Prefeito de Ilhéus solicita serviços de abastecimento de água para a zona rural
Definidos novos horários de coleta de lixo no Vilela e na Princesa Isabel
Aluno aprovado em Olimpíada de Matemática é homenageado pelo prefeito Newton Lima
Merendeiras e professores são beneficiados com parceria firmada entre Cargill, Sesi e Prefeitura
Prefeito de Ilhéus solicita serviços de abastecimento de água para a zona rural
Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida das populações interioranas, o prefeito Newton Lima solicitou ao diretor presidente da Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, a conclusão dos estudos necessários para a implantação dos serviços de abastecimento de água em várias localidades da zona rural de Ilhéus. Além de viabilizar obras de infraestrutura, melhorar a saúde e fortalecer a educação, o governo municipal também segue envidando esforços para manter as estradas vicinais em bom estado com a finalidade de facilitar o escoamento da produção agrícola do campo, incrementando, por via de consequência, a geração de renda.
No ofício, entregue pessoalmente, o chefe do Executivo ilheense destaca o desejo de beneficiar a comunidade do distrito de Aritaguá, de modo especial os povoados localizados nas margens da BA-001, como Vila Juerana, Mar e Sol, Paraíso do Atlântico, Barramares, Verdes Mares, Ponta da Tulha, Retiro, Mamoan, Luzimares, Ponta do Ramo, Aderno e Tibina. Após reforçar a parceria com o Governo do Estado, fundamental para a execução de inúmeros projetos voltados para melhorar a qualidade de vida da sociedade ilheense, Newton Lima acrescenta que toda a administração municipal está à disposição para as informações necessárias.
Na semana passada, o prefeito Newton Lima participou de uma audiência em Salvador com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa. Na oportunidade, o chefe do Executivo ilheense solicitou a ampliação do sistema de abastecimento de água de Castelo Novo e Banco do Pedro, distritos localizados nas proximidades da adutora que abastece as cidades de Uruçuca e Itabuna. “Estamos empreendendo todos os esforços no sentido de melhorar a qualidade de vida os moradores, já que a água tratada é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde”, informa Newton.
O prefeito de Ilhéus também solicitou, através de ofício destinado ao governador Jaques Wagner, a recuperação de estradas vicinais que ligam os distritos de Banco Central, Inema e União Queimada, a recuperação da BR-415 no trecho do distrito do Rio do Braço, em especial o chamado ramal do Jacarandá, e ainda a estrada que dá acesso às localidades de Santo Antônio e Rio do Engenho.
Outra solicitação do prefeito Newton Lima ao governador do Estado, Jaques Wagner, é de que seja disponibilizada uma patrulha mecânica para auxiliar a recuperação e a manutenção dos 1.100 quilômetros de estradas vicinais do município. Para atender a grande extensão de estradas do município, o prefeito solicitou ao Governo do Estado a disponibilização de cinco caçambas, uma patrol, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e um rolo compactador. “A agricultura do município de Ilhéus é uma das mais atuantes da Bahia, já que é formada por pequenos produtores, o que acentua, ainda mais, a necessidade de uma manutenção constante nas estradas vicinais”, esclarece o prefeito.
Definidos novos horários de coleta de lixo no Vilela e na Princesa Isabel
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus acaba de definir os novos horários de coleta regular de lixo nos bairros Teotônio Vilela e Princesa Isabel, que desde a semana passada estão contando com um sistema mais eficiente de recolhimento dos resíduos. No bairro Teotônio Vilela a coleta de lixo está sendo feita pela manhã, a partir das 7 horas. Já na Princesa Isabel o recolhimento do lixo está sendo realizado a partir das 17 horas. O objetivo de adotar esse novo sistema é garantir a colaboração e a participação da comunidade, evitando colocar o lixo fora dos horários, deixando a cidade muito mais limpa e com um melhor aspecto visual.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, explicou que assim como o sistema que foi adotado nos bairros da zona sul da cidade, a melhora no serviço de coleta de lixo na Princesa Isabel e Teotônio Vilela são visíveis e vem sendo elogiada pela comunidade. Além da coleta, a Prefeitura de Ilhéus também está realizando o serviço de limpeza dos pontos irregulares de depósito de lixo nesses bairros, os chamados lixões viciados, onde os moradores adotam terrenos como locais de deposito de entulhos e dejetos domiciliares.
Gerson Marques informou que durante os próximos 30 dias está sendo feito um trabalho de educação e conscientização dos moradores quanto os novos horários de coleta nesses bairros, com o objetivo de que a própria comunidade colabore com a coleta. Como parte desse trabalho, estão sendo distribuídos panfletos educativos informando sobre os novos horários e destacando a importância da colaboração de todos. A partir de então serão aplicadas multas para os moradores que insistirem em colocar o lixo fora dos horários previstos de coleta. A medida, segundo Gerson Marques, tem como principal finalidade garantir uma cidade muito mais limpa e organizada, onde todos tenham consciência do seu verdadeiro papel.
Outra grande novidade no serviço de coleta regular de lixo é que o novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada no dia 3 de maio, que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia. Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo à implantação do novo sistema, o município, em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.
Problema – O secretário Gerson Marques reconhece, no entanto, que o serviço de coleta regular de lixo vem enfrentando problemas no centro e nos bairros das zonas norte e oeste da cidade. O transtorno está sendo causado, segundo ele, por dificuldades operacionais da empresa Portocop, que já dá demonstrações claras de que não tem condições de realizar com eficiência a coleta de lixo na cidade. Para evitar prejuízos e transtornos para os moradores desses locais, a Prefeitura de Ilhéus vem fazendo um trabalho paralelo de coleta e já está notificando e multando a empresa pelos problemas causados à cidade.
Gerson Marques adiantou que esse problema com a Portocop é temporário, já que o contrato com a empresa termina no próximo dia 28, e a partir desta data será implantado nesses bairros o mesmo sistema de coleta adotado na zona sul e nos bairros Teotônio Vilela e Princesa Isabel. Nesses bairros do centro, e das zonas norte e oeste da cidade o trabalho será feito, em caráter experimental, no dia 30 de abril, e a partir de 3 de maio a coleta passa a ser feita nos horários definitivos, que serão divulgados posteriormente para a comunidade.
Aluno aprovado em Olimpíada de Matemática é homenageado pelo prefeito Newton Lima
Representando todos os estudantes da rede municipal de ensino que também foram aprovados na XIII Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia, ocorrida no período de 11 de junho a 24 de setembro do ano passado, o aluno da 6ª série do Instituto Municipal de Ensino (IME), Juliano Moreira da Silva, foi homenageado na manhã desta quarta-feira (18) pelo prefeito Newton Lima e pela Secretaria da Educação, professora Lidiney Campos. A Olimpíada, que atraiu milhares de estudantes e aprovou 160 alunos, é uma promoção do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com as escolas do ensino fundamental da região (públicas e privadas) de influência da instituição educacional.
Na oportunidade, o prefeito Newton Lima parabenizou o aluno Juliano Moreira da Silva, destacando a importância da família para o futuro dos jovens. “Quando os pais são presentes no dia-a-dia das crianças e adolescentes, acompanhando as tarefas escolares e estimulando a dedicação nos estudos, o bom desempenho na escola acaba se transformando numa regra”, comentou o prefeito. Também prestigiaram a homenagem o secretário de Governo, Ednei Mendonça; o professor do aluno homenageado, Atanagildo Ribeiro; a vice-diretora do IME, Maria Aparecida Dias; e a diretora-administrativa da secretaria municipal da Educação, Cristiane Nascimento, além de familiares do estudante, o pai Marco Antônio Santos, e o tio, Ruy César da Silva.
A cerimônia de premiação dos estudantes classificados na XIII Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia, uma competição aberta para estudantes da 5ª a 8ª séries, foi realizada no último dia 31 de março, no auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na oportunidade, os alunos receberam medalhas e certificados pelo bom desempenho. Além de Juliano Moreira da Silva, também obtiveram bons resultados na Olimpíada os seguintes alunos, todos os IME: Jeftê Cruz dos Santos, Alana Silva Costa e Caliana Oliveira da Silva.
Segundo a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2011, participaram da XIII Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia escolas dos municípios de Arataca, Aurelino Leal, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.
Merendeiras e professores são beneficiados com parceria firmada entre Cargill, Sesi e Prefeitura
Desenvolvido em Ilhéus desde 2004, o programa “De Grão em Grão”, promovido pela Fundação Cargill em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), vem abordando, a partir deste ano, temática que tem como foco a alimentação saudável, segura e acessível. Todo o material pedagógico do programa foi reformulado, e por isso merendeiras e professores das 16 instituições escolares da rede municipal de ensino que fazem parte do programa estão participando do Encontro de Formação continuada.
Iniciado na manhã desta quarta-feira (18), no Hotel Praia do Sol, km 0 da rodovia Ilhéus/Olivença, o treinamento é voltado para 60 merendeiras e 250 educadores do município e ministrado por técnicos do Sesi. Segundo explica a gerente da Fundação Cargill, Denise Cantarelli, para as merendeiras, o treinamento é ministrado pela nutricionista do Sesi, Fernanda Tourinho, que traz informações sobre boas práticas de alimentação segura que podem ser adotadas no cotidiano escolar. Já para os professores, o treinamento se estende até esta quinta-feira (19), tendo como responsável a pedagoga Kátia Karan Gonzalez.
Além de apresentar o conteúdo do novo material pedagógico e de repassar conhecimentos básicos sobre nutrição, o treinamento voltado para os professores tem ainda em sua programação a realização dinâmicas entre os professores, visando a implantação dessas técnicas de aprendizado em sala de aula. O material didático do “De Grão em Grão”, intitulado “De olho no seu prato”, é formado por cinco volumes, com cadernos do aluno e do professor, além de CD multimídia. “O material do programa traz uma linguagem multidisciplinar, que pode ser abordada de diversas maneiras e várias matérias”, salientou Denise Cantarelli.
Hortas Escolares – Uma das ações do programa, também realizada no município, é o projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela Fundação Cargill com o objetivo de contribuir com a implantação e a manutenção das hortas, fornecendo terra, sementes, adubo orgânico, ferramentas, dentre outros. O supervisor técnico do programa De Grão em Grão, o engenheiro Agrônomo João Clemente, explicou que o intuito é trazer aos educadores a oportunidade de trabalhar assuntos transversais tendo a horta como instrumento. “Outro objetivo das hortas escolares é trabalhar técnicas possam ser aplicadas em casa, com baixo custo”, avalia.
Em Ilhéus, 15 escolas contam com hortas escolares e as hortaliças produzidas são utilizadas nas cozinhas das escolas, enriquecendo nutricionalmente a merenda escolar. é O programa “De Grão em Grão” está presente em seis estados, sete municípios, 90 escolas, beneficiando 40 mil. Em Ilhéus, o programa contempla 16 unidades escolares e 9 mil estudantes. São elas: Escola Nucleada Santo Antônio, Escola Municipal do Couto, Centro de Atenção Integrado à Criança (Caic), Escola Pequeno Davi, Centro Comunitário Nelson Oliveira, Escola Municipal Banco do Pedro, Grupo Escolar Professor Paulo Freire, Escola Municipal Heitor Dias, Centro Educativo Fé e Alegria, Escola Nucleada Santo Antônio, Escola Vovô Isaac, Escola Nucleada de Sambaituba, Escola Novo Ilhéus e Centro Comunitário do Iguape.