PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Estado garante investimentos para o atendimento à saúde

Prefeito nomeou Marcelo Barreto para a Secretaria da Infraestrutura

Educação implanta ciclos nos anos finais em 2013 e já professores recebem capacitação

Projeto oferecerá diversos serviços de saúde e cidadania neste sábado

Sucesso na programação de Dia das Mães da Seast

Estado garante investimentos para o atendimento à saúde

A implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal equipada com 10 leitos e a ampliação da quantidade de leitos de UTI para adultos, com parte deles reservado a pacientes com gravidez de alto risco, foram alguns dos assuntos tratados pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. Também participaram do encontro, realizado esta semana em Salvador, o secretário municipal da Saúde, Ronaldo Lavigne, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Gesteira, e o médico Roland Lavigne.

Explica o secretário Ronaldo Lavigne, que ainda foram temas da audiência a manutenção de recursos a serem aplicados na área de Saúde de Ilhéus, a exemplo do Programa Rede Cegonha, com investimento previsto de R$ 1 milhão, bem como a execução de obras de reforma – em caráter de urgência – nas instalações do Hospital Geral Luiz Viana Filho. “Dentre a série de reivindicações feitas pelo prefeito, também foi solicitada a doação de uma ambulância para prestar atendimento nos distritos e povoados do Município”, informou Ronaldo Lavigne.

O secretário Jorge Solla se mostrou sensível às solicitações do Executivo ilheense e assegurou que tomará as providências necessárias para atender os pleitos no mais breve tempo possível. Outra importante medida que beneficiará o município é a realização de mutirões de cirurgia de próstata, de vesícula biliar, cirurgia de útero e cirurgias de garganta. “Neste encontro, fizemos um relato do diagnóstico e do planejamento que elaboramos para a saúde e obtivemos a garantia do apoio do secretário Solla”, disse Lavigne.

O secretário municipal da Saúde frisou que as medidas acordadas entre o Município, o Estado e a Santa Casa de Misericórdia e da rede privada de atendimento irão resultar em investimentos importantes no atendimento à saúde, especialmente às camadas mais pobres da população. Mereceu destaque a situação das emergências dos hospitais privados de Ilhéus que prestam serviços ao município, a exemplo do Hospital São José, Hospital São Jorge, Vidamedi e Coci. Em relação e esse assunto específico, o secretário Solla informou que está em vias de ser aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) um plano emergencial para dar o suporte total a esses serviços.

Com a readequação e ampliação da prestação dos serviços, a rede de alta e média complexidade de Ilhéus será beneficiada, ainda, com a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com esta medida, o Samu de Ilhéus receberá novas ambulâncias e mais investimentos, além de ter capacidade de ampliar a rede de atendimento para as cidades que compõem as Costas do Cacau e do Dendê. “Estamos confiantes na melhoria da qualidade do atendimento à saúde em Ilhéus e esperamos solucionar os problemas que agora ainda estamos enfrentando”, salienta Lavigne.

Novos equipamentos – O prefeito Newton Lima também apresentou ao secretário Jorge Solla um estudo em que demonstra o desenvolvimento de Ilhéus para os próximos 10 anos, com a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul e dezenas de outros investimentos públicos e privados. “Com isso, precisamos planejar toda a infraestrutura necessária para atender a população de Ilhéus, que irá ser multiplicada por 10, e a saúde, se não receber os investimento adequados não poderá suportar à crescente demanda”, explicou.

Entre os equipamentos considerados prioritários está a implantação de um hospital público, que poderá ser construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). O secretário Jorge Solla concordou com a previsão do prefeito e disse que irá acionar a equipe da Secretária da Saúde para iniciar um estudo sobre o tema, que ele considera relevante.

O último assunto abordado durante a audiência foi a imediata construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o que contribuiria significativamente para ampliar e racionalizar o atendimento à saúde em Ilhéus. Newton Lima concordou que essa é uma medida positiva, capaz de possibilitar a ampliação da prestação dos serviços de saúde pela rede pública. O prefeito se comprometeu em executar, de imediato, as desapropriações dos terrenos para a construção das UPA’s que serão destinadas a Ilhéus.

 

Prefeito nomeou Marcelo Barreto para a Secretaria da Infraestrutura

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, nomeou na tarde desta quarta-feira (9) o capitão da Polícia Militar (PM) Marcelo Antônio Pereira Barreto, como novo secretário municipal de Infraestrutura. Barreto ocupava o cargo de secretário da Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, função que será assumida agora, interinamente, pelo ex-diretor de Transporte e Trânsito desta secretaria, Clóvis Cunha. Já a Secretaria da Infraestrutura era comandada pelo arquiteto Paulo Goulart, que solicitou a exoneração, mas continua como servidor público municipal ligado à Secretaria da Indústria, Comércio e Planejamento.

 

As mudanças, segundo adiantou o prefeito Newton Lima, fazem parte de uma série de ações que vem sendo implementadas pela atual administração visando uma gestão ainda melhor. O prefeito reconheceu o trabalho desenvolvido pelo arquiteto Paulo Goulart à frente da Secretaria de Infraestrutura e assegurou que uma das atribuições do novo secretário Marcelo Barreto será a de não somente dar continuidade a essas ações, com também coordenar e viabilizar as obras e serviços que serão realizadas nos próximos meses, fruto de uma parceria firmada pela Prefeitura de Ilhéus com os governos Estadual e Federal. Já Clóvis Cunha, conforme explica o prefeito, possui um amplo conhecimento e experiência na área de transporte e trânsito e poderá dar uma importante contribuição ao município à frente da secretaria.

Marcelo Antônio Pereira Barreto é natural de Ilhéus, formado pela Academia da Polícia Militar de Salvador e graduando em Direito pela Faculdade de Ilhéus. Na PM, desenvolveu atividades no II BPM/Ilhéus; na Superintendência de Inteligência de Salvador, e na Cia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc). Na área de experiência profissional, Barreto foi comandante de Companhia Orgânica; chefe da Unidade de Telemática, do Serviço de Transporte e Manutenção e do Núcleo de Qualidade e Serviços; membro da Força Tarefa de Combate a Roubos de Bancos; assessor técnico da Superintendência de Inteligência; chefe do Setor de Inteligência da Caerc e ainda subcomandante.

 

Educação implanta ciclos nos anos finais em 2013 e já professores recebem capacitação

No intuito de cumprir uma de suas metas de desenvolvimento da política de capacitação dos profissionais da educação, a Prefeitura de Ilhéus, por intermédio da Secretária da Educação, está realizando curso de formação com foco nos ciclos de aprendizagem para aproximadamente 250 educadores dos anos finais. A partir de 2013, todas as séries dos anos finais utilizarão o sistema de ciclos, substituindo os de série, assim como já é feito nos anos iniciais de aprendizagem.

Na manhã desta quinta-feira (10), as técnicas Jussara Moreira e Zoêmia Sampaio ministraram mais um módulo do curso para cerca de 30 professores da área de exatas. As aulas, realizadas no auditório da Fundação Municipal de Ilhéus, propõe o diálogo sobre o ciclo de aprendizagem com o objetivo de apresentar suas bases teóricas, além de apropriar-se para analise e cumprimento das bases legais na perspectiva de contextualizar os processos das diretrizes e normatizações do ciclo dentro da educação municipal.

Coordenado pela assessora-pedagógica da Secretaria da Educação, Sonaly Pimenta, o curso tem ainda como público-alvo entre coordenadores, orientadores e gestores da rede municipal e foi iniciado no último dia 8, com carga horária total de 40 horas para cada área de aprendizagem – linguagens, e códigos, humanidades e exatas. De acordo com a secretária da Educação, Lidiney Campos, a capacitação visa possibilitar uma educação de qualidade onde o resultado final seja a aprendizagem do aluno.

Outro módulo do curso será realizado no próximo dia 16 e depois as aulas ocorrem durante uma semana a cada dois meses, seguindo até o fim deste ano. Entre os temas a serem abordados destacam-se: aprendizagem, avaliação, competências e habilidades e políticas educacionais.

 

Projeto oferecerá diversos serviços de saúde e cidadania neste sábado

A comunidade do alto da Conquista e das localidades adjacentes será beneficiada neste sábado (12), na quadra poliesportiva do bairro, localizada na avenida Luiz Viana Filho, pelo Projeto Sim Família. Promovido pela Igreja Batista Lindinópolis, o projeto será realizado das 8 às 16 horas e oferecerá diversos serviços de saúde e cidadania. Participam do mutirão a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde e Assistência Social, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), o Centro de Olhos Especializados (Cenoe) e o Banco de Sangue do Hospital São José.

Durante o grande mutirão, serão oferecidos os seguintes serviços: tipagens sanguíneas, exames de fundo de olho, aferições de pressão arterial, exames odontológicos, glicemia capilar e testes rápidos para detectação de HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Na área da cidadania, o mutirão disponibilizará cadastramento para o Programa Bolsa Família, estética e beleza, balcão de informações variadas e agendamento para emissão de documentos, além de panfletagem de cunho educativo.

O coordenador do Ministério de Família da Igreja Batista Lindinópolis, pastor Rubem Vieira, informa que, simultaneamente, nas dependências da própria igreja, profissionais diversos estarão ministrando palestras sobre vários temas. Entre eles, “câncer de mama”, “câncer de próstata”, “pré-natal”, “noções de segurança” e “primeiros socorros”. “São serviços e informações de grande importância para o dia-a-dia da comunidade, visando à melhoria de sua qualidade geral de vida”, enfatiza o ministro de Família.

Igreja Batista Lindinópolis – Sediada na praça Gracindo Silva, no alto da Conquista, a Igreja Batista Lindinópolis está completando 54 anos de existência. Presidida desde 1999 pelo pastor Pedro Chagas, a IBL possui, atualmente, cerca de 1.300 membros. Além de seu templo-sede, a igreja é responsável por três congregações: uma localizada na avenida Esperança, outra no bairro Nelson Costa e uma terceira no distrito de Couto.

 

 Sucesso na programação de Dia das Mães da Seast

Na última quarta-feira (9) a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus comemorou o dia das mães com um café da manhã para as mulheres que frequentam programas vinculados às diversas áreas da secretaria, a exemplo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O evento foi realizado durante toda manhã no estacionamento externo do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e contou com a participação de mais de 200 beneficiários dos programas.

Durante o evento as mães participaram de um café da manhã, acompanhado por aulas de dança e alongamento, cadastramento para a confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Bolsa Família, além de receberem serviços de manicure, maquiagem, cabeleireiro, massoterapeutas, e assistiram à apresentações de dança e de música, a cargo das atrações regionais Itassucy e Jane Poeta. A festa também contou com a distribuição de brindes e lembranças confeccionadas pela equipe da Seast.

Evani Souza, 63 anos, moradora e frequentadora assídua do Cras do Teotônio Vilela há cerca de três anos, conta que participa de todas as atividades elaboradas pelo Cras, e conta que de todas elas a que mais gosta é do grupo de convivência dos idosos. Em Ilhéus existem cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Localizados na Barra, Olivença, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória, essas unidades munidas com equipe multiprofissional, realizam atividades com grupos de gestantes, idosos e encaminhamento de pessoas da comunidade para outros serviços da Assistência Social.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que também levou algumas mulheres assistidas para o evento, disponibiliza acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.

A vereadora Carmelita Ângela, que prestigiou o evento, parabenizou todas as mães pelo seu dia e salientou que a mudança da sociedade depende de todas as mulheres e principalmente das que são mães. Para o secretário de Assistência Social, Ari Silva, o evento foi uma forma de mostrar a essas mulheres a importância que elas têm para a sociedade como um todo, e por isso merecem sempre ser homenageadas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *