PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

PREFEITO DISCUTE COM SECRETÁRIO SOBRE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS

PREFEITO DE ILHÉUS E EMBAIXADOR DA VENEZUELA REALIZAM VISITA À CEPLAC

ILHÉUS IMPLANTA NOVO SISTEMA DE COLETA DE LIXO NA ZONA SUL

ITU PANAMERICAN CUP 2012 FOI TEMA DE REUNIÃO TÉCNICA EM ILHÉUS

ENTIDADES DE ILHÉUS ENTREGAM REIVINDICAÇÕES PARA O TURISMO

Prefeito discute com secretário sobre ampliação do Porto de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na última sexta-feira (16), no Palácio Paranaguá, o secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, onde tratou, dentre vários outros assuntos ligados ao desenvolvimento da cidade, sobre o projeto de ampliação do Porto Internacional do Malhado. A proposta é aumentar consideravelmente o cais do Porto de Ilhéus, atingindo não somente uma área de maior profundidade, como também possibilitar que novas cargas sejam movimentadas por esse terminal portuário, a exemplo do algodão e da celulose.
O secretário Carlos Costa adiantou que já estão sendo realizados estudos visando a ampliação do Porto de Ilhéus, dentro das mais modernas condições de atracação. Com isso, esse terminal portuário passará a ser muito mais competitivo e garantirá a atracação de vários navios ao mesmo tempo, aquecendo a economia regional. Inicialmente, Carlos Costa falou sobre a viabilidade da movimentação de algodão e celulose, mas adiantou que outras cargas podem ser atraídas para o Porto de Ilhéus, com retorno da soja e muitos outros produtos. O secretário não adiantou a extensão que será ampliada, mas garantiu que com as obras o Porto de Ilhéus ficará com um dos maiores cais de atracação do Brasil.
O prefeito Newton Lima destacou a importância da ampliação do Porto de Ilhéus como forma de garantir um movimento maior de navios, incrementando a economia regional. Ele também demonstrou preocupação com os navios de turistas, já que o maior transatlântico da Costa Cruzeiro precisa de um cais com maior extensão para atracar em Ilhéus. Com essas obras de ampliação, segundo avaliou o prefeito, será possível resolver também esse problema, garantindo o movimento de cargas e possibilitando que vários navios de turistas atraquem na cidade ao mesmo tempo, movimentando o turismo da cidade.
Na semana passada o prefeito Newton Lima participou de uma reunião em Salvador com o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e o empresário Gilberto Menezes, do setor de construção de receptivos de navios turísticos, para discutir sobre o projeto de construção do terminal de receptivo de passageiros de Ilhéus. As obras, fruto de uma parceria entre o poder púbico e a iniciativa privada, deverão ser iniciadas já nos próximos meses. De acordo com o prefeito, o terminal de passageiros será mais um passo para garantir a permanência e ampliação do número de transatlânticos na cidade.
O Terminal de Passageiros de Ilhéus será construído numa área entre a Concha Acústica e o Porto Internacional. O projeto conceitual do terminal já foi elaborado, restando apenas a aprovação para que seja transformado em projeto executivo, dentro dos padrões estabelecidos pelo ISPS Code (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias). Nessa reunião em Salvador foram discutidos os detalhes do terminal e a participação de parceiros e investidores para que possam transformar esse projeto em realidade já nos próximos meses, antes do início da temporada 2012/2013 dos navios transatlânticos.
Inaugurado em 1971, o Porto de Ilhéus tem atualmente 432 metros de cais para atender toda a demanda de atracação de transatlânticos e ainda os navios cargueiros. Desde 1992 que o porto recebe navios de turistas, mas o terminal não recebeu qualquer melhoria, ampliação ou adequação para que essa atividade fosse executada. Agora, com o anúncio da ampliação feito pelo secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, o Porto de Ilhéus ganha um novo estímulo e poderá voltar a ser um dos maiores equipamentos de desenvolvimento da economia do sul da Bahia.

Prefeito de Ilhéus e Embaixador da Venezuela realizam visita à Ceplac

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, visitaram, sábado (17), a Superintendência da Ceplac no estado da Bahia (Subes). No órgão, foram recebidos pelo superintendente Juvenal Maynart, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau, Adonias Castro, além de diversos técnicos das áreas da pesquisa e extensão rural. Também participaram da visita o deputado federal Josias Gomes e o deputado estadual Marcelino Galo.
Os técnicos da Ceplac apresentaram diversos projetos e programas desenvolvidos pela instituição, que atualmente está redirecionando a sua missão a fim de enfrentar os novos desafios impostos pelo mercado interno e externo. Dentre as ações planejadas estão a conservação ambiental, através de parcerias com organizações públicas e não governamentais, visando o desenvolvimento de atividades agroeconômicas sustentáveis e a preservação dos fragmentos florestais remanescentes, por estar inserida em dois dos mais estratégicos ecossistemas do Brasil – a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.
Segundo explicou o superintendente Juvenal Maynart, há uma grande transformação no mundo e as instituições e empresas que pretendem sobreviver tem desenvolver novos programas e projetos, no sentido de se transformar numa organização competitiva. “A Ceplac vem se preparando para as novas demandas e seus técnicos têm conhecimento desse novo momento e elaboram projetos que estão em harmonia com a realidade internacional”, frisou.
Após a apresentação, o embaixador e os convidados realizaram uma visita na fábrica modelo de chocolate e conheceram alguns dos laboratórios do Centro de Pesquisa de Cacau (Cepec). Impressionado com o nível de conhecimento científico disponível pela Ceplac, Maximilien Arvelaiz ressaltou que técnicos do seu país serão destacados para estreitar o relacionamento entre os órgãos de pesquisa da Venezuela e do Brasil, com a finalidade de propor a troca de conhecimento em áreas pré-estabelecidas.
Carta de Intenções – Na sexta-feira (16), o prefeito Newton Lima entregou ao embaixador Maximilien Arvelaiz uma Carta de Intenções com o objetivo de implementar a troca de experiências e apoio mútuo nas áreas de cultura, turismo, desporto, gestão pública em saúde, educação e desenvolvimento social, bem como de produção agrícola. Durante a cerimônia, os deputados federais Josias Gomes e Valmir Assunção, ressaltaram a necessidade de estreitar ainda mais as relações entre os dois povos.
Maximilien Arvelaiz lembrou que a Venezuela já realiza algumas parcerias notadamente no intercâmbio de informações na pesquisa científica do cacau, um dos produtos de exportação da Venezuela mais respeitados no mercado internacional devido a sua alta qualidade. O embaixador ressaltou a importância da ampliação da cooperação técnica em diversas áreas de interesse recíprocos dos dois países.

Ilhéus implanta novo sistema de coleta de lixo na zona sul

Os bairros da zona de Ilhéus já contam com um novo sistema de coleta regular de lixo. As mudanças foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (19), em caráter experimental, e tem como objetivo é melhorar a limpeza pública, garantir a participação e a colaboração da comunidade e dar início definitivo ao programa de coleta seletiva em Ilhéus. Inicialmente o novo sistema de coleta será desenvolvido nos bairros da zona sul, mas a partir do mês de abril será adotado nos mais diversos pontos da cidade. O novo sistema prevê não apenas a definição de horários para a coleta, mas uma mudança completa na limpeza pública, contando com isso com a conscientização e colaboração da comunidade.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informa que como parte dessas mudanças serão os definidos horários de coleta de lixo em cada uma das ruas dos bairros da zona sul. Nesta terça-feira (20) começam a ser distribuídos nas casas panfletos educativos com informações sobre os novos horários de coleta e também destacando a importância da participação da comunidade nesse trabalho de manter a cidade cada vez mais limpa. Esse novos horário marcados de coleta entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (26).
Outra medida adotada pela Prefeitura de Ilhéus para organizar o sistema de limpeza da cidade será a colocação de fiscais em seis pontos irregulares de depósito de lixo nos bairros da zona sul, os chamados lixões viciados, onde os moradores adotam terrenos como locais de deposito de entulhos e dejetos domiciliares. A idéia inicial é não multar esses moradores que colocam o lixo de forma irregular, mas sim orientar para a prática correta de acondicionamento e armazenagem do lixo.
A operação, que já está sendo aplicada em caráter experimental, entra em funcionamento definitivo nos bairros da zona sul no dia 26 de março. Nos bairros da zona norte e oeste o novo sistema de coleta de lixo começa a funcionar, em caráter experimental, no dia 30 de abril. No dia 3 de maio será feita a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros e já no dia 7 o programa começa a funcionar em definitivo. O secretário Gerson Marques alerta que, após o pleno funcionamento do novo sistema, o município fará forte atuação e fiscalização, em caráter punitivo, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejar resíduos em vias publica.
Outra grande mudança, segundo adiantou Gerson Marques, é que a partir de agora o município retomou o controle e a coordenação do sistema de coleta, assumindo a responsabilidade pela engenharia, sistematização de rotinas e condutas, controle operacional e controle de qualidade. O novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada no dia 29 de março, que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia.
Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo a implantação do novo sistema, o município em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.

ITU Panamerican Cup 2012 foi tema de reunião técnica em Ilhéus

Discutir todos os detalhes operacionais a cerca do ITU Panamerican Cup 2012 – evento esportivo que será realizado em Ilhéus no próximo dia 7 – foi objetivo principal da reunião promovida pela Prefeitura Municipal, na última sexta-feira (16) no auditório da Fundação Cultural. O encontro contou com a participação do representante da Confederação Brasileira de Triathlon, Valter Krauss, e do presidente da Federação Baiana, Marcelo Afonso, de diretores da entidade e de secretários municipais.
O evento contará com uma mega estrutura e participação de vários órgãos ligados principalmente às áreas de saúde e segurança. “Foi definido um esquema de segurança que contará com a participação de equipes do Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Militar e Guarda Municipal. Tudo para garantir que os atletas realizem os 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com toda a tranquilidade”, afirmou o secretário de turismo Paulo Moreira.
Os 400 atletas que participarão do evento terão ainda à disposição um posto de Atendimento com várias equipes de saúde e 10 médicos de plantão. O trabalho das equipes de saúde será auxiliado ainda por homens do Corpo de Bombeiro e por duas ambulâncias cedidas pela Secretaria de Saúde e mais uma da Unimed. Triatletas do Brasil e de mais nove países participarão do evento, que conta ponto para as Olimpíadas de Sidney e é válido como etapa da Copa Norte/ Nordeste e 2ª etapa do Campeonato Baiano de Triathlon.
O Congresso Técnico, momento que antecederá a competição e que visa a divulgação de informações técnicas sobre a prova, também foi discutido durante a reunião preparatória. De acordo com Paulo Moreira, o congresso será ministrado por representantes da Confederação brasileira de Triathlon, entre eles o superintendente da (CBTri), Roberto Menescal. O gerente executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, também esteve presente e confirmou a participação da afiliada da Rede Globo na cobertura do evento, com matérias especiais e flashes ao vivo.
Um dos efeitos positivos do retorno de grandes competições esportivas à Ilhéus já pode ser sentido na taxa de ocupação dos hotéis, que segundo Paulo Moreira, já chega à 100% em alguns hotéis, como é o caso do Opaba Praia Hotel. “Para o período de 5 a 8 de abril, a disponibilidade de hospedagem do hotel já está totalmente comprometida com o evento”, explicou o encarregado de reservas do Opaba Praia Hotel, Gilmar Nascimento. Durante reunião realizada no último sábado (17), entre o secretário Paulo Moreira e representantes da rede hoteleira da cidade, também foi constatado 100% de ocupação em outros equipamentos, a exemplo do Hotel Praia do Sol.
Ilhéus sediou o ITU World Cup entre os anos de 1993 e 96, ano em que a prova valeu também para o Panamerican Cup. Este ano, a prova retorna ao circuito ilheense e a expectativa, na opinião do Superintendente municipal de Esporte, Alberto Kruschewsky, é que, mais uma vez, a organização do evento e a participação do público sejam decisivas para novos eventos desse porte sejam realizados em Ilhéus.

ENTIDADES DE ILHÉUS ENTREGAM REIVINDICAÇÕES PARA O TURISMO

Na sexta-feira(16), o presidente do Conselho Ilheense de Turismo (CITUR), Hans Schaeppi, fez entrega ao Secretário Estadual de Turismo, Domingos Leonelli, do Documento solicitando a construção do Pavilhão de Feiras e Exposições, anexo ao Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Junto com o Documento, Schaeppi entregou também cópias do Projeto completo do equipamento, que se encontrava desde 2001 arquivado na SUCAB em Salvador.
A entrega do Documento aconteceu no gabinete do secretárioLeonelli, em Salvador, e contou com a presença da senadora Lídice da Mata. O secretário disse que foi a primeira vez que recebe um pedido de obras acompanhado do projeto completamente detalhado e em condições de licitação. Segundo Leonelli, que na mesma ocasião autorizou seus assessoresa providenciar o orçamento da obra, haverá duas soluções para viabilizar o Pavilhão de Feiras e Exposições: ou o governo estadual construirá a obra e fará a licitação do centro com esse anexo, ou, na Licitação que fará para terceirizar o Centro de Convenções, obrigará a Licitante a executar a mesma.
No documento entregue ao secretário Domingos Leonelliassinala diversas providências que deverão ser tomadas, a exemplo da necessidade de melhorar o fluxo turístico do município; considera que o Turismo de Eventos e Negócios é o que mais sustenta o turismo e o comércio na baixa temporada; que o Pavilhão de Feiras e Exposições pode melhorar bastante a fraquíssima ocupação do Centro de Convenções de Ilhéus; e, por fim,considera que o projeto já existe, em condições de ser licitado.
O documento é um abaixo assinado encabeçado pelo Prefeito Municipal de Ilhéus, Nilton Lima, e mais 15 entidades do Turismo e do Comércio representadas por seus presidentes ou responsáveis, entre as quais o CITUR, ATIL, Setur, Associação Comercial de Ilhéus, CDL, ABIH, ABAV, ABRASEL, Convention Bureau, ABRAJET, Sindicomércio, Sindihotel, Sindicato dos Meios de Hospedagem do Litoral Sul da Bahia, Sindicato do Pólo de Informática (SINEP) e pela Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *