PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Novo sistema de coleta de lixo é implantado na zona norte de Ilhéus

Grande público prestigia festa do Dia do Trabalhador em Ilhéus

Autoridades, patrocinadores e jornalistas prestigiam o lançamento do “Centenário de Jorge Amado em Ilhéus”

Jornal Eco Kids conscientiza comunidade da Barra de Itaípe

Audiência pública avança na discussão sobre regularização da atividade extração mineral

Novo sistema de coleta de lixo é implantado na zona norte de Ilhéus

Os bairros da zona norte de Ilhéus já estão contando também com o novo sistema de coleta regular de lixo. A partir de agora o novo serviço está atendendo a toda a cidade, garantindo aos ilheenses a melhoria na limpeza pública e estimulando a comunidade a colaborar com o recolhimento do lixo. Assim como nos demais bairros, inicialmente o serviço na zona norte ficará em caráter experimental para que a comunidade possa se acostumar com os novos horários e depois será implantado de forma de definitiva. O novo sistema prevê não apenas a definição de horários para a coleta, mas uma mudança completa na limpeza pública, contando com a conscientização e colaboração da comunidade.

O secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informou que o contrato com a empresa Portocop, que fazia a coleta, foi encerrado e que agora o trabalho está sendo executado pela Solar Ambiental, que possui uma estrutura ainda maior para a realização da limpeza da cidade. Para esse trabalho da coleta regular do lixo em Ilhéus estão sendo disponibilizados oito caminhões compactadores novos, dotados de equipamentos de GPS e com plotagens mais bonitas destacando as paisagens de Ilhéus. A equipe que realiza o trabalho de coleta também foi treinada para oferecer um serviço de melhor qualidade.

Gerson Marques informou ainda que com a chegada da empresa Solar Ambiental será possível realizar um trabalho de coleta ainda melhor. A partir de agora serão definidos os novos horários de recolhimento de lixo em toda a cidade. O secretário adiantou que na próxima semana serão distribuídos panfletos informando à comunidade de todos os bairros sobre os horários definitivos de coletas, evitando que os moradores coloquem o lixo de forma inadequada ou mesmo após a passagem dos caminhões coletores. Em vários bairros o novo sistema de coleta regular de lixo já está funcionando e os resultados têm sido altamente positivos, com muitos elogios dos moradores.

Central de Gerenciamento – Além da melhoria na colega regular do lixo domiciliar, a Prefeitura de Ilhéus também está implantando a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada ainda nesse mês de maio, que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia. Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo a implantação do novo sistema, o município em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.

Outra medida adotada pela Prefeitura de Ilhéus para organizar o sistema de limpeza da cidade será a colocação de fiscais em pontos irregulares de depósito de lixo nos bairros, os chamados lixões viciados, onde os moradores adotam terrenos como locais de deposito de entulhos e dejetos domiciliares. A idéia inicial é não multar esses moradores que colocam o lixo de forma irregular, mas sim orientar para a prática correta de acondicionamento e armazenagem do lixo. Se persistirem os abusos, os infratores serão então notificados e multados.

 

Grande público prestigia festa do Dia do Trabalhador em Ilhéus

Em Ilhéus, diversas atividades marcaram o 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador. O evento se concentrou na avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, com programação iniciada às 9 horas. Promovido pelos sindicatos regionais filiados à Força Sindical Sul-Bahia, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e dos vereadores Jailson Nascimento, Zé Neguinho e Professora Carmelita, a festividade foi marcada pela realização de serviços, disponibilizados gratuitamente ao público pelas secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, além de empresas parceiras ao evento.

A Secretaria da Saúde realizou teste rápido de sangue para HIV/AIDS, distribuição de preservativos, além de aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis. A equipe da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel) também esteve presente à festa e realizou atendimentos durante toda a manhã. Na opinião do secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, a festa foi uma ótima oportunidade para estender serviços de saúde à população. “O Dia do Trabalhador não deve ser apenas para festejar, mas também para cuidar da saúde e prevenir-se”, explicou.  

Já a equipe da Secretaria da Assistência Social e Trabalho realizou atendimento para cadastramento e regularização ao programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).  A equipe do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas/Violência) também aproveitou o evento para distribuir material informativo e dar orientações sobre a prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O serviço de corte de cabelo também foi disponibilizado pela secretaria, sendo um dos mais procurados pelo público. Representantes de uma empresa particular disponibilizaram massagem.

Durante a festa, que este ano chegou a sua 11ª edição, o público participou ainda de diversas competições esportivas de futebol e futevôlei. A programação alusiva ao Dia dos Trabalhadores continuou à tarde com o sorteio de diversos brindes, entre eles TV de plasma, liquidificadores, ferros de passar, fogões e cestas básicas. Após o sorteio, a animação do evento ficou por conta das apresentações de artistas e bandas locais, entre eles Jane poeta, Renner, Benner Show, Ratinho Menezes, Abdias, entre outros, que passaram pelo palco montado pela organização da festa.

A Força Sindical Regional Sul Bahia é composta pelos Sindicatos dos Taxistas, dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Trabalhadores em Hotéis, Pousadas, Bares, Restaurantes e similares (SindHotel), Frentistas do Estado da Bahia, Guardas Municipais, Colônia Z-34, Comerciários, Portuários, Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia e Radialistas.

 

Autoridades, patrocinadores e jornalistas prestigiam o lançamento do “Centenário de Jorge Amado em Ilhéus”

Várias autoridades, patrocinadores e profissionais de imprensa da Bahia e do Brasil já confirmaram suas presenças no coquetel de lançamento da programação do “Centenário de Jorge Amado em Ilhéus”, que será realizado às 19 horas desta quinta-feira (3), no Espaço Cultural Bataclan, na avenida Dois de Julho. Entre eles, representantes do Governo do Estado da Bahia, da SKY, familiares de Jorge Amado, profissionais da TV Santa Cruz, da TV Bahia e do Programa Globo Repórter, da TV Globo, além de diversos jornalistas de Ilhéus, da Bahia e do eixo Rio/São Paulo.

Durante o lançamento oficial da programação do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, será detalhado o projeto “Festival Amar Amado”, que acontecerá no período de 4 a 12 de agosto. A promoção do evento, que promete ser um dos mais concorridos dos últimos anos, é da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural (Fundaci), em parceria com a Maná Produções.

As comemorações pelos 100 anos de nascimento de Jorge Amado incluirão a realização de diversos eventos, como o “Beber Amado”, “Ler Amado”, “Ouvir Amado”, “Ver Amado” e “Amar Amado”. O festival múltiplo reunirá teatro, cinema, música, dança, gastronomia e literatura. Os eventos serão realizados em palcos e estandes instalados no Quarteirão Jorge Amado e em espaços como o Bataclan, Teatro Municipal, Casa de Cultura e Centro de Convenções.

O presidente da Fundaci, Maurício Corso, lembra que no dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos, a capital da Bahia será transferida para Ilhéus. “Nessa data, teremos aqui a presença de inúmeras personalidades ligadas aos mais diversos segmentos da sociedade brasileira”, completa. Além da SKY, uma das maiores operadoras de TV por assinatura da América Latina, as comemorações também contam com o patrocínio da Petrobras, do Banco do Nordeste, da TAM Viagens e da TAM Linhas Aéreas.

Amado – Jorge Leal Amado de Faria, nascido no dia 10 de agosto de 1912 e falecido em 6 de agosto de 2001, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Amado é o autor mais ‘adaptado’ para a televisão brasileira, incluindo grandes sucessos, como “Tieta do Agreste”, “Gabriela, Cravo e Canela” e “Teresa Batista Cansada de Guerra”, além de “Tenda dos Milagres” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

Seu trabalho, também largamente adaptado para o teatro e para o cinema, foi traduzido em 55 países e em 49 idiomas e dialetos. Entre eles, albanês, alemão, árabe, armênio, azeri, búlgaro, catalão, chinês, coreano, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, esperanto, estoniano e finlandês. E mais: francês, galego, georgiano, grego, guarani, hebraico, holandês, húngaro, iídiche, inglês, islandês, italiano, japonês, letão, lituano, macedônio, moldávio, mongol, norueguês, persa, polonês, romeno, russo,                 sérvio, sueco, tailandês, tcheco, turco, turcomano, ucraniano e vietnamita.

Jorge Amado foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de abril de 1961, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar. De sua experiência acadêmica, escreveu o romance “Farda, Fardão, Camisola de Dormir”, numa alusão clara ao formalismo da entidade. A exemplo dos escritores Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, Amado é representante do chamado modernismo regionalista (segunda geração do modernismo).

Premiações – Durante sua consagrada carreira, o escritor Jorge Amado recebeu inúmeros prêmios. No exterior, Lênin da Paz (Moscou, 1951); Prêmio de Latinidade (Paris, 1971); Prêmio do Instituto Ítalo-Latino-Americano (Roma, 1976); Risit d’Aur (Udine, Itália, 1984); Prêmio Moinho, Itália (1984); Dimitrof de Literatura, Sofia, Bulgária (1986); Pablo Neruda, Associação de Escritores Soviéticos, Moscou (1989); Mundial Cino Del Duca da Fundação Simone e Cino Del Duca (1990); e Prêmio Camões (1995). No Brasil, Nacional de Romance do Instituto Nacional do Livro (1959); Graça Aranha (1959); Paula Brito (1959); Jabuti (1959 e 1995); Luísa Cláudio de Sousa, do Pen Club do Brasil (1959); Carmen Dolores Barbosa (1959); Troféu Intelectual do Ano (1970); Prêmio Fernando Chinaglia, Rio de Janeiro (1982); Nestlé de Literatura, São Paulo (1982); Prêmio Brasília de Literatura — Conjunto de obras (1982); Prêmio Moinho Santista de Literatura (1984); e Prêmio BNB de Literatura (1985).

 

Jornal Eco Kids conscientiza comunidade da Barra de Itaípe

Criado com o objetivo de conscientizar a população e crianças de escolas públicas e particulares de Ilhéus sobre a importância da preservação do meio ambiente, o jornal Eco Kids chegou à nona edição com mudanças de comportamento. Foi na Escola Municipal da Barra de Itaípe (na mesma área onde está situada a sede do Corpo de Bombeiros) que os alunos disseram que a orientação passada por professores deu resultado no dia-a-dia de cada um. Agora, eles são novos multiplicadores de informações nas suas localidades.

Antes do lançamento do jornal, os alunos foram protagonistas de várias apresentações culturais, a exemplo de shows musicais, jograis e passaram informações didáticas sobre a consciência de se preservar o meio ambiente, com ênfase para a separação de papel, plástico, vidro e metal, dentro dos espaços familiar e escolar. As crianças explicaram que antes de ser descartado e recolhido pela coleta diária do lixo domiciliar, todo o material deve ser lavado, limpo e seco.

Da mesma forma que as edições anteriores, o Eco Kids, com quatro páginas coloridas e de tamanho tabloide, tem a edição financiada por infratores ambientais que recebem pena alternativa, resultado de transação penal com o Ministério Público da Bahia (Procuradoria Geral de Justiça). O apoio é do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Secretaria de Educação de Ilhéus e Fundeb. A nona edição teve a responsabilidade de professores e estudantes da Escola Municipal da Barra de Itaípe, cuja distribuição aconteceu na tarde de sexta-feira (27).

Emília Vila Nova, diretora da escola, disse que nesta edição, os alunos usaram como temática “Eu quero meu ambiente inteiro”, abordando inicialmente o entorno da unidade, situada numa área próxima a manguezal. Em suas páginas foram tratadas questões sobre o manuseio do lixo, através da coleta seletiva, arte, reciclagem, dentre outros. A Escola Municipal da Barra de Itaípe tem atualmente matriculados 265 alunos nos três turnos.

Além da promotora de justiça Karina Cherubini, de José Nazal Pacheco (chefe de Gabinete da prefeitura, que representou o prefeito Newton Lima), Harildon Machado (secretário do Meio Ambiente), Carmelita Ângela (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores), participaram representantes do Comdema, Marinha, Corpo de Bombeiros, Direc-6, Secretaria de Educação, professores, diretores de várias escolas, alunos e pais de alunos.

 

Audiência pública avança na discussão sobre regularização da atividade extração mineral

Uma audiência pública realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, com o objetivo de discutir a regularização ambiental das atividades de extração mineral cumpriu um dos pré-requisito para análise do licenciamento ambiental de três areais, localizados no distrito de Olivença e foi solicitada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema). O evento realizado na quinta-feira (26) contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do Condema, Harildon Machado, técnicos da secretaria, representante do empreendedor e consultores, parte da comunidade de Olivença, índios tupinambás e membros da sociedade civil organizada.

Os consultores do empreendedor apresentaram o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) dos três areais, onde foram identificados os impactos positivos e negativos da atividade de exploração mineral. A comunidade fez questionamentos sobre as informações técnicas apresentadas e sobre a relação entre a comunidade e o empreendedor também fez parte da pauta da audiência. A comunidade se mostrou insatisfeita, na opinião do secretário Harildon Machado, “pois o diagnóstico sócio-econômico, um dos itens do EIA, não levou em consideração a opinião das lideranças da comunidade e da comunidade indígena que vive no entorno direto do empreendimento”, informou.

Ao final da reunião, a comunidade indígena solicitou a realização de uma nova audiência, cujo pedido será avaliado pela secretaria de Meio Ambiente. “A secretaria vai analisar todos os questionamentos feitos pela população e definir a necessidade de um novo encontro”, explicou Harildon. Caso seja realizada, a próxima audiência deverá, assim como as três primeiras, contar com ampla divulgação por parte do empreendedor. Caso não haja, a secretaria emitirá um parecer ao Condema, para que a atividade seja regularizada no município.

Ainda de acordo com Harildon Machado, todas as empresas que exploram esse serviço de extração mineral deverão passar pelo mesmo processo, como forma de atender à legislação ambiental. “Desta forma, o município poderá atuar de maneira mais incisiva no controle e na fiscalização das empresas, visando ainda, a recuperação dos danos causados ao meio ambiente”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *