Municípios se movimentam para o ato em defesa do Porto Sul
Novos professores do município serão recepcionados pela Secretaria de Educação
Prefeitura e Uesc regulamentam acordo de intercâmbio entre Ilhéus e Davenport
Lei cria Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Ilhéus ganha a construção de uma unidade do Creas
Empossada a nova diretoria da Associação do Bairro Hernani Sá
Prefeito de Davenport (USA) é recebido pelo prefeito de Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus disponibiliza balanço financeiro de 2011 à população por 60 dias
Alto do Basílio realizou mutirão contra dengue no último sábado
Newton Lima prestigia encerramento da 7ª Cavalgada de Almenara
Técnicos da Seast recebem Capacitação nesta semana
Municípios se movimentam para o ato em defesa do Porto Sul
Representantes dos municípios do Sul da Bahia das áreas de influências diretas e indiretas do Complexo Intermodal Porto Sul se reuniram nesta segunda-feira (26), na Prefeitura de Ilhéus, para discutir sobre os detalhes do ato de protesto que acontecerá no próximo dia 20 de abril contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou ao Ibama que realize audiências públicas em Itacaré e Uruçuca. No encontro foram criadas comissões que cuidarão da organização e mobilização da comunidade para o ato público, na tentativa de mostrar ao TRT que a audiência pública realizada pelo Ibama no dia 29 de outubro do ano passado, no Centro de Convenções de Ilhéus, foi participativa e esclarecedora, não havendo assim a necessidade de uma nova reunião para discutir sobre os impactos ambientais gerados pelo Porto Sul.
Durante o encontro, foram criadas comissões que cuidarão dos detalhes do movimento. Um grupo ficará encarregado de mobilizar as prefeituras, câmaras de vereadores e clubes de serviços dos municípios. Outra equipe ficará incumbida de organizar a estrutura, roteiro, percurso e participação das lideranças políticas regionais, estaduais e nacionais no ato de protesto. A idéia é de realizar um grande movimento em defesa do Porto Sul, com a participação de políticos, empresários, trabalhadores, estudantes e a comunidade regional de um modo geral. Os participantes serão divididos em caravanas dos municípios, como forma de mostrar que as cidades das áreas que terão influências diretas e indiretas do Porto Sul estão engajadas na luta pela implantação definitiva com Complexo Intermodal.
A coordenação do novo movimento em defesa do Porto Sul é da Prefeitura de Ilhéus contando com o apoio do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região (Coeso), além de entidades, sindicatos, associações e clubes de serviços dos municípios do Sul da Bahia. A idéia de se realizar o manifesto surgiu após a decisão do TRF-1 de determinar a realização de mais duas audiências, o que, na avaliação dos mais diversos segmentos regionais, nada mais é que uma tentativa de atrasar o início das obras do Porto Sul. A decisão saiu após análise de pedido de antecipação de tutela apresentado ao TRF pelo Ministério Público Federal. O primeiro entendimento era que uma audiência de amplitude regional, realizada em Ilhéus no ano passado, fosse suficiente. Mas procuradores federais discordaram, entrando com ação para que audiências ocorressem também em Uruçuca e Itacaré.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, também defende que não há qualquer necessidade de se realizar novas audiências públicas para discutir sobre os impactos do Porto Sul, já que o último encontro realizado pelo Ibama em Ilhéus foi participativo e suficiente para esclarecer as dúvidas de toda a região. Uma nova discussão, segundo ele, só contribuirá para atrasar as obras de um dos equipamentos mais esperados pela comunidade regional. É por esse motivo que a Prefeitura de Ilhéus resolveu coordenar esse novo movimento em defesa do Porto Sul.
Além da criação de grupos de cuidarão da organização e mobilização para o ato público no dia 20 de abril, também foi escolhida uma comissão formada por prefeito e lideranças políticas de diversos municípios regionais para visitar o Ministério Público Federal na tentativa de mostrar que a audiência pública realizada em outubro do ano passado contou com a representatividade de todas as cidades das áreas de influências diretas e indiretas do Porto Sul. O diretor de logística da Bahia Mineração, Aildo Fonseca, explicou que essa mobilização é importante para mostrar ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal que a sociedade não está de acordo com a necessidade de se fazer novas aidiências públicas para discutir a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul.
Novos professores do município serão recepcionados pela Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação (Seduc) promove nesta quarta-feira (28), a partir das 14 horas, no Teatro Municipal (TMI), um grande encontro com gestores escolares e com os professores aprovados no concurso público do ano passado e convocados recentemente pela Prefeitura de Ilhéus. De acordo com a secretária de Educação, professora Lidiney Campos, a proposta do evento é recepcionar os novos servidores públicos, fornecendo, em seguida, as principais informações sobre a rede municipal de ensino, com ênfase para o trabalho da diretoria administrativa e da diretoria pedagógica.
Por volta das 14h30min, logo depois da solenidade de abertura, a professora Celeste Dias, conselheira pedagógica da Editora Saraiva, fará a palestra “Do dever de ensinar ao direito de aprender”. Na sequência, a partir das 15h30min, a professora Edla Soares, psicopedagoga da Seduc, apresentará a proposta pedagógica do sistema municipal de ensino, com destaque para os ciclos de aprendizagem. De acordo com a programação, para às 16 horas, está previsto um ciclo de perguntas e respostas e, para às 16h30min, a apresentação da equipe da Seduc, feita pela secretária Lidiney Campos.
Também foram convidados para o encontro no Teatro Municipal de Ilhéus representantes da APPI/APLB, Conselho do Fundeb, conselho municipal de Educação e Conselho de Alimentação Escolar. “É importante ressaltar que a maioria dos novos professores da rede municipal de ensino vai trabalhar com os anos iniciais, ou seja, com os dois primeiros ciclos de aprendizagem, que, antigamente, correspondiam às quatro primeiras séries do ensino fundamental”, explica a secretária Lidiney Campos.
Desistência – A secretária de Educação de Ilhéus chama atenção para o fato de que dos 138 professores aprovados no último concurso público e convocados no início deste mês pela Prefeitura, apenas 82 compareceram. Segundo ela, os candidatos convocados e que ainda não se apresentaram devem se dirigir, até o próximo dia 6 de abril, sob pena de caracterização de desistência, à Seção de Recrutamento da Prefeitura de Ilhéus, situada no Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, centro da cidade, no horário das 12 às 18 horas, para a entrega dos documentos necessários à admissão.
Prefeitura e Uesc regulamentam acordo de intercâmbio entre Ilhéus e Davenport
O acordo de intercâmbio de visitas de cidades-irmãs entre Ilhéus e Davenport (no estado norte-americano de Iowa) vai ser regulamentado num prazo máximo de 30 dias. Foi o que ficou estabelecido durante reunião na tarde desta segunda-feira (26), entre os prefeitos Newton Lima e Bill Gluba, Adélia Pinheiro (reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz), Jaqueline Tome (presidente do projeto cidades-irmãs Davenport-Ilhéus), além de representantes do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e do Departamento de Letras e Artes (em função da sua ênfase em línguas estrangeiras).
Na oportunidade, Newton Lima reafirmou: “Estamos felizes em continuar com a parceria entre a Universidade de St. Ambrose e a Uesc, pois achamos muito importante esta ativa troca de informações como cidades-irmãs. Já visitamos a cidade de Davenport e a universidade, por meio de intercâmbio de visitas que fizemos com o gestor anterior, Charles Brooke. Na época, discutimos questões que se referiam aos objetivos da relação entre as duas cidades. Agora, o que falta é a sua regulamentação”, explicou o prefeito.
O projeto do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais foi idealizado em sistema de cooperação internacional, resultado de convênio assinado em entre a Uesc e a Universidade de La Rochelle (França). Agora, será assinado com a Universidade de St. Ambrose, que visa formar profissionais com conhecimentos e visão sistêmica e capazes de analisar situações de conflito e mediar negociações.
Com quiropraxistas – Como resultado deste intercâmbio, anualmente Ilhéus recebe a visita de quiropraxistas de faculdades americanas, a exemplo da Palmer College of Chiropractice, que realizam mutirão da coluna. Os técnicos atendem gratuitamente a população de todas as faixas etárias que sofre dores de coluna. O projeto é em parceria entre a Secretaria da Saúde e o projeto Cidades-Irmãs.
Dentre as finalidades estão a de criar relações e mecanismos protocolares, basicamente nos níveis econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Ilhéus e Davenport possuem a titulação de cidades-irmãs.
Lei cria Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Entrou em vigor a Lei nº 3.594, que institui novas disposições sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. Aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a lei estabelece normas gerais para sua aplicação. De acordo com o texto legal, o atendimento dos direitos da criança e do adolescente se dará através de políticas sociais básicas de educação, saúde, recreação, esportes, cultura, lazer, profissionalização, dentre outras que assegurem o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social da criança e do adolescente, em condições de liberdade e dignidade.
O atendimento também será feito por meio de políticas e programas de assistência social, em caráter supletivo e também por meio de serviços especiais. Ainda segundo a nova lei, o município destinará recursos e espaços públicos para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. São considerados órgãos de política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente o Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar.
O município poderá criar os programas e serviços e/ou estabelecer consórcio intermunicipal para atendimento regionalizado, instituindo e mantendo entidades governamentais de atendimento, mediante prévia autorização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os programas serão classificados como de proteção ou sócio-educativos e serão destinados a: orientação e apoio sócio-familiar; apoio sócio-educativo em meio aberto; colocação familiar; abrigo; liberdade assistida; semiliberdade e internação.
Fica criado, ainda segundo a nova lei, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão deliberativo e controlador da política de atendimento, vinculada ao Gabinete do Prefeito e que será composto por 10 membros, sendo cinco representantes de secretarias municipais e cinco de entidades não-governamentais de defesa ou atendimento dos direitos e do adolescente. Ao CMDCA, compete formular a política municipal dos direitos da criança e do adolescente; opinar na formulação das políticas sociais básicas de interesse da criança e do adolescente; gerir o fundo municipal, alocando recursos para os programas das entidades não-governamentais; entre outras atribuições.
A Lei cria ainda o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que será gerido e administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que terá por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será constituído pela dotação de 0,25% (zero vírgula vinte e cinco por cento) das receitas correntes efetivamente realizadas no orçamento anual; pelos recursos provenientes dos Conselhos Estadual e Federal dos Direitos da Criança e do Adolescente; pelas doações, auxílios, contribuições e legados que lhe venham a ser destinados; pelos valores provenientes de multas decorrentes de condenações em ações civis ou de imposição de penalidades administrativas previstas na Lei 8.069/90; por outros recursos que lhe forem destinados e pelas rendas eventuais.
A lei de nº 3.594 dispõe ainda sobre o Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e que é composto por cinco membros titulares e suplentes, na forma dos artigos 131 e 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para mandato de três anos, permitida uma recondução. O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizado pelo voto direto, facultativo e secreto dos eleitores do Município de Ilhéus, em pleito regulamentado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cabendo-lhe, fiscalização do Ministério Público.
O conteúdo integral da lei de nº 3.594 pode ser acessado no site do diário oficial do município:http://www.diariooficialdosmunicipios.org.br/sitesMunicipios/temp/2012_03_23797003271.pdf?CFID=866251&CFTOKEN=98489491
Ilhéus ganha a construção de uma unidade do Creas
Uma unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), espaço que oferece serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, será construída no bairro do Malhado, na Zona Norte de Ilhéus. O contrato de repasse dos recursos foi assinado na última sexta-feira (23), no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, pelo prefeito Newton Lima e pelo gerente-geral da Caixa Econômica Federal, André Fabiano Prates Barbosa. A assinatura do contrato também foi prestigiada pelos secretários municipais de Governo, Edney Mendonça, da Infraestrutura, Paulo Goulart, da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, e Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto.
Pelo contrato de repasse, celebrado entre o Município de Ilhéus e a União, por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social, representado pela Caixa Econômica Federal, serão repassados, para a construção da unidade do Creas, um valor total de R$ 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais). Ao município, caberá, a título de contrapartida, e dentro do cronograma financeiro, alocar ao contrato de repasse, o valor de R$ 6.958,07 (seis mil, novecentos e cinqüenta e oito reais e sete centavos).
Atualmente, de acordo com informações do secretário de Assistência Social, Ari Silva Santos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) possui duas unidades no município, que funcionam em espaços alugados. Uma encontra-se localizada na avenida Uberlândia, no Malhado, zona norte da cidade, e a outra está situada na Ladeira da Vitória, ao lado do Hospital São José, Zona Central de Ilhéus.
De acordo com o projeto aprovado, a nova sede do Creas terá recepção, sala multiuso, duas salas de atendimento individual e duas salas de atendimento familiar, além de copa, banheiros e salas para a coordenação e para o setor administrativo. Com cerca de 216 metros quadrados de área construída, informam os técnicos da Prefeitura de Ilhéus, a unidade será marcada pelos mais rigorosos conceitos de acessibilidade.
Creas – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros). A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção tem ênfase no acesso da família a direitos socioassistenciais, quase sempre por meio da potencialização de recursos e da capacidade de proteção.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando, sempre, a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, a unidade deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. Para o exercício de suas atividades, os serviços disponibilizados pelos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Empossada a nova diretoria da Associação do Bairro Hernani Sá
Tomou posse na noite da última sexta-feira (23) a nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, eleita para o biênio 2012 a 2014. A solenidade foi realizada na sede da entidade, contando com a participação de autoridades municipais e moradores do bairro comprometidos com o desenvolvimento e com as melhorias do Hernani Sá. A eleição, em chapa única, aconteceu no dia 11 de março, contando com a participação expressiva dos moradores, tendo o grupo denominado “Pró Urbis” sido eleito com 72% dos votos válidos.
Durante a solenidade de posse, o presidente da entidade, Odailson Lélis Aranha (Pequeno), reeleito para o cargo, falou das ações desenvolvidas pela associação ao longo dos anos e dos compromissos de continuar lutando por melhorias para o bairro. Também citou que a diretoria da associação não se preocupa com promessas, mas com ações concretas em defesa da coletividade. Na lista de trabalhos desenvolvidos pela entidade, Odailson Aranha citou ações nas áreas de segurança, saúde, educação, limpeza urbana, transporte, meio ambiente, lazer, cultura, esportes e serviços gerais. Todo esse trabalho, segundo ele, vai continuar e faz parte de um compromisso da atual diretoria.
Parceria com Município – Representando na solenidade de posse o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, falou da importância da organização das associações como forma de garantir melhorias para os bairros. E a Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, segundo avaliou Ednei Mendonça, é um exemplo claro dessa união da comunidade em busca de melhorias para todo o bairro. Representando a Câmara Municipal de Ilhéus, a vereadora Professora Carmelita (PT) falou sobre o poder da comunidade quando se organiza em defesa dos interesses do grupo. Prova disso, conforme explicou a vereadora, são as significativas mudanças que ocorreram no bairro Hernani Sá nos últimos anos, fruto do trabalho, da organização e da defesa dos interesses coletivos.
Além de Odailson Aranha, também fazem parte da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá os seguintes membros: vice-presidente: Euler Alves Araujo (Mineiro); 1ª secretária: Maria de Fátima Fraga de Souza; 2° Secretario: Mario Xavier de Souza; diretor tesoureiro: Hernani Figueiredo Oliveira dos Reis; 2° tesoureiro: Adilson Conceição e diretor de segurança: Eduardo Alves Silva. Para a diretoria de ações sociais foram empossados Guilherme Rangel da Silva e Tarci de Oliveira Pereira. Já a diretoria de relações públicas ficará a cargo de Jorge Reis (Tinga) e Paulo Roberto Carmo dos Santos.
Na diretoria de manutenção, serviços gerais e limpeza urbana estão José Santana Lopes e Paulo Roberto Souza do Valle e para a diretoria de educação, cultura e lazer foram empossados Janete Lainha Coelho, Renato Conceição de Sena e Andréa Rangel Oliveira da Silva. Já a diretoria de esporte será tocada por Marcos Ulisses dos Reis Garcia e Djalma Freitas Marques, enquanto que o departamento jurídico está sob a responsabilidade dos advogados Ruy Everaldo Abreu Farias e Kleber Gomes Nascimento Sena. No Conselho Fiscal estão Roque Eduardo de Matos (Roque do Sesp), Humberto Lopes Magalhães, Humberto Cardoso de Lemos Júnior, Júlio Antonio Gomes, Maria Célia Santos Silva e Marcos Antonio Leonardo Clement (Carioca).
Prefeito de Davenport (USA) é recebido pelo prefeito de Ilhéus
Na tarde desta sexta-feira (23), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu em seu gabinete o prefeito de Davenport, nos Estados Unidos, BIl Gluba, que estava acompanhado de Alan e Peg Hathaway. Ilhéus e Davenport fazem parte do projeto Cidades Irmãs e a visita foi uma retribuição à viagem feita anteriormente pelo prefeito Newton Lima a Davenport. Também participou do encontro o Secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça.
Após os cumprimentos e troca de presentes, os dois prefeitos acertaram suas participações na reunião na tarde desta segunda-feira (26), realizada na Reitoria da Uesc, com a finalidade de ampliar a parceria entre as duas cidades. Desta vez, a Uesc apresentará um projeto, especificando as ações necessárias para a otimização do convênio cidades-irmãs.
Pelo projeto, um convênio será estruturado entre o Colegiado de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e a Coordenação do Intercâmbio Uesc/SAL (St. Ambrose University – Davenport, USA). Além do prefeito Newton Lima, estarão presentes o prefeito Bill Gluba, a presidente do projeto cidades-irmãs Davenport-Ilhéus, Jaqueline Tome, e a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro.
Prefeitura de Ilhéus disponibiliza balanço financeiro de 2011 à população por 60 dias
Todo o balanço financeiro do município referente ao ano de 2011 estará à disposição da população a partir do próximo dia 1º. A movimentação financeira do ano passado poderá ser consultada das 8 às 18 horas, no antigo Clube dos Comerciários, na Praça J. J. Seabra, ao lado da Câmara Municipal. Qualquer cidadão pode ter acesso aos documentos, que ficam à disposição da população pelo prazo de 60 dias, compreendidos desde o recebimento de receitas até demonstrativos financeiros.
A ação conta no edital no edital 001/2012, publicado no último dia 23 desde mês e segue determinação da Constituição da República Federativa do Brasil, art. 95, § 2°, da Constituição do Estado da Bahia, da Lei Complementar 101/2000 e Resolução n° 318/97 do TCM/BA. Ainda de acordo com o edital 01/2012, não será permitido retirar peças dos documentos colocados em disponibilidade pública, nem riscar ou rasurar, ficando os infratores sujeitos a penalidade.
Estreitar a relação de transparência com a população de Ilhéus é um dos objetivos da iniciativa, na opinião do prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Colocar à disposição o balanço financeiro visa também estimular à população a conhecer, mais efetivamente, a realidade das prefeituras através de sua dinâmica financeira.
Um funcionário público municipal será nomeado, por meio de portaria, para acompanhar todo o procedimento. De acordo com o secretário da Fazenda, Antônio Batista, as visitas serão feitas por meio de agendamento, visando fazer com que o procedimento ocorra com tranquilidade.
Alto do Basílio realizou mutirão contra dengue no último sábado
A Secretaria da Saúde do Município, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias, realizou no último sábado (24) mais um mutirão de limpeza no Alto do Basílio. A programação de faxinaços tem sido realizada nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito, como parte de um planejamento estratégico com ações para o combate a dengue em Ilhéus. Na sexta-feira (23), véspera do mutirão, foram entregues pelos agentes de endemias dois mil sacos de lixo.
A população do bairro foi orientada a realizar uma limpeza no quintal e áreas de sua casa, verificando se há possíveis locais para criadouro do mosquito. No sábado, durante o mutirão, os sacos foram recolhidos pelos agentes. Participou do faxinaço no Alto do Basílio a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, que realizou a limpeza e capinagem de terrenos do bairro. Além disso, a equipe presente também realizou o trabalho educativo com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas. O próximo mutirão será realizado no sábado (31), no Alto da Soledade.
Dados – Em março, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) foi realizado pela equipe da Vigilância a Saúde e já conta com novos dados sobre o índice de infestação no município. Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto da Soledade com 26,2%, seguidos do Basílio (24,1%), Santa Inês (15,6%), Alto do Carvalho (15,4%), Ceplus (14,3%) e Banco da Vitória (14%).
De janeiro deste ano até a última sexta-feira (23), a Vigilância Epidemiológica notificou 378 casos suspeitos de dengue. Os bairros com maiores números de notificação de casos da doença foram o Malhado, 61 casos; Teotônio Vilela, 35 casos; e o Nossa Senhora da Vitória com 34 casos. Dessas notificações, três casos são de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, e outros quatros são casos de dengue complexa.
Segundo chefe de endemias, Orlando Mendes, a população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. De acordo com Orlando, a maior quantidade de focos é encontrada em reservatórios de água, como tanques e tonéis, o que representa maior risco de disseminação. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.
Newton Lima prestigia encerramento da 7ª Cavalgada de Almenara
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, foi o anfitrião da festa realizada na última sexta-feira (23) para receber os cavaleiros que participaram da 7ª edição da Cavalgada de Almenara (MG). Ilhéus foi escolhida para sediar o encerramento do evento, iniciado há cerca de um mês na cidade de origem. Os cerca de 60 cavaleiros percorreram 400 quilômetros, passando por diversas cidades dos dois estados.
A comitiva, também formada por cavaleiros da cidade mineira de Jordânia, chegou a Ilhéus no fim da noite de quinta-feira e na sexta-feira participou de cavalgada pelas principais ruas da zona sul da cidade, tendo como ponto de partida o bairro Nossa Senhora da Vitória e de chegada, o Parque de Exposições. Lá, os cavaleiros foram recebidos pelo prefeito Newton Lima e pelos membros da Associação ilheense dos Criadores, que administra o Parque de Exposições de Ilhéus.
Ao dar boas-vindas aos cavaleiros mineiros, o prefeito Newton Lima agradeceu pela escolha de Ilhéus para encerrar a tradicional cavalgada. “Estamos honrados em recebê-los e esperamos que Ilhéus possa sediar novos eventos como este”. À noite, foram realizadas várias comemorações, animadas pelos shows dos cantores Marco Moreno e Márcio Santos, e encerrada com jantar.
Ainda na programação de encerramento da cavalgada, constou almoço e visita à cidade no sábado e retorno à Almenara, no domingo. Os administradores do Parque de Exposições e organizadores do evento em Ilhéus, Marcel Tavares e Jorge Ocké, avaliaram positivamente a realização da cavalgada. “Aos poucos a cidade vem se consolidando como uma ótima opção para a realização de eventos desse porte, por oferecer boa infraestrutura para os cavaleiros, além dos atrativos e belezas naturais”, concluiu.
Técnicos da Seast recebem Capacitação nesta semana
Durante os próximos dias 27 e 30 (terça a sexta-feira), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho da prefeitura de Ilhéus realiza uma capacitação para os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). A capacitação é voltada para a equipe técnica e operacional destes programas. A capacitação é uma das metas da secretaria e faz parte das normas estabelecidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas)
A capacitação tem como tema Fortalecimento e Gestão do Suas, e é uma oportunidade de aprendizado e enriquecimento da técnica de trabalho, na melhoria da oferta dos serviços e no tratamento dos beneficiários. Essa capacitação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a Coordenação de Apoio a Gestão do Suas (CGES) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Seast).
Nesta terça-feira (27), os técnicos do Peti irão participar da capacitação na Cruzada do Bem pelo Bem, e nos dias 28, 29 e 30 de março, os profissionais do Projovem vão receber a capacitação do Ilhéus Hotel, sempre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O conhecimento da técnica para realizar o trabalho com perfeição é uma das prioridades desta capacitação e soma-se a isso, a qualidade da prestação dos serviços para os beneficiários.
Os programas atendem centenas de pessoas no município e para saber diferenciar cada tipo de atendimento é imprescindível para que o serviço funcione. De acordo com o secretário Ari Santos, “o que nos compete é dar ao público um atendimento de qualidade e essa é a nossa meta a ser atingida com essa capacitação, parra realizar um serviço de qualidade para quem dele necessita”, informou.