Comércio Exterior Cultura e Negociação é o tema do 7º Seminário de Negociações Internacionais, promovido pelo curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC com o apoio da Université de La Rochelle (França). O evento nesta quinta-feira (03) prossegue até sexta-feira(04), das 09 às 18 horas, no Auditório Paulo Souto, do Centro de Arte e Cultura da Universidade.
O Seminário é destinado a empresários, exportadores, empreendedores, discentes e docentes das áreas de Negociações Internacionais, Administração, Economia, Línguas Estrangeiras, Literatura, Cultura e público em geral.
A programação
Da programação, para quinta-feira, constam apresentação do artista José Delmo “O contador de histórias grapiúnas” da Fundação Cultural de Ilhéus e abertura do evento seguida da conferência ” A Política do Comércio Exterior Brasileira: Desafios e Oportunidades”, por Tatiana Lacerda Prazeres (Secretária do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC).
As atividades na parte da tarde começam com a mesa-redonda I: “Acordos franco-brasileiros em cooperação institucional: tendências, avanços e oportunidades” (exposições e discussões em língua francesa), com o Prof. Dr. Charles Illouz (FLASH – Faculté des Lettres, Arts et Sciences Humaines / Professor Decano da Université de La Rochelle); Prof. Dr. Eric Monteiro (Université de La Rochelle / Institut des Amériques, Paris), Prof.ª Kátia Ferreira Fraga (Coordenadora do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais – LEA / Universidade Federal da Paraíba), o mediador será o Prof. Sérgio Israel Levemfous (UESC).
A mesa-redonda II abordará “Bahia globalizada: vetores da economia exportadora baiana” (exposições e discussões em língua portuguesa), por Reinaldo Dantas Sampaio (Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB) “Empresas exportadoras baianas: cenários e perspectivas”; Selma Abidon Calheira (Diretora-Presidente da Cores da Terra, Cerâmica e Ferro) “Cores da Terra, Cerâmica e Ferro – originalidade e empreendedorismo no Sul da Bahia”- case. A mediadora será a Prof.ª Ticiana Grecco Zanon Moura (UESC)
Sexta-feira
Os trabalhos serão retomados com a mesa-redonda III: “Balanço regional: visão e exportação na Bahia / Formação Cultural para as negociações (exposição e discussões em língua portuguesa), com o Dr. Ricardo Vieira (Diretor de Desenvolvimento e Relações Internacionais da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia); “Visão, políticas e investimentos para as exportações baianas”, Paulo Peixinho (Professor e Empresário), Visão e empreendorismo do Cacau Fino”, tendo como mediador: Prof. Samuel Mattos (UESC).
A tarde a mesa-redonda IV: “Globalização, territorialidade e estratégias de inserção: empreendedorismo regional” (exposição e discussões em língua inglesa) com Jaqueline Fonseca de Abreu Tome (Global Awareness Consulting, Estados Unidos); “A formação multicultural para as negociações internacionais”, José Alfredo da Luz (Consultor em Comércio Exterior/United Nations Conference on Trade and Development), ”Defesa Comercial Brasileira (Trade Remedies): Vantagens e Desvantagens” Mediadora: Prof.ª Tatiany Pertel Sabaini Dalben (UESC).
A mesa-redonda V, terá como tema “Mundo dos negócios: acordos, parcerias e governabilidade” (exposições e discussões em língua espanhola), Prof.Dr. Ari Melo Mariano (União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME); “Alianças Estratégicas Internacionais: O aprendizado como determinante do sucesso”, pela Prof.ª Dr.ª Mônica Salomón (Universidade Federal de Santa Catarina), “Relações Internacionais no âmbito dos Governos Subnacionais. A mediadora será a Prof.ª Nair Floresta Andrada Neta (UESC)
A conferencia de encerramento, às 16h30, terá como tema ” Política Comercial Externa Brasileira em expansão: determinantes, cenários e perspectivas” pelo Prof. Dr. Ivan Tiago Machado Oliveira (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA).