Criação de uma aliança entre os países produtores de cacau ganha força em reunião realizada entre produtores do sul da Bahia

A possível criação da Aliança dos Países Produtores de Cacau foi um dos principais assuntos discutidos durante reunião realizada nesta quarta-feira (16), entre organizadores do Salon du Chocolat e  produtores de cacau do sul do Estado, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), em Ilhéus.
 
 Ser o único país que possui toda a cadeia produtiva do cacau, além de 5º maior produtor de cacau do mundo e o 4º maior consumidor de chocolate, confere ao Brasil um diferencial competitivo perante o mundo. Segundo Durval Libânio, presidente da Câmara Setorial do Cacau e do Instituto Cabruca, para tornar possível a criação da Aliança é importante investir na qualidade do cacau brasileiro e na conservação dos biomas da Mata Atlântica, bem como na responsabilidade social, aspecto não encontrado em países asiáticos e africanos, estes, responsáveis por 75% da produção mundial de cacau. 
 

“A Bahia tem hoje a maior capacidade do mundo para a produção de cacau fino e de integrar turismo, conservação do meio ambiente, cultura, cacau e chocolate. Ou seja, temos razão de sobra para investirmos na criação desta aliança e quem sabe posteriormente avançar para uma cooperação com a África e a Ásia”, conclui Libânio.

Um comentário em “Criação de uma aliança entre os países produtores de cacau ganha força em reunião realizada entre produtores do sul da Bahia”

  1. É com pesar eu ouço tais noticias, de 1º produtor mundial; pasamos para o 4º e a lavoura ainda continua do mesmo jeito, nada de progresso contra essa doença que parece instalada de propósito e que serve de aguma forma prá que alguém ou algum grupo tire proveito dessa situação. Degradante vermos que a passos de tartaruga, um país como o nosso ainda se veja capengando na descoberta prá extirpação definitiva da vassoura de bruxa e retomar o seu lugar no ranke mundial de país produtor de cacau e Ihéus como o maior exportador do mesmo produto. Sou neto e filho de cacauicutores já vivi na época da abundância hoje me deparo com essa situação caótica e sem nem uma luz no final do túnel… Pena!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *