Prefeito de Ilhéus reivindica ao Estado obras paras as zonas urbana e rural
Prefeitura de Ilhéus entregará mais 80 casas para moradores do Teotônio Vilela
Coolimpa promove reunião com associados
Saúde amplia serviços para realização do cartão do SUS
Professores de Ilhéus participam de capacitação na obra de Jorge Amado
Prefeito de Ilhéus reivindica ao Estado obras paras as zonas urbana e rural
Com a proposta de ampliar a parceria com entre os governos Municipal e Estadual e assegurar assim importantes obras para a cidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na última quinta-feira (29) de uma reunião em Salvador com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, onde foram apresentados ofícios solicitando ao governador Jaques Wagner a realização de uma série de melhorias, investimentos e serviços que vão beneficiar não somente a zona urbana, como também os distritos, vilas e povoados do município. Na lista de obras importantes para a cidade, o prefeito solicitou a reforma das centrais de abastecimento do Malhado e Hernani Sá, a ampliação do sistema de abastecimento de água para atender a várias comunidades da zona rural e ainda a recuperação de diversas estradas vicinais do município.
Durante a audiência, que contou com a presença dos secretários de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, e das Ações Regionais, Murilo Brito, e ainda da deputada estadual Fátima Nunes (PT), o prefeito informou ao secretário sobre a importância da reforma geral das centrais de abastecimento das zonas Norte e Sul da cidade. De acordo com Newton Lima, essas unidades são os principais pontos de venda dos produtos agrícolas do município, especialmente os oriundos da agricultura familiar. Recuperar essas centrais de abastecimento, segundo o prefeito, significa oferecer mais conforto e higiene aos consumidores e garantir aos comerciantes e pequenos agricultores melhores condições de trabalho e mais oportunidades para aumentar suas rendas.
Outro ofício apresentado pelo prefeito Newton Lima durante a audiência com o secretário Rui Costa foi com relação à realização do serviço de abastecimento de água para atender aos distritos de Castelo Novo e Banco do Pedro, localidades de Ilhéus situadas próximas à adutora que abastece as cidades de Uruçuca e Itabuna. O prefeito também reivindicou a realização do abastecimento de água nas localidades da zona Norte de Ilhéus que se encontram na área que direta ou indiretamente serão afetadas pelo Complexo Intermodal Porto Sul, a exemplo de Vila Juerana, Carobeira, Aritaguá, Sambaituba, Urucutuca, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Outeiro, Retiro e Tibina, cujo projeto já está em andamento na Embasa.
Newton Lima também solicitou, através de ofício destinado ao governador Jaques Wagner, a recuperação de estradas vicinais que ligam os distritos de Banco Central, Inema e União Queimada, a recuperação da BR-415 no trecho do distrito do Rio do Braço, em especial o chamado ramal do Jacarandá, e ainda a estrada que dá acesso às localidades de Santo Antônio e Rio do Engenho. O prefeito pediu ainda ao Governo do Estado que seja disponibilizada uma patrulha mecânica para auxiliar a recuperação e manutenção dos 1.100 quilômetros de estradas vicinais do município. Para atender a grande extensão de estradas do município, o prefeito solicitou ao Estado a disponibilização de cinco caçambas, uma patrol, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e um rolo compactador.
Na audiência, o prefeito Newton Lima destacou que a parceria com o Governo do Estado tem sido importante para garantir uma série de melhorias para a cidade e que o governador Jaques Wagner vem se mostrando cada vez mais sensível na busca de soluções para os problemas de Ilhéus. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, adiantou que todas as reivindicações serão encaminhadas ao governador e que parte dos serviços solicitados já deverá ser iniciada nos próximos dias, como forma de garantir melhores condições para os pequenos agricultores e, principalmente, para os moradores da zona rural de Ilhéus.
Prefeitura de Ilhéus entregará mais 80 casas para moradores do Teotônio Vilela
A Prefeitura de Ilhéus fará na próxima terça-feira (3), às 14 horas, no bairro Teotônio Vilela, a entrega de 80 casas construídas através do Programa Habitar Brasil BID, beneficiando famílias carentes que viviam em barracos construídos nos mangues e nas encostas. A solenidade de entrega das casas acontecerá no Centro Comunitário da rua São João, que também foi construído através do Programa HBB e que será entregue pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, para que seja utilizado para a realização de eventos da comunidade. Além das casas construídas nas ruas São João e José Petrúcio, o local também recebeu obras de melhorias, como calçamento, iluminação e coleta regular de lixo.
No mês de janeiro deste ano a Prefeitura de Ilhéus fez a entrega de 32 casas na rua José Petrúcio. Todos os beneficiados com as casas foram cadastrados pela equipe da Prefeitura, que comprovaram as condições subnormais em que viviam as famílias, morando em barracos improvisados nas encostas dos morros e nas áreas de preservação ambiental. A Prefeitura também já conseguiu a reintegração de posse dos imóveis que foram invadidos, devolvendo as casas para as famílias carentes que realmente necessitam de moradias.
Uma das beneficiadas foi a dona de casa Edilene Francisca dos Santos que morava em um barraco construído no mangue. Emocionada por receber as chaves de sua nova casa, ela disse que o imóvel, no nome dela, construído de blocos, representa a realização de um sonho. “Eu nunca que ia ter condições de construir uma casa dessa”, disse a dona de casa, que está desempregada. Outra beneficiada com as casas populares foi a também dona de casa Josiane Coelho Santana, que morava de aluguel numa encosta do morro, em um barraco de madeira onde não havia banheiro, saneamento básico e muito menos calçamento na rua. “Agora a minha vida melhorou muito”, disse ela.
O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Goulart, explicou que a entrega dessas casas significa mais uma etapa dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Municipal, em parceria com os governos Estadual e Federal buscando garantir melhores condições de vida para os ilheenses. Além das casas que estão sendo entregues através do Programa Habitar Brasil BID, outras 272 casas já estão sendo construídas também no bairro Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Ainda nessa área de habitações populares, Paulo Goulart adiantou que a Prefeitura de Ilhéus vem buscando viabilizar a construção de centenas de casas através do programa Minha Casa, Minha Vida.
As casas que serão entregues pela Prefeitura de Ilhéus são todas construídas de blocos e alvenarias, cobertas com telhas de cerâmica e com sala, copa/cozinha, quarto e banheiro. Além disso, elas contam com água encanada, esgotamento sanitário, instalações elétricas prontas para a ligação pela Coelba e ainda com um quintal e área lateral para a ampliação dos imóveis.
O Programa Habitar Brasil BID tem como objetivo beneficiar a comunidade com moradias populares residentes em situação de risco ou em áreas de preservação ambiental, como é o caso dessas pessoas do Alto São João e rua José Petrúcio. E nessa área de intervenção onde foi desenvolvido o programa habitacional, além das obras está sendo desenvolvido um trabalho técnico social com as famílias. O objetivo, segundo explicou o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, é não somente propiciar uma moradia melhor, mas garantir à comunidade mais cidadania e uma melhor qualidade de vida.
Coolimpa promove reunião com associados
A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) realiza na próxima quarta-feira (4) assembleia geral para discutir a aprovação da admissão e saída de cooperados. A reunião acontece no galpão de triagem e beneficiamento da entidade, localizado no Aterro Sanitário do Itariri, km 12 da rodovia Ilhéus/Uruçuca. Atualmente, 28 catadores são associados à Coolimpa e fazem parte do projeto de requalificação do aterro, realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
A intervenção, realizada pela empresa Itatiaia Engenharia, vencedora da licitação pública montada pelo Governo do Estado, se encontra em fase de terraplanagem, após a retirada de uma grande camada de lixo no aterro e finalização da construção do galpão de triagem. O projeto de requalificação terá quatro áreas: pátio de compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos), resíduos hospitalares, resíduos sólidos e lagoa de tratamento do chorume (líquido originado de processos físicos, químicos e biológicos da decomposição de resíduos orgânicos).
A assistente social da secretaria da Indústria, Comércio e Planejamento, Emanuela Spínola, explicou que a reunião será de suma importância para definir um novo momento para associação. “O projeto de requalificação está caminhando para uma fase decisiva e a entidade está passando por uma série de adaptações no sentido de otimizar sua atuação, tanto para os associados, como para a comunidade”. Segundo Emanuela, o trabalho da cooperativa deve começar neste primeiro semestre, envolvendo a triagem de material reciclável, como vidro, plástico e alumínio, a prensagem e a posterior comercialização.
Além dos governos municipal e estadual, a iniciativa conta com o apoio de diversas empresas e instituições, entre elas a Compromisso Empresarial (Cempre) – entidade formada por um conglomerado de multinacionais –, que fará a doação de equipamentos que auxiliarão o trabalho dos associados da Coolimpa, a exemplo de prensa, balança e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material que também será doado pelo Ministério Público Estadual.
Desde o projeto foi iniciado, a Prefeitura de Ilhéus deu início a uma série de ações com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para os catadores e suas famílias. Mutirões de saúde e de inclusão nos programas sociais executados pelo Governo Federal, como Bolsa Família passaram a fazer parte da rotina dos catadores. Outra parceria estabelecida entre o governo municipal e a Coolimpa garantiu ainda que os catadores fossem inclusos no programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida”, que está se encontra em estágio adiantado.
Criada em setembro de 2010, a Coolimpa tem como principal desafio promover, em regime coletivo, o trabalho sócio-produtivo de coleta e comercialização dos resíduos sólidos. Esse trabalho, segundo explicou a presidente da entidade, Deizemeire Souza, compõe uma das frentes do projeto de implantação da coleta seletiva no município, que será apresentado na próxima semana pela técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Andrea Pitanguy e pela coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação para a sociedade civil organizada e para os representantes dos órgãos que compõem o grupo de trabalho do projeto de requalificação.
O edital de convocação da assembleia geral encontra-se publicado no site do jornal Oficial do Município: www.ilheus.ba.io.org.br em “Atos Oficiais”.
Saúde amplia serviços para realização do cartão do SUS
Com o aumento da procura para a realização de carteiras do Sistema único de Saúde (SUS), a Secretaria da Saúde estará descentralizando o serviço para melhor atender a população. Além da Central de Regulação do SUS, que funciona no bairro do Malhado, algumas unidades de saúde do município estarão realizando o cadastro para o cartão de saúde em horários específicos.
O bairro do Banco da Vitória estará realizando cadastro para aquisição do cartão sempre de segunda a sexta, nos turnos da manhã e da tarde. Já a Unidade Sarah Kubistchek no Parque Infantil atenderá cadastro de cartão SUS de segunda a sexta somente à tarde. A Unidade de Saúde do bairro Iguape cadastrará de segunda a sexta somente pela manhã.
Além destes locais o cartão poderá ser realizado também na Unidade do Nelson Costa (de segunda a sexta, pela manhã), Unidade de Saúde da Urbis (de segunda a sexta, à noite), Unidade de Saúde Almiro Vinhais na Princesa Isabel (as terças, pela manhã e tarde), Unidade de Olivença (segundas, quintas e sextas, pela manhã e tarde), Unidade do CSU na zona Norte (segundas, terças e sextas, no período da tarde).
A utilização do cartão do SUS sempre foi necessária, mas a procura cresceu recentemente devido à publicação da Portaria nº 763, que estabeleceu a obrigatoriedade do cartão desde 1º de março para a utilização dos serviços de saúde. Apesar disso, o diretor a Central de Regulação, Leonardo Albuquerque, afirma que o município de Ilhéus não irá aderir, por enquanto, a obrigatoriedade do cartão para atendimento. “Os pacientes continuarão a ter atendimento nas unidades e emergências, mesmo sem apresentação da carteira”, tranquiliza Leonardo.
O diretor afirma, ainda, que muitas pessoas não possuem o cartão, e como essa cobertura é baixa, não há como estabelecer uma obrigatoriedade. O ideal é que todos tenham a carteira do SUS e a Secretaria de Saúde já trabalha para ampliar esta cobertura. Para realizar o cadastro o cidadão deve apresentar o RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência.
Professores de Ilhéus participam de capacitação na obra de Jorge Amado
No período de 22 a 24 deste mês, mais de 180 professores, coordenadores e multiplicadores das redes municipal e particular de ensino participaram de um “Workshop de Capacitação na Obra de Jorge Amado”. Ministrada por especialistas no universo amadiano, a capacitação aconteceu na Academia de Letras e na sede da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A promoção, que incluiu a entrega gratuita de farto material didático, foi da Fundaci e da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Companhia das Letras, de São Paulo.
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o workshop foi fundamental para estimular professores do município a utilizar a obra de Jorge Amado nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a formação de novos leitores. “A proposta era capacitar educadores com o objetivo de ensiná-los a usar a literatura como ferramenta de cultura na sala de aula, deixando, a partir dessa prática, um legado importantíssimo para as futuras gerações, como parte das comemorações do Centenáriomais Amado do Brasil”, comenta Corso.
O workshop contou com a participação de professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos(EJA) e do EnsinoFundamental I e IIde redes públicas e particulares de ensino, com cargahorária suficiente para o desenvolvimento, em sala de aula, de aspectos variados, como narrativa, enredo/ação, espaço/cenário/contexto social, tempo/cronologia, personagens, foco narrativo, linguagens dos romances e, principalmente, um grande passeio pela vida e pela obra de Jorge Amado.
Ideia – O workshop sobre a obra amadianacomeçou a ganhar corpo depois de uma visita do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, à sede da EditoraCompanhia das Letras, em São Paulo. “A partir dali, começamos a alimentar a ideia de realizar a capacitação em Ilhéus, cenário vivo da obra de Jorge Amado, com um melhor aproveitamento daexperiência acumulada da Companhia das Letras, tanto no campo editorial, quanto no terreno da formação”.
Ainda segundo o presidente da Fundaci, numa avaliação preliminar, os professoresnão possuíam informações suficientes, nemtreinamento específico para fazer uso desta literatura no ambiente escolar. “Em função disso, a Companhia das Letras produziu ummaterial de apoio,intitulado Caderno de Leituras e elaborado com a participação de renomadosprofissionais da área de pedagogia. A finalidade era auxiliar os professores na mediação da leitura comalunos, propondo atividades e estimulando o uso e a fruição da literatura amadiana nesse contexto”, esclarece Maurício Corso. Os dois cadernosde leituras“A literatura de Jorge Amado” e “Ouniverso de Jorge Amado” foram distribuídos gratuitamente para todos os professores, que também receberam olivro “Capitães da Areia”, Catálogos 2012, sacolas e outros materiais didáticos.
Na opinião da secretária da Educação, Lidiney Campos, o projeto educacional encontra-se em plena sintonia com o objetivode homenagear o Centenário de Jorge Amado nas escolas, “valorizando a obra desse autor,que é um patrimônio da cultura brasileira, cultura que, diga-se de passagem, ele próprio ajudou a construir”, comenta a secretária, salientando que “valorizar essa obra monumental significa torná-la maisconhecida e lida por jovens e adultos”.
Amar – “Por muitos anos, o trabalho de Jorge Amado foi deixado de lado, sem recebero reconhecimento quemerece. Com vistas a valorizar esse patrimônio da cultura brasileirae formar novos leitores, nosso objetivo é destacar a importância cultural e histórica do escritor para reforçar a qualidade literária de seus livros e, assim, reavivar, no grande público, o estímulo à leitura. Nosso desejo é que, com isso, mais jovens e adultos venham a conhecer, a amar e arefletir a respeito da obra deste extraordinário contador de histórias e incomparável divulgadorda nossa queridacidade”, enfatiza o presidente da Fundaci, Maurício Corso.
Para que o projeto se realize a contento, prossegue Corso, produzindo frutos nos momentos posterioresao processo de formação, a secretaria municipal de Educação está adquirindo um novo acervo paracompor as bibliotecas das escolas. “Assim, alunos e professores passarão a dispor de um maior acesso às obrasde Jorge Amado, de modo a poderem realizar atividades de leitura em sala de aula e criar outros projetos capazes de envolver o trabalho do escritor”, ressalta.
As obras que estãosendo adquiridas são:Fundamental I (A bola e o Goleiro, A Ratinha Branca de Pé-De-Vento e a Bagagem de Otália, Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e O menino Grapiúna); Fundamental II (Jubiabá – quadrinhos -, A morte e a Morte de Quincas Berro D’água, ABC de Castro Alves, Capitães da Areia, Mar Morto, O Amor de Soldado e De Como o Mulato PorciúnculaDescarregou seu Defunto – conto ilustrado); Ensino Médio (Gabriela, Cravo e Canela, Hora da Guerra – não-ficção, Jubiabá, Os pastores da Noite, Os Velhos Marinheiros ou o Capitão-De-Longo-Curso, São Jorge dos Ilhéus e O milagre dos Pássaros) e EJA (A Ratinha Branca de Pé-De-Vento e a Bagagem de Otália, Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, O Menino Grapiúna, De Como oMulato Porciúncula Descarregou seu Defunto eO milagre dos Pássaros).
Atuais – Jorge Amado é um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. Com um estilo singular, que incorpora ao texto de maneira natural e bem-humorada uma oralidade saborosa, o escritor cativou leitores no mundo todo. Décadas depois de escritos, os livros do autor continuam tão atuais como na época em que foram lançados. Num tempo em que quase não se falava desses assuntos, Jorge Amado tratou sem pudor de temas, como a mistura de raças, o sincretismo religioso, a situação dos meninos abandonados, a violência e os modos de convívio e de conflito que caracterizam as relações sociais no Brasil.