Newton confirma participação na Marcha dos Prefeitos a Brasília
Avenidas de Ilhéus são beneficiadas com moderno projeto de iluminação
Jornalistas alemães visitam Ilhéus e conhecem Plano da Mata Atlântica
Roteiro do Odontomóvel em maio contempla distritos e zona rural
Saúde convoca população para vacinação contra gripe
Projeto oferecerá diversos serviços de saúde e cidadania neste sábado
Newton confirma participação na Marcha dos Prefeitos a Brasília
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já confirmou a sua participação na XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que está marcada para acontecer nos dias 15, 16 e 17 deste mês. O evento tem como principais destaques de discussão a redistribuição dos royalties de Petróleo de maneira igualitária entre todos os Estados e Municípios; a proliferação de pisos salariais para diversas categorias sem definição de fonte de recursos e o encontro de contas dos débitos previdenciários.
Para Newton, que sempre considerou este tipo de encontro como um dos mais importantes promovidos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a efetiva presença dos gestores municipais de todos os pontos do país, é a grande oportunidade para que os prefeitos possam expor seus problemas de forma unida, coesa. “Precisamos dialogar diretamente com os deputados, senadores e a própria presidente da República”, frisou o prefeito.
Outro tema que o prefeito de Ilhéus considera importante nas discussões que irão ser realizadas em Brasília, refere-se ao crescimento do tráfico do crack. “Embora ainda estejamos com a situação sob controle em nosso município, é inegável que está ocorrendo uma forte expansão desta droga em todo o País, e Ilhéus, cidade tipicamente turística, tem que encontrar formas de enfrentamento, incluindo-se a prevenção e também o tratamento”, avaliou.
Contra o desequilíbrio – A realização da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é considerada um marco definitivo sobre o empoderamento do Município diante da Federação Brasileira. Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os municípios estão inseridos num complexo sistema que, em decorrência do desequilíbrio das relações federativas, está levando o País ao estrangulamento das políticas públicas, uma vez que, ao tempo em que aumentam as demandas da população e se repassam para os Municípios as competências para atendê-las, os recursos continuam concentrados na esfera federal.
Segundo Ziulkosky, apesar dessa situação não ser recente e estar se agravando com o passar do tempo, ainda assim, os municípios são os entes que mais investem em saúde, educação e infraestrutura. “Estamos cumprindo nossa parte com enormes sacrifícios e é nosso dever alertar toda a sociedade sobre as consequências causadas pela adoção deste sistema federativo desigual e injusto”, analisa.
Para o presidente da CNM, é o momento de comprovar a existência de um poder local atuante, atento, responsável e capaz de construir uma nova realidade para a Nação, fazendo-a mais justa, empreendedora e voltada para a superação das dificuldades que se apresentam.
Avenidas de Ilhéus são beneficiadas com moderno projeto de iluminação
As avenidas Dois de Julho, incluindo toda a área da Praia do Cristo, Soares Lopes e Litorânea Norte já estão sendo beneficiadas com o projeto denominado de “banho de luz”, que garante uma iluminação maior e mais eficiente dos principais pontos turísticos de Ilhéus. Nesses locais já foram implantados 252 postes novos, com braços de luz e luminárias modernas e lâmpadas brancas que vão iluminar toda a orla, inclusive a área de praia. Os serviços estão em fase de conclusão, restando colocar apenas, em alguns pontos, braços de lâmpadas, reatores e fotocélulas. Mas na maior parte dessas avenidas o serviço já foi executado e vem recebendo elogios de ilheenses e turistas.
As obras de implantação do moderno sistema de iluminação da orla de Ilhéus, realizado através de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, compreende desde a avenida Litorânea Norte, no bairro São Domingos, bairro do Malhado, até o antigo Porto do Rio Cachoeira, na avenida Aurélio Linhares, passando pelo Porto Internacional, Cidade Nova, avenida Soares Lopes, Praia do Cristo e avenida Dois de Julho. Mas além do serviço de iluminação, a Prefeitura de Ilhéus vai realizar todo o serviço de limpeza e recuperação da orla, com a melhoria da pista de cooper, recuperação da ciclovia, além da capinagem e roçagem dessas avenidas.
De acordo com o prefeito Newton Lima, que tem acompanhado cada passo da realização do projeto, com a realização dessas obras as avenidas de Ilhéus voltarão a ser verdadeiros cartões postais da cidade, além de garantir a humanização dos espaços, já que vão estar totalmente iluminadas e muito mais seguras. Logo após a conclusão desse primeiro trecho, as obras seguem para a avenida Litorânea Norte, que também está recebendo um moderno sistema de iluminação. Os novos postes já foram colocados no bairro do Malhado e agora está na fase de implantação das luminárias. A previsão é que esses serviços na Litorânea Norte também sejam concluídos nos próximos dias.
O projeto de iluminação pública da orla ilheense que está sendo executado envolve recursos da ordem de R$ 903 mil, oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informou que além da colocação dos novos postes e luminárias, serão substituídos também cerca de 60% dos postes antigos, assim como os demais equipamentos, garantindo segurança e comodidade aos moradores e da população que utiliza a orla para a prática de atividades esportivas.
Mas o projeto de iluminação as orla de Ilhéus não para por aí. O prefeito Newton Lima assegurou que serão investidos recursos para a execução de mais um importante projeto, que é a iluminação cênica da Baia do Pontal. “Esse projeto de iluminação cênica é arrojado e que irá realçar, sobretudo, o aspecto visual de uma das áreas mais bonitas de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima. Para isso o prefeito continua mantendo gestões junto à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para a liberação de novos recursos.
Jornalistas alemães visitam Ilhéus e conhecem Plano da Mata Atlântica
Um grupo de jornalistas alemães foi recepcionado na tarde da última quinta-feira (10) pelo secretario municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub. A comitiva está no Brasil cumprindo agenda que tem como foco a visita aos programas desenvolvidos pela a Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (GIZ), visando a divulgação das ações dessas entidades. A visita integra a programação prevista pelo termo de Cooperação entre Brasil e Alemanha.
O grupo é formado pela redatora de política do jornal Berliner Tagesspiegel, de Berlim, Dagmar Dehmer; pelo redator chefe do jornal Volszeitung da cidade de Leipzig, Thomas Mayer; pelo redator do jornal Handelsblatt, especializado em políticas ambientais e de desenvolvimento, Frank Specht; jornalista da seção de economia do jornal Westdeutsche Zeitung, Olaf Steinacker; pelo redator de política externa do jornal Stuttgarter Zeitung, Thomas Thieme; jornalista da seção de economia do jornal Frankfurter Neue Presse, Sven Weidlich; jornalista da seção política do jornal Frankfurter Rundschau, Joachim Wille e pelo redator de política do jornal Südwstpresse, Martin Hofmann.
O grupo está no Brasil desde o dia 6 e na tarde de quinta-feira (10) chegou a Ilhéus para conhecer, in loco, o método e o resultado do trabalho desenvolvido para a elaboração do Plano de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica do município de Ilhéus. A programação foi iniciada com o passeio pelos principais pontos históricos da cidade e seguiu para o Palácio Paranaguá – sede do governo municipal – onde o grupo participou de palestra sobre o contexto da Mata Atlântica no sul da Bahia e sobre a importância do planejamento municipal para a biodiversidade e o desenvolvimento local e a prevenção de desastres, projeto apoiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear.
Além de Harildon Machado e de José Nazal, a reunião contou com a presença do Diretor da ONG Flora Brasil, Jean Francois Timmers; da coordenadora do Núcleo Mata Atlântica da Secretaria da Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Fátima Guedes e da coordenadora do Projeto Proteção da Mata Atlântica da ONG GIZ, Ingrid Prem e Renato Cunha, coordenador do Gambá. Com a colaboração de uma intérprete o grupo ouviu as apresentações e em seguida fizeram os questionamentos sobre o assunto. Os jornalistas alemães cumprem ainda agenda de atividades em Itacaré e de lá seguem para o Rio de Janeiro, neste sábado (12).
Roteiro do Odontomóvel em maio contempla distritos e zona rural
Oferecer atendimento odontológico de qualidade, principalmente às comunidades da zona rural de Ilhéus. Este é o trabalho do Odontomóvel, unidades móveis odontológicas com atendimentos para os mais diversos serviços na área de saúde bucal, que realizam o trabalho descentralizado através de dois ônibus equipados. O OdontomóveL foi uma das estratégias encontradas para facilitar o acesso desse e de outros serviços de saúde para a população que vive em locais mais distantes do centro da cidade.
Os primeiros atendimentos do mês já foram iniciados desde o dia 3 de maio e algumas comunidades já foram beneficiadas, entre elas o Ato do Carvalho, Ponta da Tulha, Escola da Sapucaieira, Cururutinga, Creche do Couto, Cascalheira e Riachuelo. Os próximos atendimentos serão realizados na Carobeira, segunda-feira (14); em São José, terça-feira (15); Igreja Católica do Malhado, quarta-feira (16); Rio do Engenho, quinta-feira (17); e Nova Esperança sexta-feira (18).
Na segunda-feira (21) o ônibus visita a comunidade de Vila Olímpio, na terça-feira (22) vai para Ribeira das Pedras, e na quarta-feira (23) atende na Vila Militar do 2º Batalhão. Prosseguindo com os atendimentos, o ônibus beneficiará ainda a localidade de Banco Central, na quinta-feira (24); e o bairro Nelson Costa na sexta-feira (25). Na segunda-feira (28) é a vez da comunidade de Tibina receber o Odontomóvel, e na terça-feira (29) na Escola Nucleada do Santo Antônio.
Para finalizar a programação do mês, o ônibus atenderá novamente a comunidade de Santo Antônio, na quarta-feira (30); e na quinta-feira (31) finaliza seu percurso com o bairro Nossa Senhora da Vitória. Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe – formada por cirurgião-dentista e auxiliares – realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.
Saúde convoca população para vacinação contra gripe
Pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas devem procurar até o dia 25 de maio o posto de vacinação mais próximo para se imunizarem contra a gripe. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação, realizada em todo o território nacional. Em Ilhéus, a meta da campanha deste ano é imunizar 33.639 pessoas, segundo dados da Vigilância a Saúde do município.
Com o tema “Proteger é cuidar”, a campanha teve início no último sábado (5), data em que também foi realizado o dia D Contra a Gripe. Pontos extras e equipes volantes de vacinação foram colocados em diversas áreas da cidade no sentido de facilitar o acesso das pessoas. Até o final da campanha, a população poderá procurar os postos e unidades de saúde do município, que estarão disponibilizando a vacina. É importante que o paciente não se esqueça de levar o seu cartão de vacinação.
Os pais devem ficar atentos à vacinação das crianças. Aquelas que receberão a vacina pela primeira vez serão imunizadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A imunização ainda é a melhor estratégia disponível para a prevenção da gripe e suas consequências, podendo evitar também o aparecimento de infecções secundárias e a transmissão do vírus.
Segundo a diretora da Vigilância a Saúde, Cássia Virgínia, é fundamental que a vacina seja tomada anualmente, uma vez que ela é capaz de oferecer 90% de proteção contra gripes em geral. “Esperamos que a população compareça em massa nos postos para tomarem a sua dose de proteção.” Segundo ela, os outros 10% de proteção podem ser conseguidos com medidas simples de prevenção diária. “É preciso lavar as mãos frequentemente, ter uma boa alimentação, sempre se hidratar e evitar locais de pouca ventilação e com aglomerações, principalmente com a chegada do inverno”, recomenda.
A expectativa é de que com a campanha seja reduzida a morbimortalidade e as internações causadas pela Influenza A. As campanhas contra gripe foram iniciadas em 1999 e, desde então, segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação.
Projeto oferecerá diversos serviços de saúde e cidadania neste sábado
A comunidade do alto da Conquista e das localidades adjacentes será beneficiada neste sábado (12), na quadra poliesportiva do bairro, localizada na avenida Luiz Viana Filho, pelo Projeto Sim Família. Promovido pela Igreja Batista Lindinópolis, o projeto será realizado das 8 às 16 horas e oferecerá diversos serviços de saúde e cidadania. Participam do mutirão a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde e Assistência Social, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), o Centro de Olhos Especializados (Cenoe) e o Banco de Sangue do Hospital São José.
Durante o grande mutirão, serão oferecidos os seguintes serviços: tipagens sanguíneas, exames de fundo de olho, aferições de pressão arterial, exames odontológicos, glicemia capilar e testes rápidos para detectação de HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Na área da cidadania, o mutirão disponibilizará cadastramento para o Programa Bolsa Família, estética e beleza, balcão de informações variadas e agendamento para emissão de documentos, além de panfletagem de cunho educativo.
O coordenador do Ministério de Família da Igreja Batista Lindinópolis, pastor Rubem Vieira, informa que, simultaneamente, nas dependências da própria igreja, profissionais diversos estarão ministrando palestras sobre vários temas. Entre eles, “câncer de mama”, “câncer de próstata”, “pré-natal”, “noções de segurança” e “primeiros socorros”. “São serviços e informações de grande importância para o dia-a-dia da comunidade, visando à melhoria de sua qualidade geral de vida”, enfatiza o ministro de Família.
Igreja Batista Lindinópolis – Sediada na praça Gracindo Silva, no alto da Conquista, a Igreja Batista Lindinópolis está completando 54 anos de existência. Presidida desde 1999 pelo pastor Pedro Chagas, a IBL possui, atualmente, cerca de 1.300 membros. Além de seu templo-sede, a igreja é responsável por três congregações: uma localizada na avenida Esperança, outra no bairro Nelson Costa e uma terceira no distrito de Couto.