PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Governo do Estado inclui município de Ilhéus em projeto de atração de empresas do segmento BPO

Novas ações são discutidas para o aterro sanitário de Ilhéus

Dança, música e palestras marcam comemorações pelo Dia do Índio em Ilhéus

Programa de Formação de Gestores entra em seu 6º módulo em Ilhéus

Seast e Pronatec abrem inscrições para curso

Prefeito assina projeto que garante incentivos fiscais para as empresas

Prefeitura garante à Associação de Criadores a administração do Parque de Exposições

Ilhéus ganha a primeira academia ao ar livre

Saúde entrega kits da dengue para atendimento nos postos

Governo do Estado inclui município de Ilhéus em projeto de atração de empresas do segmento BPO

Após elencar o segmento BPO (Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de negócio) como prioritário, no bojo de sua política de comércio e serviços, o Governo do Estado identificou Ilhéus como um município de grande potencial para receber empresas do setor. A informação foi dada ao prefeito Newton Lima na última quinta-feira (19) pelo diretor de serviços da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Marcos Costa, que, na oportunidade, ressaltou a infraestrutura local, que inclui porto, aeroporto, distrito industrial e polo de informática, entre outros.
Costa também informou que o segmento BPO é um dos que mais crescem, gerando um ambiente econômico transformador e inovações mercadológicas de grande destaque no cenário mundial.“A Petrobras, por exemplo, tem como atividades principais a exploração e o refino de petróleo. O segmento BPO vem, então, para assumir as chamadas atividades secundárias, como a área jurídica, o setor de informática e osdiversos serviços de atendimento, entre inúmeras outras possibilidades”, explicou.
Durante o encontro, o prefeito Newton Lima colocou todas as secretarias municipais à disposição do Governo do Estado para quaisquer informações, solicitando, na sequência, a execução de novas intervenções no distrito industrial. “Ficamos felizes em saber que Ilhéus está, mais uma vez, inserida nos projetos de atração de empresas do governo estadual. É uma notícia que, sem dúvida alguma, contribui para o fortalecimento da nossa cidade. No entanto, continuamos solicitando do Governo novas melhorias para o nosso distrito, visando à captação desses novos investimentos”, disse.
Realizada no Gabinete do Prefeito, noPalácio Paranaguá, sede oficial da administração ilheense, a reunião também contou com a presença dos secretários de Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, e da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, além do diretor municipal de Indústria e Comércio, Otoniel Costa Júnior.
BPO – O aumento do nível de competição nos mercados mundiais tem estimulado as empresas a buscar novas formas de geração de vantagem competitiva. Redução de custos, foco em competências essenciais, orientação a processos, melhoria do nível de serviço a clientes e criação de alianças estratégicas são algumas das linhas que orientam as iniciativas conduzidas nas empresas nas últimas décadas. Em particular, após a consolidação da terceirização de atividades, observou-se recentemente, no Brasil e no exterior, o surgimento de considerável interesse por projetosde Business Process Outsourcing (BPO) ou terceirização de processos de negócio.
De forma geral, o BPO consiste na transferência de processos de negócio de uma empresa para um prestador de serviços que atue em seu país ou no exterior.Para sua viabilização de forma eficaz, sistemática e eficiente, foram essenciais os avanços das tecnologias da informação e comunicação que ocorreram, fundamentalmente, nos anos 90 e nos primeiros anos deste século, na medida em possibilitaram uma melhor e racional comunicação e controle das transações realizadas entre as empresas.
Intermodal – A Bahia éa maior economia do Nordeste e a sexta maior economia do país, com um PIB de aproximadamente R$ 110 bilhões, representando 4,3% do PIB do Brasil e mais de 30% do PIB Nordeste.De acordo com estudos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a taxa de crescimento do Estado é superior à taxa de crescimento econômico do Brasil. Esse bom desempenho tende a melhorar ainda mais, beneficiando diretamente o município de Ilhéus e diversas outras cidades circunvizinhas, com a implantação do Complexo Intermodal, que compreende o surgimento de um novo porto, aeroporto e ferrovia.

