O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 17, para alertar sobre a importância da Ferrovia Oeste-Leste para o desenvolvimento da Bahia. O parlamentar lamentou que “apesar disto, a construção da obra vem sofrendo repetidas interrupções, o que, ao invés de diminuir o custo ou torná-la melhor exequível, vem servindo, na verdade, para deixá-la mais custosa, dificultando a execução do cronograma estabelecido”.
Josias lembrou, ainda, que a Ferrovia Oeste-Leste tem seu complemento na construção do Porto Sul, cuja obra está ainda mais atrasada, devido a uma série de ações que interrompem continuamente o seu andamento. “Lamentavelmente, depois de mais de um ano em execução, as obras da Ferrovia Oeste-Leste, avançaram apenas 5%, apesar de ser a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia”, enfatizou o deputado.
“De tudo o governo estadual, e, também, o governo federal, tem feito para que as obras da Ferrovia caminhem de forma conveniente, dada a sua importância para a Bahia, e, em toda a sua extensão, o projeto da Ferrovia obedece a princípios de sustentabilidade, e, portanto, de rigoroso respeito ao meio ambiente”, ressalvou Josias Gomes. Segundo o governo federal, os principais entraves que ocasionam atraso na construção continuam sendo as desapropriações de terras na região e a concessão de licenças ambientais pelo Ibama.