Prefeito entregou 80 casas para moradores carentes do Teotônio Vilela
Palestra em Ilhéus sobre a culinária de Jorge Amado
Infraestrutura para eventos de triathlon já começa a ser montada em Ilhéus
Em Ilhéus, II Festival de Cinema Baiano abre a programação mensal do Teatro
Prefeito entregou 80 casas para moradores carentes do Teotônio Vilela
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, entregou na manhã desta terça-feira (3), 80 casas no bairro Teotônio Vilela, construídas através Programa Habitar Brasil BID (HBB), beneficiando famílias carentes que viviam em barracos construídos nos mangues e nas encostas. Além das casas, o prefeito também entregou para os moradores um centro comunitário equipado com auditório, cantina, área para cursos e banheiros masculinos e femininos adaptados para deficientes físicos e também as obras de pavimentação, drenagem, escadarias e contenção de encostas das ruas São João, São José e viela São João.
Durante a solenidade de entrega das casas, Newton Lima enfatizou que se trata de um momento histórico para a cidade porque sabe da luta que foi conseguir esses investimentos para Ilhéus. Segundo ele, apesar de ser um projeto antigo, era necessária a vontade de um gestor com compromisso e zelo com a cidade para dar continuidade um benefício tão importante quanto esse, de garantir moradia mais digna e melhores condições de vida para as comunidades carentes. “É por isso que acreditamos nesse projeto e hoje estamos realizando o sonho dessas famílias”, ressaltou o prefeito. Newton Lima adiantou, ainda, que o município está buscando novas parcerias e na próxima segunda-feira (9) estará em Brasília junto aos ministérios das Cidades e Integração Nacional, na tentativa de conseguir para a Ilhéus uma série de obras, totalizando um montante na ordem de R$ 36 milhões em melhorias para a cidade.
A vereadora Professora Carmelita também falou sobre a importância da entrega das casas para os moradores, um sonho que vinha sendo aguardado pela comunidade por mais de 10 anos. “Não se trata apenas de uma entrega de casas, mas sim da realização de sonhos. Não há satisfação maior para um pai ou uma mãe do que chegar em sua casa própria”, disse ela. A vereadora também falou que essas obras só se tornaram realidade graças a parceria firmada entre os governos municipal, estadual e federal, que tem demonstrado compromissos com a cidade. Já o vereador Gilberto Souza, mais conhecido como Bel do Vilela, falou dos investimentos que a Prefeitura de Ilhéus vem realizando no Teotônio Vilela, transformando a vida dos moradores do bairro. “O prefeito Newton Lima encontrou o Teotônio Vilela doente, sem ter nem mesmo uma praça para o lazer dos moradores e conseguiu trazer projetos importantes e uma série de obras, organizando esse bairro e dando mais dignidade ao nosso povo”, disse ele.
Participaram ainda da solenidade de entrega das casas os secretários municipais Paulo Goulart (Infraestrutura), Ari Santos (Assistência Social e Trabalho), Gerson Marques (Desenvolvimento Urbano) e Paulo Moreira (Turismo). Representando a Câmara Municipal, participaram da entrega das casas, além dos vereadores Professora Carmelita e Bel do Vilela, o presidente da Poder Legislativo, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), e os vereadores Tarcísio Paixão e Valmir Freitas. Também prestigiaram a solenidade o presidente da Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela, Renilson Soares, além de diversas lideranças comunitárias do bairro.
As casas que foram entregues pela Prefeitura de Ilhéus são todas construídas de blocos e alvenarias, cobertas com telhas de cerâmica e com sala, copa/cozinha, quarto e banheiro. Além disso elas contam com água encanada, esgotamento sanitário, instalações elétricas prontas para a ligação pela Coelba e ainda com um quintal e área lateral para a ampliação dos imóveis. Nessa primeira etapa, a Prefeitura entregou 80 casas, mas outros imóveis já foram entregues à comunidade e outras estão em fase de conclusão, totalizando, somente nesse Programa HBB, 127 casas no bairro Teotônio Vilela. Outras 272 casas já estão sendo construídas no bairro Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).
O fim do sofrimento – Uma das beneficiadas com as casas foi a dona de casa Fernanda Soares dos Santos, de 34 anos, que tem cinco filhos e vivia em um barraco no meio da lama. Emocionada, ela conta como era sua vida na antiga casa, feita com restos de madeira e coberta com telhas de amianto quebradas. “Eu rezava e pedia a Deus para não chover. Agora é uma maravilha”, disse ela, feliz com sua nova moradia. Já a dona de casa Maria dos Santos, de 46 anos, conta do seu sofrimento quando morava na antiga casa. “Parte do meu barraco era de lona. Quando chovia a gente não tinha como sair de casa. O piso era de terra batida e quando molhava virava um lamaçal. Agora eu estou feliz com minha casinha”, comemorou a dona de casa.
O Programa Habitar Brasil BID (HBB) tem como objetivo beneficiar a comunidade com moradias populares residentes em situação de risco ou em áreas de preservação ambiental, como é o caso dessas pessoas do Alto São João e rua José Petrúcio. E nessa área de intervenção onde foi desenvolvido o programa habitacional, além das obras está sendo desenvolvido um trabalho técnico social com as famílias. O objetivo, segundo explicou o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, é não somente propiciar uma moradia melhor, mas garantir à comunidade mais cidadania e uma melhor qualidade de vida.
Palestra em Ilhéus sobre a culinária de Jorge Amado
“A vida e a culinária na obra de Jorge Amado” foi o tema central da palestra proferida na tarde desta segunda-feira (2), no centro cultural Bataclan, por Paloma Amado, uma das filhas do escritor grapiúna. Antes, porém, aconteceu a apresentação do contador de histórias grapiúnas e ator José Delmo, que narrou por cerca de 20 minutos episódios de obras amadianas, seguida de receptivo de personagens de Jorge Amado, mesclando literatura e gastronomia, encerrando num bate-papo sobre culinária. O local foi o centro cultural Bataclan, localizado na avenida 2 de Julho, centro.
Para um público formado por jornalistas, apreciadores das obras do consagrado escritor mais traduzido do país e por estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Paloma Amado contou que os seus trabalhos de pesquisa sempre foram baseados nos romances do pai que resultaram na publicação de dois livros de sua autoria sobre receitas da comida baiana. “Também este é um momento raro dentro da programação do centenário do nosso escritor grapiúna, que nesta região teve grandes amigos, dentre eles, Adonias Filho, Demónstenes Berbert de Castro e Raimundo Sá Barreto”, declarou.
Atividades escolares – Para a professora de educação patrimonial e curadora do museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Analeide Menezes, o centenário de Jorge Amado estimulou a direção do colégio a organizar no dia 10 de agosto, um evento que envole arte, cultura e culinária. Ao lado de 10 estudantes do 2º ano do ensino médio, a professora afirmou que os jovens vão realizar mostra em DVD, apresentação teatral, shows musicais e elaboração de diversas comidas baianas. A atividade extraclasse servirá de nota para os participantes.
Considerado um dos famosos cabarés e cassinos de Ilhéus frequentado por coronéis do cacau, o Bataclan entrou em decadência com a proibição do jogo no país. Reaberto em 2004, como centro cultural Bataclan, foi mantida a fachada e preservados os cenários do bordel, contado numa das obras do escritor Jorge Amado. O local que é administrado pela iniciativa privada e conta com espaço ocupado por restaurante, choparia, cybercafé, salão para exposições e apresentação de teatro e shows.
Infraestrutura para eventos de triathlon já começa a ser montada em Ilhéus
1. Uma ampla infraestrutura já está sendo montada em Ilhéus para a realização, neste sábado (7), a partir das 12 horas, de três eventos simultâneos de Triathlon: Pan American Cup – Standard, Norte Nordeste – Sprint e Campeonato Baiano – Sprint. A promoção é da Associação Panamericana de Triathlon (Patco), em parceria com a Confederação Brasileira (CBTri), Federação Baiana (Febatri) e Prefeitura, através da Superintendência de Esportes e das secretarias de Turismo, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Segurança, Transporte e Trânsito.
Nas proximidades da Praia do Cristo, a organização já está montando as arquibancadas e o camarote das autoridades. A área também contará com pórtico de chegada, bicicletaria (espaço para transições) e estandes paramassagem, hidratação e assistência médica. Com o objetivo de oferecer uma maior tranquilidade aos atletas e ao público, também ficarão disponíveis, no local, ambulâncias e diversos acessórios e instrumentos de atendimento médico.
A infraestrutura inclui ainda a instalação de arquibancadas e a utilização de grades disciplinadoras ao longo de parte do percurso. O evento contará, ainda, com o trabalho de agentes de trânsito, guardas municipais, policiais militares, Corpo de Bombeiros e integrantes do Exército Nacional. “Além destes, os eventos de sábado também terão a participação de cerca de 100 pessoas de apoio, pertencentes aos cursos de Nutrição da Faculdade de Ilhéus e de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)”, informa o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky.
Triathlon – O Pan American Cup – Standard, que já foi realizado este ano em diversas cidades, como João Pessoa, na Paraíba; Lima, no Peru;eIxtapa, no México; é uma das seletivas para as Olimpíadas de Londres. A prova terá 1.500 metros de natação (praia do Cristo), 40 quilômetros de ciclismo (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado) e 10 quilômetros de corrida (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado). Já o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint, que utilizarão o mesmo circuito do PanamericanCup, terão 750metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
De acordo com informações do superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, após a realização de uma etapa do campeonato brasileiro e de uma etapa do Pan American Cup, a proposta é que Ilhéus volte a sediar uma fase da Copa do Mundo de Triathlon. “No ano passado, realizamos, com grande sucesso, uma etapa do Brasileiro. Agora, através do Pan American Cup, o objetivo é reafirmar a nossa capacidade de voltarmos a realizar a Copa do Mundo aqui, coisa que não acontece desde 95”, comenta Alberto Kruschewsky.
Capital – O Pan American Cup – Standard, o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano– Sprint contarão com a participação de vários atletas de Ilhéus. O Pan American, por exemplo, será disputado por Fred Moraes Lima, atual campeão brasileiro e primeiro triatleta baiano a ganhar na chamada ‘elite nacional’. “O fato é que Ilhéus volta a ser a capital brasileira do Triathlon e, consequentemente, uma das cidades mais importantes do mundo no contexto esportivo”, comemora Kruschewsky, destacando, ainda, além de vários outros fatores decisivos para o recebimento de grandes eventos, a vibração e a receptividade do público ilheense, “que acabam contagiando todos os atletas”.
Em Ilhéus, II Festival de Cinema Baiano abre a programação mensal do Teatro
O II Festival de Cinema Baiano (II Feciba), que tem a proposta central de difundir a chamada ‘sétima arte’ através de oficinas e mostras de filmes (curtas e longas), iniciou nesta última segunda-feira (2) a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de abril.O II Feciba, que vai até o próximo dia 7, sempre a partir das 14 horas, contará com a participação de Paloma e Cecília Amado, filha e netado escritor Jorge Amado, que atuarão como palestrantes. Ao todo, o evento promoverá três oficinas: “Assistente de Direção”, “Interpretação para Cinema” e “Vídeo e Maquiagem Artística”.
Na sequência, do dia 16 ao dia 20, nos períodos da manhã e da tarde, com direção e produção de Cristina Barreto, o Projeto Escola estará levando para o palco do TMI o espetáculo infantil “Pinóquio”, executado pela Cia Ilheense de Teatro Musical. Já nos dias 21, 22 e 23, sempre a partir das 21 horas, o humorista baiano Renato Piaba retorna ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus para apresentar o espetáculo “O Show”.
Utilizando histórias reais e episódios fictícios, a comédia “Eri pinta e Johnson borda” será apresentada nos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 21 horas. Neste espetáculo, o ator Eri Johnson interpreta personagens divertidíssimos, como “Gaguinho, o desempregado”, “Carioca, o poliglota”, “O bêbado” e o “Namorado iniciante”, entre vários outros. Além disso, Johnson imita personalidades brasileiras e relembra alguns de seus principais personagens na televisão, como o “Gay Lulu”, de “Barriga de Aluguel”, novela exibida no início dos anos 90 pela Rede Globo de Televisão.
Galeria do Teatro – Fechando a programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de abril, nos dias 28 e 29, a partir das 17 horas, o público infantil da região terá a oportunidade de conferir uma nova versão do Espetáculo “O Mágico de Oz”, dirigida e produzida por Cristina Barreto. Baseado na obra de L. Frank Baum e realizado pela Cia Ilheense de Teatro Musical, o espetáculo narra a história da garotinha Dorothy, que sonha em conhecer “um mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivem como num livro”. Por fim, na galeria do teatro, de 11 a 30 deste mês, com visitação gratuita, sempre das 9 às 12 e das 14 às 18 horas, a exposição “Poesias Bicicletantes”.