Novas ações são discutidas para o aterro sanitário de Ilhéus

Com o intuito de conscientizar os integrantes da associação de catadores sobre a necessidade de não armazenar na entrada do aterro sanitário todo o material retirado e selecionado de cada caminhão no local, assistentes sociais da Secretaria de Planejamento de Ilhéus, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e representantes das empresas que executa as obras e a que realiza na cidade o serviço de coleta de lixo residencial e comercial discutiram ações imediatas. Uma das questões está relacionada à implantação de novos horários para a coleta seletiva diária.
Conforme informação da assistente social Maria Marta Carvalho, ficou acordado que a partir desta semana, após a chegada dos caminhões que fazem o descarrego diário dos resíduos sólidos no aterro sanitário, homens e máquinas entram em atividade para iniciar o serviço de compostagem. A medida, segundo ela, é para evitar o acúmulo de lixo na entrada do empreendimento e ao mesmo tempo se preocupar em estabelecer ações para preservar a vida dos catadores e impedir que o espaço volte a ser lixão. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (19), no Palácio Paranaguá.
Visita – Na próxima quarta-feira (25), às 9 horas, o prefeito Newton Lima – acompanhado de secretários, imprensa e convidados – visita o aterro sanitário do Itariri, com a finalidade de realizar uma vistoria das obras que estão sendo realizadas naquele local. Segundo o prefeito Newton Lima, a requalificação do aterro está ritmo acelerado, tanto nas obras físicas como no trabalho de qualificação das pessoas que trabalham no local, através da Cooperativa de Catadores do Itariri (Coolimpa).
Situado na zona norte do município e distante cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, o aterro sanitário do Itariri é objeto de requalificação por parte da Prefeitura de Ilhéus e Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Um dos objetivos é permitir que as famílias que vivem no local voltem para suas casas e passem a utilizar o espaço como ponto de apoio para separar e armazenar o que for retirado, por meio da Cooperativa de Catadores do Itariri (Coolimpa). O acesso ao local é feito pela BA-262, através da rodovia Ilhéus-Uruçuca.

Dança, música e palestras marcam comemorações pelo Dia do Índio em Ilhéus

O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, foi lembrado pelos professores e estudantes da rede municipal de ensino em Ilhéus. A programação alusiva à data começou pela manhã na praça Cláudio Magalhães, na Estância Hidromineral de Olivença, e se estendeu durante todo o dia. Alunos e professores da Escola Antônio Sérgio Carneiro (unidade polo da Escola Nucleada de Olivença) participaram de apresentações de dança, juntamente com índios das tribos Tupinambá e Pataxó Hã-hã-hãe, que apresentaram ainda alguns rituais de dança, como o “poranci” e recital de poesias indígenas.
Estudantes da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença e da Escola Jorge Calmon (uma das escolas que fazem parte da Nucleada de Olivença) também participaram das atividades, que à tarde foram realizadas na sede da ONG Thydêwá, também em Olivença. De acordo com a diretora da unidade Nucleada, Gildete Souza, mais de 250 alunos participaram do evento. Ao longo da semana, alunos e professores das redes municipal, estadual e particular também estiveram envolvidos em diversas atividades promovidas pela Ong Thydêwá em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
Entre os dias 16 e 18 últimos, os educadores participaram de um Curso Livre sobre História e Culturas Indígenas, ministrado pelo professor de história da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Dr. Carlos José, com carga horária total de 9 horas, na Fundação Cultural. Já os alunos participaram de Rodas de Conversas com integrantes das tribos Tupinambá, Pataxó Hã-hã-hãe, Kariri-Xocó e Pankararu, onde os indígenas realizaram palestras e dedicaram parte do encontro para responder questões levantadas pelos jovens. Um total de 120 estudantes participou do evento.
A iniciativa contou ainda com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a Fundação Telefônica e com a APPI/APLB.

Programa de Formação de Gestores entra em seu 6º módulo em Ilhéus

“Como Gerenciar os recursos financeiros” foi o tema do sexto módulo do Programa de Capacitação de Gestores (Progestão), realizado em Ilhéus durante todo o dia da última quinta-feira (19) no auditório da Justiça Federal em Ilhéus. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Educação e promove o aperfeiçoamento de gestores escolares, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares em parceria com os municípios. Na Bahia, Ilhéus foi a primeira cidade a implantar a iniciativa, ainda em 2008.
A coordenadora do Progestão em Ilhéus e uma das tutoras do programa, Ana Valkíria Macêdo, explicou que este módulo se destinou a situar a escola no sistema de administração pública da educação e suas relações com as entidades privadas. “Também fazem parte da programação deste encontro a discussão sobre como distinguir as fontes de financiamento público e privado das escolas públicas, além de compreender as normas e os critérios de prestação de contas de gastos públicos e privados e identificar fontes alternativas de recursos financeiros”, informou.
Aproximadamente 110 profissionais da rede municipal da educação participaram do encontro presencial, aberto com palestra sobre Financiamento em Educação e que em seguida contou com relato de experiência, feito pela diretora da Escola Nucleada do Couto, Luciana Costa e com a auto-avaliação do estudo à distância. Pela tarde, o Plano de Ações Articuladas (PAR), Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) foram temas de uma mesa redonda sobre gerenciamento financeiro democrático.
Em sua segunda edição em Ilhéus, o curso tem carga horária de 300 horas – 30 a mais do que na primeira edição – divididas em 88 horas de aulas presenciais e 222 horas à distância.

Seast e Pronatec abrem inscrições para curso.

A Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) promovem um curso de Marcenaria e as inscrições estão abertas até o dia 5 de maio, das 8 às 14 horas. Os interessados podem se inscrever nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença e Banco da Vitória, nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes nº 1724.

O curso oferece 40 vagas, tem duração de aproximadamente dois meses e vai ser realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na rodovia Ilhéus – Uruçuca KM 3. A carga horária do curso é de 260horas/aula e as aulas terão início no dia 14 de maio de 2012, sempre no turno matutino. As inscrições não tem custo e ao final do curso o aluno receberá certificado.

O curso se destina a pessoas entre 18 a 59 anos que sejam beneficiários titulares ou dependentes de programas do Governo Federal de transferência de renda como o Bolsa Família e tenham ensino fundamental incompleto. É importante salientar que as pessoas que se participarem dos cursos não irão perder o benefício. Para se inscrever é preciso levar RG, CPF, e comprovante de escolaridade.
O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
Segundo o secretario de Assistência Social de Ilhéus, Ari Silva Santos, “essa parceira entre os governos Federal e Municipal é a garanti de que os munícipes se qualifiquem para o mercado de trabalho, pois é preciso que existam profissionais qualificados para a geração de empregos e renda”, concluiu.

 

Prefeito assina projeto que garante incentivos fiscais para as empresas

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio Paranaguá, o projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores concedendo isenção ou redução no pagamento dos impostos e taxas municipais, de forma percentual e progressiva, e incentivos econômicos às empresas que promoverem a instalação, reativação, ampliação ou modernização de empreendimentos industriais nas áreas de nanotecnologia, robótica, informática, comunicação, telecomunicação, naval, mecânica e mecatrônica. Os benefícios também se estenderão às empresas que promovam projetos de pesquisa em inovação científica e tecnológica, as empresas de prestação de serviços nos setores de transporte de carga, logística, hotelaria, telemarketing e call center, desde que o beneficiário atenda aos requisitos e obrigações impostas por esta Lei.
O projeto de lei, conforme explicou o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, faz parte de um trabalho conjunto realizado entre a Prefeitura, Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicado das Indústrias do Polo de Informática (Sinec), com o objetivo de criar incentivos para atrair novas empresas para o município. Conforme explicou Jorge Bahia, ao realizar esse estudo conjunto, onde todos os segmentos puderam propor, opinar e colaborar, o município de Ilhéus sai na frente na criação desses atrativos que certamente garantirão ainda mais o desenvolvimento para a cidade, gerando muito mais emprego, renda e melhorando a arrecadação municipal. Já o secretário das Finanças, Antônio Batista, fez questão de complementar que com o aumento da arrecadação municipal a Prefeitura de Ilhéus terá muito mais condições de atender a outras demandas como nas áreas de saúde, educação, segurança e assistência social.
Além dos representantes da Prefeitura, participaram também da solenidade os diretores da ACI, CDL, Sinec, Superintendência de Desenvolvimento Comercial do Estado da Bahia (Sudic) e do diretor de Serviços da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Marcos Costa. O prefeito Newton Lima informou que esse trabalho de atrair novas empresas para Ilhéus é uma reivindicação antiga que se concretiza nesse momento com a participação direta da comunidade e que prepara Ilhéus para o seu desenvolvimento, gerando muito mais emprego e renda. Paralelo a esse trabalho, Newton Lima também garantiu o esforço no sentido de buscar junto com o Governo do Estado as necessárias melhorias na infraestrutura do Distrito Industrial e do Polo de Informática de Ilhéus.
Preparar a Ilhéus do Futuro – Representando a Câmara Municipal de Ilhéus, a vereadora Professora Carmelita falou desse momento importante que é pensar e preparar a cidade para o futuro. “Através desse trabalho conjunto entre os mais diversos segmentos estamos discutindo e planejando a cidade que queremos”, acrescentou. Já os vereadores Paulo Carqueija e Valmir Freitas garantiram o empenho para não somente acelerar o processo de tramitação do projeto de lei no Poder Legislativo municipal, como também assegurar a sua aprovação, tendo em vista os benefícios que traz para a cidade. O vereador Paulo Carqueija conclamou ainda os representantes das entidades ligadas ao comércio e a indústria para que acompanhem a tramitação do projeto na Câmara Municipal, esclarecendo as dívidas dos parlamentares e mostrando a importância da sua aprovação.
Durante a solenidade de apresentação do projeto de lei os representantes da ACI, CDL, Sinec, Sudic e Governo do Estado parabenizaram a iniciativa da Prefeitura de Ilhéus em buscar formas de atrair para a cidade novas empresas através dos incentivos fiscais. O diretor de Serviços da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Marcos Costa, fez questão de dizer que se trata de uma iniciativa que deve servir de exemplo para outros municípios baianos comprometidos com o desenvolvimento da cidade e da Bahia. O projeto será agora encaminhado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores para que possa ser então sancionado pelo prefeito Newton Lima.
De acordo com o projeto de lei, poderão ser concedidos, no todo ou em parte, os incentivos fiscais no Imposto sobre a Transmissão de Bens Inter-Vivos (ITIV), incidente sobre a aquisição do imóvel onde será implantado o empreendimento; no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), incidente sobre os imóveis onde será implantado o empreendimento; no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), incidente sobre as atividades das empresas, respeitada a alíquota mínima e nas taxas cobradas pelo exercício do poder de polícia municipal.
Incentivos econômicos – O projeto assinado pelo prefeito Newton Lima também prevê Incentivos econômicos concedidos na execução, no todo ou em parte, dos serviços de terraplenagem, arruamento, saneamento e outras obras de infraestrutura necessárias à instalação ou execução pretendida; na permuta de bens imóveis públicos, em atendimento a solicitação de empresas, para sua instalação ou execução de empreendimento econômico, desde que enquadrados nas demais exigências desta lei e na cessão de uso de áreas pertencentes ao poder público municipal pelo prazo de até cinco anos, podendo ser renovado, não excedendo o prazo total de 10 anos, para a instalação de novas empresas no município, em se tratando de interesse público, ou social, ou de aproveitamento econômico de interesse local que mereça tal favor.
Ainda conforme consta no projeto, os contribuintes beneficiados pela proposta a ser encaminhada para a apreciação pela Câmara de Vereadores deverão atender e cumprir a requisitos como quitar integralmente ou parcelar, por ocasião do pedido do incentivo, os débitos municipais inscritos ou não em dívida ativa, incidente sobre o imóvel no qual se pretenda implantar o empreendimento, nos termos disciplinados pelo Código Tributário Municipal; contratar no mínimo 80% da mão de obra direta de pessoas residentes no município; licenciar a frota de veículos próprios, locados ou arrendados na cidade de Ilhéus, além de destinar 5% dos tributos, não recolhidos aos cofres municipais, ao incentivo a programas sociais, ao fomento do esporte e ao apoio as manifestações culturais realizadas na cidade, de acordo com norma a ser expedida pelo poder executivo.
Atividade limpa – As empresas beneficiadas com esses incentivos econômicos terão ainda que adotar todas as medidas necessárias a fim de evitar qualquer tipo de poluição ambiental, nos termos estipulados por regulamento expedido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e deverão constar em todos os produtos a inscrição “Produzido no Polo de Informática de Ilhéus”, quando for o caso. O requerimento dos empreendimentos econômicos interessados nos incentivos fiscais e nos estímulos econômicos estabelecidos na lei deverá ser instruído com o respectivo projeto e encaminhado, mediante protocolo, para a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Planejamento.
Para a obtenção de incentivos fiscais ou econômicos, as empresas e empreendimentos deverão comprovar regularidade perante a Fazenda Pública Municipal, Estadual e Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Pelo projeto, perderão os incentivos concedidos com base na lei as empresas e empreendimentos que venham a praticar qualquer espécie de ilícito, como fraude, sonegação, agressão ambiental; ou desrespeitar o previsto na Legislação Municipal, devendo recolher aos cofres públicos municipais o valor correspondente aos benefícios obtidos, devidamente atualizados de acordo com o disposto no Código Tributário Municipal, a contar da data da concessão.

Prefeitura garante à Associação de Criadores a administração do Parque de Exposições

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima,recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (19) osdiretores da Associação Ilheense de Criadores. O encontro teve como objetivo a assinatura do termo de Cessão de Uso, que estende à associação o direito de administrar o Parque de Exposições de Ilhéus por mais cinco anos. Criado em 1992, o equipamento vinha sendo administrado pela mesma entidade, porém em sistema de comodato, cujo prazo de 20 anos, está próximo de expirar.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Associação de Criadores de Ilhéus, João Bittencourt, além dos diretores José Antônio Correia de Souza, José de Souza Góes, Fernando Botelho, Eduardo Carvalho e Luiz HenriqueUaquim. A Associação de Criadores também foi criada em 1992 e desde então se dedica a promover a união dos criadores da cidade, estimular a criação de animais, administrar o Parque de Exposições e promover eventos agropecuários.
Localizado na rodovia Ilhéus/Olivença, o Parque de Exposições é o único Parque de Exposições à beira mar do Brasil. Sob uma área de 30 mil metros quadrados, o local possui cabana e restaurante, escola de ecoteratpia, pista de provas, hospedaria para animais, galpões para exposições, entre outros equipamentos. Segundo o prefeito Newton Lima, a Prefeitura vem incentivando a realização de eventos no Parque de Exposições, um local ideal para abrigar qualquer tipo de promoção.
Newton Lima confirmou a realização dos festejos juninos de 2012 no Parque de Exposições, que a exemplo do ano passado alcançou sucesso absoluto de público. “Já estamos realizando o planejamento do São João de Ilhéus, já confirmado no parque, bem como em Olivença e nos bairros Teotônio Vilela, Malhado e Hernane Sá. Estes serão promovidos numa parceria firmada com a TV Santa Cruz”, informou.
O presidente da Associação Ilheense de Criadores, João Bittencourt, disse ao prefeito Newton Lima que ainda este ano serão realizados alguns eventos envolvendo produtores rurais de Ilhéus, a exemplo da exposição de animais da raça Mangalarga Marchador, prevista para setembro ou outubro próximo. “Também estamos mantendo contatos para realizar um leilão misto de animais, com a finalidade de melhorar o nosso rebanho, assim como manter a proposta de utilização permanente do Parque de Exposições de Ilhéus”, concluiu.

Ilhéus ganha a primeira academia ao ar livre

Ilhéus inaugura a partir das 17 horas desta quarta-feira (25), a primeira Academia ao Ar Livre. Esta ação faz parte do projeto considerado inovador, denominado de “Mova-se”, que prevê a instalação de 17 módulos para a realização de atividades físicas. Os equipamentos serão montados na avenida Lomanto Júnior, próximo à cabeceira da ponte que liga o centro da cidade à zona sul.
O coordenador do projeto, o professor de educação física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Marco Aurélio Ávila, conta que ações similares estão sendo implantadas em diversas cidades do país e do mundo, como um dos meios mais efetivos no combate ao sedentarismo. Ele assegurou que moradores terão acesso gratuito a equipamentos e orientações que beneficiarão a qualidade de vida.
O professor explicou que a parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a VogStore foi de fundamental importância para a viabilização técnico-financeiro do projeto, que está alinhado com as mais modernas tendências e diretrizes de promoção à saúde e qualidade de vida.
Segundo Marco Aurélio Ávila, as academias ao ar livre vão contar com a disposição de usuários gratuitamente, com aparelhos seguros, adequados a pessoas de diferentes idades e condições variadas de aptidão física. Segundo ele, os usuários do projeto “Mova-se” poderão ainda ter o benefício de convênios que possibilitem a orientação de profissionais e estudantes de educação física de universidades locais, a fim de oferecer maior segurança, desempenho e comodidade aos frequentadores.
Por sua vez, o superintendente de Esportes de Ilhéus e professor de educação física, Alberto Kruschewsky, salientou que as academias ao ar livre serão instaladas em locais estratégicos da cidade, visando democratizar o acesso ao lazer e a prática de exercícios físicos entre a população.

Saúde entrega kits da dengue para atendimento nos postos

A Secretaria de Saúde através da Vigilância a Saúde do município realizou na tarde da última quarta-feira (18) uma reunião com enfermeiros e médicos da rede de atenção básica do município. No encontro, realizado no auditório da secretaria, também foram entregues os kits para atendimento a dengue nos postos de saúde, contendo materiais para hidratação oral e venosa, ficha de estadiamento (para conduta de atendimento e triagem dos casos), fluxograma, entre outros.
Em seguida, durante todo o período da tarde os profissionais participaram de uma capacitação sobre manejo clínico da dengue utilização dos materiais recebidos, ministrada pelo médico Edmundo Patury. O objetivo dessas ações, conforme explicou a diretora da Vigilância a Saúde, Cássia Virgínia, é descentralizar o atendimento a pacientes com suspeita de ter contraído a dengue a fim de ampliar a oferta para os pacientes e não sobrecarregar o pronto-atendimento do Hospital Geral Luis Viana Filho. “Assim o Hospital Geral continuará atendendo os casos de dengue e os postos serão mais uma opção para acolhimento”, informou.
Ao procurar atendimento no posto de saúde, o paciente com suspeita de dengue passará por uma triagem. Caso apresente sintomas da dengue clássica, poderá receber a hidratação e demais cuidados no próprio posto. Caso apresente os sinais de alerta que caracterizam a dengue com complicações ou a forma grave (dengue hemorrágica) ele deverá ser transferido para o hospital. Sintomas como dores no corpo, febre, dor de cabeça e manchas no corpo podem ser sinais da dengue, e recomenda-se que nestes casos a pessoa busque o atendimento médico o quanto antes.
A população também não deve descuidar do combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Medidas simples de prevenção como manter os quintais limpos, não deixar água parada e nem acumulada em vasos de plantas, pneus e garrafas, e sempre tampar tanques e reservatórios de água, auxiliam na prevenção e evitam que a sua família adoeça. É importante também receber bem os agentes de endemias em casa, ele é um importante parceiro nesta batalha. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *