PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Festival contará com o patrocínio de uma das maiores operadoras de TV por assinatura da América Latina

Vilela e Princesa Isabel recebem novo sistema de coleta de lixo

Biblioteca Pública é contemplada com novos equipamentos e computadores

Matrículas do ProJovem Urbano podem ser feitas até esta  6ª feira

Crie realiza atividade pelo Dia Nacional do Sistema Braile

Festival contará com o patrocínio de uma das maiores operadoras de TV por assinatura da América Latina

O Festival “Amar Amado”, que marcará, no período de 4 a 12 de agosto, as comemorações em Ilhéus pelo centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, contará com o patrocínio da Sky, uma das maiores operadoras de TV por assinatura da América Latina. Com o objetivo de definir algumas das primeiras estratégias básicas de atuação, representantes da empresa participaram na manhã desta quinta-feira          (12) de uma reunião no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal ilheense. 

O encontro contou com a presença dos secretários de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, e do Desenvolvimento Urbano, Gérson Marques, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, do assessor-geral de Comunicação Social, Walmir Rosário, e dos representantes da Maná Produções, André Guimarães e Tiago Sena. Representando a Sky, a gerente de Comunicação e Produtos Básicos, Claúdia Benvenuti, e a especialista de Comunicação Produtos Básicos, Fernanda Abdo Saad, além do representante da regional Bahia, Alexsandro Nei.

Segundo Claúdia Benvenuti, nos últimos anos, a Sky vem participando, com uma assiduidade cada vez maior, não apenas de grandes eventos de massa, mas, também, de promoções capazes de resgatar, preservar e mostrar para as gerações futuras as raízes, a cultura e a história do povo brasileiro. “Nós, da Sky, é que temos o privilégio de participarmos de um evento que pretende, a partir da obra de Jorge Amado, contar a história do Brasil para o mundo”, afirmou a gerente, acrescentando que, “a partir daqui, a ideia é que a empresa passe a estar presente em outros projetos culturais de Ilhéus”.

O projeto “Festival Amar Amado” será lançado oficialmente no próximo dia 23 de abril, a partir das 17 horas, no Bar Bataclan, um dos ícones culturais do município e um dos mais famosos cenários amadianos. “Estaremos recebendo nesta data, carregada de grande simbologia, afinal de contas é o Dia de São Jorge, jornalistas de órgãos de imprensa de várias partes da Bahia e do Brasil”, adianta Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus.

Segundo Corso, as comemorações reunirão muita música, cinema, literatura e dramaturgia. Além disso, continua Corso, uma série de intervenções no centro histórico da cidade, como a recuperação da Casa de Cultura e a revitalização do Quarteirão Jorge Amado, também integrará o projeto do centenário. “No dia 10 de agosto, a capital da Bahia será transferida para Ilhéus, quando teremos aqui a presença de inúmeras personalidades ligadas aos mais diversos segmentos da sociedade brasileira”, completa. Além da Sky, o evento também conta com o patrocínio da Petrobras, do Banco do Nordeste, da TAM Viagens e da TAM Linhas Aéreas.

Sky – Primeira empresa de TV por assinatura do Brasil, via satélite pelo sistema digital DTH (Direct to Home) em banda Ku, a atual SKY nasceu em agosto de 2006, resultado da fusão das operadoras SKY e DIRECTV que atuam há 15 anos no Brasil. A SKY é a maior operadora de TV por assinatura via satélite em alta definição da América Latina, com transmissão para todo o território nacional. Possui mais de 12 milhões de telespectadores em todo Brasil, que representam 29% de todos os assinantes de TV paga do País. A empresa também foi pioneira no lançamento de uma série de novidades na transmissão e no uso da tecnologia digital no Brasil, trazendo ao país serviços inéditos como interatividade, DVR, o SKY+, a maior quantidade de conteúdo em alta definição do mercado, o SKY HDTV e o primeiro serviço de vídeo on demand (VOD).

 

Vilela e Princesa Isabel recebem novo sistema de coleta de lixo

Os bairros Teotônio Vilela e Princesa Isabel já estão contando com um novo sistema de coleta regular de lixo. As mudanças no sistema de recolhimento do lixo foram implantadas, em caráter experimental, na última segunda-feira (9) e tem como objetivo melhorar a limpeza pública e garantir a participação e a colaboração da comunidade. Assim como nos bairros da zona sul, o novo sistema prevê não apenas a definição de horários para a coleta, mas uma mudança completa na limpeza pública, contando com a conscientização e colaboração da comunidade.

Na Princesa Isabel a coleta vai atender a avenida principal e todo o seu entorno, incluindo as ruas da Saboaria, Santa Inês e os altos das adjacências. Já no Teotônio Vilela o trabalho de recolhimento do lixo vai beneficiar todo o bairro. O secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus, Gerson Marques, informou que na próxima semana serão distribuídos panfletos informando à comunidade desses dois bairros sobre os horários definitivos de coletas, evitando que os moradores coloquem o lixo de forma inadequada ou mesmo após a passagem dos caminhões coletores.

Nos bairros da zona sul o novo sistema de coleta regular de lixo já está funcionando e os resultados têm sido altamente positivos, com muitos elogios dos moradores. Gerson Marques explicou que ocorreu um problema apenas durante o último feriado, quando a coleta foi suspensa. Mas essa situação, segundo ele, será resolvida e nos próximos feriados quando a coleta não será interrompida. O próximo passo, segundo ele, será implantar o novo sistema de coleta nos bairros da zona norte. Nesses bairros o trabalho será feito, em caráter experimental, no dia 30 de abril e a partir de 3 de maio a coleta passa a ser feita nos horários definitivos.

Uma das novidades é que o novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada no dia 3 de maio, que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia. Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo a implantação do novo sistema, o município em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.

Outra medida adotada pela Prefeitura de Ilhéus para organizar o sistema de limpeza da cidade será a colocação de fiscais em pontos irregulares de depósito de lixo nos bairros, os chamados lixões viciados, onde os moradores adotam terrenos como locais de deposito de entulhos e dejetos domiciliares. A idéia inicial é não multar esses moradores que colocam o lixo de forma irregular, mas sim orientar para a prática correta de acondicionamento e armazenagem do lixo. 

 

Biblioteca Pública é contemplada com novos equipamentos e computadores

A Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus, atualmente localizada na Rua Rotary, nº 281, bairro Cidade Nova, foi contemplada esta semana com o resultado de duas novas parcerias firmadas pela Prefeitura. A primeira, com o Rotary Ilhéus Jorge Amado,visa a modernização do espaço e culminou com a chegada de seis novos computadores e uma impressora. Os novos equipamentos foram recebidos pela titular da pasta de Educação, Lidiney Campos, que visitou o local nesta quarta-feira (11).

A parceria, segundo explicou a bibliotecária Regina Figueroa, faz parte do projeto Tempo Virtual,desenvolvido pelo clube de serviço, que contempla o fornecimento de computadores, entre outros equipamentos, para a criação de uma sala de multimídia, objetivando a execução de atividades que priorizem a troca de experiência entre jovens e idosos. Já a segunda parceria é resultado de um projeto enviado há cerca de um ano e meio pela equipe da biblioteca à Fundação Pedro Calmon.

Após visitas técnicas feitas pela equipe da FundaçãoPedro Calmon, no ano passado, a biblioteca recebeu, também esta semana, o kit do projeto de modernização de bibliotecas públicas do Estado da Bahia. São duas estantes de quatro prateleiras, cinco estantes de seis prateleiras,três mesas e 12 cadeiras para leitor, 15 almofadas, um tapete, cincopufs, um quadro de aviso, doiscirculadores de ar, um mapa mundi e 1.300 títulos, entre obras de literatura, livros de pesquisa e dicionários. Os livros recém-chegados vão enriquecer o acervo já existente, que hoje é formado por 18 mil títulos.

Na opinião da secretária Lidiney Campos, a biblioteca, que funciona em novo endereço desde julho do ano passado, vem prestando serviço de qualidade à população e principalmente aos estudantes.Ainda de acordo com Lidiney, um parecer técnico sobre a situação do prédio da Biblioteca Pública e do Arquivo Municipal, localizada na praça Castro Alves,já foi entregue a representantes do Ministério da Educação e o projeto de restauração do local foi uma das pautas da visita do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a Brasílianesta semana.

A biblioteca Pública Municipal funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 17h30min e seu telefone para contato é o (73) 3231-3363.

 

Matrículas do ProJovem Urbano podem ser feitas até esta  6ª feira

As matrículas do Projovem Urbano serão encerradas nesta sexta-feira (13), em Ilhéus, e devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), situada na avenida Soares Lopes, nº 840, sempre das 12 às 18 horas. O programa é destinado a jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. Para se inscrever, os interessados devem apresentar, no ato da matrícula, o histórico escolar, CPF, carteira de identidade e comprovante de residência (todos em cópia e original). Em Ilhéus estão sendo oferecidas 200 vagas.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, o início das aulas é previsto para o dia 7 de maio, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, no período da noite. O ProJovem Urbano, programa do Governo Federal, possui duração de 18 meses e nele os participantes terão a oportunidade de concluir o antigo curso ginasial (8ª série) e também de fazer uma qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade, além de aulas de informática e auxílio financeiro de R$ 100,00.

O objetivo do programa é promover a inclusão social do jovem de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizado, não concluiu o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhe oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. De forma específica, a iniciativa tem como finalidade primeira proporcionar formação integral, por meio de uma efetiva associação, entre: formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; qualificação profissional, com certificação de formação inicial; e participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

O ProJovem Urbano foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos. O trabalho assume também caráter experimental ao basear-se em novos paradigmas, constituindo sua proposta curricular a partir de conceitos inovadores que dão suporte à articulação entre o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, visando, sobretudo, à formação integral do jovem, considerado como protagonista de sua formação.

Segundo o governo federal, ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o programa busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e, ao mesmo tempo, se reposicionem quanto a sua inserção social e profissional. Nessa perspectiva, após o curso, espera-se que o jovem passe a ser capaz de afirmar sua dignidade como cidadão, trabalhador e ser humano; utilizar a leitura e a escrita, assim como outras formas contemporâneas de linguagem, para se informar e aprender, expressar-se, planejar e documentar, além de apreciar a dimensão estética das produções culturais.

 

Crie realiza atividade pelo Dia Nacional do Sistema Braile

Para comemorar o Dia Nacional do Breile, o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) de Ilhéus organizou, nesta quinta-feira (12), das 9 às 13 horas, um espaço no Largo Cultural em frente ao Teatro Municipal, onde foram realizadas diversas atividades para a população e para os integrantes do Centro. O Dia Nacional do Braile é comemorado em todo o Brasil no dia 8 de Abril. O braile é um sistema de escrita e leitura baseado na percepção pelo tato destinado a pessoas que têm deficiência visual.

Entre as atividades promovidas a exposição de materiais em braile utilizados pelo centro, atividades artísticas dos alunos, trabalho de educação com entrega de material informativo sobre o programa e sobre braile, além da prevenção de doenças oculares com a realização do exame de fundo de olho, através de uma parceira com a clínica oftalmológica Cenoe. O público-alvo do exame foram pessoas acima de 40 anos, acometidas por diabetes ou hipertensão arterial.

Segundo uma das professoras da sala de apoio ao deficiente visual, Alessandra Café, o espaço tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os direitos das pessoas cegas, promovendo a inclusão e inserção deles no mercado de trabalho. Além disso, explica Alessandra, as atividades também têm a finalidade de alertar as pessoas sobre a prevenção à cegueira. O deficiente visual e participante do Crie, Gervásio Marques, disse que participar do grupo é uma grande oportunidade. “Antes não saia sozinho para lugar algum, mas hoje como já sei ler braile sou muito mais independente e vou a qualquer lugar da cidade e estou mais confiante”.

A instituição do Dia Nacional do Braille no Brasil homenageia o dia de nascimento do primeiro professor cego brasileiro, José Álvares de Azevedo, que estudou o método em Paris e passou a ensiná-lo e a difundi-lo no Brasil, tendo recebido o título honorífico de Patrono da Educação dos Cegos no Brasil. Desde que foi implantado na cidade, o Crie de Ilhéus vem sendo apontado como modelo na área de inclusão, dando suporte aos alunos que possuem algum tipo de deficiência.

Atualmente a rede municipal de ensino de Ilhéus conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais, que inclui atendimento educacional especializado conduzido por um professor capacitado, além de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos. O centro atende crianças e adultos, tendo como público principal além dos pacientes com deficiência visual, outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual e transtornos de comportamento (autismo e hiperatividade), dislexia, deficiência física, paralisia cerebral, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *