A Faculdade de Ilhéus foi novamente selecionadapelo Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon e vai atuar na Operação Capim Dourado, que será realizada de 13 a 29 de julho, no estado do Tocantins. Há seis anos, a instituição tem projetos de extensão aprovados em operações do programa. Em janeiro último, uma equipe integrada por professores e alunos foi a única da Bahia a participar da Operação Babaçu, no município de Amarante do Maranhão, no Maranhão.
Na Operação Capim Dourado, a equipe ilheense irá desenvolver treinamentos e oficinas de capacitação no município de Colinas do Tocantins. Na próxima semana, a professora Cristiane Nunes, coordenadora da equipe, fará a viagem precursora para conhecer as principais características do município e de sua população. Ela destaca a satisfação pela seleção, tendo em vista a enorme concorrência entre as instituições de ensino superior.
Em 2006, a Faculdade esteve na Operação Amazônia, no município de Brejo Grande do Araguaia, no Pará. Durante a Operação Nordeste 2007, a instituição participou do Projeto com duas equipes, nos municípios baianos de Aramari e São Sebastião do Passé. Nesse mesmo ano, houve também a Operação Amazônia Oriental, e outra equipe foi a Canaã dos Carajás, no Pará.
Em 2008, a Operação Grão-Pará, realizada no mês de janeiro, abrangeu os municípios do Pará e do Piauí, e a Faculdade enviou equipes para Nossa Senhora de Nazaré, no estado do Piauí, e para São Sebastião da Boa Vista, no Pará. A Operação Nordeste-Sul, em 2009, aconteceu em municípios da Paraíba, e a Faculdade de Ilhéus esteve em Ingá. Na Operação Catirina, em julho de 2010, a equipe foi ao município de Tufilândia, no Estado do Maranhão. No ano passado, a Faculdade de Ilhéus participou também da Operação Carajás, no município de Canaã dos Carajás, no Pará.