, fungo que praticamente dizimou a lavoura de cacau de todo o Sul da Bahia. “O aquecimento do mercado de trabalho embala os sonhos de Ilhéus, que jamais se recuperou dos efeitos da vassoura-de-bruxa, a praga responsável por dizimar a produção de cacau no fim dos anos 80”, comemora.
O prefeito Newton Lima contou ao jornalista Daniel Rittner que, com o debacle da cacauicultura provocou a redução drástica da população do município, que encolheu na década passada. Conforme apontou o IBGE, houve uma redução de 222 mil para 184 mil habitantes entre os anos 2000 e 2010, com trabalhadores rurais deixando as fazendas de cacau semiabandonadas. “O mais grave foi a migração do campo para a cidade, o que fez com que a população passasse de 60% para 87%, criando enormes problemas para essas famílias, bem como para o município, que não tinha condições de assistir a todas elas”, analisou.
Na opinião do prefeito, é necessária a observância dos preceitos ambientais, exigindo contrapartida dos investidores, assim como o apoio direto dos governos federal e estadual, a fim de ordenar a expansão da cidade. Para ele, a construção do Complexo Intermodal também atrairá outras obras de infraestrutura, a exemplo da duplicação da rodovia BR-415 (Ilhéus-Itabuna), e todo um complexo logístico. “Nosso objetivo é conseguir investimentos para a imediata requalificação do aterro sanitário, a construção de 1.300 unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida e a oferta maior de saneamento básico, principalmente na zona Sul da cidade, além de outras obras, no sentido de suportar o crescimento da população poderá dobrar de tamanho num prazo de apenas 10 anos”, destacou.
Audiências públicas – Em ofícios encaminhados ao Diretor de Logística da Bamin, Aildo Mendes da Fonseca, e ao Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Rui Costa, o prefeito Newton Lima confirmou a presença de representantes do Município de Ilhéus nas seis audiências públicas que serão promovidas entre os dias 28 de maio e 2 de junho. Nessas audiências serão realizadas a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do projeto Porto Sul.
As audiências públicas serão realizadas nas cidades de Uruçuca (28 de maio, no Estádio Antônio Ferreira), Itacaré (29 de maio, no Clube Municipal Pirajá), Itabuna (30 de maio, na AABB), Coaraci (31 de maio, na Associação Cultural de Coaraci), Itajuípe (1º de junho, no Clube Kamuá), e Barro Preto (2 de junho, no Ginásio de Esportes), que são municípios na área de abrangência do Porto Sul, sempre com início às 18 horas, à exceção de Barro Preto, no sábado, que começará às 14 horas.
Ilhéus participa do Salão Internacional do Turismo
Desta quinta-feira (17) até sábado (19) Salvador sedia o I Salão Internacional do Turismo. Considerado o principal evento de operação de marketing de vendas e de divulgação da Bahia como destino turístico, o evento traz este ano o tema “Viaje por um mundo chamado Bahia” e será realizado no Centro de Convenções da Bahia. O Salão contará com uma moderna estrutura, com estandes para exposições de empresas e institucionais, mostra gastronômica, apresentações culturais, entre outras atrações.
Ilhéus é uma das cidades baianas que estará presente ao evento, juntamente com a Câmara de Turismo da Costa do Cacau e o Convention Bureau. De acordo com o secretário de Turismo do Município, Paulo Moreira, a participação do município foi viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), que disponibilizará uma série de atrativos no estande montado no evento. “O centenário de Jorge Amado é mote principal do espaço, que contará com a presença de atores caracterizados de Gabriela e do próprio escritor, assim como de extenso material de divulgação da cidade, formado por folders, vídeos, entre outros materiais. A equipe da Setur estará à disposição das pessoas que visitarem o estande. Agências de turismo, hotéis e pousadas também estarão presentes ao evento, reforçando Ilhéus como destino turístico”.
Ainda de acordo com Paulo Moreira, que estará representando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o Salão Internacional do Turismo será uma ótima oportunidade para divulgar o São João local, a ser realizado entre os dias 23 a 27 de junho, no Parque de Exposições. “A Bahiatursa já sinalizou apoio ao evento, assim como para Porto Seguro e Salvador e confirmou entre as atrações de grande porte, o show do cantor Adelmário Coelho”. Paulo Moreira participa, ainda, da segunda edição da Feira Comercial da Abav-BA, que acontece no mesmo período do evento.
Salão Internacional do Turismo – O evento vai reunir uma série de atrativos e terá em sua estrutura mais de 50 estandes comerciais e institucionais das 13 zonas turísticas do estado e um espaço destinado a 50 balcões para exposição individual dos municípios turísticos. Outros 60 serão voltados para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico. Esta edição do evento dará destaque a divulgação do Festival do Chocolate, que acontece de 28 de junho a 2 de julho, em Ilhéus e do Salão do Chocolate, que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 6 e 8 de julho, na capital baiana.
Para as rodadas de negócios, serão disponibilizadas 60 mesas, em ambiente fechado e climatizado. Outro atrativo do Salão é uma maquete especial do mapa da Bahia, dividida por zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do estado. Com 100 metros quadrados, o equipamento pretende encantar crianças e adultos durante o evento.
Em Ilhéus, “São João nos Bairros” será realizado no próximo domingo no Malhado
O bairro do Malhado, um dos mais populosos do município, receberá no próximo domingo (20), das 16 às 21 horas, o “São João nos Bairros”, trabalho desenvolvido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. O projeto, que objetiva resgatar a força das principais festas populares, fortalecendo a cultura nordestina, foi iniciado no último dia 6, no Teotônio Vilela. Este ano, o “São João nos Bairros”, que acontece em Ilhéus e em Itabuna, está homenageando duas grandes personalidades da vida cultural brasileira: o escritor Jorge Amado e o cantor Luiz Gonzaga.
Durante o “São João nos Bairros”, que no Teotônio Vilela atraiu cerca de três mil pessoas, o público tem a oportunidade de saborear o irresistível forró pé de serra. Além disso, ao longo do evento, a organização promove a realização de diversas brincadeiras, montagens teatrais, apresentação de quadrilha junina e concurso da rainha do milho. A segurança do evento, cuja infraestrutura inclui palco para bandas, banheiros químicos e barracas de comidas e bebidas típicas, conta com o trabalho da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de agentes de trânsito da Prefeitura de Ilhéus.
Realizado pela primeira vez em 2011, o “São João nos Bairros” é divulgado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo de Televisão, por meio de chamadas de público, que informam a programação do evento, as principais atrações e alguns aspectos da estrutura. “Com esta iniciativa, e em parceria com as prefeituras de Ilhéus e Itabuna, a ideia é resgatar as tradições folclóricas da nossa Terra, enriquecendo o nosso calendário festivo”, afirma o diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga.
Outras duas localidades de Ilhéus também receberão o projeto “São João nos Bairros”. No próximo dia 3 de junho, será a vez do Hernani Sá (popularmente conhecido como Urbis), bairro da zona sul da cidade. Já no dia 17 do mesmo mês, a festa será realizada em Olivença, situada a cerca de 16 quilômetros da sede e considerada a única estância hidromineral do Brasil localizada em faixa litorânea.
São João de Ilhéus – Durante a assinatura do Termo de Compromisso entre a Prefeitura e a TV Santa Cruz, o prefeito Newton Lima e o secretário do Turismo, Paulo Moreira, garantiram que o São João de Ilhéus 2012 será realizado no período de 23 a 27 de junho, mais uma vez no Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras. No ano passado, o evento atraiu, todas as noites, milhares de pessoas da cidade e de vários pontos do Sul da Bahia, que tiveram a oportunidade de curtir uma bela infraestrutura e o som de grandes atrações musicais.
Ilhéus comemora Dia da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio é lembrado há mais de 20 anos em todo Brasil como o Dia da Luta Antimanicomial. A data tem faz referência a reforma psiquiátrica, que tem como diretriz a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento da instituição hospitalar para uma rede de atenção, estruturada em unidades de serviços comunitários e aberta. Em Ilhéus a Secretaria da Saúde realizou uma caminhada na nesta terça-feira (15) com os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto e Infantil e o Caps-AD (Álcool e Drogas).
Mais de 40 pacientes participaram do evento, que saiu às 14 horas da avenida Canavieiras em direção ao largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, acompanhados de um grupo de fanfarra. Com cartazes que chamavam atenção para a causa da Luta Antimanicomial e panfletos informativos, os pacientes fizeram apresentações artísticas na praça com música e dança. Na oportunidade foram expostos para venda materiais artesanais confeccionados pelos pacientes durante tratamento nos centros.
Segundo a diretora dos Caps de Ilhéus, Simone Pitágoras, essas atividades servem tanto para a comemoração deste dia quanto para a reintegração dos pacientes a sociedade. Ela afirma, ainda, que a data tem um grande significado para que trabalha com saúde mental. “Esse dia de atividades diferenciadas é uma maneira de lembrar as mudanças fundamentais na assistência em Saúde mental no Brasil”, ressaltou