Ilhéus quer desenvolvimento focado na conservação produtiva
Ilhéus sedia neste sábado três grandes eventos de triathlon
Servidores da Seast participam de curso de capacitação
Odontomóvel realiza programa de atendimentos para abril
Ilhéus quer desenvolvimento focado na conservação produtiva
O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhéus, Harildon Ferreira, considerou bastante positivo e oportuno o Seminário Conservação Produtiva, promovido sexta-feira (30), pela Superintendência Regional da Ceplac para a Bahia. Segundo o secretário – que representou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima –, o evento demonstra a possibilidade de valorização não só do cacau (amêndoa), mas da agregação de valor de seus produtos.
Explica, Harildon Ferreira, que um novo componente da cacauicultura apresentado pela Ceplac é o Sistema Cabruca, capaz de contribuir efetivamente para a conservação da Biodiversidade. “Fiquei bastante animado ao ouvir do superintendente Juvenal Maynart a mudança no foco da Ceplac, evidenciando o que vem sendo feito há 250 anos, contribuindo para a conservação da Mata Atlântica. Agora, é preciso que esse trabalho avance para a instituição de um selo de qualidade, ressaltando o Cacau Bahia uma cultura ambientalmente correta e socialmente justa”, avaliou.
Informa o secretário municipal do Meio Ambiente, que o tema é de suma importância para Ilhéus, que tem mais de 38 % de seu solo recoberto com Cacau Cabruca, condição essencial para a preservação da Mata Atlântica. Ilhéus é hoje o primeiro município da Bahia e o terceiro no Brasil a elaborar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA),atendendo ao disposto na lei federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, regulando a conservação, a proteção, a regeneração e a utilização desse bioma.
Na avaliação de Harildon, “os passos” dados pelo Poder Público Municipal de Ilhéus estão em consonância com a nova visão da Ceplac, que pretende transformar o trabalho realizado pelo produtor de cacau em política pública. “No caso de Ilhéus, diagnosticamos algumas situações parecidas e que serão levadas em conta na elaboração do Plano de Ação, a exemplo do fomento aos pequenos e médios agricultores, principalmente na integração ao sistema cooperativo, com a intenção de ampliar a produção sustentável na área rural”, ressaltou.
Apesar de elogiar o trabalho realizado pela Superintendência da Ceplac, Harildon Ferreira aponta algumas deficiências da Ceplac e diz que é necessária uma grande mobilização regional para corrigi-las, a exemplo da realização de concurso público para a contratação de novos cientistas. Para Harildon, existe uma nova demanda e a região cacaueira da Bahia precisa estar preparada para atender ao mercado internacional, que busca consumir produtos que tenham como componentes a produção sustentável e socialmente justos.
“É uma vitória da região que esse modelo de produção seja apresentada pela Ceplac na Rio + 20 e se transforme numa política de governo. Com isso, esperamos que o Governo Federal possa corrigir esse desequilíbrio com a instituição que mais contribuiu para o progresso econômico e social da região cacaueira da Bahia”, concluiu Harildon Ferreira.
Ilhéus sedia neste sábado três grandes eventos de triathlon
1. Depois de sediar no ano passado uma etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, o município de Ilhéus volta a ser protagonista da modalidade com a realização, no próximo sábado (7), a partir das 12 horas, de três eventos simultâneos. Com a participação de cerca de 300 atletas, oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, a cidade estará sediando o Pan American Cup – Standard, o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint. A promoção é da Associação Panamericana de Triathlon (Patco), em parceria com a Confederação Brasileira (CBTri), Federação Baiana (Febatri) e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Esportes.
O Pan American Cup – Standard, que já foi realizado este ano em diversas cidades, como João Pessoa, na Paraíba; Lima, no Peru;eIxtapa, no México; é uma das seletivas para as Olimpíadas de Londres. A prova terá 1.500 metros de natação (praia do Cristo), 40 quilômetros de ciclismo (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado) e 10 quilômetros de corrida (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado). Já o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint, que utilizarão o mesmo circuito do PanamericanCup, terão 750metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
De acordo com informações do superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, após a realização de uma etapa do campeonato brasileiro e de uma etapa do Pan American Cup, a proposta é que Ilhéus volte a sediar uma fase da Copa do Mundo de Triathlon. “No ano passado, realizamos, com grande sucesso, uma etapa do Brasileiro. Agora, através do Pan American Cup, o objetivo é reafirmar a nossa capacidade de voltarmos a realizar a Copa do Mundo aqui, coisa que não acontece desde 95”, comenta Alberto Kruschewsky.
Capital – O Pan American Cup – Standard, o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano– Sprint contarão com a participação de vários atletas de Ilhéus. O Pan American, por exemplo, será disputado por Fred Moraes Lima, atual campeão brasileiro e primeiro triatleta baiano a ganhar na chamada ‘elite nacional’. “O fato é que Ilhéus volta a ser a capital brasileira do Triathlon e, consequentemente, uma das cidades mais importantes do mundo no contexto esportivo”, comemora Kruschewsky, destacando, ainda, além de vários outros fatores decisivos para o recebimento de grandes eventos, a vibração e a receptividade do público ilheense, “que acabam contagiando todos os atletas”.
Servidores da Seast participam de curso de capacitação
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast) de Ilhéus realizou, na semana passada, uma série de capacitações para os seus funcionários, com o objetivo de qualificar a equipe, preparar mão-de-obra e prestar um melhor serviço para a comunidade. Durante a semana os servidores lotados na Secretaria de Assistência Social tiveram a oportunidade aprender com técnicos da coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) novas formas de trabalhar com os beneficiários dos programas.
Além dessa capacitação, trazendo novas informações sobretudo na área de atendimento, os coordenadores de programas receberam, na sexta-feira (30), a superintendente da Sedes, Celeste Gomes, que realizou uma visita às repartições de todos os programas da Secretaria, como Cras, Creas e Casa Lar. O objetivo da visita foi observar a funcionalidade dos serviços, a estrutura das Sedes e a forma com que esses serviços estão chegando aos usuários.
Em 2012, segundo Celeste Gomes, as expectativas foram superadas em relação a visita feita no ano de 2010, principalmente no quesito de estrutura multiprofissional dos espaços. Para ela, muitos erros estruturais foram acertados e as pessoas que estão em risco e vulnerabilidade social se beneficiaram com essa mudança. Ainda de acordo com a superintendente da Sedes, a volta de uma representação da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus à Comissão Intergestora Bipartite (CIB) também é um avanço e abre novas oportunidades para a secretaria.
O secretario Ari Santos afirmou que a visita foi de grande importância, pois incentivou os coordenadores a se atentarem para as questões que ainda precisam ser revisadas. Segundo ele, a parceria com a Sedes é primordial para que outros eventos como estes aconteçam e para que a secretaria possa caminhar com mais celeridade.
Odontomóvel realiza programa de atendimentos para abril
Ilhéus leva até os locais mais afastados do município atendimento médico-odontológico de qualidade através das unidades móveis odontológicas denominadas de Odontomóvel. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural. O trabalho é promovido pelo Departamento de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde de Ilhéus.
Os primeiros atendimentos de abril foram iniciados nesta segunda-feira (2), na Igreja Católica da Barra, e nesta terça-feira (3) no Assentamento PA Vitória. Já na quarta-feira (4), o ônibus seguirá para a localidade de Vila Cachoeira, na segunda-feira (9) para Banco do Pedro e no dia 10, para Castelo Novo. No dia 12 é a vez do Assentamento Cosme Muniz, e dia 13, na localidade Urucutinga.
Na segunda-feira (16), o ônibus visitará o Assentamento PA, no dia 17 segue para o Novo Ilhéus, e dia 18 atende na garagem da empresa São Miguel, na Barreira. Prosseguindo com a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contemplará, ainda, as localidades como Acuípe de Baixo (20), Acuípe do Meio (21), e em Maria Jape (25), no colégio Ronaldo Santana. No dia 26, é a vez do posto de saúde Maria Jape, e no dia 27 será beneficiada a população do distrito de Japu.
O Odontomóvel realizará atendimento também no Assentamento Bom Gosto, em Itariri (30), encerrando a programação do mês. Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.