MSC Armonia encerra a temporada de transatlânticos de 2012 em Ilhéus
Prefeitura adota mudanças no sistema de coleta de lixo
Ilhéus participa de reunião preparatória para Seminário sobre Centro de treinamento de Seleções
Agentes de endemias participam de capacitação sobre dengue
Condema amplia apoio para projeto de jornal escolar
MSC Armonia encerra a temporada de transatlânticos de 2012 em Ilhéus
A temporada de visita de transatlânticos à Ilhéus está chegando ao fim. O MSC Armonia, um dos mais luxuosos navios de cruzeiro do mundo, chega à cidade no próximo dia 20, às 9 horas, trazendo cerca de dois mil visitantes. Sua visita será encerrada às 18 horas, quando o transatlântico parte em direção à Salvador e marca uma das últimas paradas desta temporada, iniciada em 4 de novembro do ano passado.
A bordo do MSC Armonia, cruzeiristas de várias partes do Brasil e do mundo podem dispor de todo o conforto e das mais diversas opções de lazer, a exemplo de duas piscinas externas, academia, centro de bem-estar, discoteca, kid’s club, restaurantes e pizzarias. Já no dia 22 é a vez de outro luxuoso transatlântico aportar em Ilhéus, após cumprir roteiro pelo Rio de Janeiro: o Costa Fortuna, que chega às 8 horas e parte às 19 horas com destino à Salvador.
Inspirado nos antigos navios de cruzeiros italianos do período de 1920 e 1965, o navio conta com quatro restaurantes e 18 elevadores com os decks, além de discoteca, salões e bares, área multimídia, o teatro “Rex 1932” e o “Club Conte Grande 1927”. No dia 5, às 9 horas, o MSC Armonia retorna a Ilhéus para encerrar a temporada de visita de navios 2011/2012.
Desde que iniciou, em 4 de novembro de 2011, a temporada registrou a visita de 45 paradas de transatlânticos. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Turismo, montou receptivo para recepcionar os cruzeiristas, composto de “baianas”, “gabrielas” e “nacibs”, além de apresentações de blocos afro e grupos de capoeira locais. Também foi montado um estande com folheteria informativa dos pontos turísticos, um grande mapa da cidade e a presença de um guia de atendimento, fluente em três idiomas.
Recentemente, foi anunciada a construção do terminal de receptivo de passageiros para os próximos meses. A garantia foi do prefeito Newton Lima depois de participar de uma reunião em Salvador com o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e o empresário Gilberto Menezes, do setor de construção de receptivos de navios turísticos. De acordo com o prefeito, o terminal de passageiros será mais um passo para garantir a permanência e ampliação do número de transatlânticos na cidade.
Prefeitura adota mudanças no sistema de coleta de lixo
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, implementa, a partir da próxima segunda-feira (19), uma série de mudanças no sistema de coleta de lixo da cidade. O objetivo é melhorar a limpeza pública, garantir a participação e a colaboração da comunidade e dar início definitivo ao programa de coleta seletiva em Ilhéus. Inicialmente o novo sistema de coleta será desenvolvido nos bairros da zona sul, mas a partir do mês de abril será adotado nos mais diversos pontos da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, explica que como parte das mudanças o município retomará o controle e a coordenação do sistema de coleta, assumindo a responsabilidade pela engenharia, sistematização de rotinas e condutas, controle operacional e controle de qualidade. O novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia.
Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo a implantação do novo sistema, o município em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.
Ainda como parte das mudanças, a partir de agora serão fixados horários de coleta em todos os bairros da cidade, iniciando pela zona sul. Para isso foi elaborado um calendário com o objetivo de permitir uma transição organizada entre o velho e o novo sistema. O calendário estabelece que na próxima terça-feira (20) será feita a divulgação dos novos horários de coleta por bairros para a zona sul, onde a operação será desenvolvida em fase experimental. A operação entrará em funcionamento nos bairros da zona sul, em caráter definitivo, no dia 26 de março. Já a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será inaugurada no dia 29 de março.
Nos bairros da zona norte e oeste o novo sistema de coleta de lixo começa a funcionar, em caráter experimental, no dia 30 de abril. No dia 3 de maio será feita a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros e já no dia 7 o programa começa a funcionar em definitivo. O secretário Gerson Marques alerta que após o pleno funcionamento do novo sistema o município fará forte atuação e fiscalização, em caráter punitivo, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejar resíduos em vias publica.
Ilhéus participa de reunião preparatória para Seminário sobre Centro de treinamento de Seleções
Representantes das cidades que concorrem a uma vaga como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para abrigar seleções e comitiva durante a Copa do Mundo de 2014 participam de reunião na próxima segunda-feira (19), na sede da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), em Salvador. No evento, município de Ilhéus será representado pelo superintendente de Esportes da Prefeitura, Alberto Kruschewsky. O encontro terá o objetivo principal de alinhar a representação da Bahia no Seminário de CTS que será realizado na cidade de Vitória (ES) no próximo dia 30.
O secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, que irá representar o município no seminário de Vitória, explicou que Ilhéus vem cumprindo todos os requisitos exigidos pela Secopa e pela Fifa, entidade organizadora do mundial. “Temos cumprindo todas as etapas e acreditarmos estar bem próximos de conseguir sediar um dos CTSs”. Em Ilhéus, o Estádio Mário Pessoa é um dos equipamentos que está inscrito na Fifa, juntamente com o Canabrava Resort Hotel e o Hotel Jardim Atlântico, como equipamentos que estarão à disposição das seleções e de suas comitivas durante a Copa.
Além dos equipamentos, Paulo Moreira explicou que vários fatores como a presença de um aeroporto, hotéis com toda a infraestrutura e campo adequado, opções de lazer e entretenimento, a importância turística e a distância da cidade para Salvador e outras capitais serão critérios decisivos na escolha. Em todo país, serão definidos, no mínimo, 64 centros de treinamento, porém, a escolha definitiva dos CTS só ocorrerá em dezembro de 2013. “O resultado das cidades que integram a segunda janela, abrangendo as localidades visitadas este ano, deve sair até o mês de dezembro”, detalhou o coordenador de Relações Internacionais da Secopa, Marco Costa, durante vistoria realizada no mês passado em Ilhéus.
Agentes de endemias participam de capacitação sobre dengue
A Secretaria da Saúde de Ilhéus está realizando um planejamento estratégico para o enfretamento da dengue no município que contempla diversos tipos de ações. Entre elas estão a preparação dos profissionais de saúde do município através de oficinas e capacitações sobre a doença. Na última quinta-feira (15), foi realizado o Encontro dos Agentes de Endemia, no auditório da Secretaria da Fazenda. O próximo encontro será no dia 22 de março.
O objetivo do evento é mobilizar estes profissionais sobre a situação da dengue no município. Na oportunidade são apresentados os números de infestação em cada bairro, e salientado a importância do trabalho dos agentes, solicitando uma intensificação e empenho no trabalho dos próximos meses diante da perspectiva de epidemia.
Na próxima semana serão divulgados os números do 2° Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação) realizados neste ano, com os índices de infestação atualizados. Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica do município, já se sabe que o número de casos está 25% maior em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a março). Outro diferencial em relação aos anos anteriores é o aumento de casos de maior gravidade da doença.
Segundo o secretário Alexandre Simões, é preciso que todos os profissionais da saúde estejam preparados para enfrentar a situação de dengue no município, tanto para um correto atendimento dos pacientes quanto para a prevenção dos casos. Outras capacitações também estão sendo realizadas. Médicos e enfermeiros da atenção básica do município, que atendem os postos e unidades de saúde participaram de uma capacitação sobre manejo clínico da dengue.
Os profissionais foram divididos em quatro turmas, com duas capacitações ocorrendo em fevereiro e duas em março. Além disso, outra capacitação foi realizada gratuitamente neste mês de março, ministrada na quarta-feira (14) pelo médio Julio Diaz, e na da quinta-feira (15) pelo médico Edmundo Patury. O público-alvo foram todos os profissionais de saúde atuantes na rede de urgência do município, entre instituições públicas e particulares.
Condema amplia apoio para projeto de jornal escolar
O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema), na sua 95ª reunião ordinária, realizada no auditório da Fundação Cultural, analisou dois projetos que estavam pendentes, sendo um deles de interesse da empresa Cargill, que requeria licenciamento.
A solicitação foi aprovada com ressalvas para instalação de uma nova caldeira, tendo os representantes da Cargill aproveitado a ocasião para apresentar projetos sociais que são desenvolvidos pelo Grupo de Irmãos Voluntários pela Esperança (Give), entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, voltados para a venda de material reciclável doado pela própria empresa.
Com relação ao segundo o processo a ser analisado, a documentação foi devolvida à Secretaria de Meio Ambiente para que realize uma nova fiscalização em área que se requereu autorização ambiental, uma vez que Condema identificou pendência documental para dar prosseguimento à análise.
Os membros do Conselho também deliberaram por unanimidade pela ampliação do apoio financeiro do Fundo Municipal de Meio Ambiente ao projeto que é desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Educação. Trata-se da manutenção do jornal impresso Ecokids, elaborado por estudantes de escolas públicas e privadas, abordando a temática ambiental dentro da visão do público infantil.
Também foi aprovada a criação do Ecoteens, versão direcionada ao público juvenil. “Ao todo, serão três edições de cada jornal, pagos integralmente pelo Fundo, e o primeiro lançamento está previsto para 27 de abril na escola municipal da Barra do Itaípe”, afirmou Harildon Ferreira, presidente do Condema.