A Associação de Moradores da Vila Juerana (Amorviju) iniciou essa semana uma campanha cujo objetivo é enviar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei visando regulamentar a função de administrador nos bairros, distritos e povoados.
Segundo a associação, hoje em dia tal cargo é visto como uma função que atende mais aos interesses dos responsáveis pelas indicações, do que os anseios e necessidades das comunidades. “Temos casos em que o administrador se quer mora na comunidade e suas atividades se resumem em fazer campanha para determinados candidatos. Ou seja, tais são espécies de cabos eleitorais vitalícios pagos com nosso dinheiro”, afirmou um dos membros da associação.
A proposta, de acordo com a Amorviju, é que os administradores dos bairros sejam indicados pelas comunidades através de eleições diretas e que, apenas a comunidade possa destituí-lo dos seus cargos. Os diretores convocam todos a entrarem em contato com a associação, para que uma proposta seja elaborada e guias para o recolhimento de assinaturas sejam enviadas. Será necessário a assinatura de 5% dos eleitores do município.