O evento será nos dias 17 e 18 de abril, em Ituberá, na vizinha Costa do Dendê
A equipe do Projeto de Turismo e Cultura da Costa do Cacau e integrantes do trade turístico de municípios sulbaianos, inseridos nesse destino, participam do II Seminário de Produção Associada ao Turismo. O evento será nos dias 17 e 18 de abril, em Ituberá, a partir das 8h, no restaurante Piaçava. A caravana da Unidade Regional do Sebrae, em Ilhéus, “quer profissionalizar a relação entre a cadeia produtiva e a rede hoteleira, fortalecendo a economia local”, diz a gestora do projeto, Claudiana Figueiredo.
Com um público formado por produtores locais, empresários, operadoras e agências de viagem, o evento tem o objetivo de disseminar informações e práticas da Produção Associada ao Turismo. O foco é a comercialização de novos produtos para aumentar a competitividade dos destinos turísticos e a inclusão de pequenos negócios na economia local.
“Além de auxiliar os diversos segmentos a aprender os caminhos e estratégias para alcançar esse objetivo de forma sistematizada, a equipe do Sebrae também vai aguardar a mobilização do grupo sulbaiano para apresentação de um pré-projeto, candidatando-se a sediar, na Costa do Cacau, o Seminário do próximo ano”, completa Claudiana.
Rota do Cacau com Chocolate
Configurados como ‘Rota do Cacau com Chocolate’, os municípios do Destino Costa do Cacau, a exemplo de Ilhéus, Itacaré, Uruçuca e Canavieiras, tiveram seus roteiros reestruturados, dando ênfase ao potencial atrativo das fazendas de cacau (matéria-prima do chocolate), agroindústrias, trilhas ecológicas, reservas de Mata Atlântica e patrimônio cultural como história, casario e manifestações artísticas locais.
O trabalho de renovação foi orientado tecnicamente pela Bahiatursa, com o objetivo de ofertar ao visitante um produto diferenciado do tradicional ‘turismo de sol e praia’, assumindo a identidade regional e uma nova forma de se posicionar no mercado, com diferencial competitivo.
Nesse contexto, o Projeto de Turismo e Cultura da Costa do Cacau, coordenado pelo Sebrae, trabalha com ações de acesso ao mercado, estímulo de cooperação empresarial, profissionalização na gestão do turismo, integração e fortalecimento da cultura regional.