Em fase final, obras do Minha Casa, Minha Vida recebem visita do prefeito
Ilhéus se prepara para vacinar a população contra gripe
Ilhéus descentraliza atendimento de pacientes com suspeita de dengue
Jogos do Projovem serão encerrados em 10 de maio
Em fase final, obras do Minha Casa, Minha Vida recebem visita do prefeito
Este ano, o município de Ilhéus viverá um momento histórico durante a comemoração pelos seus 478 anos de fundação, no dia 28 de junho próximo. É que a data marcará a entrega das unidades habitacionais que integram o programa Minha Casa, Minha Vida, situadas no km 5 da rodovia Jorge Amado (BR-415). Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, junto com uma comitiva formada pelos secretários municipais e assessores, visitou o local cujo as obras estão em fase final.
Durante a visita, acompanhada pelo engenheiro de contratos da Sertenge – empresa responsável pela execução da obra –, Eduardo Garrido, o prefeito Newton Lima e comitiva puderam conhecer todo o trabalho de acabamento que vem sendo realizado em cada unidade pelos 500 trabalhadores que atuam no local. “As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiro, maçanetas, entre outros itens”, explicou.
Newton Lima elogiou a qualidade da estrutura das unidades. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”. Para Eduardo Garrido, será de suma importância garantir a qualidade da moradia. “Ilhéus passará a ser um dos primeiros municípios no país a entregar as unidades, juntamente com os serviços de infraestrutura agregados ao projeto”, informou.
Infraestrutura – Ainda de acordo com Eduardo Garrido, trata-se de um projeto de alto porte, considerado um dos mais bonitos – em termos paisagísticos – realizados na Bahia. “Além da infraestrutura completa, onde a população terá acesso a diversos serviços, como saúde e transporte, esse projeto contará com diversos espaços de lazer como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outras áreas de lazer”, acrescentou o engenheiro.
Arquiteta da secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio, Marilene Lapa, explicou que, mesmo sendo um projeto padrão, é possível adaptá-lo às condições locais e torná-lo um espaço ainda mais agradável para morar. “Esperamos que este modelo se torne referência para outros municípios”. Marilene Lapa acrescentou, ainda, que a avenida principal prestará homenagem ao antigo imóvel existente no local – a Fazenda Porto Novo – e que as demais ruas receberão nomes de rios locais.
A obra vai gerar três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá cerca de 1.2 km. Ainda segundo Eduardo, 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
O Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já os residenciais Morada das Águas e Morada do Porto serão empreendimentos mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra).
Nova lista – Uma nova lista de chamada para novos contemplados no programa em Ilhéus deve ser divulgada na próxima semana, afirmou o titular da pasta de Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos. Há poucos dias, a secretaria divulgou lista de beneficiários que estão com pendências no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, contendo 206 nomes. A sede da secretaria de Assistência Social e Trabalho e Ilhéus está localizada na avenida Soares Lopes n° 1724.
A equipe da secretaria da Assistência Social e Trabalho continua realizando o atendimento ao público que foi contemplado pelo programa, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 13 às 17 horas. As listas com o nomes dos beneficiados encontram-se nos na sede da secretaria, localizada na avenida Soares Lopes, nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e nos cinco Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Barra, Banco da Vitória, Olivença, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória.
Integraram a comitiva os secretários Ednei Mendonça (Governo e Açõrs Estratégicas), Lidiney Campos (Educação), Paulo Goulart (Infraestrutura), Paulo Moreira (Turismo), Jorge Bahia (Indústria, Comércio e Planejamento), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), Mozart Aragão (Administração), Gerson Marques (Desenvolvimento Urbano), além do controlador-geral do município, Pedro Sanches; e da vereadora Carmelita Ângela e demais autoridades.
Ilhéus se prepara para vacinar a população contra gripe
Neste sábado (5 de maio), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com o tema “Proteger é cuidar”, a campanha do Ministério da Saúde seguirá até o dia 25 de maio. Em Ilhéus, a meta da campanha deste ano é imunizar 33.639 pessoas, segundo dados da Vigilância a Saúde do município. O público-alvo desta ação são as pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos e gestantes.
Além desses grupos, também devem ser vacinados os profissionais da saúde e a população indígena. Os grupos eleitos representam a parcela da população considerada vulnerável à manifestação grave da doença. No próximo dia 5 de maio, será realizado o “Dia D” de mobilização nacional, com postos de saúde e pontos extras de vacinação funcionando durante todo o dia. Estará disponível – também – para a população durante todo o dia postos volantes, equipes móveis de vacinadores que circularam por bairros, sendo uma equipe em cada zona da cidade.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, é importante que os incluídos no grupo de risco se vacinem para manter a Bahia livre dessa doença que, em alguns casos, pode levar à morte. Os pais devem ficar atentos à vacinação das crianças. Aquelas que receberão a vacina pela primeira vez serão imunizadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. As pessoas que foram vacinadas no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano.
O principal objetivo da vacina, de acordo com o Ministério da Saúde, é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ilhéus descentraliza atendimento de pacientes com suspeita de dengue
Com o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade ao acesso do atendimento para os casos de dengue, a Secretaria da Saúde tem elaborado diversas estratégias para descentralizar este serviço. Uma das últimas medidas adotadas pelo secretário da pasta, Ronaldo Lavigne, foi autorizar a realização de exames para diagnóstico da dengue pelos laboratórios credenciados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, os pacientes poderão obter o atendimento e exames de dengue nos próprios postos e unidades de saúde próximos a sua residência.
Para a realização desses atendimentos a rede de atenção básica do município passou por toda uma preparação. Foram realizadas capacitações sobre o manejo clínico da dengue com médicos e enfermeiros nos dias 18 e 25 de abril, no auditório da Secretaria da Saúde. Foram entregues ainda kits para atendimento à suspeita de dengue nos postos, contendo materiais para hidratação oral e venosa, ficha de estadiamento (para conduta de atendimento e triagem dos casos), fluxograma, dentre outros.
Assim, as pessoas que apresentarem sintomas como dores no corpo, febre, dor de cabeça e manchas no corpo, poderão procurar atendimento especializado nos postos de saúde do próprio bairro. Os usuários que apresentarem sintomas da dengue clássica receberão todo atendimento necessário nas unidades, com os procedimentos adequados. Caso o paciente apresente sinais de alerta para o tipo de dengue com complicações, ele será encaminhado ao Hospital Geral Luis Viana Filho, já com o diagnóstico realizado, o que dará agilidade ao seu atendimento.
O pronto-atendimento (PA) da dengue, instalado no Hospital Geral Luis Viana Filho, também continuará funcionando para atendimento. A população também não deve descuidar do combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Medidas simples de prevenção como manter os quintais limpos, não deixar água parada e nem acumulada em vasos de plantas, pneus e garrafas, e sempre tampar tanques e reservatórios de água, auxiliam na prevenção e evitam que a sua família adoeça. É importante também receber bem os agentes de endemias em casa, que são importantes parceiros na luta contra a dengue. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.
Jogos do Projovem serão encerrados em 10 de maio
Socializar e criar interação entre os adolescentes foi o principal objetivo dos jogos internos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente) iniciados na sexta-feira (27) no Ginásio de Esportes Herval Soledade em Ilhéus. A segunda etapa dos jogos está marcada para a quinta-feira (10) no mesmo local. Nesta data serão conhecidos do público os coletivos campeões de cada modalidade esportiva, das quais fazem parte, baleado, vôlei e futsal.
De acordo com o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, essa fase da adolescência é decisiva na vida de qualquer pessoa e o serviço oferecido pelo Projovem aos adolescentes carentes pode transformar a vida deles para melhor “Os jogos se tornam uma oportunidade para que esses adolescentes possam se enturmar e compreender o real sentido da competição, que é participar”, informou.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, oferecido aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
O programa disponibiliza aos adolescentes durante o ano oficinas de dança, cultura, apresentações musicais, palestras informativas, todos relativos aos temas e ciclos vistos no espaço de convivência. Para permanecer no programa, o adolescente deve ter frequência escolar mínima de 85% para os jovens de 15 anos e de 75% para os jovens de 16 e 17 anos, monitorada pelo sistema educacional, ter freqüência mensal mínima de 70% no espaço do programa e respeitar as regras de convivência estabelecidas entre os adolescentes e os orientadores sociais. A coordenadora do programa em Ilhéus, Aleide Amorim, afirma que o programa é oportunidade para estes adolescentes buscarem novos caminhos na vida.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social às famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.