PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Newton solicita ao Governo do Estado a reforma das centrais de abastecimento

Prefeitura regulariza a coleta de lixo no Distrito Industrial

Makro e Atacadão vão continuar dentro de território ilheense

Newton solicita ao Governo do Estado a reforma das centrais de abastecimento

Com o objetivo de oferecer à população em geral espaços comerciais mais organizados, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, solicitou ao governador da Bahia, Jaques Wagner, a reforma completa das centrais de abastecimento da zona norte, localizada no Malhado, e da zona sul, situada no Hernani Sá (Urbis), considerados dois grandes pontos de comercialização da cidade.
No ofício encaminhado à governadoria, o chefe do Executivo ilheense também destaca a necessidade de melhor atender às demandas da população interiorana, uma vez que as centrais são duas das principais áreas de venda dos produtos agrícolas, especialmente os oriundos dos diversos projetos de agricultura familiar. O prefeito ressaltou, ainda, ser o município de Ilhéus um dos grandes produtores de produtos hortifrutigranjeiros do estado.
Com a reivindicação, além de aperfeiçoar a estrutura, o governo municipal também pretende melhorar as condições de higiene, trabalho e segurança nas centrais de abastecimento. “Mesmo diante das dificuldades econômicas que, infelizmente, ainda marcam o dia-a-dia do município, continuamos trabalhando para que espaços como esses possam ser otimizados”, comenta Newton Lima.
Através do ofício número 2044/2012, o subchefe de Gabinete do Governador, Herbert Frank, informou que a solicitação do governo municipal de Ilhéus foi encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) visando à realização dos estudos iniciais. Herbert Frank também garantiu que todos os desdobramentos do referido processo serão tempestivamente comunicados, após serem incluídos nos programas de melhoria da infraestrutura do Estado.
Nas últimas semanas, o prefeito de Ilhéus vem apresentando diversos pleitos ao Governo do Estado com a finalidade de melhorar ainda mais a infraestrutura do município. Entre as solicitações, destacam-se a pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas da cidade e a conclusão dos estudos necessários para a implantação de serviços de abastecimento de água em várias localidades da zona rural, como Vila Juerana, Paraíso do Atlântico, Barramares, Verdes Mares, Ponta da Tulha, Retiro, Mamoan, Luzimares, Ponta do Ramo, Aderno e Tibina.

Prefeitura regulariza a coleta de lixo no Distrito Industrial

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus está promovendo a regularização da coleta de lixo no distrito industrial. A normalização dos serviços foi solicitada pelo gerente da Sudic em Ilhéus, Maurício Viana, durante reunião realizada na última segunda-feira (7), com a presença do secretário Gérson Marques e do representante da empresa Solar Ambiental, Vinicius Portela. A partir de agora, a coleta no local, incluindo o lixo produzido pelos restaurantes e pelos escritórios das empresas, acontecerá de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 10 horas.
Durante o encontro também foi discutido o problema da iluminação pública no distrito industrial, fator que causa grandes dificuldades para empresários e trabalhadores, principalmente no que diz respeito à questão da segurança. Após ouvir a reivindicação, Gérson Marques informou que um minucioso inventário foi realizado, detectando a existência de 62 postes sem lâmpada ou com problemas de instalação. Na sequência, o secretário de Desenvolvimento Urbano garantiu que no prazo de 30 dias, a exemplo da coleta de lixo, a iluminação pública no distrito industrial também estará regularizada.
O gerente da Sudic em Ilhéus, Mauricio Viana, agradeceu o empenho do secretário Gerson Marques, que, prontamente, atendeu à nossa solicitação e, consequentemente, a um grande anseio dos empresários e trabalhadores do Distrito Industrial. “É através de parcerias como essa que conseguimos, efetivamente, desenvolver um bom trabalho em favor das indústrias, visando, com isso, otimizar, também, a atração de novas empresas para o Distrito”. Na ocasião, o gerente ressaltou que a política de incentivos fiscais deve ser um dos atrativos, mas não o único. “Precisamos ter uma boa apresentação e contar com os melhores serviços para que as empresas cheguem e permaneçam na cidade, gerando emprego e renda no município”, concluiu Viana.
Distrito – O Distrito Industrial de Ilhéus fica situado a nordeste do município, às margens da rodovia BA-262 (Ilhéus/Uruçuca), distando 7 quilômetros do centro urbano e 4 do Porto Internacional. O espaço abriga diversas unidades industriais do segmento eletro-eletrônico (equipamentos para informática e comunicação), além de empresas dos setores de serviços, química, alimentos, granito e mármore, entre vários outros.

Makro e Atacadão vão continuar dentro de território ilheense

Os empreendimentos Makro e Atacadão Carrefour estão definitivamente dentro do território ilheense. A notícia foi fornecida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) do Estado da Bahia, na manhã da última terça-feira (8), ao Chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco Soub, responsável pelo acompanhamento dos debates sobre as delimitações territoriais, o qual ressalta que, embora o município de Itabuna esteja requerendo as áreas onde se localizam os dois empreendimentos, a SEI garantiu que, em nenhum momento ocorreram modificações sobre este ponto, e que o relatório deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa da forma em que se encontra atualmente.
Na última segunda-feira (7) o município de Itabuna, apresentou nova proposta, avançando sobre o território ilheense, muito além do que foi oferecido durante os trabalhos técnicos realizados na região no mês de fevereiro, continua José Nazal. “O problema é que a disputa pela área é puramente por interesse econômico, não há legitimidade no pleito, pois os limites estão claros, e a proposta assumida pelo prefeito Newton Lima, feita na área da conurbação urbana, desde a visita da Comissão Territorial em 15 de abril de 2011, está mantida. Os representantes de Itabuna é que não aceitam”.
O município de Ilhéus assumiu o compromisso de que, até a próxima segunda-feira (14), enviará a sua última posição sobre a delimitação entre esses dois municípios. A partir daí, se não se chegar a um acordo, a SEI enviará o processo para a Assembleia Legislativa analisar, discutir e votar o projeto final da forma em que se encontra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *