Botafogo e Galícia, pelo Grupo 1, e Jacuipense e Jequié, pelo Grupo 2, sairam na frente do Campeonato Baiano da segunda divisão deste ano, na abertura da competição, neste sábado (28). O Botafogo derrotou o Ypiranga. O Galícia venceu o Cruzeiro de Cruz das Almas. Fora de casa, a Jacuipense derrotou o Astro. E o Jequié, venceu por wxO o Guanambi. Em todos os jogos, o resultado foi um a zero. O Colo Colo, de Ilhéus, estreia na competição, no feriado de terça. Enfrenta, no estádio Mário Pessoa, a Associação Desportiva Jequié (ADJ). ás 16 horas.
Considerada uma das mais difíceis disputas da “segundona” nos últimos anos, o “baianinho” reúne nove clubes. Deste total, juntos, está a tradição de parte do futebol baiano. O Galícia chega credenciado com cinco títulos baianos e como o primeiro clube a levantar a taça por três anos consecutivos (1941, 1942 e 1943). O maior rival do azulino é o Ypiranga, com dez títulos estaduais. O Botafogo, tradicional clube de Salvador, com sete títulos estaduais, quer voltar a brigar pelo título depois de décadas. E o Colo Colo, chega para voltar à ellite do futebol estadual e lembrar momentos como em 2006, quando foi campeão baiano derrotando o Vitória em pleno Barradão.
O Galícia representa a Colônia Espanhola na Bahia e acertou a contratação do técnico Sérgio Araújo, com passagens por Vitória, Juazeiro e Vitória da Conquista. Reforçou o elenco com jogadores como Cicinho, um dos artilheiros da Juazeirense no Baianão da 1ª Divisão, e o zagueiro Jalnir. O Ypiranga investiu na estruturação do clube fora de campo. O presidente Emerson Ferreti fechou contrato com a Lotto, nova fornecedora de uniformes e materiais esportivos, e diversas outras empresas que apoiam o clube. Para fazer sucesso também dentro das quatro linhas, o mandatário trouxe o técnico José Carlos Amaral e atletas como Thiago Dias, ex-Vitória; Victor Fernandes, ex-Colo Colo e Itabuna; Júnior, ex-Bahia e Camaçari, e Gil, ex-Atlético de Alagoinhas e Serrano.
No Botafogo, o presidente Adalberto Lopes contratou dez jogadores, como Rodrigo, ex-Fluminense; César, ex-Camaçari, e Totinga, ex-Camaçari e Itabuna. E o Colo Colo resolveu esquecer de vez o grupo que o levou à degola, ano passado. Reformulou toda a equipe e apenas cinco jogadores ficaram como remanescentes de 2011. Segundo o presidente Walter Teles, o objetivo do clube é voltar ao topo do futebol baiano e para isso trouxe 17 jogadores.
A Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Profissionais será disputada em três fases: classificatória, semifinais e final. Os nove clubes estão divididos em dois grupos: Grupo A – Botafogo, Cruzeiro, Galícia, Ipitanga e Ypiranga; Grupo B – Astro, Colo-Colo, Jacuipense e Jequié.
A 1ª fase, que vai até dia 16 de junho, os times têm jogos de ida e volta, dentro dos próprios grupos, classificam-se dois em cada grupo para a 2ª fase, as semifinais, dias 1º e 8 de julho. A decisão do título, a fase final, será em jogos de ida e volta, dias 15 e 22 de julho de 2012.